Simulado Fiscal de Trânsito – Conhecimentos Específicos

Esta profissão é atribuída ao guarda municipal e é uma das mais importantes para garantir a segurança das pessoas pelas ruas da cidade. Ele tem a responsabilidade de orientar, fiscalizar e controlar o trânsito municipal de pedestres e dos veículos que circulam pelas ruas.
Responda as questões tiradas de provas de Concursos. Veja e compartilhe seu resultado.

Questão 1

Indique a alternativa que apresenta as penas corretas, conforme a respectiva numeração, para os seguintes crimes de trânsito: I. praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor; II. dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação, ou ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano; III. afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída.




Questão 2

Dispositivos Delimitadores são elementos utilizados para melhorar a percepção do condutor quanto aos limites do espaço destinado ao rolamento e a sua separação em faixas de circulação. São apostos em série no pavimento ou em suportes, reforçando marcas viárias, ou ao longo das áreas adjacentes a elas. Não constituem exemplos de Dispositivos Delimitadores:




Questão 3

O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, em uma das seguintes situações:




Questão 4

Conforme o CTB, os condutores dos veículos de transporte de escolares deverão apresentar, previamente, certidão negativa do registro de distribuição criminal, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização. Indique a alternativa que contém os crimes relacionados a essa exigência legal.




Questão 5

Para os efeitos de equiparação ao ciclomotor, entende-se como cicloelétrico todo o veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kw (quatro quilowatts), dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg (cento e quarenta quilogramas), e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse a 50 km/h (cinquenta quilômetros por hora). Identifique a alternativa que apresenta, corretamente, o equipamento obrigatório de que os fabricantes deverão dotar os ciclos-elétricos.




Questão 6

Serão realizadas vistorias nos veículos por ocasião da transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, ou qualquer alteração de suas características. Tais vistorias serão executadas pelos DETRAN´s e suas circunscrições, e de seus objetivos não consta:




Questão 7

A pena decorrente do crime de trânsito de praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor será aumentada de um terço à metade, se o agente cometer o crime nas seguintes situações, exceto:




Questão 8

O Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN proporá ao CONTRAN a promoção de campanhas permanentes pela segurança do trânsito, em âmbito nacional, as quais serão desenvolvidas em torno de temas específicos relacionados com os fatores de risco e com a produção dos acidentes de trânsito. Entre os principais fatores de risco a serem trabalhados nas campanhas permanentes pela segurança no trânsito, sem prejuízo de outros, não consta(m):




Questão 9

Além da gravação no chassi ou monobloco, os veículos serão identificados, no mínimo, com os caracteres VIS (número sequencial de produção) previsto na NBR3 nº 6066, podendo ser, a critério do fabricante, por gravação, na profundidade mínima de 0,2 mm, quando em chapas ou plaqueta colada, soldada ou rebitada, destrutível quando de sua remoção, ou ainda por etiqueta autocolante e também destrutível no caso de tentativa de sua remoção. Isso não se aplica:




Questão 10

Identifique a alternativa que apresenta, corretamente, a infração de trânsito em que ocorrerá a apreensão e custódia do veículo no depósito do órgão de trânsito,pelo prazo de 01 (um) a 10 (dez) dias.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta