Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Esta profissão envolve a criação de scripts, banners, projetos, layouts e melhoramento da estrutura dos sites. A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional de um web site, deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, Flash, JavaScript/DHTML, CSS etc. Além de ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web.
Preparamos este simulado no intuito de te ajudar a se preparar para Concursos.

Questão 1

Bancos de dados relacionais funcionam com base em relações, representadas por tabelas que armazenam dados sobre departamentos, empregados e projetos de uma empresa.
Nas tabelas, por suas características, são informações utilizadas como chaves primárias:

Questão 2

SQL é a para “ ”, que "Structured Query Language" constitui uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados, baseados no modelo relacional, como Oracle, SQLServer, PostgreSQLe MySQL.
Para selecionar, na tabela CIDADES, todas as cidades cujas populações (POP) estejam entre 500000 e 1000000 de habitantes, inclusive, a sintaxe correta para o comando é:

Questão 3

No contexto da interface Homem-Máquina, três conceitos estão relacionados diretamente à construção de sites para a web. A saber:

I. É o parâmetro que trata dos meios postos à disposição dos utilizadores que lhe permitem o acesso à informação, independentemente de suas limitações físicas.
II. É o parâmetro que define a forma de um site e tem por função estabelecer hierarquias visuais, em que a ênfase é dada às partes mais importantes, de forma que o público compreenda a mensagem por meio de uma organização consistente da informação.
III. É o parâmetro que trata das questões que envolvem a facilidade de uso e a qualidade da interação com o utilizador de determinado site, associado à facilidade com que os usuários conseguem chegar ao objetivo no acesso a um site.

Os conceitos em I, II e III são, respectivamente:

Questão 4

As resoluções do monitor e da impressora utilizam por padrão, respectivamente, as seguintes unidades de medida:

Questão 5

No contexto da Computação Gráfica uma das mais poderosas ferramentas de animação é baseada em uma sequência de instruções, em linguagem interpretada, para controle de objetos e suas respectivas propriedades de animação, textura e comportamento. Um exemplo é conhecido pela sigla ASAS, que introduziu o conceito de ator, um elemento que tem suas próprias regras de animação. Os atores podem comunicar-se entre si e, então, sincronizar seus movimentos, de forma semelhante ao comportamento dos objetos, em linguagens orientadas a objeto. Essa ferramenta é conhecida como animação:

Questão 6

Modos de Vídeo: os monitores de vídeo são capazes de operar em diversos modos de vídeo. A respeito das siglas de modos de vídeo mais comuns, analise os seguintes itens:

I – CGC: Color Graphics Adapter.
II – EGA: Enhanced Graphics Adapter
III – MCGA: Adaptador de Vídeo Monocromático
IV – VGA: Video Graphics Array

Está(ão) incorreto(s):

Questão 7

No que tange à gestão de conteúdo, sempre que se projeta um site, é preciso definir uma hierarquia. No caso do Joomla, a estrutura de conteúdo segue uma ordem, a partir de um nível superior, passando por um intermediário e finalizando num nível inferior. Esses níveis são denominados, respectivamente:

Questão 8

Dois dos componentes de hardware que são integrados à configuração dos microcomputadores utilizados por um web designer, são caracterizados abaixo.

• Um destina-se a imprimir desenhos em grandes dimensões, com alta qualidade, como projetos de engenharia, plantas arquitetônicas e mapas cartográficos.
• Outro destina-se à digitalização de documentos impressos como fotografias, revistas ou livros, convertendo-os em imagens no formato digital.

Esses componentes de hardware são denominados, respectivamente:

Questão 9

O sistema de arquivos do Ubuntu Linux possui uma estrutura hierárquica baseada em diretórios, sendo alguns deles com funções específicas. Um deles destina-se a armazenar bibliotecas de módulos compartilhados com frequência, enquanto que outro para armazenar os scripts de configuração e de inicialização. Esses diretórios são conhecidos, respectivamente, por:

Questão 10

São duas siglas de formatos de imagens do tipo mapa de bits:

Tempo de simulado:

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