>

Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária. Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

Em relação ao diferencial, é CORRETO afirmar que:

Questão 2

Sistema agroflorestal é uma forma de uso do solo que combina, em uma mesma área e em um determinado tempo, o cultivo de elementos perenes, semiperenes, de ciclo curto e eventuais. Nesse contexto, relacione as características de cada elemento à sua importância no sistema.

1. espécies que permanecem no sistema por dois a três anos, sendo implantadas no início do sistema
2. componente animal
3. espécies arbóreas ou arbustivas, frutíferas, madeiráveis ou adubadoras
4. componentes agrícolas

( ) capacidade de capturar nutrientes mais profundos do solo, e renda a médio e longo prazos
( ) geração de renda a curto e médio prazos
( ) opção de renda a curto prazo
( ) diversificação de renda Assinale a opção que apresente a relação correta, de cima para baixo.

Questão 3

Na formação do solo, o fator material de origem influencia em diversos atributos físicos e químicos do perfil do solo. O solo resulta da ação simultânea e integrada de fatores e processos, por exemplo, uma rocha denominada granito que esteja em uma região de clima seco e quente existirá maior tendência de originar solos rasos e pedregosos. Com relação às características da rocha granito, assinale a alternativa correta.

Questão 4

A um técnico em Agropecuária, foi dada a incumbência de ajustar uma semeadora adubadora, para se aplicar uma dose de 250 kg ha-1 de fertilizantes. Considerando-se um espaçamento entre fileiras de plantas de 0,50 m, a quantidade estimada de fertilizantes, a ser depositada em cada metro linear de fileira de plantas (em gramas), por essa semeadora adubadora, é de

Questão 5

O somatório do Al+3 + H, representa:

Questão 6

No preparo da solução de tetrazólio, para a análise em sementes de soja, inicialmente é feita a solução estoque a 1,0% misturando 10 g do sal de tetrarólizio em 1.000 mL de água destilada. No entanto, a solução de trabalho tem concentração de 0,075%. Para obter 1.000 mL da solução de trabalho é realizada a mistura de

Questão 7

A maioria das espécies hortícolas presta-se melhor à propagação via sementes, mas, outras, preferem proliferar vegetativamente. Há, ainda, poucas espécies que se propagam satisfatoriamente das duas formas. De acordo com as terminologias relacionadas à propagação vegetativa de hortaliças, associe adequadamente as colunas.

(1) Bulbilho.
(2) Cultura de tecidos.
(3) Enxertia.
(4) Estaquia.
(5) Estolões.
(6) Estruturas vegetativas especializadas.
(7) Perfilho.
(8) Raiz tuberosa.
(9) Rizomas.
(10) Tubérculos.

( ) Caules arredondados de algumas plantas, que se desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia.
( ) Caules especializados, em geral horizontais, que aparecem nas axilas das folhas e na base da coroa. Estas estruturas, em geral, têm a capacidade de enraizar e de formar novas plantas.
( ) Contém grande quantidade de reserva como substância nutritiva no sistema radicular.
( ) Diminutos bulbos que se formam ao longo do caule de certas plantas.
( ) Nome genérico que se dá aos vários procedimentos de cultivo “in vitro” de células, tecidos e órgãos vegetais em um meio nutritivo e em condições assépticas.
( ) Partes ou órgãos vegetativos retirados da planta matriz, que, quando submetidos às condições favoráveis (luz, temperatura, umidade, substrato), podem ter seu enraizamento induzido, formando uma nova planta.
( ) Partes vegetativas de duas plantas são colocadas em contato, de tal forma que se unem, formando uma única planta.
( ) Qualquer órgão que possa funcionar como estrutura de reserva e possa ser utilizado para a propagação.
( ) Ramificação subterrânea contínua de uma planta, formada a partir de um processo fisiológico.
( ) Tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo ter também porções aéreas.

A sequência correta é

Questão 8

“É viável destacar que o solo é um sistema vivo, heterogêneo e aberto, formado pelas fases: sólido, líquido e gasosa e sua natureza está ligada ao clima, a topografia e às características da rocha matriz, a qual, por meio da decomposição e desintegração de seus elementos, fornece matéria-prima para a formação do solo”.

BERTONI, José; NETO, Francisco Lombardi. Conservação do Solo. São Paulo: Ícone,
2017. 10ª edição.

De acordo com os estudos realizados do solo, podemos afirmar que:

Questão 9

As espécies frutíferas podem ser enquadradas como culturas anuais, semiperenes ou perenes, dependendo da duração do ciclo de produção.
As opções a seguir apresentam culturas frutíferas perenes ou semiperenes, à exceção de uma. Assinale-a.

Questão 10

Na fungicultura, cada tipo de cogumelo possui suas características e necessidades específicas. As opções a seguir apresentam diversas combinações de clima e umidade, sendo que apenas uma delas é favorável ao cultivo de cogumelos. Assinale-a.

Tempo de simulado: