Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Fiscal de Vigilância Sanitária – Questões Teóricas

Simulado Fiscal de Vigilância Sanitária – Questões Teóricas

A vigilância sanitária tem um papel principal na promoção e prevenção de doenças. Além da função de proteção à saúde e da garantia ao acesso a serviços e produtos de qualidade. Atribuições: Trata-se de um conjunto de ações capaz de diminuir, prevenir ou eliminar riscos à saúde e de intervir em problemas decorrentes da produção ,do meio ambiente e da prestação de serviços à saúde.
Preparamos este simulado, responda ela para testar seus conhecimentos na área e saber se esta preparado para o Concurso.

Questão 1

Um dos pilares da gestão pública fundamenta-se na atividade de controle que tem, entre outras finalidades, a de proporcionar a aplicação adequada dos recursos públicos. Uma das formas de controle previstos na Constituição Federal é o controle interno. No âmbito da administração pública brasileira, o controle interno:




Questão 2

O capítulo 2 da Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece os aspectos referentes ao planejamento público.
Em relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Algumas doenças transmissíveis estão caminhando para o declínio, ou seja, estão quase sendo erradicadas. Dentre as doenças abaixo citadas, todas estão neste estágio citado acima, exceto:




Questão 4

O fator que propicia o desenvolvimento de algas verdes em lagos é a presença de nutrientes provenientes ou da decomposição da matéria orgânica que libera o nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) ou da terra propriamente. Todas as alternativas abaixo são fatores desencadeantes de aparecimento de algas verdes, EXCETO:




Questão 5

É INCORRETO afirmar que ao Sistema Único de Saúde - SUS compete, além de outras atribuições, nos termos da lei controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de:




Questão 6

“As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.” (MCASP 2017). São consideradas características da informação contábil, conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público:

I) Relevância
II)Tempestividade
III) Verificabilidade
IV) Representação Fidedigna
V) Compreensibilidade

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE a(s) afirmativa(s) correta(s):




Questão 7

De acordo com a Lei Federal Nº 6.360/1976, assinale a alternativa CORRETA quanto aos aspectos de Fiscalização Sanitária prevista nesta legislação:




Questão 8

As demonstrações contábeis aplicadas ao setor público fornecem uma gama de informações que subsidiam a aplicação e o controle dos recursos públicos. Assinale a opção que nomeia corretamente as demonstrações que permitem confrontar a disponibilidade financeira de uma entidade e sua variação de um exercício para o outro.




Questão 9

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde e com atuação em todo o território nacional. Na condição de autarquia especial é conferida à ANVISA:




Questão 10

Assinale a opção que nomeia corretamente, de acordo com a Lei n° 4.320/64, a fase da despesa pública que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.




Questão 11

Altos índices de infestação de roedores levam a população a buscar meios para enfrentar o problema. Quando não existe no município nenhum órgão que atenda à demanda da população, esta geralmente recorre aos órgãos de comunicação e associações de moradores. Uma das justificativas importantes para a implementação de um programa de controle dos roedores é a alta incidência entre a população local de:




Questão 12

Sabemos que, conforme o CPC 00 (R1), as características da informações contábil são divididas em características qualitativas fundamentais e qualitativas de melhoria. Analise as afirmativas em relação à aplicação destas características:

I) A informação precisa concomitantemente ser relevante e representar com fidedignidade a realidade reportada para ser útil.
II) Nem a representação fidedigna de fenômeno irrelevante, tampouco a representação não fidedigna de fenômeno relevante auxiliam os usuários a tomarem boas decisões.
III) A aplicação das características qualitativas de melhoria é um processo iterativo que não segue uma ordem preestabelecida.

Estão de acordo com o estabelecido no CPC 00 (R1):




Questão 13

A inspeção sanitária decorrente de situações de denúncias, de acidentes e de outros fatores inusitados que exige pronta intervenção da equipe para evitar maiores consequências à saúde de indivíduos ou população é denominada de:




Questão 14

A missão da Vigilância Sanitária é proteger e promover a saúde da população e defender a vida. Nesse sentido, o uso e circulação de produtos que apresentam algum tipo de risco para a saúde da coletividade devem ser controlados pela Vigilância Sanitária. Os riscos decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde são denominados de:




Questão 15

De acordo com o Artigo 165 da Constituição Federal, as Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.
Com relação a esse assunto, considere as afirmativas a seguir.

I. A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
II. O plano plurianual orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
III. O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada semestre, relatório resumido da execução orçamentária.

Conforme essa Norma do Conselho Federal de Contabilidade, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):




Questão 16

Assinale a opção INCORRETA com relação aos parâmetros analisados para o controle de qualidade da água:




Questão 17

Ao tratar de procedimentos contábeis patrimoniais, o MCASP define os procedimentos necessários à evidenciação das variações patrimoniais, sejam elas decorrentes ou não da execução orçamentária. Um dos procedimentos refere-se à redução ao valor recuperável de ativos. De acordo com o MCASP, este procedimento:




Questão 18

De acordo com os itens da NBC TSP Estrutura Conceitual que fazem considerações e tratam da importância do orçamento público, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 19

Sobre o ativo intangível e conforme descrito no Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 04), analise as seguintes afirmativas:

I) _______________ é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual.
II) ______________ é um ativo não monetário identificável sem substância física.
III) ______________ de um ativo intangível é o valor estimado que uma entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
IV) ______________é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados, e do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a entidade.
V) _______________ é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:




Questão 20

A Vigilância Sanitária possui campo de atuação vasto e ilimitado de modo que pode intervir em todos os aspectos que comprometem a saúde da coletividade. A execução de serviços de Vigilância Sanitária é competência do(s):




Tempo de simulado:

Comentar Simulado