Simulado Técnico em Radiologia – Questões Teóricas

Entre as funções e atuações do técnico em radiologia, o profissional terá vasta gama de serviços, que envolvem desde realização de exames convencionais até manipulação de produtos químicos, e processamento de filme. Sua função é também de auxiliar e realizar os exames necessários de radiologia.
Veja e responda o simulado com questões tiradas de provas de Concursos.

Questão 1

A radiação ionizante é a radiação cuja energia é superior à energia de ligação dos elétrons de um átomo com o seu núcleo; radiações cuja energia é suficiente para arrancar elétrons de seus orbitais. O Raio-X é um exemplo desse tipo de radiação. Assinale a alternativa que apresenta os efeitos da radiação ionizante no corpo humanos após períodos de exposição sucessivos.




Questão 2

Várias incidências são utilizadas no exame da mamografia, que é um dos métodos de diagnóstico do câncer de mama em homens e mulheres. A incidência que possui o raio central entrando na mama medialmente perpendicular ao músculo peitoral e com angulação do raio central de 45° é




Questão 3

Sobre efeitos biológicos provocados pela radiação ionizante, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

A Resolução CONTER N° 15, de 12 de dezembro de 2011, dispõe sobre a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas. Em seu Preâmbulo, este Código enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias a boa e honesta prática das profissões do Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia e relaciona direitos e deveres dos profissionais inscritos no sistema CONTER/ CRTRs e das pessoas jurídicas correlatas. De acordo com esta Normativa específica da profissão, assinale a alternativa que apresenta a vedação da conduta do Técnico de Radiologia na relação com o cliente/paciente:




Questão 5

Com relação às disposições da Lei Nº 8080/90, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A saúde é um direito fundamental do ser humano, sendo um dever das pessoas, da família, das empresas e da sociedade prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
( ) O Estado deve garantir a saúde a partir da execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças.
( ) Prevê a organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação, além da elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal.
( ) À direção estadual do Sistema Único de Saúde compete participar do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana.
( ) A vigilância sanitária engloba um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 6

Segundo a organização do SUS, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Segundo a Lei Nº 8142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a Conferência de Saúde deve reunir-se a cada 05 anos.
( ) A Conferência de Saúde reunir-se-á, a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais, a fim de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
( ) Sistema de Informação Nacional tem a função de monitorar os indicadores de saúde das populações, com base nas informações dos agentes e das equipes de Saúde da Família.
( ) A principal causa de mortalidade no país são doenças do aparelho circulatório.
( ) Podem-se dividir as esferas de atendimento como terciária, secundária e primária, correspondendo à esfera terciária os chamados centros de saúde (a saúde em nível de distritos).

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Questão 7

O limite de dose anual para IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos), de acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é




Questão 8

Para avaliação do anel pélvico, a incidência de entrada AP Axial da Pelve permite que o ortopedista possa observar a luxação posterior ou rotações de um paciente que apresenta traumatismo nessa região. Nesse sentido, a angulação do raio central a ser utili zada nessa incidência é




Questão 9

A interação da radiação com a matéria em seres humanos é estudada pela radiobiologia, na qual




Questão 10

Sobre a anatomia do sistema esquelético, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A primeira vértebra cervical é também chamada de atlas.
( ) A segunda vértebra cervical é também chamada de axis.
( ) O úmero é um osso do braço.
( ) As costelas são divididas em verdadeiras, falsas e flutuantes.
( ) O osso zigomático é um osso dos membros locomotores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Silvana
    Eu respondi uma questão anterior sobre Sistema esquelético. O osso Zigomático é um osso dos membros locomotores. E respondi certo e na correção corrigiu errado falou que a questão estava errada. Qual é a correta?
  2. Silvana
    #QT-5855 3. Método de Settegast Advertência: Essa flexão aguda do joelho não deve ser tentada até que tenha se descartado fratura da patela através de outras incidências. *Hughston AC: Subluxation of lhe patella, Bane iaint Surg-SO-A: 1003- 1026, 1968. tManaster BJ: Handbooks in radiology, Skeletal Rodia/, St. Louis, 1989, Year Book Pub. Realizar a radiografia com o paciente em decúbito ventral, com o chassi sob o joelho; flexione lentamente o joelho a um ângulo mínimo de 90°; solicitar aopaciente que mantenha esta posição segurando uma atadura ou fita adesiva para manter a posição. A questão correta é a letra B. Hughton.2. Método de Hughston* (pode ser feito bilateralmente em um único chassi) Realizar a radiografia com o paciente em decúbito ventral, o chassi colocado sob o joelho; flexionar lentamente o Joelho a 45° (ver Observação 3, abaixo) manter o pé do paciente seguro com atadura ou repousar o pé contra o colimador ou outro tipo de suporte; colocar almofada entre o pé e o colimador, se este estiver quente. Raio Central Alinhar o RC aproximadamente 15 a 20° a partir do eixo longitudinal da perna (tangencial à articulação patelofemoral). Direcionar o RC para a porção média da articulação patelofemoral. DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm). Observação 2: Essa é uma posição relativamente confortável para o paciente, e o relaxamento do quadríceps da coxa pode ser obtido. As principais desvantagens são a distorção da imagem causada pelo alinhamento filme-parte do corpo-feixe e a dificuldade de um menor ângulo de flexão devido ao equipamento moderno e aos grandes colimadores. Observação 3: Alguns autores sugerem menor flexão de apenas 20° para evitar que a patela seja tracionada para dentro do sulco patelofemoral, que pode impedir a detecção de anormalidades sutis no alinhamento.

Deixe uma resposta