Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Esta profissão envolve a criação de scripts, banners, projetos, layouts e melhoramento da estrutura dos sites. A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional de um web site, deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, Flash, JavaScript/DHTML, CSS etc. Além de ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web. Preparamos este simulado no intuito de te ajudar a se preparar para Concursos.

Questão 1

Assinale a opção incorreta relativa a características da biblioteca jQuery:

Questão 2

São duas siglas de formatos de imagens do tipo mapa de bits:

Questão 3

Adobe Photoshop CS5 é um poderoso software de desenho e edição de imagens, lançado em 2010 para adicionar novas funções às versões anteriores. O atalho de teclado ``Ctrl+Alt+Shift+ L´´ realiza qual comando?

Questão 4

Modos de Vídeo: os monitores de vídeo são capazes de operar em diversos modos de vídeo. A respeito das siglas de modos de vídeo mais comuns, analise os seguintes itens:

I – CGC: Color Graphics Adapter.
II – EGA: Enhanced Graphics Adapter
III – MCGA: Adaptador de Vídeo Monocromático
IV – VGA: Video Graphics Array

Está(ão) incorreto(s):

Questão 5

SCANNERS, convertem imagens, figuras, fotos, para um código de um programa específico, dando condições de transportar a imagem para a tela do computador e ainda para imprimir. Temos três tipos de SCANNERS, sobre os quais podemos afirmar que:

I – Scanners alimentados por folhas: têm rolamentos mecânicos que movem o papel pela cabeça de varredura. Possuem uma precisão, mas trabalham apenas com papel de tamanho normal.
II – Scanner manual: a cabeça de varredura é movida pela mão.
III – Scanner de mesa: o mais caro, tem o seu funcionamento semelhante ao de uma máquina fotocopiadora.

Das afirmativas acima, está(ão) correta(s):

Questão 6

No contexto da modelagem dimensional, um depósito de dados digitais serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios por meio de históricos que são posteriormente utilizados pela empresa para ajudar na tomada de decisões. É orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, e empregado no apoio às decisões gerenciais.
Esse depósito de dados está diretamente relacionado ao seguinte conceito:

Questão 7

SQL é a para “ ”, que "Structured Query Language" constitui uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados, baseados no modelo relacional, como Oracle, SQLServer, PostgreSQLe MySQL.
Para selecionar, na tabela CIDADES, todas as cidades cujas populações (POP) estejam entre 500000 e 1000000 de habitantes, inclusive, a sintaxe correta para o comando é:

Questão 8

A UML é uma tentativa de padronizar a modelagem orientada a objetos de forma que qualquer sistema, seja qual for o tipo, possa ser modelado corretamente, com consistência, fácil de comunicar com outras aplicações, simples de ser atualizado e compreensível. Os relacionamentos ligam as classes/objetos entre si, criando relações lógicas entre essas entidades. Os relacionamentos podem ser dos seguintes tipos:

I – Associação: É uma conexão entre classes, e também significa que é uma conexão entre objetos daquelas classes. Em UML, uma associação é definida com um relacionamento que descreve uma série de ligações, onde a ligação é definida como a semântica entre as duplas de objetos ligados.
II – Generalização: É um relacionamento de um elemento mais geral e outro mais específico. O elemento mais específico pode conter apenas informações adicionais. Uma instância (um objeto é uma instância de uma classe) do elemento mais específico pode ser usada onde o elemento mais geral seja permitido.
III – Dependência e Refinamentos: Dependência é um relacionamento entre elementos, um dependente de outro. Uma modificação é um elemento independente que afetará diretamente elementos dependentes do anterior. Refinamento é um relacionamento entre duas descrições de uma mesma entidade, mas em níveis diferentes de abstração.

Das afirmativas elencadas, está(ão) incorreta(s).

Questão 9

IMPRESSORA é um dispositivo de saída utilizado para emissão de listagens de dados ou fontes de programas. Sobre os tipos mais comuns de impressoras, analise o que se segue:

I – Matriciais: semelhante à máquina de escrever, ela é muito útil onde se faz necessário à impressão de formulários de várias vias. A cabeça de impressão de uma matricial possui de 9 a 48 agulhas, também chamadas pinos de impressão alinhada verticalmente. Essas cabeças movimentam-se em direção ao papel e tocam uma fita de tinta que projeta o caracter no papel.
II – Jato de tinta: As Impressoras a Jato de Tinta possuem resolução muito boa, mas se assemelha a uma matricial: ambas possuem cabeças de impressão que percorrem toda a extensão da página, colocando uma linha de texto completa a cada passada. Esse movimento mecânico coloca as impressoras a Jato de Tinta na mesma classe das matriciais, em termos de velocidade, porém elas depositam tinta em pontos bem menores que as de impacto.
III – Laser: A impressora Laser tem como ancestral a máquina fotocopiadora, pois utiliza um módulo de impressão que usa o mesmo pó negro das máquinas Xerox (cartucho de toner). Apesar disso, as impressoras laser apresentam o mais alto grau de tecnologia de impressão, incluindo o tratamento de imagens por laser, a movimentação precisa do papel e um microprocessador que controla todas essas tarefas.

Das afirmativas acima, está(ão) correta(s);

Questão 10

Dois dos componentes de hardware que são integrados à configuração dos microcomputadores utilizados por um web designer, são caracterizados abaixo.

• Um destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com alta qualidade, como projetos de engenharia, plantas arquitetônicas e mapas cartográficos.
• Outro destina-se à digitalização de documentos impressos como fotografias, revistas ou livros, convertendo-os em imagens no formato digital.

Esses componentes de hardware são denominados, respectivamente:

Tempo de simulado: