Simulado Técnico em Gesso Hospitalar – Questões Objetivas

O Técnico em Gesso Hospitalar atua em atendimento de urgências traumatológicas. Suas atribuições vão de realizar confecção e retirada de aparelhos gessados, até posicionar pacientes para colocação e retirada de aparelhos gessados, confecção de moldes, e orientar pacientes sobre os cuidados necessários. Confira e responda o simulado preparado com questões de provas de Concursos.

Questão 1

São considerados ossos longos aqueles que apresentam um comprimento consideravelmente maior que a largura e espessura. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um exemplo de osso longo:

Questão 2

Para tratamento de lesão de tendão extensor de quirodáctilos, a imobilização indicada deverá ser a tala:

Questão 3

A coluna vertebral é o principal eixo de suporte do corpo, provendo fixação para a cabeça, para o tórax e p ara a cintura pélvica. A quantidade de vértebras, presentes no corpo humano, de acordo com o tipo, NÃO está corretamente identificada em:

Questão 4

O gesso é utilizado para manter a posição adequada da fratura, protegendo o membro e aliviando a dor. Em relação à criança com gesso, os pais devem ser orientados a procurar atendimento médico nos seguintes casos, EXCETO:

Questão 5

A imobilização com aparelho braquiopalmar é indicada para fratura de:

Questão 6

São lesões ortopédicas caracterizadas pelo deslocamento do osso da sua cavidade articular:

Questão 7

Na confecção de um aparelho gessado, a sua aplicação ao paciente seguirá a seguinte sequência:

Questão 8

Os ossos que apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, contendo ar, são denominados de ossos pneumáticos. NÃO é exemplo deste tipo de osso:

Questão 9

As lesões ortopédicas, de um modo geral, podem ser tratadas de forma adequada com o uso do gesso. O gesso é constituído por:

Questão 10

O tratamento com gesso, embora seja uma opção de uso comprovado para a maioria das lesões traumáticas, vem perdendo terreno para o tratamento operatório e isso se deve a múltiplos fatores. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:

Tempo de simulado:

7 comentários

  1. #QT-3761 segundo as novas literaturas atualizadas diz quê a imobilização mais indicadas é o uso de tipóia, sendo que o resultado do tratamento é o mesmo e oferece mais conforto ao paciente.
  2. A imobilização indicada para fratura de cotovelo, denomina-se AXILOPALMAR e não Braquiopalmar como está na questão.
    • São a mesma coisa, só depende de como o médico chama. Mas a Imobilização é a mesma. O certa era ser universal mas tem médico que chamam como preferir
  3. #QT-3766 A imobilização indicada para fratura de cotovelo, denomina-se AXILOPALMAR e não Braquiopalmar como está na questão.
  4. #QT-3747 Para tratamento de lesão de tendão extensor de quirodáctilos,a imobilização e a férula em hiperextensão.
  5. #QT-3747 Para tratamento de lesão de tendão extensor de quirodáctilos,a imobilização e a férula em hiperextensão.
  6. #QT-3766 Para fratura de cotovelo é indicado a imobilização gessada axilopalmar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *