Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Esta profissão envolve a criação de scripts, banners, projetos, layouts e melhoramento da estrutura dos sites. A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional de um web site, deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, Flash, JavaScript/DHTML, CSS etc. Além de ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web.
Preparamos este simulado no intuito de te ajudar a se preparar para Concursos.

Questão 1

SQL é a para “ ”, que "Structured Query Language" constitui uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados, baseados no modelo relacional, como Oracle, SQLServer, PostgreSQLe MySQL.
Para selecionar, na tabela CIDADES, todas as cidades cujas populações (POP) estejam entre 500000 e 1000000 de habitantes, inclusive, a sintaxe correta para o comando é:




Questão 2

No contexto da modelagem dimensional, um depósito de dados digitais serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios por meio de históricos que são posteriormente utilizados pela empresa para ajudar na tomada de decisões. É orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, e empregado no apoio às decisões gerenciais.
Esse depósito de dados está diretamente relacionado ao seguinte conceito:




Questão 3

Um web designer criou uma apresentação de 40 slides no software Impress do pacote LibreOffice v4.3.5.2 em um microcomputador com sistema operacional Ubuntu Linux e, neste momento, está com o slide de número 9 no modo de edição. Para fazer a exibição a partir do slide de número 9, ele deve executar o seguinte atalho de teclado:




Questão 4

No Google Chrome, a execução do atalho de teclado Ctrl + F4 tem por significado:




Questão 5

No contexto da Computação Gráfica uma das mais poderosas ferramentas de animação é baseada em uma sequência de instruções, em linguagem interpretada, para controle de objetos e suas respectivas propriedades de animação, textura e comportamento. Um exemplo é conhecido pela sigla ASAS, que introduziu o conceito de ator, um elemento que tem suas próprias regras de animação. Os atores podem comunicar-se entre si e, então, sincronizar seus movimentos, de forma semelhante ao comportamento dos objetos, em linguagens orientadas a objeto. Essa ferramenta é conhecida como animação:




Questão 6

A UML é uma tentativa de padronizar a modelagem orientada a objetos de forma que qualquer sistema, seja qual for o tipo, possa ser modelado corretamente, com consistência, fácil de comunicar com outras aplicações, simples de ser atualizado e compreensível. Os relacionamentos ligam as classes/objetos entre si, criando relações lógicas entre essas entidades. Os relacionamentos podem ser dos seguintes tipos:

I – Associação: É uma conexão entre classes, e também significa que é uma conexão entre objetos daquelas classes. Em UML, uma associação é definida com um relacionamento que descreve uma série de ligações, onde a ligação é definida como a semântica entre as duplas de objetos ligados.
II – Generalização: É um relacionamento de um elemento mais geral e outro mais específico. O elemento mais específico pode conter apenas informações adicionais. Uma instância (um objeto é uma instância de uma classe) do elemento mais específico pode ser usada onde o elemento mais geral seja permitido.
III – Dependência e Refinamentos: Dependência é um relacionamento entre elementos, um dependente de outro. Uma modificação é um elemento independente que afetará diretamente elementos dependentes do anterior. Refinamento é um relacionamento entre duas descrições de uma mesma entidade, mas em níveis diferentes de abstração.

Das afirmativas elencadas, está(ão) incorreta(s).




Questão 7

No que tange à gestão de conteúdo, sempre que se projeta um site, é preciso definir uma hierarquia. No caso do Joomla, a estrutura de conteúdo segue uma ordem, a partir de um nível superior, passando por um intermediário e finalizando num nível inferior. Esses níveis são denominados, respectivamente:




Questão 8

DHTML, ou HTML Dinâmico, é uma nova tecnologia da Web que torna os elementos da uma página muito mais dinâmicos. O macro de mapa DHTMLEDITING_CMD_ENTRY faz qual comando de edição DHTML?




Questão 9

Modos de Vídeo: os monitores de vídeo são capazes de operar em diversos modos de vídeo. A respeito das siglas de modos de vídeo mais comuns, analise os seguintes itens:

I – CGC: Color Graphics Adapter.
II – EGA: Enhanced Graphics Adapter
III – MCGA: Adaptador de Vídeo Monocromático
IV – VGA: Video Graphics Array

Está(ão) incorreto(s):




Questão 10

No contexto da interface Homem-Máquina, três conceitos estão relacionados diretamente à construção de sites para a web. A saber:

I. É o parâmetro que trata dos meios postos à disposição dos utilizadores que lhe permitem o acesso à informação, independentemente de suas limitações físicas.
II. É o parâmetro que define a forma de um site e tem por função estabelecer hierarquias visuais, em que a ênfase é dada às partes mais importantes, de forma que o público compreenda a mensagem por meio de uma organização consistente da informação.
III. É o parâmetro que trata das questões que envolvem a facilidade de uso e a qualidade da interação com o utilizador de determinado site, associado à facilidade com que os usuários conseguem chegar ao objetivo no acesso a um site.

Os conceitos em I, II e III são, respectivamente:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado