Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Fiscal de Trânsito – Conhecimentos Específicos

Simulado Fiscal de Trânsito – Conhecimentos Específicos

Esta profissão é atribuída ao guarda municipal e é uma das mais importantes para garantir a segurança das pessoas pelas ruas da cidade. Ele tem a responsabilidade de orientar, fiscalizar e controlar o trânsito municipal de pedestres e dos veículos que circulam pelas ruas.
Responda as questões tiradas de provas de Concursos. Veja e compartilhe seu resultado.

Questão 1

Além da gravação no chassi ou monobloco, os veículos serão identificados, no mínimo, com os caracteres VIS (número sequencial de produção) previsto na NBR3 nº 6066, podendo ser, a critério do fabricante, por gravação, na profundidade mínima de 0,2 mm, quando em chapas ou plaqueta colada, soldada ou rebitada, destrutível quando de sua remoção, ou ainda por etiqueta autocolante e também destrutível no caso de tentativa de sua remoção. Isso não se aplica:




Questão 2

Transitada em julgado a sentença condenatória, o réu será intimado a entregar à autoridade judiciária, em quarenta e oito horas, a Permissão para Dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação. Caso não entregue a Carteira Nacional de Habilitação ou a Permissão para Dirigir à autoridade judiciária, no prazo estabelecido no CTB, cometerá novo crime de trânsito. Quanto às penas previstas para esse crime de trânsito, identifique a alternativa correta.




Questão 3

Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores poderão circular nas vias:




Questão 4

Alterações nas características do pavimento são recursos que alteram as condições normais da pista de rolamento, quer pela sua elevação com a utilização de dispositivos físicos colocados sobre a mesma, quer pela mudança nítida de características do próprio pavimento. As alterações nas características do pavimento não serão utilizadas para a seguinte situação:




Questão 5

Identifique a alternativa que apresenta, corretamente, as medidas administrativas previstas para a seguinte infração de trânsito: deixar o responsável de promover a baixa do registro de veículo irrecuperável ou definitivamente desmontado.




Questão 6

Os conceitos e definições estabelecidos para os efeitos da Lei n.º 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro são os constantes do Anexo I do referido diploma legal. Analise os conceitos abaixo e identifique aqueles que estão corretos.

1) TRAILER – Reboque ou semirreboque, tipo casa, com duas, quatro ou seis rodas acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camioneta, utilizado, em geral, em atividades turísticas, como alojamento ou para atividades comerciais.
2) MOTOR-CASA (MOTOR-HOME) – Veículo automotor cuja carroçaria, fechada ou aberta, e destinada a alojamento, escritório, comércio ou finalidades análogas.
3) LUZ DE POSIÇÃO (lanterna) –Luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
4) FAIXAS DE DOMÍNIO – Superfície lindeira às vias urbanas, delimitada por lei específica, e sob responsabilidade do órgão ou entidade de trânsito competente com circunscrição sobre a via.
5) VEÍCULO DE CARGA – Veículo destinado ao transporte de carga, podendo transportar três passageiros, exclusive o condutor.

Está correto o conceito de número:




Questão 7

Conforme o CTB, os condutores dos veículos de transporte de escolares deverão apresentar, previamente, certidão negativa do registro de distribuição criminal, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização. Indique a alternativa que contém os crimes relacionados a essa exigência legal.




Questão 8

O Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN proporá ao CONTRAN a promoção de campanhas permanentes pela segurança do trânsito, em âmbito nacional, as quais serão desenvolvidas em torno de temas específicos relacionados com os fatores de risco e com a produção dos acidentes de trânsito. Entre os principais fatores de risco a serem trabalhados nas campanhas permanentes pela segurança no trânsito, sem prejuízo de outros, não consta(m):




Questão 9

A cassação do documento de habilitação dar-se-á, no caso de reincidência no prazo de doze meses, quando do cometimento de infrações de trânsito específicas. Não está incluída nessa regra a seguinte infração de trânsito:




Questão 10

Segundo o CTB, transitar com excesso de peso, admitido percentual de tolerância quando aferido por equipamento, é infração de trânsito de natureza média, cuja penalidade de multa será acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso apurado, conforme regulamentação do CONTRAN.
Identifique a alternativa em que os valores a serem cobrados decorrentes do excesso de peso apurado estão incorretos.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado