Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Enfermagem – Conhecimentos Específicos

Simulado Auxiliar de Enfermagem – Conhecimentos Específicos

Cabe ao Auxiliar de Enfermagem prestar informações relativas a higiene, orientar e auxiliar pacientes, informações sobre a alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde.
Confira e responda o simulado preparado com questões de provas de Concursos.

Questão 1

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com relação ao acondicionamento e à administração de insulina.

( ) A via de administração usual da insulina é a via subcutânea, mas a insulina regular também pode ser aplicada por vias intravenosa e intramuscular.
( ) A velocidade de absorção da insulina é mais lenta quando aplicada nos braços e no abdômen, e mais rápida se aplicada nas coxas e nádegas.
( ) As insulinas lacradas precisam ser mantidas refrigeradas entre 2°C a 8°C.
( ) O frasco de insulina deve ser agitado velozmente para misturá-la, antes de aspirar seu conteúdo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.




Questão 2

Relacione os procedimentos e condições a seguir:

I. Jejunostomia
II. Toracocentese
III. Hepatectomia
IV. Postectomia
V. Colelitíase
VI. Colecistectomia
VII. Traqueostomia
VIII. Colúria
IX. Poliúria

( ) Elevação do volume de urina em 24 horas.
( ) Presença de bile (Pigmentos biliares) na urina.
( ) Punção realizada no tórax.
( ) Abertura na parede da traqueia.
( ) Presença de cálculos na vesícula.
( ) Retirada parcial ou total do fígado.
( ) Retirada da vesícula biliar.
( ) Introdução de sonda no jejuno com finalidade de alimentar o paciente.
( ) Retirada do excesso de prepúcio.

Assinale a alternativa que traz a sequência correta:




Questão 3

Uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas, pode ser classificado como:




Questão 4

Analise a lista abaixo:

1. Curativo oclusivo.
2. Curativo compressivo
3. Curativo aberto.
4. Curativo obstruído.

Assinale a alternativa que indica todos os tipos de curativos corretos.




Questão 5

Na prescrição de 550 ml de soro fisiológico 0,9%,para que corra no período de 4h, qual deverá ser o gotejamento aproximado?




Questão 6

Puerpério, sobreparto e pós-parto, são um período cronologicamente variável, de âmbito impreciso, durante o qual se desenrolam todas as manifestações involutivas e de recuperação da genitália materna ocorridas após o parto. As transformações que se iniciam no puerpério, com a finalidade de restabelecer o organismo da mulher á situação não gravídica, ocorrem não somente nos aspectos endócrinos e genitais, mas no seu todo. É de extrema importância o conhecimento do(a) Enfermeiro(a) das manifestações desses períodos pós-parto na mulher. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA correspondente ao tema citado.




Questão 7

Ao realizar atendimento de urgência a uma gestante com convulsões tônico-clônica generalizada e quadro hipertensivo, a auxiliar de enfermagem deve estar atenta para possibilidade de:




Questão 8

As feridas podem ser classificadas de acordo com a natureza do agente causador.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto:

1. As feridas incisas são produzidas por agentes cortantes, capazes de cortar a pele, produzindo ferida linear e com bordas regulares.
2. As feridas contusas são produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de romper a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas.
3. As feridas perfurantes são aquelas produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de perfurar a pele e tecidos subjacentes, produzindo lesão cutânea de bordas não regulares.
4. As feridas penetrantes são produzidas por objeto capaz de perfurar os tecidos e penetrar numa cavidade natural do organismo, geralmente com formato externo linear ou puntiforme.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.




Questão 9

A enfermagem tem sido uma profissão que se desenvolveu inserida em um grupo de trabalho denominado equipe de saúde, que é composta por diversos profissionais, e vem elaborando sua identidade profissional. Com a delegação de funções, formou-se uma equipe própria de enfermagem que tem uma divisão técnica e social caracterizando-se em ações desenvolvidas pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem Assinale a alternativa CORRETA correspondente aos conceitos, objetivos, categorias e atribuições da Enfermagem.




Questão 10

Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e pelo Regimento da Autarquia, aprovado pela Resolução COFEN nº 242, de 31 de agosto de 2000. Assinale a alternativa CORRETA relacionada à Sistematização da Assistência de Enfermagem.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado