Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Esta profissão envolve a criação de scripts, banners, projetos, layouts e melhoramento da estrutura dos sites. A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional de um web site, deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, Flash, JavaScript/DHTML, CSS etc. Além de ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web. Preparamos este simulado no intuito de te ajudar a se preparar para Concursos.

Questão 1

Dois dos componentes de hardware que são integrados à configuração dos microcomputadores utilizados por um web designer, são caracterizados abaixo.

• Um destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com alta qualidade, como projetos de engenharia, plantas arquitetônicas e mapas cartográficos.
• Outro destina-se à digitalização de documentos impressos como fotografias, revistas ou livros, convertendo-os em imagens no formato digital.

Esses componentes de hardware são denominados, respectivamente:

Questão 2

Um web designer utilizou o Photoshop para melhorar a aparência de uma imagem gerada por meio de câmera digital. Após utilizar os recursos do software, salvou o resultado da tarefa realizada no formato “default” do Photoshop, conhecido por:

Questão 3

O sistema de arquivos do Ubuntu Linux possui uma estrutura hierárquica baseada em diretórios, sendo alguns deles com funções específicas. Um deles destina-se a armazenar bibliotecas de módulos compartilhados com frequência, enquanto que outro para armazenar os scripts de configuração e de inicialização. Esses diretórios são conhecidos, respectivamente, por:

Questão 4

No contexto da Computação Gráfica uma das mais poderosas ferramentas de animação é baseada em uma sequência de instruções, em linguagem interpretada, para controle de objetos e suas respectivas propriedades de animação, textura e comportamento. Um exemplo é conhecido pela sigla ASAS, que introduziu o conceito de ator, um elemento que tem suas próprias regras de animação. Os atores podem comunicar-se entre si e, então, sincronizar seus movimentos, de forma semelhante ao comportamento dos objetos, em linguagens orientadas a objeto. Essa ferramenta é conhecida como animação:

Questão 5

No contexto da interface Homem-Máquina, três conceitos estão relacionados diretamente à construção de sites para a web. A saber:

I. É o parâmetro que trata dos meios postos à disposição dos utilizadores que lhe permitem o acesso à informação, independentemente de suas limitações físicas.
II. É o parâmetro que define a forma de um site e tem por função estabelecer hierarquias visuais, em que a ênfase é dada às partes mais importantes, de forma que o público compreenda a mensagem por meio de uma organização consistente da informação.
III. É o parâmetro que trata das questões que envolvem a facilidade de uso e a qualidade da interação com o utilizador de determinado site, associado à facilidade com que os usuários conseguem chegar ao objetivo no acesso a um site.

Os conceitos em I, II e III são, respectivamente:

Questão 6

O Nautilus é um dos gerenciadores de pastas e arquivos utilizados no Ubuntu Linux, que disponibiliza aos usuários diversos atalhos de teclado capazes de agilizar a execução de funções importantes no ambiente gráfico. Nesse gerenciador, possuem os significados de colar e de selecionar tudo, respectivamente, os seguintes atalhos de teclado:

Questão 7

Adobe Photoshop CS5 é um poderoso software de desenho e edição de imagens, lançado em 2010 para adicionar novas funções às versões anteriores. O atalho de teclado ``Ctrl+Alt+Shift+ L´´ realiza qual comando?

Questão 8

O Sistema Operacional possui uma estrutura de dados que armazena informações que possibilitam ao sistema de arquivos gerenciarem as áreas ou blocos livres. Entre os tipos de alocação utilizados pelos sistemas operacionais, um consiste em armazenar um arquivo em blocos sequencialmente dispostos, permitindo ao sistema localizar um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos. O acesso é feito de maneira simples, tanto para a forma sequencial quanto para a direta. Um problema nesse tipo de alocação é a fragmentação dos espaços livres, causada pela criação e eliminação constante de arquivos, e, com o tempo, o surgimento de espaços vagos sem o tamanho suficiente para se alocar novos arquivos.
Esse tipo descrito é denominado alocação:

Questão 9

IMPRESSORA é um dispositivo de saída utilizado para emissão de listagens de dados ou fontes de programas. Sobre os tipos mais comuns de impressoras, analise o que se segue:

I – Matriciais: semelhante à máquina de escrever, ela é muito útil onde se faz necessário à impressão de formulários de várias vias. A cabeça de impressão de uma matricial possui de 9 a 48 agulhas, também chamadas pinos de impressão alinhada verticalmente. Essas cabeças movimentam-se em direção ao papel e tocam uma fita de tinta que projeta o caracter no papel.
II – Jato de tinta: As Impressoras a Jato de Tinta possuem resolução muito boa, mas se assemelha a uma matricial: ambas possuem cabeças de impressão que percorrem toda a extensão da página, colocando uma linha de texto completa a cada passada. Esse movimento mecânico coloca as impressoras a Jato de Tinta na mesma classe das matriciais, em termos de velocidade, porém elas depositam tinta em pontos bem menores que as de impacto.
III – Laser: A impressora Laser tem como ancestral a máquina fotocopiadora, pois utiliza um módulo de impressão que usa o mesmo pó negro das máquinas Xerox (cartucho de toner). Apesar disso, as impressoras laser apresentam o mais alto grau de tecnologia de impressão, incluindo o tratamento de imagens por laser, a movimentação precisa do papel e um microprocessador que controla todas essas tarefas.

Das afirmativas acima, está(ão) correta(s);

Questão 10

Modos de Vídeo: os monitores de vídeo são capazes de operar em diversos modos de vídeo. A respeito das siglas de modos de vídeo mais comuns, analise os seguintes itens:

I – CGC: Color Graphics Adapter.
II – EGA: Enhanced Graphics Adapter
III – MCGA: Adaptador de Vídeo Monocromático
IV – VGA: Video Graphics Array

Está(ão) incorreto(s):

Tempo de simulado:

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