Simulado Fiscal de Vigilância Sanitária – Questões Teóricas

A vigilância sanitária tem um papel principal na promoção e prevenção de doenças. Além da função de proteção à saúde e da garantia ao acesso a serviços e produtos de qualidade. Atribuições: Trata-se de um conjunto de ações capaz de diminuir, prevenir ou eliminar riscos à saúde e de intervir em problemas decorrentes da produção ,do meio ambiente e da prestação de serviços à saúde.
Preparamos este simulado, responda ela para testar seus conhecimentos na área e saber se esta preparado para o Concurso.

Questão 1

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO apresenta instância colegiada do SUS, de acordo com a Lei Federal 8142/1990:

Questão 2

De acordo com o PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1) Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, são características qualitativas fundamentais APENAS:

Questão 3

A missão da Vigilância Sanitária é proteger e promover a saúde da população e defender a vida. Nesse sentido, o uso e circulação de produtos que apresentam algum tipo de risco para a saúde da coletividade devem ser controlados pela Vigilância Sanitária. Os riscos decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde são denominados de:

Questão 4

Assinale a alternativa que completa a frase, de acordo com a Lei Federal 8080/1990:

“O dever do Estado não exclui o das pessoas, ____________, das empresas e da sociedade.”

Questão 5

“As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.” (MCASP 2017). São consideradas características da informação contábil, conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público:

I) Relevância
II)Tempestividade
III) Verificabilidade
IV) Representação Fidedigna
V) Compreensibilidade

Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE a(s) afirmativa(s) correta(s):

Questão 6

A Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal Nº 1234/12 trata da retenção na fonte dos tributos federais.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

Com relação ao que consta na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público (NBC TSP Estrutura Conceitual), considere as afirmativas a seguir.
I. A NBC TSP Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que devem ser aplicados no desenvolvimento das demais Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCs TSP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) destinados às entidades do setor público.
II. No setor público, a principal razão de se manterem ativos imobilizados e outros ativos é voltada para sua capacidade de gerar fluxos de caixa.
III. Em caso de eventual conflito entre essa estrutura conceitual e outras NBCs TSP, prevalecem as disposições específicas vigentes na primeira (estrutura conceitual) em relação às constantes nas outras.
Conforme essa Norma do Conselho Federal de Contabilidade, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Questão 8

Sobre a Vigilância Epidemiológica e imunizações, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as Falsas:

(__)A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções inespecíficas e complementares, desenvolvidas de modo descontínuo, mas que permita conhecer, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia.
(__)Dentre as funções da vigilância epidemiológica temos: a coleta de dados; o processamento de dados coletados, e análise e interpretação dos dados processados.
(__)As competências de cada um dos níveis do sistema de saúde (municipal, estadual e federal) abarcam todo o espectro das funções de vigilância epidemiológica, porém com graus de especificidade variáveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Questão 9

Para fins de verificação do cumprimento dos limites de despesa total com pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, NÃO são computadas as despesas relativas a:

Questão 10

Acerca dos conceitos envolvidos na qualidade higiênico-sanitária dos produtos alimentícios e dos estabelecimentos que os comercializam, marque a alternativa CORRETA.

Questão 11

Em relação a DVA (Demonstração do Valor Adicionado), analise as afirmativas:

I) A distribuição da riqueza criada deve ser detalhada.
II) Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral, medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros.
III) Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, royalties, etc.
IV) Pode ser feita pelo Método Direto e Indireto.

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 09:

Questão 12

Sobre o tema saúde pública, saneamento básico e sua relação com as doenças infectocontagiosas, julgue as afirmativas abaixo:

I. Água de boa qualidade para o consumo humano e seu fornecimento contínuo asseguram a redução e controle de: diarreias, cólera, dengue, febre amarela, tracoma, hepatites, conjuntivites, poliomielite, escabioses.
II. Os riscos à saúde pública estão ligados a alguns fatores possíveis e indesejáveis de ocorrerem em áreas urbanas e rurais, os quais podem ser minimizados, mas nunca eliminados com o uso apropriado de serviços de saneamento.
III. A melhoria da gestão dos resíduos sólidos (lixo), reduz o impacto ambiental e elimina ou dificulta a proliferação de vetores de doenças.

Qual (is) afirmativa (s) está (ão) CORRETA (S)?

Questão 13

A Lei 101/2000 é uma Lei Complementar que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Conforme previsto no parágrafo 2º do art. 18 desta Lei, a despesa total com pessoal será apurada:

Questão 14

Assinale a opção em que consta o demonstrativo que tem a finalidade de atender às demandas da sociedade, possibilitando analisar como as políticas adotadas provocaram alterações no patrimônio público.

Questão 15

O documento emitido no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI que permite registrar eventos contábeis não vinculados a documentos específicos é a Nota de:

Questão 16

De acordo com a Resolução 803/96 (Código de Ética do Profissional da Contabilidade), analise as seguintes proposições:

I) Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita.
II) Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei, ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.
III) Inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso.
IV) Aconselhar o cliente ou o empregador contra disposições expressas em lei ou contra os Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Com base nas proposições apresentadas, classifique como VEDADO ou DEVER do profissional contador, conforme estabelece o Código de Ética:

Questão 17

A respeito das doenças de notificação compulsória, marque alternativa CORRETA.

Questão 18

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação às medidas de proteção para prevenção de riscos ambientais:

( ) Em caso de exposição acidental ou incidental, as medidas de proteção somente devem ser adotadas quando previstas no Programa Prevenção de Riscos Ambientais.
( ) Nos locais onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico, deve haver lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.
( ) Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores somente devem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Questão 19

Acerca da temperatura e sua influência na validade dos alimentos marque a alternativa INCORRETA.

Questão 20

De acordo com a Norma Operacional Básica-NOB do Sistema Único de Saúde-SUS 01/1996, a totalidade das ações e de serviços de atenção à saúde, no âmbito do SUS, deve ser desenvolvida em um conjunto de estabelecimentos, organizados em rede regionalizada e hierarquizada, e disciplinados segundo subsistemas, um para cada município - o SUS-Municipal. É CORRETO afirmar que:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *