Simulado Inspetor de Alunos – Conhecimentos Especpificos

Inspetor Escolar é responsável por cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola e também inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Assim como orientar alunos sobre regras e procedimentos.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

Conforme o artigo 19º do Estatuto da Criança e do Adolescente é direito da crian- ça e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta ________________. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

Questão 2

Uma professora recebe, no início do ano letivo, uma educanda com deficiência física, dependente de uma cadeira de rodas e com dificuldades de grafismo por conta de um comprometimento motor. Ao planejar suas aulas, ela percebe que precisa atentar para alguns cuidados especiais para com a referida educanda, de modo a proporcionar-lhe conhecimentos e habilidades indispensáveis ao seu desenvolvimento sócio-pedagógico. Neste caso, a professora precisa considerar na maior parte de seu planejamento.

Questão 3

A Lei nº 9.394/96 estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Quanto às diretrizes que nortearão os conteúdos curriculares da Educação Básica, dadas as afirmativas abaixo,

I. orientação para o trabalho;
II. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
III. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 4

Segundo o artigo 24º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional cabe a cada instituição de ensino expedir alguns documentos, exceto:

Questão 5

Conforme o artigo 25º do Estatuto da Criança e do Adolescente entende-se por família natural a comunidade formada ____________________. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

Questão 6

Uma determinada escola é organizada a partir de uma gestão descentralizada, voltada ao ajustamento psicológico dos sujeitos aos processos da gerência. Sua ação volta-se à participação dos trabalhadores com o fim de fazê-los executar detalhadamente a sua função, admitindo os conflitos fora da esfera social. Neste contexto, considera-se que a referida escola se organiza a partir da perspectiva de administração

Questão 7

Segundo o artigo 53º do Estatuto da criança e do adolescente a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades públicas;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Quais afirmativas estão corretas?

Questão 8

Conforme o artigo 10º do Estatuto da Criança e do Adolescente, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;
II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;
III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;
IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;
V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

Quais afirmativas estão corretas?

Questão 9

Segundo o artigo 3º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios.

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções discriminatórios;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino privado em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência intra-escolar;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
XII - consideração com a diversidade étnicoracial.

Quais afirmativas estão incorretas?

Questão 10

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola implica um passo importante para a construção de relações horizontais, na medida que ele constitui um plano coletivo da escola com fins pedagógicos e de ação coletiva nos processos de cidadania e democracia. No processo de construção do PPP, uma determinada escola inicia a discussão coletiva do pressuposto filosófico-sociológico que deve fundamentá-lo. Neste contexto, é correto afirmar que a escola inicia a discussão sobre:

Tempo de simulado:

3 comentários

  1. #QT-1664 Na verdade neste Art tem as 3 opções. ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 133. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: I - reconhecida idoneidade moral; II - idade superior a vinte e um anos; III - residir no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *