Simulado Fiscal de Vigilância Sanitária – Questões Teóricas

A vigilância sanitária tem um papel principal na promoção e prevenção de doenças. Além da função de proteção à saúde e da garantia ao acesso a serviços e produtos de qualidade. Atribuições: Trata-se de um conjunto de ações capaz de diminuir, prevenir ou eliminar riscos à saúde e de intervir em problemas decorrentes da produção ,do meio ambiente e da prestação de serviços à saúde.
Preparamos este simulado, responda ela para testar seus conhecimentos na área e saber se esta preparado para o Concurso.

Questão 1

Sobre situação epidemiológica das doenças transmissíveis no Brasil, assinale a alternativa correta:

Questão 2

Sabemos que, conforme o CPC 00 (R1), as características da informações contábil são divididas em características qualitativas fundamentais e qualitativas de melhoria. Analise as afirmativas em relação à aplicação destas características:

I) A informação precisa concomitantemente ser relevante e representar com fidedignidade a realidade reportada para ser útil.
II) Nem a representação fidedigna de fenômeno irrelevante, tampouco a representação não fidedigna de fenômeno relevante auxiliam os usuários a tomarem boas decisões.
III) A aplicação das características qualitativas de melhoria é um processo iterativo que não segue uma ordem preestabelecida.

Estão de acordo com o estabelecido no CPC 00 (R1):

Questão 3

Assinale a opção em que consta o demonstrativo que tem a finalidade de atender às demandas da sociedade, possibilitando analisar como as políticas adotadas provocaram alterações no patrimônio público.

Questão 4

Acerca da temperatura e sua influência na validade dos alimentos marque a alternativa INCORRETA.

Questão 5

Quando da aprovação de um orçamento de determinada entidade pública, são estimados valores para receitas do exercício seguinte. Nesse momento, é necessário realizar o registro contábil, antes da realização efetiva da receita. Assinale a alternativa que corresponde ao correto lançamento no momento da aprovação da Lei Orçamentária, no que se refere à receita.

Questão 6

Sobre a Lei 6.437/77, marque a alternativa CORRETA.

Questão 7

Com base no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP 2017), assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições abaixo, respectivamente:

Receitas _______________ são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas.
Receitas _______________ são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.

Questão 8

Assinale a alternativa que completa a frase, de acordo com a Lei Federal 8080/1990:

“O dever do Estado não exclui o das pessoas, ____________, das empresas e da sociedade.”

Questão 9

A Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços - inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA em relação ao previsto na Lei de Licitações:

Questão 10

A Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece, em seu Artigo 59, os aspectos referentes à fiscalização do cumprimento das normas dessa Lei Complementar.
Em relação a essa fiscalização da gestão fiscal, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 11

Sobre o controle externo, no âmbito da administração pública, é correto afirmar que o mesmo será:

Questão 12

A Lei 9.782, de 26 de janeiro de 1999, definiu o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criou a Agência Nacional de Vigilância sanitária. Segundo esse dispositivo legal é competência da União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:

Questão 13

“As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.” (MCASP 2017). São consideradas características da informação contábil, conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público:

I) Relevância
II)Tempestividade
III) Verificabilidade
IV) Representação Fidedigna
V) Compreensibilidade

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE a(s) afirmativa(s) correta(s):

Questão 14

De acordo com a Lei Federal Nº 6.360/1976, assinale a alternativa CORRETA quanto aos aspectos de Fiscalização Sanitária prevista nesta legislação:

Questão 15

A respeito das doenças de notificação compulsória, marque alternativa CORRETA.

Questão 16

Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 2017, 7ª Edição, “os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade,eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público”. Com base no previsto pelo manual, são princípios orçamentários, EXCETO:

Questão 17

São objetivos da vigilância epidemiológica após a vacinação da população, exceto:

Questão 18

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, no que se refere à Vigilância Sanitária de bens e serviços de saúde:

( ) O controle sanitário de tecnologias de alimentos visa garantir alimentos seguros e minimizar ou eliminar os fatores de risco que interferem na qualidade dos alimentos, desde a sua produção até o consumo.
( ) O controle sanitário da produção industrial e agrícola está dirigido basicamente para proteção do meio ambiente.
( ) O controle sanitário de serviços hemoterápicos visa à redução dos danos iatrogênicos e à eliminação e veiculação de doenças transmissíveis através do sangue e componentes.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Questão 19

Assinale a alternativa que NÃO apresenta indicador de saúde pública utilizado no Brasil:

Questão 20

A identificação no nível de consolidação para as operações decorrentes de transação entre uma entidade que pertence ao OFSS de um ente público e uma empresa estatal independente é realizada da seguinte forma:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *