Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico de Laboratório – Questões Objetivas

Simulado Técnico de Laboratório – Questões Objetivas

É responsável por fazer a coleta de amostras e dados em laboratório ou em atividades de campo; elaborar análise de materiais e substâncias em geral, utilizando métodos específicos para cada caso; efetuar registros das análises realizadas; preparar reagentes, peças, e outros materiais utilizados em experimentos entre outras coisas,
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A intensidade de uma infecção é determinada pelo número de ovos encontrados, os métodos quantitativos foram desenvolvidos com esse propósito. Ovos por grama (OPG) é o número de ovos por grama de fezes e pode ser definido como um índice de densidade dos ovos nas fezes. Com relação ao método de Kato-Katz, classifique as afirmativas como verdadeiras ou falsas.

I. O método de Kato-Katz é o procedimento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o diagnóstico, pesquisa de medicamentos anti-helmínticos e para estudos epidemiológicos;
II. Kato-Katz é indicado para o diagnóstico de larvas de helmintos e protozoários;
III. Durante o exame microscópico, o verde de malaquita é usado para propiciar proteção aos olhos e tornar os ovos mais visíveis;
IV. Para o método de Kato-Katz podem ser utilizadas amostras fecais frescas, refrigeradas ou preservada por fixadores tradicionais;
V. Nesta técnica, após comprimir a tela metálica ou de náilon sobre as fezes, remover a amostra que passa através da tela e transferir para o orifício central de 6mm de diâmetro do cartão retangular, que está apoiado sobre lâmina de vidro;
VI. O número de ovos presentes na lâmina deve ser multiplicado pelo fator 24 para determinar OPG.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 2

Para que a coleta de sangue com vistas à realização de exames laboratoriais represente a situação real do paciente, é importante seguir vários procedimentos que podem orientar a metodologia correta a seguir.
Sobre isso, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:




Questão 3

Anticoagulantes são substâncias utilizadas para impedir a coagulação do sangue; sua escolha está diretamente relacionada à dosagem a ser efetuada. Quando são solicitados vários exames, é necessário saber qual anticoagulante utilizar.
Observe o primeiro grupo e o segundo e escolha a relação CORRETA entre o primeiro grupo e o segundo.

Anticoagulantes

1. Citrato de Sódio
2. EDTA
3. Fluoreto
4. Heparina
5. Sem anticoagulante

Dosagens

A. Leucograma
B. Tempo de protrombina
C. Gasometria arterial
D. Sorologia para sífilis
E. Glicose




Questão 4

Sobre centrifugação, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

As características de reconhecimento específico dos imunoensaios vêm sendo amplamente utilizadas como instrumentos analíticos. Com relação aos imunoensaios utilizados para o diagnóstico de doenças, marque a opção INCORRETA.




Questão 6

A balança analítica é um dos instrumentos de medida mais usados no laboratório e dela dependem basicamente todos os resultados analíticos. A localização da balança analítica é vital para manter sua precisão.
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:




Questão 7

Com relação ao plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde – PGRSS (RDC 306/2004) marque a opção INCORRETA.




Questão 8

O exame parasitológico de fezes começa com a observação macroscópica das fezes, tendo como objetivo diagnosticar as parasitoses intestinais por meio de vários métodos utilizados. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. No método realizado através da sedimentação espontânea, deve-se deixar a suspensão em repouso durante 20 a 36 horas.
II. No método realizado através da sedimentação espontânea, é necessário filtrar a suspensão para um cálice cônico.
III. O método da sedimentação espontânea permite o encontro de ovos e larvas de helmintos e de cistos de protozoários.
IV. Ao exame macroscópico de fezes, pode-se observar a presença de sangue e muco, mas não de vermes adultos.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

A porcentagem de hemácias presentes no sangue corresponde à(ao):




Questão 10

Qual o volume de ácido necessário para preparar 1,19 litros de uma solução 0,01M de HCl (PM=36,5g/mol) a partir de uma solução concentrada de densidade (solução 36,5% HCl a 20oC) igual a 1,19 g/cm3?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado