Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária.
Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

“É notório destacar que a qualidade da água para o processo de irrigação nem sempre é definida como perfeição. Muitas vezes, refere-se à sua salinidade com relação a quantidade total de sólidos dissolvidos, expressa em miligramas por litro, partes por milhão ou por meio de sua condutividade elétrica”.

BERNADO, Salassier; et.al. Manual de Irrigação. 8ª ed. Viçosa: Editora UFV, 2006.

Quanto às características que determinam a qualidade da água para irrigação, um dos parâmetros que se encaixa nas informações está em:

Questão 2

“A moderna fisiologia da produção das hortaliças concebe uma cultura de forma semelhante a uma unidade industrial de produção em série. A eficiência da produção depende da eficiência individual do conjunto das plantas que compõem a cultura. A grande maioria das hortaliças é propagada por sementes”.

ANDRIOLO, Jerônimo Luiz. Olericultura geral: Princípios e Técnicas. Santa Maria: Ed.
UF2002.

De acordo com estas informações a respeito da propagação das hortaliças podemos dizer que:

Questão 3

Em relação a época de estaqueamento, marque (V) verdadeiro ou (F) falso nos itens abaixo.

(__) Semi-lenhosas: são coletadas na época de crescimento vegetativo (primavera/verão).
(__) Lenhosas: coletadas no período de dormência (inverno), quando as estacas apresentam a maior taxa de regeneração potencial e são altamente lignificadas.
(__) Herbáceas: são coletadas no final do verão e inicio do outono.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima:

Questão 4

Em relação ao manejo do Bicho Mineiro no cafeeiro, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

Assinale a alternativa CORRETA sobre sintomas pré-parto em suinocultura:

Questão 6

A prática de "flushing", em ovinos, é adotada para:

Questão 7

Leia as proposições sobre fatores que favorecem o equilíbrio imunitário do plantel de suínos:

I – Variação de idade, no grupo, superior a sete dias.
II – Utilização de fluxo contínuo de produção.
III – Utilização do sistema ―todos dentro e todos fora‖, sem fluxo contínuo de produção.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 8

O conhecimento da fisiologia animal é fundamental para que práticas de manejo reprodutivo adequadas sejam adotadas. Em relação à fisiologia reprodutiva dos caprinos, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 9

Durante a abertura de um silo, a parte que não é fornecida rapidamente aos animais perde a condição de anaerobiose, o que leva a silagem à deterioração. Para evitar a deterioração da silagem, é necessário avançar, retirando uma camada sobre a massa ensilada com velocidade, de modo que a retirada seja grande o suficiente para evitar a deterioração aeróbia. A recomendação de retirada mínima de silagem, para evitar a deterioração do material dentro do silo, é:

Questão 10

Em um sistema de produção de carne caprina e ovina, as instalações afetam a viabilidade econômica. Os principais aspectos que devem ser considerados, nas instalações, nesse sistema de produção são:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *