Simulado Técnico em Hidrologia

Ele instala, opera e realiza a manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazão em rios, lagos e estuários. e de equipamentos para registro de correntes, marés, ondas e outras características marítimas. Coleta, interpreta e analisa sedimentos e etc. Preparamos este simulado com questões que caíram em provas para Concursos Públicos, responda

Questão 1

Os pluviógrafos de boia e balança são registradores contínuos, que fornecem um gráfico denominado pluviograma, em que são registradas continuamente as alturas de chuva em função do tempo. Na figura abaixo, está representado o pluviograma de um evento de chuva no dia 18/03/1996 com início às 15h e término as 21h.
sdas
Qual a altura pluviométrica e a intensidade média deste evento, respectivamente?

Questão 2

A figura abaixo mostra uma bacia hidrográfica onde estão instalados quatro postos pluviométricos com as respectivas áreas de influência.
sscas
Considerando os registros pluviométricos destes postos, determine a precipitação média na bacia, usando, respectivamente, os métodos da média aritmética e dos polígonos de Thiessen:

Questão 3

A amostragem por integração na vertical é a mais utilizada nas medições rotineiras de sedimento em suspensão. Para definir a localização e o espaçamento entre as verticais de amostragem de sedimento em suspensão, os métodos de Igual Incremento de Largura (IIL) e Igual Incremento de Descarga (IID) são os mais utilizados e recomendados. Desta forma, é correto afirmar que

Questão 4

A figura ilustra as leituras de dois pontos (A e B) efetuadas em uma mira topográfica para o nivelamento de réguas linimétricas de uma estação fluviométrica.
ada
A leitura correta para o fio médio para os pontos A e B, corresponde respectivamente, a:

Questão 5

Curvas de nível são consideradas umas das formas mais tradicionais de representação do relevo. São linhas que unem pontos com a mesma cota., Sobre curvas de nível, é correto afirmar que

Questão 6

A figura abaixo representa perfis teóricos de velocidade, vistos em planta e um perfil vertical.
sdass
A respeito das medições de vazão em cursos de água (fluviometria), é correto afirmar que

Questão 7

A evaporação refere-se à mudança da água do seu estado líquido para o estado de vapor, sendo que a máxima evaporação possível de uma determinada área é denominada evaporação potencial. Uma das formas diretas de determinação da evaporação é utilizando tanques como o Tanque classe A. A leitura de lâmina de água realizada em um Tanque classe A no dia 17/01/2020 às 9h foi de 5,0 cm. No dia seguinte, após 24 horas, a leitura foi de 6,5 cm. Sabendo que no intervalo entre as duas leituras ocorreu uma precipitação de 19 mm, a evaporação total durante o período de 24 horas será:

Questão 8

A curva-chave de uma determinada seção foi ajustada com a seguinte equação Q = 60.(h-0)2 , sendo Q em m³/s e h em metros. Para a construção desta curva chave foram medidas vazões mínimas de 15 m³/s e máximas de 1500 m³/s, que correspondem respectivamente, às cotas de:

Questão 9

A relação existente entre a vazão e altura da lâmina de água (cota) em uma seção transversal é chamada de curva-chave. Esta relação envolve características geométricas de seção transversal e as características de escoamento do canal. Sobre a construção de uma curva-chave é correto afirmar que

Questão 10

A figura abaixo ilustra a determinação de cota de um novo RN (RN 2) com base na cota conhecida do RN 1.
sas
A cota do RN 2 corresponde a:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *