Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Agente de Defesa Civil – Questões Objetivas

Simulado Agente de Defesa Civil – Questões Objetivas

É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Segundo a resolução Conama nº 237/1997, o procedimento de licenciamento ambiental obedecerá às seguintes etapas:

(1) Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
(2) Definição pelo órgão ambiental competente, com a participação do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
(3) Análise pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA, dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas, quando necessárias.

Coloque na ordem correta segundo a resolução acima:




Questão 2

Sintomas como fraqueza, visão turva, náuseas, vômitos e dificuldades para respirar são frequentes quando a pessoa foi vítima de uma picada de cobra venenosa. Neste caso é correto proceder como primeiros socorros:

(__) aplicar gelo na região da ferida, para diminuir a circulação sanguínea e que o veneno se espalhe;
(__) dar uma bebida alcoólica para a vítima;
(__) fazer um corte profundo no local da picada.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:




Questão 3

A perda de sangue em decorrência de um ferimento é denominada hemorragia, que por sua vez pode ser interna ou externa. No caso de uma hemorragia externa:

I – Deve-se estancar o sangue até a chegada do resgate;
II – É necessário lavar o local da hemorragia com álcool.

Dos itens acima:




Questão 4

Um afogamento acontece quando uma pessoa aspira qualquer líquido em excesso, sendo o mais comum a água. Em casos de afogamento os primeiros socorros são essenciais para que a vítima não sofra uma parada cardiorrespiratória.
O trecho acima quanto ao afogamento:




Questão 5

Trata-se de um procedimento correto para os casos de queimaduras de 3º grau:




Questão 6

Em caso de chuvas fortes, intensas e em curto espaço de tempo, as possibilidades de ocorrências de inundações, alagamentos e enchentes aumentam consideravelmente, afetando casas próximas a rios e lagoas. Assinale a opção que corresponde às orientações corretas a ser dadas a pessoas que tiverem suas casas invadidas pelas águas.




Questão 7

Nas edificações Escolares para a segurança contra incêndios é necessário:

I - Independente do número de pavimentos ou da área total construída, será exigido Sistema Preventivo por Extintores;
II – Em escolas com área total construída, superior a 1.500 m2, será exigido Sistema de Alarme.

Dos itens acima:




Questão 8

Para a validação de uma situação de emergência ou calamidade pública, serão necessários pareceres e relatórios do órgão municipal, cujo reconhecimento e homologação serão realizados para continuidade do processo pelos seguintes entes federados:




Questão 9

Em casos de desabamentos de prédios, podem-se gerar vítimas com fraturas expostas ou abertas devido à grande quantidade de material dos escombros a que são submetidas. Diante de tal quadro, o agente, com a ajuda do socorrista, deve




Questão 10

Muitas vezes rachaduras em edificações podem ser apenas superficiais, mas também podem ser o aviso de problemas estruturais graves. Infelizmente, frequentemente se tem notícias de desabamentos de prédios que apresentam rachaduras. Em um atendimento a imóvel ameaçado por rachaduras, o agente deverá proceder da seguinte forma:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado