Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Inspetor de Alunos – Conhecimentos Especpificos

Simulado Inspetor de Alunos – Conhecimentos Especpificos

Inspetor Escolar é responsável por cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola e também inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Assim como orientar alunos sobre regras e procedimentos.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

Segundo o artigo 133º do Estatuto da criança e do adolescente para candidatura a membro do Conselho Tutelar são exigidos os seguintes requisitos:

I - reconhecida idoneidade moral;
II - idade superior a vinte e quatro anos;
III - residir no município.

Quais afirmativas estão corretas?




Questão 2

32) Segundo o artigo 4º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional é dever do Estado com educação escolar pú- blica será efetivado mediante a garantia de:




Questão 3

Segundo o artigo 32º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional o ensino fundamental tem duração de:




Questão 4

Conforme o artigo 19º do Estatuto da Criança e do Adolescente é direito da crian- ça e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta ________________. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:




Questão 5

Dadas as afirmativas a respeito da Educação Básica,

I. a escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
II. em alguns casos, nos níveis fundamental e médio, a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.
III. a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular facultativo da educação básica. IV. na Educação Básica, a prática da Educação Física é facultada ao aluno que tenha prole.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 6

A noção de promoção de direitos, indicada no Estatuto da Criança e do Adolescente, diz respeito ao cuidado das crianças e adolescentes tomados como um conjunto. Para atender às necessidades desses indivíduos, o Estatuto definiu as seguintes linhas de atuação das políticas públicas:

I. políticas sociais básicas;
II. políticas sociais redistributivas;
III. políticas sociais básicas assistenciais;
IV. política de atendimento de direitos da criança e do adolescente.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)




Questão 7

Atualmente, as propostas educacionais têm buscado implantar, em seus cotidianos, modelos de práticas docentes interdisciplinares. É correto afirmar que a interdisciplinaridade




Questão 8

De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:

I. maus tratos aos alunos;
II. faltas injustificadas e evasão escolar;
III. elevado nível de repetência;
IV. brigas escolares entre crianças.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)




Questão 9

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola implica um passo importante para a construção de relações horizontais, na medida que ele constitui um plano coletivo da escola com fins pedagógicos e de ação coletiva nos processos de cidadania e democracia. No processo de construção do PPP, uma determinada escola inicia a discussão coletiva do pressuposto filosófico-sociológico que deve fundamentá-lo. Neste contexto, é correto afirmar que a escola inicia a discussão sobre:




Questão 10

Segundo o artigo 22º da lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da _____________ e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.




Tempo de simulado:

2 comentários

  1. Fabiola Fernanda
    #QT-1664 Na verdade neste Art tem as 3 opções. ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Art. 133. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: I - reconhecida idoneidade moral; II - idade superior a vinte e um anos; III - residir no município.

Comentar Simulado