Simulado Auxiliar de Enfermagem – Conhecimentos Específicos

Cabe ao Auxiliar de Enfermagem prestar informações relativas a higiene, orientar e auxiliar pacientes, informações sobre a alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde.
Confira e responda o simulado preparado com questões de provas de Concursos.

Questão 1

A enfermagem tem sido uma profissão que se desenvolveu inserida em um grupo de trabalho denominado equipe de saúde, que é composta por diversos profissionais, e vem elaborando sua identidade profissional. Com a delegação de funções, formou-se uma equipe própria de enfermagem que tem uma divisão técnica e social caracterizando-se em ações desenvolvidas pelos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem Assinale a alternativa CORRETA correspondente aos conceitos, objetivos, categorias e atribuições da Enfermagem.

Questão 2

As feridas podem ser classificadas de acordo com a natureza do agente causador.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto:

1. As feridas incisas são produzidas por agentes cortantes, capazes de cortar a pele, produzindo ferida linear e com bordas regulares.
2. As feridas contusas são produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de romper a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas.
3. As feridas perfurantes são aquelas produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de perfurar a pele e tecidos subjacentes, produzindo lesão cutânea de bordas não regulares.
4. As feridas penetrantes são produzidas por objeto capaz de perfurar os tecidos e penetrar numa cavidade natural do organismo, geralmente com formato externo linear ou puntiforme.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Questão 3

A Anatomia e a Fisiologia Humana são áreas de estudos relacionadas intimamente. A Anatomia é a ciência que estuda a estrutura e forma dos corpos. A Fisiologia é a ciência que estuda a função dos organismos vivos. Com base nos conhecimentos da Anatomia e Fisiologia Humana, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

Atualmente entre os inúmeros termos que permeiam a saúde da sociedade como um todo podemos citar a saúde pública e a saúde coletiva como os termos mais recorrentes, a seguir especificaremos as suas diferenciais conceituais. Assinale a alternativa CORRETA referente á Saúde Pública e a Saúde Coletiva.

Questão 5

Os artigos de múltiplos usos em estabelecimentos de saúde podem se tornar veículos de agentes infecciosos, se não sofrerem processos de descontaminação após cada uso. São considerados artigos não críticos, EXCETO:

Questão 6

Nas regiões de clima quente, como é em geral o clima da maior-parte e do Brasil, onde o serviço de saneamento deixa muito a desejar, a Febre Tifoide apresenta-se e sob a forma endêmica a e epidêmica, com grandes prejuízos socioeconômicos para a nação. Assinale a alternativa CORRETA correspondente á Febre Tifoide.

Questão 7

A seguinte vacina é administrada por via intramuscular:

Questão 8

O Ministério da Saúde afirma que “acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança e do adolescente é dever do Estado e direito da população, o que tem sido recomendado pelas organizações mundiais como um compromisso universal a ser seguido por todos os países”. Cumprindo tal determinação, desde 1984, o Ministério da Saúde determinou que fazê-lo constitui uma das cinco ações básicas da assistência à saúde da população infantil. Assinale a alternativa CORRETA nas contribuições do enfermeiro no crescimento e desenvolvimento infantil.

Questão 9

O auxiliar de enfermagem precisa tomar alguns cuidados com relação a autoproteção. No manuseio de agulhas e outros materiais perfuro-cortante, são essenciais os seguintes cuidados:

Questão 10

Puerpério, sobreparto e pós-parto, são um período cronologicamente variável, de âmbito impreciso, durante o qual se desenrolam todas as manifestações involutivas e de recuperação da genitália materna ocorridas após o parto. As transformações que se iniciam no puerpério, com a finalidade de restabelecer o organismo da mulher á situação não gravídica, ocorrem não somente nos aspectos endócrinos e genitais, mas no seu todo. É de extrema importância o conhecimento do(a) Enfermeiro(a) das manifestações desses períodos pós-parto na mulher. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA correspondente ao tema citado.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-3374 bom dia. gostaria que me explicasse esse calculo e a formula,se e vol x tempo qual a formula correta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *