Simulado Auxiliar de Laboratório – Questões Teóricas

O profissional auxilia na coleta e na execução de ensaios de laboratório, lava e prepara materiais, vidrarias, ampolas e frascos, preparo de soluções e manutenção da área limpa, desenvolve atividades auxiliares de laboratório de acordo com as áreas específicas.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Assinale a alternativa que contém respectivamente exemplos de doenças transmissíveis e não transmissíveis:

Questão 2

A realização de um diagnóstico laboratorial depende da qualidade, identificação, acondicionamento e transporte da amostra coletada. As técnicas de diagnóstico empregadas são importantes para a realização do exame. Dentre as alternativas abaixo, uma NÃO descreve CORRETAMENTE o emprego do método de diagnóstico. Assinale-a.

Questão 3

Assinale a alternativa que contém SOMENTE protozoários, que parasitam o ser humano:

Questão 4

Sobre epidemiologia é INCORRETO afirmar:

Questão 5

São exames que podem ser realizados tendo o soro como amostra, exceto:

Questão 6

Assinale a alternativa que contém os exames que são realizados respectivamente, nos setores de: bioquímica e hematologia no laboratório de análises clínicas:

Questão 7

O Ascaris lumbricoides é o agente causador de qual parasitose?

Questão 8

Sobre o hematócrito é CORRETO afirmar:

Questão 9

A respeito da escolha, coleta e conservação da amostra destinada à análise laboratorial, analise as afirmativas abaixo:

I. Para a maioria das análises laboratoriais, utiliza-se o sangue venoso, porque é mais fácil de ser coletado que o sangue arterial.
II. O soro sanguíneo corresponde ao sobrenadante, obtido da centrifugação de uma amostra de sangue, que foi coletada em tubo sem anticoagulante.
III. A urina deve ser conservada em refrigerador, caso o tempo entre a coleta e a entrega da urina no laboratório precise se prolongar.
IV. Antes da coleta de sangue, a aplicação prolongada de torniquete, por mais de um ou dois minutos, modifica os níveis de vários componentes a serem dosados.

Está CORRETO o que se afirma em

Questão 10

Uma amostra de soro contém uma concentração de glicose de 100mg/100mL. Essa amostra foi diluída em 1/10, e a solução obtida foi diluída em 2/20. Qual a concentração de glicose nessa última diluição?

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *