Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária. Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

Entre todas as etapas de um plano de fertilização do solo, os maiores índices de equívocos acontecem por ocasião da amostragem do solo, processo este que necessita obedecer a certos critérios quando da coleta da amostra. Portanto, para que essa amostra seja representativa, é necessário seguir vários procedimentos.
As opções abaixo relacionam alguns deles, à exceção de uma. Assinale-a.

Questão 2

A prática de "flushing", em ovinos, é adotada para:

Questão 3

“Podemos descrever que o solo se encontra em equilíbrio biológico, o mesmo conserva sua fertilidade ou aumenta, embora muito vagarosamente. A perda de sua fertilidade, em seu estado normal, é exceção raríssima”.

MALAVOLTA, E.; et. Al. Adubos e Adubações. São Paulo: Nobel, 2002.

O cultivo tende a reduzir a fertilidade do solo, pelo seguinte motivo:

Questão 4

Leia as proposições sobre as características do cio em fêmeas suínas:

I – A fêmea apresenta edema e hiperemia de vulva, orelhas eretas e Reflexo de Tolerância ao Homem (RTH).
II – A fêmea apresenta temperatura corporal alta (39°C) e vulva com secreção mucosa, mas sem edema.
III – A fêmea apresenta inércia, na presença do tratador ou do cachaço, com apetite intenso, devido à demanda energética na ovulação.
IV – A fêmea apresenta alto apetite e comportamento estereotipado, na presença do cachaço.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 5

O cultivo de plantas em substratos é uma técnica amplamente empregada na maioria dos países de horticultura avançada.
As opções a seguir apresentam algumas vantagens dessa tecnologia, à exceção de uma. Assinale-a.

Questão 6

“O objetivo de quem planta um pomar é obter colheitas abundantes, recompensa dos esforços e da paciência do agricultor. Para obter frutos, é preciso dar forma às árvores, as formas existentes permitem que cada um plante o seu pomar seja qual for o seu tamanho”.

GOSSELIN, Henri. ABC da Fruticultura. Tempos Livres, Ed. Presença. 1984.

Dentre as formas conhecidas, podemos dizer que:

Questão 7

Marque a assertiva correta.

Questão 8

Em relação ao manejo do Bicho Mineiro no cafeeiro, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a escolha do local de um viveiro para atender as condições de produção de mudas que deve seguir.

Questão 10

O processo de formação dos solos acontece devido a ação

Tempo de simulado: