Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária.
Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

A produção agrícola se inicia desde o desbravamento e vai até a fase de colheita. Nesse caminho, que separa essas duas etapas, diversos tipos de máquinas ou implementos são utilizados. Diante dessas informações, associe as duas colunas apresentadas, relacionando corretamente os tipos de máquinas ou implementos aos respectivos exemplos expostos.

(1) Máquinas ou implementos para o preparo inicial do solo.
(2) Máquinas ou implementos para o preparo periódico do solo.
(3) Máquinas ou implementos para a semeadura, o plantio e o transplante.
(4) Máquinas ou implementos para a aplicação, o carregamento e o transporte de adubos e corretivos.
(5) Máquinas ou implementos para o cultivo, o desbaste e a poda.
(6) Máquinas ou implementos aplicadores de defensivos.
(7) Máquinas ou implementos para a colheita.
(8) Máquinas ou implementos para transporte, elevação e manuseio.
(9) Máquinas ou implementos para o processamento.
(10) Máquinas ou implementos motores e tratores.

( ) Adubadoras e carretas.
( ) Arados de aivecas, arados de discos, subsoladores, enxadas rotativas, sulcadores.
( ) Beneficiadoras, secadoras, classificadoras e polidoras.
( ) Carroças, carretas e caminhões.
( ) Colhedoras ou colheitadoras.
( ) Cultivadores de enxadas rotativas, ceifadeiras e roçadoras.
( ) Destocadores, serras, lâminas empurradoras, lâminas niveladoras, escavadeiras e perfuradoras.
( ) Pulverizadores, polvilhadoras, microatomizadoras, atomizadoras e fumigadores.
( ) Semeadoras, plantadoras e transplantadoras.
( ) Tratores agrícolas, tratores industriais e tratores florestais.

A sequência correta é

Questão 2

Um produtor cearense irá cultivar 100 hectares de mangueira Tommy Atkins, com tecnologia de produção para exportação, sob regime de irrigação. Em campo, o espaçamento a ser utilizado será 8,0 metros entre linhas e 5,0 metros entre plantas. A quantidade de mudas necessárias para a realização da operação de transplantio, nos 100 hectares de mangueira, será

Questão 3

A erosão do solo é um processo de remoção, transporte e deposição de partículas, causados pela água ou pelo vento.
Trata-se de um procedimento natural, entretanto, influenciável pela ação humana. Analise as afirmações a seguir, relativas à erosão do solo.

I. A erosão é o processo responsável pelas maiores alterações da camada superficial dos solo e está associada à diminuição do potencial produtivo das terras e a processos de degradação dos solos e outros recursos naturais.
II. A intensificação do uso das terras visando atender a demanda do crescimento populacional ou a necessidade de crescimento econômico, situações muito comuns em países em desenvolvimento, geralmente condiciona expressivas reduções na intensidade do processo erosivo.
III. Além do impacto da erosão sobre o potencial produtivo das terras, a enxurrada e os sedimentos originados podem assorear baixadas e corpos d’água, bem como servir de fonte dispersa de poluentes ou nutrientes, constituindo uma das principais formas de degradação dos recursos hídricos.
IV. A erosão do solo apresenta elevada variabilidade espacial e temporal. Uma área é igualmente afetada em toda a sua superfície e a sua intensidade é totalmente invariável, ano a ano.
V. A erosão do solo pode ser controlada, manejando a vegetação, resíduos de plantas e utilizando sistemas de preparo conservacionistas.

Estão corretas:

Questão 4

“Podemos descrever que o solo se encontra em equilíbrio biológico, o mesmo conserva sua fertilidade ou aumenta, embora muito vagarosamente. A perda de sua fertilidade, em seu estado normal, é exceção raríssima”.

MALAVOLTA, E.; et. Al. Adubos e Adubações. São Paulo: Nobel, 2002.

O cultivo tende a reduzir a fertilidade do solo, pelo seguinte motivo:

Questão 5

Assinale a alternativa em que todos os benefícios apresentados são verdadeiros.
A suplementação nutricional para animais em pastagens promove:

Questão 6

A manutenção ou a adição da matéria orgânica ao solo, por meio da rotação de culturas, incluindo o emprego adequado das coberturas vegetais e o manejo dos resíduos pós-colheita, promovem melhorias significativas no sistema produtivo ao longo dos anos, por uma série de razões, podendo-se enunciar, principalmente:

I. A melhoria do estado de agregação das partículas, pela formação de complexos organo-minerais;
II. O aumento da capacidade de armazenamento de água;
III. A contribuição à biodiversidade do solo e à supressão da sua biologia (micro, meso e macrofauna e flora), diminuindo a quantidade de espécies de organismos e também de inimigos naturais que irão atuar, negativamente, no controle e no equilíbrio de pragas (insetos, nematoides e outros) e doenças;
IV. A redução das perdas e a melhora na solubilização de nutrientes, dificultando seu aproveitamento pelas plantas;
V. A promoção da complexação orgânica do alumínio e do manganês, que se encontram em níveis tóxicos no solo;
VI. A redução da CTC efetiva do solo (dependente de pH).

Estão corretos:

Questão 7

No criatório de pequenos ruminantes, os estábulos dos animais, também chamados de abrigo, devem ser planejados com ―cama‖ (piso) tecnicamente adequada para os animais. Leia as proposições abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) O material utilizado para a ―cama” deve isolar, o máximo possível, o contato dos animais com as fezes e urina, podendo ser utilizado materiais como capim seco, palhadas de culturas, serragem de madeira ou areia.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por piso de concreto e areia, para aumentar a permeabilidade.
( ) A troca da ―cama‖ deve ser realizada de acordo com o número de animais, tipo de material e influências do ambiente.
( ) O material utilizado para a cama deve isolar o contato dos animais com os resíduos da produção, podendo ser utilizado materiais como tapete de borracha, madeira e piso de concreto.
( ) A cama deve ser substituída duas vezes ao ano, para que não ocorra excesso de tarefas desnecessárias e aumente o custo com as instalações.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por palhadas e esterco, para aumentar a permeabilidade;
( ) Terra batida, areia, brita e carvão, além de servirem para fazer a ―cama”, podem ser utilizados, em camadas, para melhorar a permeabilidade dos resíduos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Questão 8

Leia as proposições sobre a produção de efluentes em suinocultura, apresentadas no Manual brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de suínos (ABCS, 2011):

I – Uma matriz em ciclo completo produz 100 litros de efluente por dia.
II – Uma matriz em U.P.L. (Unidade de Produção de Leitões), até a saída de creche, produz 60 litros de efluente por dia.
III – Um suíno em terminação produz 7,5 litros de efluente por dia.
IV – Um suíno em terminação produz 20 litros de efluente por dia.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

A linfadenite caseosa, popularmente conhecida como ―mal do caroço‖, é uma doença bacteriana comum nos rebanhos de caprinos e ovinos no Brasil. Com relação a essa doença, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 10

Durante a abertura de um silo, a parte que não é fornecida rapidamente aos animais perde a condição de anaerobiose, o que leva a silagem à deterioração. Para evitar a deterioração da silagem, é necessário avançar, retirando uma camada sobre a massa ensilada com velocidade, de modo que a retirada seja grande o suficiente para evitar a deterioração aeróbia. A recomendação de retirada mínima de silagem, para evitar a deterioração do material dentro do silo, é:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *