Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Tesoureiro – Conhecimentos Específicas

Simulado Tesoureiro – Conhecimentos Específicas

Está sob sua responsabilidade atuar com rotinas administrativas e financeiras de tesouraria, emitir notas fiscais, lançamentos contábeis e conciliações bancárias, conferir e lançar boletos relativos a compras, despesas realizadas e demais tributos, e fechar o caixa entre outras atribuições.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

“Dentre os instrumentos de planejamento da Administração Pública, há um instrumento, o mais relevante, que serve de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.” Este instrumento denomina-se:




Questão 2

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Decreto n° 1.171/1994, assinale a alternativa correta.




Questão 3

Com a finalidade de informar o público sobre quais as atividades prestadas pelas organizações públicas, acerca de como acessar e obter essas atividades e quanto às ações e aos compromissos de atendimento estabelecidos, em 2009, foi instituído(a) o(a)




Questão 4

O Balancete de uma empresa apresentava, em determinado momento, Ativo = $950. Considere o seguinte fato contábil: rendimento creditado de aplicação financeira no montante de $19. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.




Questão 5

Considerando que, na literatura especializada, há diversos tipos de equipes, entre elas as equipes autodirigidas, assinale a alternativa que apresenta as características deste tipo de equipe e de seus integrantes.




Questão 6

Trata-se da taxa de juros que iguala, numa única data, os fluxos de entrada e saída de caixa produzidos por uma operação financeira (aplicação ou captação). É a taxa de juros que, se utilizada para descontar um fluxo de caixa, produz um resultado nulo.
O conceito está representado pela formula:

FV = PF x (1 + i)n

O texto trata




Questão 7

Entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do Ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variá- veis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.
Nesse caso, conforme explicitado na Lei Complementar no 101/2000, a despesa total com pessoal em cada período de apuração e em cada Ente da Federação não poderá exceder os percentuais de (i) União – 50%, (ii) Estados – 60% e (iii) Municípios – 60%




Questão 8

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Rendimentos de aplicações financeiras são registrados como parte do lucro operacional.
( ) Receitas com venda de ativos do imobilizado de empresa comercial compõem o resultado não operacional.
( ) Deságio na venda de ações são contabilizadas como lucro operacional.
( ) Juros ativos são receitas financeiras que afetam o lucro.

A sequência está correta em




Questão 9

Por ocasião da elaboração da proposta orçamentária, de que trata a Lei no 4.320/64, as receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo, um




Questão 10

O fluxo de caixa é o fluxo de caixa relevante, resultante da liquidação de um investimento a longo prazo no final de sua vida. Representa o fluxo de caixa após o imposto de renda, excluindo as entradas de caixa operacionais que ocorrem no ano final do projeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado