Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Esta profissão envolve a criação de scripts, banners, projetos, layouts e melhoramento da estrutura dos sites. A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional de um web site, deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, Flash, JavaScript/DHTML, CSS etc. Além de ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web.
Preparamos este simulado no intuito de te ajudar a se preparar para Concursos.

Questão 1

Bancos de dados relacionais funcionam com base em relações, representadas por tabelas que armazenam dados sobre departamentos, empregados e projetos de uma empresa.
Nas tabelas, por suas características, são informações utilizadas como chaves primárias:




Questão 2

CSS é a abreviação para o termo em inglês Cascading Style Sheet, traduzido para o português como folhas de estilo em cascata. Sobre CSS, pode-se afirmar que:

I – As CSS têm por finalidade devolver à marcação HTML/XML o propósito inicial da linguagem.
II – Cabem às CSS todas as funções de apresentação de um documento, e essa é sua finalidade maior.
III – Uma regra CSS é composta de duas partes: o seletor e a declaração.

Das afirmativas apresentadas, está(ão) incorreta(s):




Questão 3

DHTML, ou HTML Dinâmico, é uma nova tecnologia da Web que torna os elementos da uma página muito mais dinâmicos. O macro de mapa DHTMLEDITING_CMD_ENTRY faz qual comando de edição DHTML?




Questão 4

No que diz respeito ao design na web existem quatro princípios que devem ser empregados na montagem de páginas. Dois deles são caracterizados a seguir.

I. É o princípio mais importante e funciona na atração visual de um leitor. Tem por objetivo evitar a inserção de elementos semelhantes em uma página. Se elementos como tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma e espaço não forem os mesmos, deve-se diferenciá-los completamente.
II. É o princípio que ajuda a organizar as informações, reduzir a desordem e oferecer uma estrutura clara ao leitor. Tem por objetivo agrupar itens relacionados entre si. Quando isso acontece, passa ao leitor uma unidade visual integrada e não várias unidades individualizadas.

Os princípios I e II são denominados, respectivamente:




Questão 5

O Nautilus é um dos gerenciadores de pastas e arquivos utilizados no Ubuntu Linux, que disponibiliza aos usuários diversos atalhos de teclado capazes de agilizar a execução de funções importantes no ambiente gráfico. Nesse gerenciador, possuem os significados de colar e de selecionar tudo, respectivamente, os seguintes atalhos de teclado:




Questão 6

O editor de imagens GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um software livre cujo formato padrão de seus arquivos é:




Questão 7

O Sistema Operacional possui uma estrutura de dados que armazena informações que possibilitam ao sistema de arquivos gerenciarem as áreas ou blocos livres. Entre os tipos de alocação utilizados pelos sistemas operacionais, um consiste em armazenar um arquivo em blocos sequencialmente dispostos, permitindo ao sistema localizar um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos. O acesso é feito de maneira simples, tanto para a forma sequencial quanto para a direta. Um problema nesse tipo de alocação é a fragmentação dos espaços livres, causada pela criação e eliminação constante de arquivos, e, com o tempo, o surgimento de espaços vagos sem o tamanho suficiente para se alocar novos arquivos.
Esse tipo descrito é denominado alocação:




Questão 8

Nos sistemas operacionais, entre os métodos de gerência de memória, dois são detalhados a seguir.

I. É um processo no qual o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real são divididos em blocos do mesmo tamanho, em que cada bloco virtual possui uma entrada na tabela, com informações que permitem ao sistema localizar o bloco real correspondente. Quando um programa é executado, os blocos virtuais são transferidos do HD para a memória principal e colocadas em frames.
II. É um procedimento no qual os programas são divididos em sub-rotinas e estruturas de dados, e depois são colocados na memória, em blocos de informações que possuem tamanhos diferentes com seu próprio espaço de endereçamento.

A diferença entre I e II é: o primeiro divide o programa em partes de tamanho fixo, sem qualquer ligação com a estrutura do programa, já o segundo permite uma relação entre a lógica do programa e sua divisão na memória. Os métodos I e II são denominados, respectivamente:




Questão 9

Dois dos componentes de hardware que são integrados à configuração dos microcomputadores utilizados por um web designer, são caracterizados abaixo.

• Um destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com alta qualidade, como projetos de engenharia, plantas arquitetônicas e mapas cartográficos.
• Outro destina-se à digitalização de documentos impressos como fotografias, revistas ou livros, convertendo-os em imagens no formato digital.

Esses componentes de hardware são denominados, respectivamente:




Questão 10

Assinale a opção incorreta relativa a características da biblioteca jQuery:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta