Simulado Inspetor de Alunos – Conhecimentos Especpificos

Inspetor Escolar é responsável por cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola e também inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Assim como orientar alunos sobre regras e procedimentos.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

Com relação à Educação Inclusiva, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Não permite o convívio entre crianças.
II – É uma forma de inserção em que a escola comum tradicional é modificada para ser capaz de acolher qualquer aluno e de lhe propiciar uma educação de qualidade.
III – No Brasil, só engloba estudantes de até 8 (oito) anos de idade.

Questão 2

Acionamos por exemplo em ocorrências em prol da manutenção de ordem pública ou ausência de um serviço especializado. Trata-se:

Questão 3

Segundo o parágrafo único do artigo 18- Aº, o castigo físico é ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em:

Questão 4

Sobre o engasgamento, é INCORRETO afirmar que:

Questão 5

Segundo o artigo 35º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional o ensino médio terá duração mínima de quantos anos?

Questão 6

Julgue as seguintes afirmativas:

I- Quando alguém precisa chamar a atenção de algum aluno indisciplinado, sempre o fazer mantendo o controle emocional, sem gritar ou ofender o aluno.
II- Quando não há um bom relacionamento no âmbito escolar, todo o processo educativo é prejudicado, pois geram conflitos e problemas num ambiente hostil.
III- Quando as crianças se sentem acolhidas e respeitadas dão uma melhor resposta em seu desempenho, mas quando são desrespeitas agem de outra maneira, talvez seja uma autodefesa, uma maneira de ignorar o que sofrem, pois em muitos casos as crianças ficam reprimidas elas não conseguem agir frente ao abuso de poder do adulto.
IV- As interações e socializações são de suma importância no processo de ensino e de aprendizagem.

São corretas as afirmativas:

Questão 7

Segundo o artigo 6º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional é dever dos pais ou _______________ efetuar a matrícula das crianças na educação básica.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.

Questão 8

No que se refere ao direito à liberdade previsto no ECA, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – crença e culto religioso.
II – opinião e expressão.
III – participar da vida política, sem nenhuma restrição.

Questão 9

Dadas as afirmativas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente,

I. trata-se de normas estabelecidas pelos estados para proteger a criança e o adolescente no âmbito dos municípios sob a sua jurisdição.
II. trata-se de lei federal, de abrangência nacional, e dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
III. considera criança como pessoa até 12 anos de idade incompletos.
IV. considera adolescente como pessoa entre 12 e 18 anos de idade.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 10

Dadas as afirmativas acerca do que define a Lei n.º 9.394/96,

I. a União incumbir-se-á de elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
II. os Estados incumbir-se-ão de oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.
III. os Municípios incumbir-se-ão de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
IV. os Municípios poderão optar por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Tempo de simulado:

4 comentários

  1. #QT-1664 Na verdade neste Art tem as 3 opções. ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 133. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: I - reconhecida idoneidade moral; II - idade superior a vinte e um anos; III - residir no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *