Simulado Tesoureiro – Conhecimentos Específicas

Está sob sua responsabilidade atuar com rotinas administrativas e financeiras de tesouraria, emitir notas fiscais, lançamentos contábeis e conciliações bancárias, conferir e lançar boletos relativos a compras, despesas realizadas e demais tributos, e fechar o caixa entre outras atribuições.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Por ocasião da elaboração da proposta orçamentária, de que trata a Lei no 4.320/64, as receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo, um




Questão 2

As receitas de Operação de Crédito, de Alienação de Bens Móveis e Imóveis e de Amortização de Empréstimos Concedidos, conforme determina a Lei no 4.320/64, serão classificadas em qual categoria de receita?




Questão 3

O Balancete de uma empresa apresentava, em determinado momento, Ativo = $950. Considere o seguinte fato contábil: rendimento creditado de aplicação financeira no montante de $19. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.




Questão 4

“Um município celebra contrato com empresa privada para fornecimento de material escolar para a rede municipal. Ao receber na tesouraria o empenho e a liquidação da despesa para pagamento, o tesoureiro deverá observar se o contrato celebrado está devidamente registrado.” Isto porque todo contrato para execução de despesa deve estar registrado no sistema de:




Questão 5

“Dentre os instrumentos de planejamento da Administração Pública, há um instrumento, o mais relevante, que serve de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.” Este instrumento denomina-se:




Questão 6

Com a finalidade de informar o público sobre quais as atividades prestadas pelas organizações públicas, acerca de como acessar e obter essas atividades e quanto às ações e aos compromissos de atendimento estabelecidos, em 2009, foi instituído(a) o(a)




Questão 7

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Rendimentos de aplicações financeiras são registrados como parte do lucro operacional.
( ) Receitas com venda de ativos do imobilizado de empresa comercial compõem o resultado não operacional.
( ) Deságio na venda de ações são contabilizadas como lucro operacional.
( ) Juros ativos são receitas financeiras que afetam o lucro.

A sequência está correta em




Questão 8

Risco é conceituado como a possibilidade de prejuízo financeiro. Quanto ao retorno, é medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo. Diante dessa afirmação, para reduzir o risco total de uma carteira que tenha uma correlação negativa, o investidor deverá




Questão 9

Mesmo estando em desuso, o cheque ainda é um instrumento utilizado no mercado e na Administração Pública para pagamentos diversos. Sobre o cheque, assinale a afirmativa correta.




Questão 10

Seguindo as disposições gerais de que trata o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, a Lei n° 8.666/93




Tempo de simulado:

Comentar Simulado