Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Auxiliar de Enfermagem – Conhecimentos Específicos

Simulado Auxiliar de Enfermagem – Conhecimentos Específicos

Cabe ao Auxiliar de Enfermagem prestar informações relativas a higiene, orientar e auxiliar pacientes, informações sobre a alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde.
Confira e responda o simulado preparado com questões de provas de Concursos.

Questão 1

Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e pelo Regimento da Autarquia, aprovado pela Resolução COFEN nº 242, de 31 de agosto de 2000. Assinale a alternativa CORRETA relacionada à Sistematização da Assistência de Enfermagem.




Questão 2

A Anatomia e a Fisiologia Humana são áreas de estudos relacionadas intimamente. A Anatomia é a ciência que estuda a estrutura e forma dos corpos. A Fisiologia é a ciência que estuda a função dos organismos vivos. Com base nos conhecimentos da Anatomia e Fisiologia Humana, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Considerando a resolução n°. 311, de 2007,do Conselho Federal de Enfermagem, marque (V) para Verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas abaixo.

( ) O profissional de enfermagem tem o direto de recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
( ) É proibido ao profissional de enfermagem executar ou participar de assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte.
( ) É proibido ao profissional de enfermagem recusar-se a desenvolver atividades profissionais de sua competência, mesmo na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.
( ) O profissional de enfermagem tem o direito de recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, em que não conste a assinatura e o número de registro do profissional. Exceto em situações de urgência e emergência.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:




Questão 4

O auxiliar de enfermagem precisa tomar alguns cuidados com relação a autoproteção. No manuseio de agulhas e outros materiais perfuro-cortante, são essenciais os seguintes cuidados:




Questão 5

De acordo com o decreto n° 48.202/60, de 12 de maio de 1960 instituiu a “Semana da Enfermagem”, sendo:




Questão 6

Analise os itens abaixo sobre as diretrizes e normas para a prevenção e o controle das infecções hospitalares:

I- O uso de luvas dispensa a lavagem das mãos antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.
II- A lavagem e anti-sepsia cirúrgica das mãos é realizada sempre antes dos procedimentos cirúrgicos.
III- A lavagem das mãos é, isoladamente, a ação menos importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.

O número de itens CORRETOS é:




Questão 7

De acordo com a Lei 8080/90, analise as afirmativas abaixo:

1- Os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
2- A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde-SUS, em caráter complementar.
3- A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas é um dos objetivos do Sistema único de Saúde (SUS).

O número de afirmativas CORRETAS é:




Questão 8

Relacione os procedimentos e condições a seguir:

I. Jejunostomia
II. Toracocentese
III. Hepatectomia
IV. Postectomia
V. Colelitíase
VI. Colecistectomia
VII. Traqueostomia
VIII. Colúria
IX. Poliúria

( ) Elevação do volume de urina em 24 horas.
( ) Presença de bile (Pigmentos biliares) na urina.
( ) Punção realizada no tórax.
( ) Abertura na parede da traqueia.
( ) Presença de cálculos na vesícula.
( ) Retirada parcial ou total do fígado.
( ) Retirada da vesícula biliar.
( ) Introdução de sonda no jejuno com finalidade de alimentar o paciente.
( ) Retirada do excesso de prepúcio.

Assinale a alternativa que traz a sequência correta:




Questão 9

São estratégias utilizadas para o tratamento não medicamentoso da Hipertensão Arterial, EXCETO:




Questão 10

Ao realizar atendimento de urgência a uma gestante com convulsões tônico-clônica generalizada e quadro hipertensivo, a auxiliar de enfermagem deve estar atenta para possibilidade de:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado