Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Laboratório – Questões Objetivas

Simulado Técnico em Laboratório – Questões Objetivas

Este profissional auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas – necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Antes de o potenciômetro ser utilizado, devem-se tomar alguns cuidados. Qual das alternativas NÃO corresponde às práticas de zelo com o equipamento?




Questão 2

O microscópio ótico é composto por partes ópticas e mecânicas. Com relação aos componentes mecânicos do microscópio ótico, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 3

Com relação às práticas utilizadas no exame parasitológico de fezes, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

Alguns procedimentos laboratoriais requerem vidrarias de precisão. Assinale a alternativa que corresponde a vidrarias de precisão.




Questão 5

A técnica de centrifugação é utilizada nos processos de separação de componentes de misturas. Com base nos princípios da centrifugação, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Os mecanismos de destruição microbiana estão associados com os principais aspectos estruturais de uma célula bacteriana. Assinale a alternativa CORRETA com relação à destruição de células microbianas.




Questão 7

No diagnóstico etiológico de um estado infeccioso, o laboratorista clínico pode contar com procedimentos laboratoriais, a partir do material biológico colhido do paciente. Em relação aos exames bacteriológicos e sorológicos, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 8

Muitas dosagens de parâmetros bioquímicos do plasma utilizam a técnica da espectrofotometria. Com relação aos fundamentos da espectrofotometria, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Num laboratório de análises, é necessário fazer as diluições de 1/10, 1/100 e 1/500 de soro em tampão. No entanto, só há soro suficiente para a diluição de 1/10. Para preparar a diluição de 1/100 de soro em tampão, partindo-se da diluição de 1/10, deve-se diluí-la em




Questão 10

A bactéria Clostridium tetani, agente causador do tétano, é cultivada em meio essencialmente




Tempo de simulado:

Comentar Simulado