Simulado Fiscal de Vigilância Sanitária – Questões Teóricas

A vigilância sanitária tem um papel principal na promoção e prevenção de doenças. Além da função de proteção à saúde e da garantia ao acesso a serviços e produtos de qualidade. Atribuições: Trata-se de um conjunto de ações capaz de diminuir, prevenir ou eliminar riscos à saúde e de intervir em problemas decorrentes da produção ,do meio ambiente e da prestação de serviços à saúde.
Preparamos este simulado, responda ela para testar seus conhecimentos na área e saber se esta preparado para o Concurso.

Questão 1

De acordo com o Art. 3º da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012, são consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde as referentes a:

I - Vigilância em saúde, incluindo a epidemiológica e a sanitária.
II - Pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive dos servidores da saúde.
III - Capacitação do pessoal de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Está(ão) CORRETA(S):

Questão 2

Sobre situação epidemiológica das doenças transmissíveis no Brasil, assinale a alternativa correta:

Questão 3

Segundo o artigo 199 da Constituição Brasileira, as instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as:

Questão 4

A vigilância da qualidade da água nas áreas de portos, aeroportos e passagens de fronteiras terrestres é responsabilidade da:

Questão 5

Altos índices de infestação de roedores levam a população a buscar meios para enfrentar o problema. Quando não existe no município nenhum órgão que atenda à demanda da população, esta geralmente recorre aos órgãos de comunicação e associações de moradores. Uma das justificativas importantes para a implementação de um programa de controle dos roedores é a alta incidência entre a população local de:

Questão 6

De acordo com o Artigo 145 da Constituição Federal, no que se refere ao Sistema Tributário Nacional, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

Conforme a NBC TA 315 (Normas Brasileiras de Contabilidade), que trata da avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente na auditoria, analise as afirmativas a seguir:

I) O objetivo do auditor é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante independentemente se causada por fraude ou erro, nos níveis de demonstração contábil e afirmações, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade, proporcionando assim uma base para o planejamento e a implementação das respostas aos riscos identificados de distorção relevante.
II) Podemos citar como exemplos de risco financeiro que devem ser observados para o correto planejamento da Auditoria alguns fatores, tais como: presença de cláusulas covenants em contratos de empréstimos junto a instituições financeiras e histórico de inadimplência nas contas a receber.
III) A identificação dos riscos significativos depende da capacidade da Administração da Empresa, e nunca do Auditor Independente, de entender o negócio e seu ambiente externo e interno, para assim determinar contas com maior propensão a informação material incorreta.

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE a(s) afirmativa(s) correta(s):

Questão 8

Com base no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP 2017), assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições abaixo, respectivamente:

Receitas _______________ são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas.
Receitas _______________ são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.

Questão 9

“São _______________ todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.” (MCASP).

O texto acima faz referência a:

Questão 10

O documento emitido no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI que permite registrar eventos contábeis não vinculados a documentos específicos é a Nota de:

Questão 11

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram Sistema Único de Saúde (SUS), devem estar de acordo com os seus princípios. Marque a alternativa que não está de acordo com os princípios do SUS:

Questão 12

Acerca da matéria-prima, insumos, embalagens, transporte e armazenamento para produção de alimentos, marque a alternativa INCORRETA.

Questão 13

Conforme a NBC TSP 04, quando os estoques, em um ente público, são mantidos com o objetivo de serem consumidos no processo produtivo de bens a serem distribuídos gratuitamente, devem ser mensurados:

Questão 14

De acordo com a Lei Complementar n° 101/2000, em seu art. 50, além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas deve observar que:

Questão 15

O capítulo 2 da Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece os aspectos referentes ao planejamento público.
Em relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 16

A Lei 9.782, de 26 de janeiro de 1999, definiu o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criou a Agência Nacional de Vigilância sanitária. Segundo esse dispositivo legal é competência da União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:

Questão 17

Sobre a Lei 6.437/77, marque a alternativa CORRETA.

Questão 18

De acordo com a Lei nº 4320/64, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, em seu art. 53, assinale a alternativa que completa a lacuna com a resposta CORRETA:

__________ da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

Questão 19

São objetivos da vigilância epidemiológica após a vacinação da população, exceto:

Questão 20

A Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece, em seu Artigo 59, os aspectos referentes à fiscalização do cumprimento das normas dessa Lei Complementar.
Em relação a essa fiscalização da gestão fiscal, assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *