Simulado Secretário Escolar – Conhecimentos Específicos

É o profissional responsável por atuar na gestão de registros e documentos escolares auxiliando toda a gestão. Um Secretário Escolar operacionaliza processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registros do histórico escolar dos estudantes, etc. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Analise as informações a seguir:

I. De acordo com a Lei 9394/1993 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a educação escolar deverá vincularse tão somente à vida pessoal e intelectual do estudante.

II. De acordo com a Lei 9394/1993 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a educação é dever da família e do Estado.

III. De acordo com a Lei 9394/1993 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o ensino é livre à iniciativa privada que deve cumprir as normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; obter autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e possuir capacidade de autofinanciamento.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 2

O MEC tem como área de competência todos os aspectos seguintes, EXCETO:

Questão 3

Preencha as lacunas:

O Censo Escolar é _________ por instrumentos __________, que instituem a obrigatoriedade, os _________, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os _________ para realização de todo o processo de _________.

A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

Questão 4

Tendo em vista a LDB:

I- A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adaptarão sua legislação educacional e de ensino às disposições desta Lei facultativamente;
II- As instituições educacionais adaptarão seus estatutos e regimentos aos dispositivos desta Lei e às normas dos respectivos sistemas de ensino, nos prazos por estes estabelecidos;
III- É possível optar entre aplicar a LDB ou aplicar o ECA.

Sobre os itens acima:

Questão 5

Analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios/AL, inassiduidade habitual é a falta ao serviço, sem causa justificada, por quarenta e cinco dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.

II. De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios/AL, Sempre que o ilícito praticado pelo funcionário ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de trinta dias, de demissão, cassação de disponibilidade ou destituição de cargo em comissão será obrigatória à instauração de processo disciplinar.

III. De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios/AL, o funcionário responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 6

Analise as informações a seguir:

I. É correto afirmar que o clima em Palmeira dos Índios é quente e seco com temperaturas que vão de 8º a mínima a 40º a máxima.

II. É correto afirmar que a Palmeira dos Índios está localizada no agreste do estado, onde predominam espécies arbóreas e arbustivas da caatinga e podem ser encontradas madeiras como Ipê, Mulungu, Pinos e Massaranduba.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 7

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, qual é o tipo de linguagem que deve ser utilizada em documentos oficiais?

Questão 8

Considere o fragmento textual a seguir:

As atribuições da função incluem traços de personalidade e caráter que definem comportamentos nas relações _______ de trabalho, como: capacidade de iniciativa, comunicação, ________ para inovações e mudanças, assimilação de novos valores de qualidade, produtividade, competitividade, saber trabalhar em equipe, ser capaz de decidir problemas e desempenhar trabalhos novos e diversificados. Os ________ progressos tecnológicos acabam mudando tanto o perfil do profissional quanto a metodologia do trabalho. Atualmente, o profissional da Secretaria Escolar deve estar preparado para a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 9

Segundo a LDB, os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Essa complementação é prevista ocorrer:

Questão 10

Analise as informações a seguir:

I. Para adicionar um novo slide na apresentação em PowerPoint, utilizando teclas de atalho, deve-se acionar simultaneamente Ctrl + P.

II. Para criar uma apresentação em PowerPoint, utilizando teclas de atalho, deve-se acionar simultaneamente as teclas Ctrl + N.

Marque a alternativa CORRETA:

Tempo de simulado: