Simulado Fiscal Sanitário – Questões Teóricas

Suas atribuições são de executar atividades de fiscalização tributária fazendária; controlar tarefas relativas à tributação, fiscalização e arrecadação; examinar e analisar livros fiscais e contábeis, notas fiscais, faturas, balanços, entre outras.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Sobre a investigação de surtos e pesquisa epidemiológica, analise as afirmativas seguir.

I. Em caso de problemas agudos que implicam medidas imediatas de proteção à saúde da comunidade exposta ao risco, a investigação do surto deve restringir-se, num primeiro momento, à coleta dos dados e agilizar sua análise, com o objetivo de desencadear rapidamente as ações de controle.
II. O grau de aprofundamento de uma investigação de um surto de doença aguda vai depender do nível de conhecimento da etiologia, da fonte e modos de transmissão e das medidas de controle disponíveis. Os referenciais teóricos aplicados nas investigações epidemiológicas de campo originam-se da clínica médica, da epidemiologia e das ciências de laboratório.
III. As investigações epidemiológicas de campo iniciam-se com frequência sem hipótese clara. Geralmente, requerem o uso de estudos descritivos para a formulação de hipóteses, que posteriormente serão testadas por meio de estudos analíticos, na maior parte das vezes, de caso-controle.

Marque a opção que indica a(s) alternativa(s) CORRETA(S).




Questão 2

Dentre as diferenças entre controle de qualidade total em saúde e planejamento estratégico situacional, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

“O drama de Betinho, em 5 de julho de 1997. O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é internado, num hospital do Rio de Janeiro, com infecção geral. 25 dias de internação e ele pede para voltar para casa, onde falece no dia 9 de agosto. Betinho contraiu o vírus da Aids numa das tantas transfusões de sangue a que se submeteu. O sangue estava contaminado. Hemofílicos têm um defeito genético na coagulação do sangue e precisam de transfusões de sangue rotineiramente. Betinho tornou-se um símbolo de cidadania e resistência. Calmo, sereno, de humor vivo, ele perdeu dois irmãos (Henfil e César Mário) num período de três meses. Mas não sucumbiu. Foi uma das mais importantes personalidades do nosso tempo. A morte de Betinho e de tantos hemofílicos é um dos indicativos da necessidade e urgência do controle da qualidade do sangue no Brasil.” (Cartilha Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa). São muitos os riscos que devem ser controlados pela Vigilância Sanitária. Sobre esses riscos, relacione a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Riscos ambientais.
II. Riscos ocupacionais.
III. Riscos sociais.
IV. Riscos iatrogênicos.
V. Riscos institucionais.

COLUNA B

( ) Água (consumo e mananciais hídricos), esgoto, lixo (doméstico, industrial, hospitalar), vetores e transmissores de doenças (mosquitos, barbeiro,) poluição do ar, do solo e de recursos hídricos, transporte de produtos perigosos etc.
( ) Transporte, alimentos, substâncias psicoativas, violências, grupos vulneráveis e necessidades básicas insatisfeitas.
( ) Processo de produção, substâncias, intensidades, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho.
( ) Creches, escolas, clubes, hotéis, motéis, portos, aeroportos, fronteiras, estações ferroviárias e rodoviárias, salão de beleza, saunas etc.
( ) Decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde, medicamentos, infecção hospitalar, sangue e hemoderivados, radiações ionizantes, tecnologias médico sanitárias, procedimentos e serviços de saúde.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 4

São atribuições do cargo de fiscal de vigilância sanitária:




Questão 5

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA em relação às atitudes éticas no ambiente de trabalho.




Questão 6

Fazem parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS:




Questão 7

Leia as afirmativas a seguir sobre o que é endemias e marque a opção CORRETA.




Questão 8

Segundo a Organização Mundial de Saúde anualmente, mais de um terço da população mundial adoeçam devido a surto de Doenças Transmitidas por Alimentos e somente uma pequena proporção são notificados. Na inspeção sanitária são fatores de risco associados a Doenças Transmitidas por Alimentos, EXCETO:




Questão 9

A vacina estimula o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. A vacina que apresenta uma doença febril aguda, potencialmente grave, causada por um vírus da família dos Flavivírus, constituída de vírus vivo atenuado, que apresenta eficácia acima de 95% e a proteção persiste por 10 anos ou mais aplicada em dose única de 0,5ml subcutânea onde o Ministério da saúde recomenda a revacinação a cada dez anos combate a doença:




Questão 10

São Equipamentos de Proteção Individual:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado