Simulado Tesoureiro – Conhecimentos Específicas

Está sob sua responsabilidade atuar com rotinas administrativas e financeiras de tesouraria, emitir notas fiscais, lançamentos contábeis e conciliações bancárias, conferir e lançar boletos relativos a compras, despesas realizadas e demais tributos, e fechar o caixa entre outras atribuições.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Um ente público aplicou R$ 15 000,00 em um título de renda fixa que rende juros simples. Após 10 meses, foi feito o resgate de R$ 16 500,00.
Qual é a taxa de juros simples dessa aplicação financeira?




Questão 2

Uma empresa comercial com capital social de $ 50.000,00 precisa restituir a um sócio que está deixando o negócio, o valor em espécie correspondente a 45% das cotas da entidade. O registro contábil dessa operação representa:




Questão 3

Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).
Nesse sentido, assinale a alternativa correta referente ao PCASP.




Questão 4

As receitas de Operação de Crédito, de Alienação de Bens Móveis e Imóveis e de Amortização de Empréstimos Concedidos, conforme determina a Lei no 4.320/64, serão classificadas em qual categoria de receita?




Questão 5

Considerando que, na literatura especializada, há diversos tipos de equipes, entre elas as equipes autodirigidas, assinale a alternativa que apresenta as características deste tipo de equipe e de seus integrantes.




Questão 6

A empresa Sucesso S/A recebeu, em espécie, o pagamento de uma duplicata no valor de $1.000, com 10% de juros pelo atraso. Na contabilização desse fato contábil hipotético, a conta




Questão 7

Trata-se da taxa de juros que iguala, numa única data, os fluxos de entrada e saída de caixa produzidos por uma operação financeira (aplicação ou captação). É a taxa de juros que, se utilizada para descontar um fluxo de caixa, produz um resultado nulo.
O conceito está representado pela formula:

FV = PF x (1 + i)n

O texto trata




Questão 8

A conduta de um servidor municipal, em especial aquele investido em cargo da área contábil e financeira, deve ser pautada em princípios éticos e morais, de forma a garantir o bom funcionamento das instituições e o bom uso dos bens e recursos públicos. Considerando esta premissa, é conduta vedada a um servidor público:




Questão 9

A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis. O registro contábil da receita e da despesa far-se-á de acordo com as especificações constantes da Lei de Orçamento e dos créditos adicionais. Nesse caso, a dívida flutuante compreenderá: os serviços da dívida a pagar, os depósitos e os débitos de tesouraria, bem como:




Questão 10

Sobre as peças que compõem o orçamento público, assinale a alternativa incorreta.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta