Simulado Agente de Defesa Civil – Questões Objetivas

É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Sintomas como fraqueza, visão turva, náuseas, vômitos e dificuldades para respirar são frequentes quando a pessoa foi vítima de uma picada de cobra venenosa. Neste caso é correto proceder como primeiros socorros:

(__) aplicar gelo na região da ferida, para diminuir a circulação sanguínea e que o veneno se espalhe;
(__) dar uma bebida alcoólica para a vítima;
(__) fazer um corte profundo no local da picada.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

Questão 2

Complete a lacuna corretamente com base no exposto na resolução Conama nº 237/1997.

_______________________________: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

Questão 3

Segundo a resolução Conama nº 237/1997, o procedimento de licenciamento ambiental obedecerá às seguintes etapas:

(1) Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
(2) Definição pelo órgão ambiental competente, com a participação do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
(3) Análise pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA, dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas, quando necessárias.

Coloque na ordem correta segundo a resolução acima:

Questão 4

O principal objetivo de uma Área de Proteção Ambiental é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, adequando as várias atividades humanas às características ambientais da área. Dentro da área urbana, ela tem importante papel no desenvolvimento sustentável da cidade. Para evitar possíveis desastres em Área de Proteção Ambiental, deve-se

Questão 5

Analise sobre a situação de calamidade pública:

I - Os governos podem fazer compras sem licitação enquanto durar;
II - Ocorre quando há um desastre grande e com muitas vítimas;
III – Tem duração máxima 180 dias.

Dos itens acima:

Questão 6

Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado ou deteriorado é possível que a mesma sofra com:

Questão 7

Dentre o campo de atuação da defesa civil está o da assistência, que constitui-se no abrigo, alimentação e assistência médica à população atingida, logo após um desastre. Para que possa reduzir o número de desastres à defesa civil deve realizar trabalhos preventivos nas áreas denominadas “áreas de risco”.
O trecho acima quanto ao trabalho da defesa civil:

Questão 8

Para a validação de uma situação de emergência ou calamidade pública, serão necessários pareceres e relatórios do órgão municipal, cujo reconhecimento e homologação serão realizados para continuidade do processo pelos seguintes entes federados:

Questão 9

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e tem como sintoma a tosse seca. A forma de transmissão da coqueluche é:

Questão 10

O processo de declaração de Situação de Emergência ou de Calamidade Pública, logo que se verifica a situação adversa, deve seguir a seguinte ordem:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *