Simulado Secretário Escolar – Conhecimentos Específicos

É o profissional responsável por atuar na gestão de registros e documentos escolares auxiliando toda a gestão. Um Secretário Escolar operacionaliza processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registros do histórico escolar dos estudantes, etc.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Preencha as lacunas:

O Censo Escolar é _________ por instrumentos __________, que instituem a obrigatoriedade, os _________, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os _________ para realização de todo o processo de _________.

A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

Questão 2

O arquivamento de documentos requer o uso de métodos específicos. Os métodos básicos são: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. O método geográfico é aquele que:

Questão 3

Segundo a LDB, os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Essa complementação é prevista ocorrer:

Questão 4

Tendo em vista a LDB:

I- A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adaptarão sua legislação educacional e de ensino às disposições desta Lei facultativamente;
II- As instituições educacionais adaptarão seus estatutos e regimentos aos dispositivos desta Lei e às normas dos respectivos sistemas de ensino, nos prazos por estes estabelecidos;
III- É possível optar entre aplicar a LDB ou aplicar o ECA.

Sobre os itens acima:

Questão 5

Para facilitar a pesquisa de documentos em um arquivo, antes de arquivar os citados documentos, eles devem ser devidamente organizados e classificados de acordo com:

Questão 6

Segundo o artigo 53º do Estatuto da criança e do adolescente a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades públicas;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Quais afirmativas estão corretas?

Questão 7

Conforme a Lei nº 9.394/96 (LDB atualizada), a Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Ainda, como determina a citada lei, a escola poderá realizar a classificação do aluno, definida como o posicionamento do estudante em série ou etapa compatível com sua:

Questão 8

Segundo o artigo 54º do Estatuto da criança e do adolescente a criança é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;
III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede pública de ensino;
IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;
V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
VI - oferta de ensino noturno integral, adequado às condições do adolescente trabalhador;
VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência financeira.

Quais afirmativas estão corretas?

Questão 9

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. maus tratos envolvendo seus alunos.
II. reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares.
III. elevados níveis de repetência.
IV. crianças que trabalham mesmo na condição de aprendiz.
V. falta de vagas no estabelecimento de ensino.

A opção correta é:

Questão 10

Tendo em vista o que representa o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola, analise as afirmativas que se seguem e assinale com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente.

(__) O PPP é a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza no desenvolvimento da ação escolar.
(__) O PPP define o tipo de escola que se pretende efetivar, ao mesmo tempo em que deve afirmar o tipo de sociedade e o tipo de cidadão que se pretende formar.
(__) Mesmo sendo o PPP um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e a mudança da realidade, não significa um caminho para a construção da identidade da escola.
(__) A construção do PPP de forma participativa constitui uma ação metodológica tão forte que já o torna efetivo na mera elaboração do documento.
(__) Pela sua característica instituinte, o PPP deve ser sistemática e periodicamente avaliado para que, se for o caso, sejam tomadas novas decisões ou corrijam-se desvios de rumos.

A opção que contém a sequência correta e na ordem, de cima para baixo, é:

Tempo de simulado:

3 comentários

  1. Adorei esse simulado...otímo.
  2. MUITO BOM, VOU ESTUDAR!
  3. Ótimo este simulado ajuda muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *