Simulado Agente de Defesa Civil – Questões Objetivas

É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil faz parte de uma Política de Proteção e Defesa Civil que busca orientar, através de ações, a possibilidade de recuperação de cenários atingidos por desastres. Assinale a opção que corresponde à sequência correta das fases de atuação da Defesa Civil.




Questão 2

Em 07 de fevereiro de 2007, através da Lei nº 13.875, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC – passou a ser parte da estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Dentre as atividades desenvolvidas por essa Coordenadoria, encontram-se:




Questão 3

Quando existe a fratura de um osso é necessário que esse osso seja imobilizado para que ocorra a sua recuperação. As fraturas de ossos podem ser:




Questão 4

Segundo a resolução Conama nº 237/1997, o procedimento de licenciamento ambiental obedecerá às seguintes etapas:

(1) Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
(2) Definição pelo órgão ambiental competente, com a participação do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
(3) Análise pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA, dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas, quando necessárias.

Coloque na ordem correta segundo a resolução acima:




Questão 5

Analise sobre a situação de calamidade pública:

I - Os governos podem fazer compras sem licitação enquanto durar;
II - Ocorre quando há um desastre grande e com muitas vítimas;
III – Tem duração máxima 180 dias.

Dos itens acima:




Questão 6

Complete a lacuna corretamente com base no exposto na resolução Conama nº 237/1997.

_______________________________: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.




Questão 7

Para a validação de uma situação de emergência ou calamidade pública, serão necessários pareceres e relatórios do órgão municipal, cujo reconhecimento e homologação serão realizados para continuidade do processo pelos seguintes entes federados:




Questão 8

São atitudes corretas no combate ao mosquito da dengue:

(__) limpar as calhas da casa;
(__) colocar cloro em quantidade correta na piscina;
(__) colocar areia nos pratos de recipiente da água das plantas.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:




Questão 9

Em casos de grande volume de chuvas, a grande preocupação é com as ocorrências causadas por acúmulo excessivo das águas em ruas e vias, e o aumento exagerado e rápido das margens de rios, lagoas e canais.
Assinale a opção que se refere corretamente a alagamento e inundação respectivamente.




Questão 10

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e tem como sintoma a tosse seca. A forma de transmissão da coqueluche é:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta