Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária.
Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

Sobre a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides (Penz) Penz. & Sacc), a mais severa doença do cajueiro no Brasil, é incorreto dizer-se que




Questão 2

A linfadenite caseosa, popularmente conhecida como ―mal do caroço‖, é uma doença bacteriana comum nos rebanhos de caprinos e ovinos no Brasil. Com relação a essa doença, é correto afirmar, EXCETO:




Questão 3

O conhecimento da fisiologia animal é fundamental para que práticas de manejo reprodutivo adequadas sejam adotadas. Em relação à fisiologia reprodutiva dos caprinos, assinale a alternativa CORRETA:




Questão 4

“A moderna fisiologia da produção das hortaliças concebe uma cultura de forma semelhante a uma unidade industrial de produção em série. A eficiência da produção depende da eficiência individual do conjunto das plantas que compõem a cultura. A grande maioria das hortaliças é propagada por sementes”.

ANDRIOLO, Jerônimo Luiz. Olericultura geral: Princípios e Técnicas. Santa Maria: Ed.
UF2002.

De acordo com estas informações a respeito da propagação das hortaliças podemos dizer que:




Questão 5

O preparo do solo compreende as práticas que antecedem a semeadura, oferecendo-se condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas. No _______________, o solo é preparado mediante aração seguida de gradagem, de gradagem com grades aradoras ou grades pesadas. No _______________, o preparo do solo se caracteriza pela menor utilização de implementos. Neste sistema, basicamente, utiliza-se a grade niveladora e, eventualmente, o arado escarificador, que revolve o solo, melhorando a sua drenagem e a condição física. No _______________, o plantio é feito em pequenos sulcos abertos no solo coberto de palha, sem a necessidade de aração ou gradagem da superfície do terreno, sendo mantidos, no solo, os restos das culturas anteriores.

Preenchem corretamente as lacunas na ordem em que estão dispostas no texto:




Questão 6

Assinale a alternativa CORRETA sobre sintomas pré-parto em suinocultura:




Questão 7

A maioria das espécies hortícolas presta-se melhor à propagação via sementes, mas, outras, preferem proliferar vegetativamente. Há, ainda, poucas espécies que se propagam satisfatoriamente das duas formas. De acordo com as terminologias relacionadas à propagação vegetativa de hortaliças, associe adequadamente as colunas.

(1) Bulbilho.
(2) Cultura de tecidos.
(3) Enxertia.
(4) Estaquia.
(5) Estolões.
(6) Estruturas vegetativas especializadas.
(7) Perfilho.
(8) Raiz tuberosa.
(9) Rizomas.
(10) Tubérculos.

( ) Caules arredondados de algumas plantas, que se desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia.
( ) Caules especializados, em geral horizontais, que aparecem nas axilas das folhas e na base da coroa. Estas estruturas, em geral, têm a capacidade de enraizar e de formar novas plantas.
( ) Contém grande quantidade de reserva como substância nutritiva no sistema radicular.
( ) Diminutos bulbos que se formam ao longo do caule de certas plantas.
( ) Nome genérico que se dá aos vários procedimentos de cultivo “in vitro” de células, tecidos e órgãos vegetais em um meio nutritivo e em condições assépticas.
( ) Partes ou órgãos vegetativos retirados da planta matriz, que, quando submetidos às condições favoráveis (luz, temperatura, umidade, substrato), podem ter seu enraizamento induzido, formando uma nova planta.
( ) Partes vegetativas de duas plantas são colocadas em contato, de tal forma que se unem, formando uma única planta.
( ) Qualquer órgão que possa funcionar como estrutura de reserva e possa ser utilizado para a propagação.
( ) Ramificação subterrânea contínua de uma planta, formada a partir de um processo fisiológico.
( ) Tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo ter também porções aéreas.

A sequência correta é




Questão 8

A rotação de culturas consiste na alternância de espécies ou culturas em um mesmo terreno, mediante sequência racional e não arbitrária, de forma a assegurar ou restabelecer o equilíbrio biológico e a produtividade do sistema depauperado pelo monocultivo, bem como possibilitar o aproveitamento dos efeitos de complementaridade entre as plantas envolvidas no sistema.
Os princípios básicos que determinam a eficiência e o sucesso da rotação de culturas são:

I. Alternância de espécies vegetais, apresentando exigências nutricionais semelhantes;
II. Alternância de espécies vegetais que apresentem diferentes sistemas radiculares, quanto à arquitetura, à distribuição e à profundidade de exploração do solo;
III. Alternância de espécies que não apresentem suscetibilidade a patógenos e a insetos-praga comuns;
IV. Uso de uma ou mais espécies com elevada capacidade de produção de resíduos, preferencialmente com baixo valor da relação carbono/nitrogênio (C/N).

Estão corretos os princípios que determinam a eficiência e o sucesso da rotação de culturas apresentados em:




Questão 9

No criatório de pequenos ruminantes, os estábulos dos animais, também chamados de abrigo, devem ser planejados com ―cama‖ (piso) tecnicamente adequada para os animais. Leia as proposições abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) O material utilizado para a ―cama” deve isolar, o máximo possível, o contato dos animais com as fezes e urina, podendo ser utilizado materiais como capim seco, palhadas de culturas, serragem de madeira ou areia.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por piso de concreto e areia, para aumentar a permeabilidade.
( ) A troca da ―cama‖ deve ser realizada de acordo com o número de animais, tipo de material e influências do ambiente.
( ) O material utilizado para a cama deve isolar o contato dos animais com os resíduos da produção, podendo ser utilizado materiais como tapete de borracha, madeira e piso de concreto.
( ) A cama deve ser substituída duas vezes ao ano, para que não ocorra excesso de tarefas desnecessárias e aumente o custo com as instalações.
( ) Podem ser utilizadas camadas formadas por palhadas e esterco, para aumentar a permeabilidade;
( ) Terra batida, areia, brita e carvão, além de servirem para fazer a ―cama”, podem ser utilizados, em camadas, para melhorar a permeabilidade dos resíduos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:




Questão 10

“A busca cada vez maior pela produtividade e lucratividade, a qualidade do fertilizante ligada a uniformidade e granulometria, tem uma importância fundamental e determinante na produtividade das culturas”.

MALAVOLTA, E.; et. Al. Adubos e Adubações. São Paulo: Nobel, 2002.

O método de distribuição a seguir é uma prática corrente em pequenas propriedades e nas hortas, onde para fazer a distribuição o sulco aberto recebe através do trabalhador que caminha ao lado o adubo. Este método é:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado