Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária.
Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

“O objetivo de quem planta um pomar é obter colheitas abundantes, recompensa dos esforços e da paciência do agricultor. Para obter frutos, é preciso dar forma às árvores, as formas existentes permitem que cada um plante o seu pomar seja qual for o seu tamanho”.

GOSSELIN, Henri. ABC da Fruticultura. Tempos Livres, Ed. Presença. 1984.

Dentre as formas conhecidas, podemos dizer que:

Questão 2

Em relação ao diferencial, é CORRETO afirmar que:

Questão 3

Leia as proposições sobre as características do cio em fêmeas suínas:

I – A fêmea apresenta edema e hiperemia de vulva, orelhas eretas e Reflexo de Tolerância ao Homem (RTH).
II – A fêmea apresenta temperatura corporal alta (39°C) e vulva com secreção mucosa, mas sem edema.
III – A fêmea apresenta inércia, na presença do tratador ou do cachaço, com apetite intenso, devido à demanda energética na ovulação.
IV – A fêmea apresenta alto apetite e comportamento estereotipado, na presença do cachaço.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 4

“É viável destacar que o solo é um sistema vivo, heterogêneo e aberto, formado pelas fases: sólido, líquido e gasosa e sua natureza está ligada ao clima, a topografia e às características da rocha matriz, a qual, por meio da decomposição e desintegração de seus elementos, fornece matéria-prima para a formação do solo”.

BERTONI, José; NETO, Francisco Lombardi. Conservação do Solo. São Paulo: Ícone,
2017. 10ª edição.

De acordo com os estudos realizados do solo, podemos afirmar que:

Questão 5

“O solo é definido como a coleção de corpos naturais ocorrendo na superfície da terra, contendo matéria viva e suportando ou sendo capaz de suportar plantas. Os fatores de formação do solo, simplesmente denominados de intemperismo, incluem também as forças físicas que resultam na desintegração das rochas”.

BERTONI, José; NETO, Francisco Lombardi. Conservação do Solo. São Paulo: Ícone,
2017. 10ª edição.

Sabendo da importância de vários fatores que caracterizam o solo, podemos destacar uma característica comum de todos os solos no quesito desenvolvimento em diferentes camadas horizontais:

Questão 6

Em relação ao manejo do Bicho Mineiro no cafeeiro, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

A linfadenite caseosa, popularmente conhecida como ―mal do caroço‖, é uma doença bacteriana comum nos rebanhos de caprinos e ovinos no Brasil. Com relação a essa doença, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 8

O conhecimento da fisiologia animal é fundamental para que práticas de manejo reprodutivo adequadas sejam adotadas. Em relação à fisiologia reprodutiva dos caprinos, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 9

“A busca cada vez maior pela produtividade e lucratividade, a qualidade do fertilizante ligada a uniformidade e granulometria, tem uma importância fundamental e determinante na produtividade das culturas”.

MALAVOLTA, E.; et. Al. Adubos e Adubações. São Paulo: Nobel, 2002.

O método de distribuição a seguir é uma prática corrente em pequenas propriedades e nas hortas, onde para fazer a distribuição o sulco aberto recebe através do trabalhador que caminha ao lado o adubo. Este método é:

Questão 10

Leia as proposições sobre a produção de efluentes em suinocultura, apresentadas no Manual brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de suínos (ABCS, 2011):

I – Uma matriz em ciclo completo produz 100 litros de efluente por dia.
II – Uma matriz em U.P.L. (Unidade de Produção de Leitões), até a saída de creche, produz 60 litros de efluente por dia.
III – Um suíno em terminação produz 7,5 litros de efluente por dia.
IV – Um suíno em terminação produz 20 litros de efluente por dia.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

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