Simulado Agente de Defesa Civil – Questões Objetivas

É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

O processo de declaração de Situação de Emergência ou de Calamidade Pública, logo que se verifica a situação adversa, deve seguir a seguinte ordem:




Questão 2

Dentre as orientações para a visita domiciliar, estão incluídas atitudes como:

I – Tratar a todos da casa como respeito e educação;
II – Ajudar financeiramente caso observe a necessidade.

Dos itens acima:




Questão 3

A perda de sangue em decorrência de um ferimento é denominada hemorragia, que por sua vez pode ser interna ou externa. No caso de uma hemorragia externa:

I – Deve-se estancar o sangue até a chegada do resgate;
II – É necessário lavar o local da hemorragia com álcool.

Dos itens acima:




Questão 4

Quando existe a fratura de um osso é necessário que esse osso seja imobilizado para que ocorra a sua recuperação. As fraturas de ossos podem ser:




Questão 5

Em caso de chuvas fortes, intensas e em curto espaço de tempo, as possibilidades de ocorrências de inundações, alagamentos e enchentes aumentam consideravelmente, afetando casas próximas a rios e lagoas. Assinale a opção que corresponde às orientações corretas a ser dadas a pessoas que tiverem suas casas invadidas pelas águas.




Questão 6

São doenças transmitidas através da água contaminada, exceto:




Questão 7

Assinale a alternativa incorreta. Segundo o disposto na Lei nº 9.795/1999, são princípios básicos da educação ambiental:




Questão 8

Um afogamento acontece quando uma pessoa aspira qualquer líquido em excesso, sendo o mais comum a água. Em casos de afogamento os primeiros socorros são essenciais para que a vítima não sofra uma parada cardiorrespiratória.
O trecho acima quanto ao afogamento:




Questão 9

Complete a lacuna corretamente.

A notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. Historicamente, a ________________________________tem sido a principal fonte da vigilância epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo de informação-decisão-ação:




Questão 10

Com base na lei nº 6.938/198, a Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado