Simulado Secretário Escolar – Conhecimentos Específicos

É o profissional responsável por atuar na gestão de registros e documentos escolares auxiliando toda a gestão. Um Secretário Escolar operacionaliza processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registros do histórico escolar dos estudantes, etc.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A Secretaria organiza e mantém os arquivos de todos aqueles que já passaram pela escola, chamados de:




Questão 2

A atividade básica do Secretário Escolar é a:




Questão 3

O arquivo escolar conhecido como Arquivo Vivo guarda a seguinte documentação:

I. pasta individual do aluno.
II. pasta individual dos ex-alunos.
III. horário das atividades e calendário escolar do ano letivo em curso.
IV. pasta contendo a legislação do ensino atualizada.
V. cópia dos resultados das atividades dos anos anteriores.

A opção correta é:




Questão 4

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. maus tratos envolvendo seus alunos.
II. reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares.
III. elevados níveis de repetência.
IV. crianças que trabalham mesmo na condição de aprendiz.
V. falta de vagas no estabelecimento de ensino.

A opção correta é:




Questão 5

Preencha as lacunas:

O Censo Escolar é _________ por instrumentos __________, que instituem a obrigatoriedade, os _________, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os _________ para realização de todo o processo de _________.

A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:




Questão 6

O arquivamento de documentos requer o uso de métodos específicos. Os métodos básicos são: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. O método geográfico é aquele que:




Questão 7

Considere o fragmento textual a seguir:

Os livros arquivados pela Secretaria são registros de matrícula, listagem de alunos, atas de reuniões e resultados, livro de transferências, livro de protocolos, livro de ponto dos funcionários, livro de requerimentos, livro de ofícios (que informam pais, alunos e órgãos responsáveis), livro de remessas circulares e comunicados internos e outros controles que cada instituição __________ decide manter. O Secretário é responsável por planejar, coordenar e executar todos os trabalhos administrativos da escola dentro dos prazos estabelecidos, e também de participar das reuniões pedagógicas e de gestão escolar, com parceria __________ com o diretor. Geralmente, a Secretaria tem horários específicos para atender a comunidade escolar e esse atendimento é feito em balcões de acesso __________ à escola.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:




Questão 8

Entender a escola e seu papel ou função social requer entender as relações que ela estabelece com as novas exigências de conhecimento, com a democratização do acesso e com a qualidade do ensino. Com base, então, nesse entendimento, é CORRETO afirmar que:




Questão 9

O Projeto Político-Pedagógico de uma escola não visa simplesmente a um rearranjo formal da instituição escolar, mas à garantia da qualidade em todo o processo educativo. Nessa perspectiva, é essencial a compreensão de que uma escola comprometida socialmente:




Questão 10

Conforme o artigo 19º do Estatuto da Criança e do Adolescente é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta ________________.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:




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3 comentários

  1. Fernanda
    Adorei esse simulado...otímo.
  2. Maria Daniella
    Ótimo este simulado ajuda muito.

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