Simulado Técnico em Mecânica – Questões Objetivas

Um técnico em mecânica atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos; planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

No que se refere à válvula de expansão termostática, assinale a alternativa correta.




Questão 2

Para uma usinagem em torno mecânico na qual se utiliza uma barra cilíndrica de 4’’, deve-se usinar externamente até o diâmetro de 98mm, e posteriormente, também no torno mecânico, deve-se fazer uma furação com uma broca de 12mm de diâmetro. Considerando uma velocidade de corte recomendada de 26 m/min, e considerando, ainda, π=3, é correto afirmar que os valores de rotação indicados para o torneamento externo e para a furação em RPM (rotações por minuto) serão, respectivamente,




Questão 3

As propriedades extensivas de um sistema termodinâmico são aquelas cujo valor associado ao sistema é o resultado da soma de valores vinculados a cada parte do sistema. Um exemplo de propriedade extensiva é o(a)




Questão 4

O tratamento térmico efetuado em engrenagens de aço no qual é possível realizar o aumento da dureza na camada superficial e a resistência ao desgaste, é denominado




Questão 5

Conhecendo somente a pressão de um equipamento que utilize o vapor d’água saturado, pode-se saber diretamente das tabelas de vapor saturado o(a)




Questão 6

Em linhas gerais, com relação à manutenção de bombas, é correto afirmar que




Questão 7

Considere um motor de combustão interna de 4 cilindros, com raio do cilindro de 44mm e distância entre PMI e PMS de 86mm.
Desconsiderando o volume da câmara de combustão e considerando =3, é correto afirmar que esse motor tem cilindrada convencionada de




Questão 8

A velocidade de trabalho em giros do virabrequim por minutos (RPM) para um grupo moto-gerador de emergência funcionando a diesel é função da




Questão 9

Para a geração de programas CNC utilizando um sistema CAM, o usuário deverá possuir inicialmente o modelo geométrico CAD da peça. A geometria CAD é utilizada pelo CAM como base de cálculo das trajetórias da ferramenta. Após o cálculo, o percurso da ferramenta deverá ser interpretado e transformado pelo CNC da máquina em movimentação e acionamentos. Um sistema CAM tem por função desenvolver as atividades principais a seguir.

I - Calcular as trajetórias para a movimentação de forma que a máquina CNC possa realizar a usinagem.
II - Realizar a simulação da usinagem calculada.
III - Gerar programas CNC para máquinas CNC específicas.
IV - Gerar de forma automática as estratégias de corte (estratégias de usinagem).
V - Atribuir de forma automática os parâmetros de corte: profundidade de corte radial (ae), profundidade de corte axial (ap), rotação da ferramenta (RPM) e velocidade de avanço (mm/min).

Estão corretas




Questão 10

O efeito seebeck, utilizado na medição de temperatura,




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta