Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária. Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

A manutenção ou a adição da matéria orgânica ao solo, por meio da rotação de culturas, incluindo o emprego adequado das coberturas vegetais e o manejo dos resíduos pós-colheita, promovem melhorias significativas no sistema produtivo ao longo dos anos, por uma série de razões, podendo-se enunciar, principalmente:

I. A melhoria do estado de agregação das partículas, pela formação de complexos organo-minerais;
II. O aumento da capacidade de armazenamento de água;
III. A contribuição à biodiversidade do solo e à supressão da sua biologia (micro, meso e macrofauna e flora), diminuindo a quantidade de espécies de organismos e também de inimigos naturais que irão atuar, negativamente, no controle e no equilíbrio de pragas (insetos, nematoides e outros) e doenças;
IV. A redução das perdas e a melhora na solubilização de nutrientes, dificultando seu aproveitamento pelas plantas;
V. A promoção da complexação orgânica do alumínio e do manganês, que se encontram em níveis tóxicos no solo;
VI. A redução da CTC efetiva do solo (dependente de pH).

Estão corretos:

Questão 2

Leia as proposições sobre o planejamento em suinocultura:

I – O intervalo de lotes de produção deve ser de sete dias ou de múltiplos de sete. A idade média de desmame deve ser de 21 ou 28 dias. A idade média de saída de creche é de 63 ou 70 dias.
II – O intervalo de lotes de produção deve ser de dez dias ou de múltiplos de dez. A idade média de desmame deve ser de 30 dias. A idade média de saída de creche é de 80 dias.
III – Vazio sanitário é o período em que a instalação permanece desocupada (sem animais), após ser lavada e desinfetada, até a entrada de outro lote. Esse período deve ser de três a sete dias.
IV –A idade média de venda dos suínos produzidos para o mercado é de 150 dias.

Assinale a alternativa CORRETA

Questão 3

A braquiária na entrelinha do café traz ganhos ao produtor e ao meio ambiente. Assinale alternativa CORRETA que corresponde a uma desvantagem desse consórcio.

Questão 4

Durante a abertura de um silo, a parte que não é fornecida rapidamente aos animais perde a condição de anaerobiose, o que leva a silagem à deterioração. Para evitar a deterioração da silagem, é necessário avançar, retirando uma camada sobre a massa ensilada com velocidade, de modo que a retirada seja grande o suficiente para evitar a deterioração aeróbia. A recomendação de retirada mínima de silagem, para evitar a deterioração do material dentro do silo, é:

Questão 5

A maioria das espécies hortícolas presta-se melhor à propagação via sementes, mas, outras, preferem proliferar vegetativamente. Há, ainda, poucas espécies que se propagam satisfatoriamente das duas formas. De acordo com as terminologias relacionadas à propagação vegetativa de hortaliças, associe adequadamente as colunas.

(1) Bulbilho.
(2) Cultura de tecidos.
(3) Enxertia.
(4) Estaquia.
(5) Estolões.
(6) Estruturas vegetativas especializadas.
(7) Perfilho.
(8) Raiz tuberosa.
(9) Rizomas.
(10) Tubérculos.

( ) Caules arredondados de algumas plantas, que se desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia.
( ) Caules especializados, em geral horizontais, que aparecem nas axilas das folhas e na base da coroa. Estas estruturas, em geral, têm a capacidade de enraizar e de formar novas plantas.
( ) Contém grande quantidade de reserva como substância nutritiva no sistema radicular.
( ) Diminutos bulbos que se formam ao longo do caule de certas plantas.
( ) Nome genérico que se dá aos vários procedimentos de cultivo “in vitro” de células, tecidos e órgãos vegetais em um meio nutritivo e em condições assépticas.
( ) Partes ou órgãos vegetativos retirados da planta matriz, que, quando submetidos às condições favoráveis (luz, temperatura, umidade, substrato), podem ter seu enraizamento induzido, formando uma nova planta.
( ) Partes vegetativas de duas plantas são colocadas em contato, de tal forma que se unem, formando uma única planta.
( ) Qualquer órgão que possa funcionar como estrutura de reserva e possa ser utilizado para a propagação.
( ) Ramificação subterrânea contínua de uma planta, formada a partir de um processo fisiológico.
( ) Tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo ter também porções aéreas.

A sequência correta é

Questão 6

Em relação a alimentação dos equinos, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

O cultivo de plantas em substratos é uma técnica amplamente empregada na maioria dos países de horticultura avançada.
As opções a seguir apresentam algumas vantagens dessa tecnologia, à exceção de uma. Assinale-a.

Questão 8

O conhecimento da fisiologia animal é fundamental para que práticas de manejo reprodutivo adequadas sejam adotadas. Em relação à fisiologia reprodutiva dos caprinos, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 9

“O solo é definido como a coleção de corpos naturais ocorrendo na superfície da terra, contendo matéria viva e suportando ou sendo capaz de suportar plantas. Os fatores de formação do solo, simplesmente denominados de intemperismo, incluem também as forças físicas que resultam na desintegração das rochas”.

BERTONI, José; NETO, Francisco Lombardi. Conservação do Solo. São Paulo: Ícone,
2017. 10ª edição.

Sabendo da importância de vários fatores que caracterizam o solo, podemos destacar uma característica comum de todos os solos no quesito desenvolvimento em diferentes camadas horizontais:

Questão 10

Leia as proposições sobre as características do cio em fêmeas suínas:

I – A fêmea apresenta edema e hiperemia de vulva, orelhas eretas e Reflexo de Tolerância ao Homem (RTH).
II – A fêmea apresenta temperatura corporal alta (39°C) e vulva com secreção mucosa, mas sem edema.
III – A fêmea apresenta inércia, na presença do tratador ou do cachaço, com apetite intenso, devido à demanda energética na ovulação.
IV – A fêmea apresenta alto apetite e comportamento estereotipado, na presença do cachaço.

Assinale a alternativa CORRETA:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *