Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária.
Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

Leia as proposições sobre a produção de efluentes em suinocultura, apresentadas no Manual brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de suínos (ABCS, 2011):

I – Uma matriz em ciclo completo produz 100 litros de efluente por dia.
II – Uma matriz em U.P.L. (Unidade de Produção de Leitões), até a saída de creche, produz 60 litros de efluente por dia.
III – Um suíno em terminação produz 7,5 litros de efluente por dia.
IV – Um suíno em terminação produz 20 litros de efluente por dia.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

O conhecimento da fisiologia animal é fundamental para que práticas de manejo reprodutivo adequadas sejam adotadas. Em relação à fisiologia reprodutiva dos caprinos, assinale a alternativa CORRETA:




Questão 3

Em um sistema de produção de carne caprina e ovina, as instalações afetam a viabilidade econômica. Os principais aspectos que devem ser considerados, nas instalações, nesse sistema de produção são:




Questão 4

A prática de "flushing", em ovinos, é adotada para:




Questão 5

O preparo do solo compreende as práticas que antecedem a semeadura, oferecendo-se condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas. No _______________, o solo é preparado mediante aração seguida de gradagem, de gradagem com grades aradoras ou grades pesadas. No _______________, o preparo do solo se caracteriza pela menor utilização de implementos. Neste sistema, basicamente, utiliza-se a grade niveladora e, eventualmente, o arado escarificador, que revolve o solo, melhorando a sua drenagem e a condição física. No _______________, o plantio é feito em pequenos sulcos abertos no solo coberto de palha, sem a necessidade de aração ou gradagem da superfície do terreno, sendo mantidos, no solo, os restos das culturas anteriores.

Preenchem corretamente as lacunas na ordem em que estão dispostas no texto:




Questão 6

Durante a abertura de um silo, a parte que não é fornecida rapidamente aos animais perde a condição de anaerobiose, o que leva a silagem à deterioração. Para evitar a deterioração da silagem, é necessário avançar, retirando uma camada sobre a massa ensilada com velocidade, de modo que a retirada seja grande o suficiente para evitar a deterioração aeróbia. A recomendação de retirada mínima de silagem, para evitar a deterioração do material dentro do silo, é:




Questão 7

Em relação à manipulação hormonal do estro e da ovulação em pequenos ruminantes, é correto afirmar, EXCETO:




Questão 8

Leia as proposições sobre o planejamento em suinocultura:

I – O intervalo de lotes de produção deve ser de sete dias ou de múltiplos de sete. A idade média de desmame deve ser de 21 ou 28 dias. A idade média de saída de creche é de 63 ou 70 dias.
II – O intervalo de lotes de produção deve ser de dez dias ou de múltiplos de dez. A idade média de desmame deve ser de 30 dias. A idade média de saída de creche é de 80 dias.
III – Vazio sanitário é o período em que a instalação permanece desocupada (sem animais), após ser lavada e desinfetada, até a entrada de outro lote. Esse período deve ser de três a sete dias.
IV –A idade média de venda dos suínos produzidos para o mercado é de 150 dias.

Assinale a alternativa CORRETA




Questão 9

Leia as proposições sobre as características do cio em fêmeas suínas:

I – A fêmea apresenta edema e hiperemia de vulva, orelhas eretas e Reflexo de Tolerância ao Homem (RTH).
II – A fêmea apresenta temperatura corporal alta (39°C) e vulva com secreção mucosa, mas sem edema.
III – A fêmea apresenta inércia, na presença do tratador ou do cachaço, com apetite intenso, devido à demanda energética na ovulação.
IV – A fêmea apresenta alto apetite e comportamento estereotipado, na presença do cachaço.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 10

A coleta de dados sobre um rebanho ovino e caprino deve ser realizada de forma criteriosa, para garantir um eficiente controle econômico do sistema de produção. Além de dados obtidos diretamente dos animais, outros dados são importantes para contribuir com a eficiência econômica do sistema de produção. Indique V para as proposições verdadeiras e F para as falsas, acerca das informações coletadas:

( ) Das pastagens relativos à forrageira, ao solo e condições climáticas da região.
( ) Funcionamento e manutenção de implementos agrícolas.
( ) Sobre o uso de infraestrutura para atividades fora do sistema de produção.
( ) Qualidade física das benfeitorias e dados de sua manutenção.
( ) Eficiência da mão de obra e dados de demanda da mão de obra.
( ) Informações coletadas com periodicidade de 3 anos, sobre as pastagens.
( ) Demanda de maquinário e da infraestrutura, identificando os principais centros de custos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado