Simulado Técnico em Laboratório – Questões Objetivas

Este profissional auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A hemostasia consiste no processo que regula o equilíbrio volêmico, mantendo o sangue em seu estado líquido nos vasos normais, ou seja, não lesados, e permitindo a formação de tampão hemostático (trombo) nas respostas à lesão de um vaso sanguíneo com objetivo de deter a hemorragia. Defeitos nos processos de hemostasia podem causar hemorragias e trombose.

Disponível em: https://www.sanarmed.com.

São testes que, atualmente, são utilizados para avaliar a função hemostática:

Questão 2

Quanto aos métodos utilizados para esterilização de material assinale a alternativa correta.

Questão 3

O Ministério da Saúde recomenda que a preparação de lugol diluído para uso seja feito da seguinte forma:

Questão 4

São características dos meios de cultura de microrganismos todas as citadas abaixo, EXCETO:

Questão 5

Na microbiologia de rotina em análises clínicas, as análises microbiológicas são processadas em amostras diversas. Algumas vezes, recebem-se amostras para isolamento e identificação de patógenos em dispositivos médicos e materiais cirúrgicos, como cateteres, por exemplo. O processo de identificação bacteriana poderá ocorrer por meio de colorações, testes, plantios em meios de culturas ou identificação por meio de PCR. As bactérias podem ser classificadas por aspectos microscópicos, incluindo o tamanho, a forma e a configuração dos organismos (como, por exemplo, cocos e bacilos), bem como por seu comportamento frente a colorações específicas e crescimento em determinados meios de cultura.

Sobre a identificação bacteriana, assinale a alternativa incorreta.

Questão 6

A coleta a vácuo é uma recomendação internacional do Clinical & Laboratory Standards Institute (CLSI), adotada em todo o mundo. Esse sistema de coleta é composto por um dispositivo que permite a aspiração do sangue diretamente da veia através do vácuo, que se conecta diretamente ao tubo de análise. Essa modalidade de coleta foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, a pedido da Cruz Vermelha Americana, e passou por diversos aprimoramentos até chegar aos dias de hoje.

Com relação à técnica de coleta à vácuo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O sistema de extração a vácuo é um sistema aberto porque permite a obtenção de múltiplas amostras com uma única punção venal, dessa forma, reduzindo o risco de exposição direta ao sangue.

(   ) São utilizados tubos contendo diferentes aditivos, codificados pela cor da tampa, que são recomendados para diferentes tipos de análise. A ordem de coleta dos tubos de sangue é determinada pelo próprio laboratório, que utiliza seus próprios critérios para realizar a coleta de sangue.

(   ) Os tubos devem ser usados na ordem correta para a coleta de sangue, para evitar contaminação cruzada dos aditivos entre eles. Após a coleta de um frasco para hemocultura, a sequência de coleta correta usando tubos de plástico é: tubo azul (citrato), tubo vermelho (sem anticoagulante), tubo verde (heparina), tubo roxo (EDTA), tubo cinza (fluoreto).

(   ) A quantidade de aditivo nos tubos é proporcional ao volume de sangue a ser coletado, devido ao vácuo calibrado nesse sistema. Dessa forma, é obtido um volume de amostra necessário ao exame, garantindo sua qualidade.

Assinale a sequência correta.

Questão 7

A bactéria Clostridium tetani, agente causador do tétano, é cultivada em meio essencialmente

Questão 8

São fatores relacionados a desvios nos resultados dos testes quantitativos, em amostras de urina de 24 horas, referentes à coleta e/ou à preservação da amostra, EXCETO:

Questão 9

Sobre o tubo e/ou tubo seringa de EDTA (etilenodiaminotetracético) é correto afirmar, EXCETO:

Questão 10

Dos marcadores sorológicos da hepatite B aguda, o Anti - HBs:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *