Simulado Secretário Escolar – Conhecimentos Específicos

É o profissional responsável por atuar na gestão de registros e documentos escolares auxiliando toda a gestão. Um Secretário Escolar operacionaliza processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registros do histórico escolar dos estudantes, etc.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A atividade básica do Secretário Escolar é a:

Questão 2

Assinale com SIM as afirmativas verdadeiras e com NÃO, as falsas, tendo como referência o que determina a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, portanto, com alterações realizadas).

(__) A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
(__) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
(__) Os sistemas municipais de ensino compreendem as instituições do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público Municipal, e também, as instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
(__) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
(__) Ao município é proibido baixar normas complementares para seu sistema de ensino.

A opção que contém a sequência correta e na ordem, de cima para baixo, é:

Questão 3

Tendo em vista a LDB:

I- A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adaptarão sua legislação educacional e de ensino às disposições desta Lei facultativamente;
II- As instituições educacionais adaptarão seus estatutos e regimentos aos dispositivos desta Lei e às normas dos respectivos sistemas de ensino, nos prazos por estes estabelecidos;
III- É possível optar entre aplicar a LDB ou aplicar o ECA.

Sobre os itens acima:

Questão 4

A gestão democrática, na educação, é um princípio consagrado pela Constituição Federal vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Seu desenvolvimento exige o enfrentamento pela escola das questões de:

Questão 5

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. maus tratos envolvendo seus alunos.
II. reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares.
III. elevados níveis de repetência.
IV. crianças que trabalham mesmo na condição de aprendiz.
V. falta de vagas no estabelecimento de ensino.

A opção correta é:

Questão 6

Conforme a Lei nº 9.394/96 (LDB atualizada), a Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Ainda, como determina a citada lei, a escola poderá realizar a classificação do aluno, definida como o posicionamento do estudante em série ou etapa compatível com sua:

Questão 7

Preencha as lacunas:

O Censo Escolar é _________ por instrumentos __________, que instituem a obrigatoriedade, os _________, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os _________ para realização de todo o processo de _________.

A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

Questão 8

A boa comunicação é palavra-chave dentro de uma instituição, especialmente quando se trata de uma escola cuja essência é eminentemente educativa, e ainda, quando se tem o entendimento de que a secretaria escolar é a porta de entrada da escola para a comunidade. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que a comunicação na instituição escolar fica prejudicada se a cultura organizacional é excessivamente ancorada na:

Questão 9

Considere o fragmento textual a seguir:

É o setor da escola responsável pelos serviços de secretaria que realiza todas as funções destinadas a _________ os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e _________ para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida com aval do Secretário responsável e da Direção da Escola. Dentro de suas características, a Secretaria _________ a admissão e a saída dos alunos e compõe os arquivos, os livros e os prontuários necessários para o devido funcionamento da escola.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 10

Leia com atenção:

I- O Ministério da Educação é órgão da administração federal indireta;
II- O Fundef vigorou até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb);
III - O MEC vem reforçar uma visão sistêmica da educação, com ações integradas e sem disputas de espaços e financiamentos.

Sobre os itens acima:

Tempo de simulado:

3 comentários

  1. Adorei esse simulado...otímo.
  2. MUITO BOM, VOU ESTUDAR!
  3. Ótimo este simulado ajuda muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *