Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária.
Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

A rotação de culturas consiste na alternância de espécies ou culturas em um mesmo terreno, mediante sequência racional e não arbitrária, de forma a assegurar ou restabelecer o equilíbrio biológico e a produtividade do sistema depauperado pelo monocultivo, bem como possibilitar o aproveitamento dos efeitos de complementaridade entre as plantas envolvidas no sistema.
Os princípios básicos que determinam a eficiência e o sucesso da rotação de culturas são:

I. Alternância de espécies vegetais, apresentando exigências nutricionais semelhantes;
II. Alternância de espécies vegetais que apresentem diferentes sistemas radiculares, quanto à arquitetura, à distribuição e à profundidade de exploração do solo;
III. Alternância de espécies que não apresentem suscetibilidade a patógenos e a insetos-praga comuns;
IV. Uso de uma ou mais espécies com elevada capacidade de produção de resíduos, preferencialmente com baixo valor da relação carbono/nitrogênio (C/N).

Estão corretos os princípios que determinam a eficiência e o sucesso da rotação de culturas apresentados em:




Questão 2

No criatório de pequenos ruminantes, os estábulos dos animais, também chamados de abrigo, devem ser planejados com ―cama‖ (piso) tecnicamente adequada para os animais. Leia as proposições abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) O material utilizado para a ―cama” deve isolar, o máximo possível, o contato dos animais com as fezes e urina, podendo ser utilizado materiais como capim seco, palhadas de culturas, serragem de madeira ou areia.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por piso de concreto e areia, para aumentar a permeabilidade.
( ) A troca da ―cama‖ deve ser realizada de acordo com o número de animais, tipo de material e influências do ambiente.
( ) O material utilizado para a cama deve isolar o contato dos animais com os resíduos da produção, podendo ser utilizado materiais como tapete de borracha, madeira e piso de concreto.
( ) A cama deve ser substituída duas vezes ao ano, para que não ocorra excesso de tarefas desnecessárias e aumente o custo com as instalações.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por palhadas e esterco, para aumentar a permeabilidade;
( ) Terra batida, areia, brita e carvão, além de servirem para fazer a ―cama”, podem ser utilizados, em camadas, para melhorar a permeabilidade dos resíduos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:




Questão 3

A erosão do solo é um processo de remoção, transporte e deposição de partículas, causados pela água ou pelo vento.
Trata-se de um procedimento natural, entretanto, influenciável pela ação humana. Analise as afirmações a seguir, relativas à erosão do solo.

I. A erosão é o processo responsável pelas maiores alterações da camada superficial dos solo e está associada à diminuição do potencial produtivo das terras e a processos de degradação dos solos e outros recursos naturais.
II. A intensificação do uso das terras visando atender a demanda do crescimento populacional ou a necessidade de crescimento econômico, situações muito comuns em países em desenvolvimento, geralmente condiciona expressivas reduções na intensidade do processo erosivo.
III. Além do impacto da erosão sobre o potencial produtivo das terras, a enxurrada e os sedimentos originados podem assorear baixadas e corpos d’água, bem como servir de fonte dispersa de poluentes ou nutrientes, constituindo uma das principais formas de degradação dos recursos hídricos.
IV. A erosão do solo apresenta elevada variabilidade espacial e temporal. Uma área é igualmente afetada em toda a sua superfície e a sua intensidade é totalmente invariável, ano a ano.
V. A erosão do solo pode ser controlada, manejando a vegetação, resíduos de plantas e utilizando sistemas de preparo conservacionistas.

Estão corretas:




Questão 4

A prática de "flushing", em ovinos, é adotada para:




Questão 5

Durante a abertura de um silo, a parte que não é fornecida rapidamente aos animais perde a condição de anaerobiose, o que leva a silagem à deterioração. Para evitar a deterioração da silagem, é necessário avançar, retirando uma camada sobre a massa ensilada com velocidade, de modo que a retirada seja grande o suficiente para evitar a deterioração aeróbia. A recomendação de retirada mínima de silagem, para evitar a deterioração do material dentro do silo, é:




Questão 6

São exemplos das mais importantes frutíferas, que são comumente propagadas por sementes, em cultivos comerciais:




Questão 7

Assinale a alternativa CORRETA sobre sintomas pré-parto em suinocultura:




Questão 8

Leia as proposições sobre o planejamento em suinocultura:

I – O intervalo de lotes de produção deve ser de sete dias ou de múltiplos de sete. A idade média de desmame deve ser de 21 ou 28 dias. A idade média de saída de creche é de 63 ou 70 dias.
II – O intervalo de lotes de produção deve ser de dez dias ou de múltiplos de dez. A idade média de desmame deve ser de 30 dias. A idade média de saída de creche é de 80 dias.
III – Vazio sanitário é o período em que a instalação permanece desocupada (sem animais), após ser lavada e desinfetada, até a entrada de outro lote. Esse período deve ser de três a sete dias.
IV –A idade média de venda dos suínos produzidos para o mercado é de 150 dias.

Assinale a alternativa CORRETA




Questão 9

Sobre a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides (Penz) Penz. & Sacc), a mais severa doença do cajueiro no Brasil, é incorreto dizer-se que




Questão 10

Assinale a alternativa em que todos os benefícios apresentados são verdadeiros.
A suplementação nutricional para animais em pastagens promove:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado