Simulado Técnico em Saúde Bucal – Questões Objetivas

Diversas são as atribuições e competências legais do Auxiliar em Saúde Bucal, mas pode-se ressaltar algumas principais, lembrando que sempre atua com a presença do cirurgião dentista: Organizar e executar atividades de higiene bucal, processar filme radiográfico, auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares entre outras. Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

Em um consultório a área de circulação de instrumentos deve seguir um planejamento prévio, para se consolidar um programa eficiente e rotineiro de esterilização. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a organização dentro de um consultório:

Questão 2

Sobre a doença periodontite, assinale a VERDADEIRA:

Questão 3

As resinas compostas fotoativadas, usadas para restaurações estéticas diretas, apresentam bom tempo de trabalho e são disponibilizadas, no mercado, numa variada quantidade de cores. Devem ser colocadas, na cavidade, em pequenas porções para diminuir sua contração, após a fotopolimerização. Além disso, não devem entrar em contato com a umidade da cavidade oral. Analise a afirmativa e julgue.

Questão 4

José é médico em uma UBS e recebeu, no início do ano, seus indicadores para realizar o planejamento de sua equipe para o próximo ano, conforme descrito a seguir: número de pessoas cadastradas: 3.500; média de consultas/ habitantes/ano com profissional médico: 4.500; média do número de consultas/período (8h)/dias trabalhados: 30.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que melhor apresenta o plano de ação para organizar o planejamento de José.

Questão 5

Assinale a alternativa abaixo que NÃO apresenta uma das lesões patológicas que surgem na mucosa bucal, em decorrência do uso de próteses dentárias maladaptadas ou mal–higienizadas:

Questão 6

Um paciente compareceu à clínica odontológica relatando um desconforto severo na região mandibular direita. Após anamnese, exame clínico e radiográfico, optou‑se pela exodontia do elemento 48. Durante o planejamento e o preparo para a cirurgia, considerando‑se os tempos e as manobras cirúrgicas, o cirurgião‑dentista solicitou ao técnico em saúde bucal que separasse um sindesmótomo.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, durante a realização do procedimento cirúrgico, o sindesmótomo é

Questão 7

O Câncer Bucal afeta lábios, gengivas, mucosa jugal, palato duro, língua (principalmente as bordas), assoalho da língua e amígdalas (BRASIL, 2002). Que alternativa corresponde a fatores de risco para o surgimento do câncer bucal:

I- Idade inferior a 30 anos.
II- Etilista crônico.
III- Sexo feminino.
IV- Portadores de próteses mal adaptadas.
V- Tabagista crônico.
VI- Desnutridos e imunodeprimidos.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Questão 8

São infecções orais de origem fúngica, viral e bacteriana, respectivamente:

Questão 9

Para realizar o procedimento cirúrgico exodontia do elemento 28, que instrumentais odontológicos mencionados deverão estar disponíveis na mesa clínica?

Questão 10

Qual a montagem de bandeja mais adequada para a remoção do dente 11?

Tempo de simulado:

9 comentários

  1. Amei ter testado meus conhecimentos neste simulado! Parabéns aos envolvidos na sua criação!
  2. #QT-9037 Não achei essa sequência em nenhuma das que pesquisei na internet, se alguém pudesse explicar a lógica eu agradeço.
  3. #QT-3416 na verdade, todas podem ser corretas
  4. terezinha aparecida a ntunes
    amei,testar meus conhecimentos,dez anos fora do mercado de trabalho,sei que nada e impossivel para quem cre.
  5. maria de fátima viégas
    muito bom.
  6. Nadilma Alcântara Santos moreira
    Ótimo amei
  7. gostei muito das questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *