Simulado Inspetor de Alunos – Conhecimentos Especpificos

Inspetor Escolar é responsável por cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola e também inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Assim como orientar alunos sobre regras e procedimentos. Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

Acionamos por exemplo em ocorrências em prol da manutenção de ordem pública ou ausência de um serviço especializado. Trata-se:

Questão 2

Segundo o artigo 22º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da _____________ e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.

Questão 3

Conforme o artigo 25º do Estatuto da Criança e do Adolescente entende-se por família natural a comunidade formada ____________________. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

Questão 4

Julgue as seguintes afirmativas:

I- Quando alguém precisa chamar a atenção de algum aluno indisciplinado, sempre o fazer mantendo o controle emocional, sem gritar ou ofender o aluno.
II- Quando não há um bom relacionamento no âmbito escolar, todo o processo educativo é prejudicado, pois geram conflitos e problemas num ambiente hostil.
III- Quando as crianças se sentem acolhidas e respeitadas dão uma melhor resposta em seu desempenho, mas quando são desrespeitas agem de outra maneira, talvez seja uma autodefesa, uma maneira de ignorar o que sofrem, pois em muitos casos as crianças ficam reprimidas elas não conseguem agir frente ao abuso de poder do adulto.
IV- As interações e socializações são de suma importância no processo de ensino e de aprendizagem.

São corretas as afirmativas:

Questão 5

Segundo o artigo 24º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional cabe a cada instituição de ensino expedir alguns documentos, exceto:

Questão 6

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola implica um passo importante para a construção de relações horizontais, na medida que ele constitui um plano coletivo da escola com fins pedagógicos e de ação coletiva nos processos de cidadania e democracia. No processo de construção do PPP, uma determinada escola inicia a discussão coletiva do pressuposto filosófico-sociológico que deve fundamentá-lo. Neste contexto, é correto afirmar que a escola inicia a discussão sobre:

Questão 7

Com relação aos sinais vitais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Pressão arterial.
II – Pulso.
III – Respiração.

Questão 8

Dadas as afirmativas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente,

I. trata-se de normas estabelecidas pelos estados para proteger a criança e o adolescente no âmbito dos municípios sob a sua jurisdição.
II. trata-se de lei federal, de abrangência nacional, e dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
III. considera criança como pessoa até 12 anos de idade incompletos.
IV. considera adolescente como pessoa entre 12 e 18 anos de idade.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 9

De acordo com o artigo 18-A do Estatuto da Criança e do Adolescente, é considerado tratamento cruel ou degradante aquele que:

I – humilhe.
II – ameace gravemente.
III – inflija sofrimento físico.

Questão 10

Conforme o artigo 28º do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta com relação a colocação em família substituta:

Tempo de simulado:

10 comentários

  1. #QT-1664 Na verdade neste Art tem as 3 opções. ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 133. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: I - reconhecida idoneidade moral; II - idade superior a vinte e um anos; III - residir no município.
  2. luzilene fialho de araujo
    quero saber quantas acertei
  3. Conforme o artigo 28º do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta com relação a colocação em família substituta: a resposta que o simulado acusou como certa é "mediante imposição", esta certo isso?
  4. #QT-1676 seria "considera como criança a pessoa até 12 anos" e não "a criança como PESSOA até 12 anos". Pois ainda não é possível a criança deixar de ser PESSOA.
  5. #QT-8840 . Coloque a extremidade de dois dedos sobre a artéria carotídea, pressionando suavemente; 2. Avalie o volume do pulso como forte (cheio) ou fraco (filiforme); 3. Avalie o ritmo cardíaco: regular ou irregular; 4. Avalie a Frequência Cardíaca: conte o numero de batimentos em 30 segundos e multiplique por 2.
  6. amei o site, quem estiver estudando para o concurso de Nilópolis e quiser entrar em um grupo que criei chamar 21 96544-9903
  7. Eu gostei bastante este aplicativo aprende bastante coisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *