Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Fiscal de Vigilância Sanitária – Questões Teóricas

Simulado Fiscal de Vigilância Sanitária – Questões Teóricas

A vigilância sanitária tem um papel principal na promoção e prevenção de doenças. Além da função de proteção à saúde e da garantia ao acesso a serviços e produtos de qualidade. Atribuições: Trata-se de um conjunto de ações capaz de diminuir, prevenir ou eliminar riscos à saúde e de intervir em problemas decorrentes da produção ,do meio ambiente e da prestação de serviços à saúde.
Preparamos este simulado, responda ela para testar seus conhecimentos na área e saber se esta preparado para o Concurso.

Questão 1

Conforme a NBC TSP 04, quando os estoques, em um ente público, são mantidos com o objetivo de serem consumidos no processo produtivo de bens a serem distribuídos gratuitamente, devem ser mensurados:




Questão 2

Com base nos Procedimentos Contábeis Patrimoniais da 7ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o código a ser utilizado no elemento de despesa para classificar uma Despesa de Exercício Anterior é o:




Questão 3

Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:

I) O tétano é uma doença transmissível e contagiosa que apresenta duas fases de ocorrência, sendo elas a neonatal e acidental.
II) O tétano neonatal pode ser evitado com o uso da vacina DTP.
III) O tétano acidental pode ser evitado por meio de vacinação das gestantes durante todo o período de gravidez.




Questão 4

Algumas doenças transmissíveis estão caminhando para o declínio, ou seja, estão quase sendo erradicadas. Dentre as doenças abaixo citadas, todas estão neste estágio citado acima, exceto:




Questão 5

Em relação a DVA (Demonstração do Valor Adicionado), analise as afirmativas:

I) A distribuição da riqueza criada deve ser detalhada.
II) Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral, medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros.
III) Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, royalties, etc.
IV) Pode ser feita pelo Método Direto e Indireto.

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 09:




Questão 6

Dentre os riscos e agravos advindos das condições de trabalho, encontra-se a exposição ocupacional às doenças infecciosas e parasitárias.
Que doenças infecciosas e parasitarias estão relacionadas ao trabalho?




Questão 7

Sobre as Ratazanas (Rattus norvegicus), características e controle urbano, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:




Questão 8

A Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal Nº 1234/12 trata da retenção na fonte dos tributos federais.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 9

Após ser picada por um mosquito, uma paciente de 45 anos apresentou sintomas de dores intensas nas articulações, manchas no corpo avermelhadas, dor de cabeça e febre alta.
Assinale a alternativa que melhor se relaciona com a causa responsável pela infecção:




Questão 10

Sobre situação epidemiológica das doenças transmissíveis no Brasil, assinale a alternativa correta:




Questão 11

De acordo com a Lei no 8.666/1993, fraudar, em prejuízo da Fazenda Pública, licitação instaurada para aquisição ou venda de bens ou mercadorias, ou contrato dela decorrente, entregando uma mercadoria por outra, prevê pena de:




Questão 12

Analise as afirmações em relação ao campo de abrangência da Vigilância Sanitária:

I - Controle dos problemas sanitários decorrente dos métodos e processo de produção de cosméticos, produtos de higiene pessoal e saneantes domissanitários.
II - Controle sanitário apenas de bens e serviços que interferem diretamente na saúde da comunidade.
III - Controle sanitário do ambiente de trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):




Questão 13

Quanto aos conceitos básicos de Farmacologia, assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:

( ) Fitoterápico é medicamento farmacêutico obtido por processos tecnologicamente adequados, empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais ou minerais, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
( ) A Farmacocinética estuda o movimento da droga através do organismo, envolvendo a absorção, a distribuição, a biotransformação e a eliminação.
( ) Equivalentes Farmacêuticos são medicamentos que contém o mesmo fármaco, isto é, mesmo sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa, na mesma quantidade e forma farmacêutica, podendo conter excipientes diferentes.
( ) Farmacovigilância é a identificação e avaliação dos efeitos, agudos ou crônicos, do risco e do uso dos tratamentos farmacológicos no conjunto da população ou em grupos de pacientes expostos a tratamentos específicos.
( ) Farmacodinâmica, embora dependa da Farmacocinética, estuda o local de ação, mecanismo de ação, e, efeitos das drogas no organismo.

A sequencia CORRETA é:




Questão 14

De acordo com a Lei Federal Nº 6.360/1976, assinale a alternativa CORRETA quanto aos aspectos de Fiscalização Sanitária prevista nesta legislação:




Questão 15

Baseado nas informações da Constituição Federal de 1988, a saúde integra uma rede regionalizada e hierarquizada e constitui um Sistema Único com as seguintes orientações:

I. Universalidade do acesso aos serviços de saúde.
II. Participação da comunidade.
III. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
IV. Atendimento integral, com prioridade para os serviços assistenciais, sem prejuízo das atividades preventivas.




Questão 16

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) foi criado com o objetivo de melhorar a evidenciação dos fenômenos patrimoniais e a busca por um tratamento contábil padronizado dos atos e fatos administrativos no âmbito do setor público.
Com relação ao PCASP, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 17

Ao tratar de procedimentos contábeis patrimoniais, o MCASP define os procedimentos necessários à evidenciação das variações patrimoniais, sejam elas decorrentes ou não da execução orçamentária. Um dos procedimentos refere-se à redução ao valor recuperável de ativos. De acordo com o MCASP, este procedimento:




Questão 18

A identificação no nível de consolidação para as operações decorrentes de transação entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma empresa estatal independente é realizada da seguinte forma:




Questão 19

Com relação ao que consta na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (NBC TSP Estrutura Conceitual), considere as afirmativas a seguir.
I. A NBC TSP Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que devem ser aplicados no desenvolvimento das demais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) destinados às entidades do setor público.
II. No setor público, a principal razão de se manterem ativos imobilizados e outros ativos é voltada para sua capacidade de gerar fluxos de caixa.
III. Em caso de eventual conflito entre essa estrutura conceitual e outras NBCs TSP, prevalecem as disposições específicas vigentes na primeira (estrutura conceitual) em relação às constantes nas outras.
Conforme essa Norma do Conselho Federal de Contabilidade, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):




Questão 20

Segundo previsto no art. 25 da Lei nº 525/2004 (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais), a contagem de tempo de efetivo exercício para efeito de estágio probatório será SUSPENSA, quando o servidor:

I - Afastar-se do exercício de suas funções através de licenças previstas nesta Lei, por período superior a 30 (trinta) dias, desde que sejam ininterruptos.
II - Afastar-se do exercício de suas funções através de licenças previstas nesta Lei, por período superior a 60 (sessenta) dias.
III - Afastar-se do cargo efetivo para exercer Cargo em Comissão.
IV - Afastar-se do cargo efetivo para exercer mandato eletivo.

De acordo com a Lei nº 525/2004, estão CORRETAS apenas as afirmativas:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado