Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico de Laboratório – Questões Objetivas

Simulado Técnico de Laboratório – Questões Objetivas

É responsável por fazer a coleta de amostras e dados em laboratório ou em atividades de campo; elaborar análise de materiais e substâncias em geral, utilizando métodos específicos para cada caso; efetuar registros das análises realizadas; preparar reagentes, peças, e outros materiais utilizados em experimentos entre outras coisas,
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A balança analítica é um dos instrumentos de medida mais usados no laboratório e dela dependem basicamente todos os resultados analíticos. A localização da balança analítica é vital para manter sua precisão.
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:




Questão 2

Com relação ao gerenciamento de resíduos de saúde, classifique as afirmações como verdadeiras ou falsas.

I. O manejo dos RSS é entendido como a ação de gerenciar os resíduos em seus aspectos intra e extra estabelecimento, desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas de segregação e acondicionamento;
II. Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia e nas salas de parto necessitam de tampa para vedação;
III. A identificação deve ser apostada nos sacos de acondicionamento, nos recipientes de coleta interna e externa, nos recipientes de transporte interno e externo e nos locais de armazenamento dos resíduos, em local de fácil visualização, atendendo aos parâmetros referenciados na norma NBR 7.500 da ABNT;
IV. O conteúdo dos sacos de acondicionamento não deve ser identificado, deve-se identificar apenas o risco específico de cada grupo de resíduos;
V. A identificação dos sacos de armazenamento não poderá ser feita por adesivos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 3

A padronização do processo de coleta de sangue evita erros e desperdícios de amostra e reagente, evitando prejuízos ao paciente e à instituição. Com relação ao procedimento de coleta de sangue venoso, marque a opção CORRETA.




Questão 4

A espectrofotometria é uma técnica bastante utilizada para dosagem de substâncias no sangue. Desta forma, marque a opção INCORRETA.




Questão 5

Com relação à classificação dos resíduos em grupos, marque a opção CORRETA.




Questão 6

Os meios de cultura têm por finalidade fornecer nutrientes, que possibilitem o crescimento bacteriano. Várias bactérias são capazes de lisar as hemácias de carneiro do meio de ágar sangue.
Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 7

Sobre espectrofotometria, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 8

Os organismos são classificados segundo o seu potencial patogênico. Com base nisso, foram criadas Classes de Risco, de acordo com a padronização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.
Sobre esse conteúdo, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

O formol a 10% é uma solução de fixação comumente utilizada para conservar amostras biológicas. Marque a opção CORRETA que indica o procedimento para preparar uma solução de formol a 10% a partir de uma solução de formol a 40%.




Questão 10

Em laboratório veterinário, com relação aos procedimentos realizados para confeccionar laudo do hemograma, classifique as afirmativas como verdadeiras ou falsas:

I. O ácido acético destrói hemácias e plaquetas, permanecendo íntegras apenas as células nucleadas;
II. A diluição padrão do sangue total em ácido acético é de 1:1000;
III. A contagem total é feita contando leucócitos nos nove quadrados maiores do hemocitômetro;
IV. A fórmula consiste em adicionar 10% ao número total de células contadas e, em seguida, multiplica-se o resultado por 1000.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado