Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Esta profissão envolve a criação de scripts, banners, projetos, layouts e melhoramento da estrutura dos sites. A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional de um web site, deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, Flash, JavaScript/DHTML, CSS etc. Além de ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web. Preparamos este simulado no intuito de te ajudar a se preparar para Concursos.

Questão 1

SQL é a para “ ”, que "Structured Query Language" constitui uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados, baseados no modelo relacional, como Oracle, SQLServer, PostgreSQLe MySQL.
Para selecionar, na tabela CIDADES, todas as cidades cujas populações (POP) estejam entre 500000 e 1000000 de habitantes, inclusive, a sintaxe correta para o comando é:

Questão 2

Um web designer criou uma apresentação de 40 slides no software Impress do pacote LibreOffice v4.3.5.2 em um microcomputador com sistema operacional Ubuntu Linux e, neste momento, está com o slide de número 9 no modo de edição. Para fazer a exibição a partir do slide de número 9, ele deve executar o seguinte atalho de teclado:

Questão 3

No contexto da modelagem dimensional, um depósito de dados digitais serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios por meio de históricos que são posteriormente utilizados pela empresa para ajudar na tomada de decisões. É orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, e empregado no apoio às decisões gerenciais.
Esse depósito de dados está diretamente relacionado ao seguinte conceito:

Questão 4

Nos sistemas operacionais, entre os métodos de gerência de memória, dois são detalhados a seguir.

I. É um processo no qual o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real são divididos em blocos do mesmo tamanho, em que cada bloco virtual possui uma entrada na tabela, com informações que permitem ao sistema localizar o bloco real correspondente. Quando um programa é executado, os blocos virtuais são transferidos do HD para a memória principal e colocadas em frames.
II. É um procedimento no qual os programas são divididos em sub-rotinas e estruturas de dados, e depois são colocados na memória, em blocos de informações que possuem tamanhos diferentes com seu próprio espaço de endereçamento.

A diferença entre I e II é: o primeiro divide o programa em partes de tamanho fixo, sem qualquer ligação com a estrutura do programa, já o segundo permite uma relação entre a lógica do programa e sua divisão na memória. Os métodos I e II são denominados, respectivamente:

Questão 5

Adobe Photoshop CS5 é um poderoso software de desenho e edição de imagens, lançado em 2010 para adicionar novas funções às versões anteriores. O atalho de teclado ``Ctrl+Alt+Shift+ L´´ realiza qual comando?

Questão 6

CSS é a abreviação para o termo em inglês Cascading Style Sheet, traduzido para o português como folhas de estilo em cascata. Sobre CSS, pode-se afirmar que:

I – As CSS têm por finalidade devolver à marcação HTML/XML o propósito inicial da linguagem.
II – Cabem às CSS todas as funções de apresentação de um documento, e essa é sua finalidade maior.
III – Uma regra CSS é composta de duas partes: o seletor e a declaração.

Das afirmativas apresentadas, está(ão) incorreta(s):

Questão 7

O editor de imagens GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um software livre cujo formato padrão de seus arquivos é:

Questão 8

No que diz respeito ao design na web existem quatro princípios que devem ser empregados na montagem de páginas. Dois deles são caracterizados a seguir.

I. É o princípio mais importante e funciona na atração visual de um leitor. Tem por objetivo evitar a inserção de elementos semelhantes em uma página. Se elementos como tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma e espaço não forem os mesmos, deve-se diferenciá-los completamente.
II. É o princípio que ajuda a organizar as informações, reduzir a desordem e oferecer uma estrutura clara ao leitor. Tem por objetivo agrupar itens relacionados entre si. Quando isso acontece, passa ao leitor uma unidade visual integrada e não várias unidades individualizadas.

Os princípios I e II são denominados, respectivamente:

Questão 9

No que tange à gestão de conteúdo, sempre que se projeta um site, é preciso definir uma hierarquia. No caso do Joomla, a estrutura de conteúdo segue uma ordem, a partir de um nível superior, passando por um intermediário e finalizando num nível inferior. Esses níveis são denominados, respectivamente:

Questão 10

O sistema de arquivos do Ubuntu Linux possui uma estrutura hierárquica baseada em diretórios, sendo alguns deles com funções específicas. Um deles destina-se a armazenar bibliotecas de módulos compartilhados com frequência, enquanto que outro para armazenar os scripts de configuração e de inicialização. Esses diretórios são conhecidos, respectivamente, por:

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