Simulado Tesoureiro – Conhecimentos Específicas

Está sob sua responsabilidade atuar com rotinas administrativas e financeiras de tesouraria, emitir notas fiscais, lançamentos contábeis e conciliações bancárias, conferir e lançar boletos relativos a compras, despesas realizadas e demais tributos, e fechar o caixa entre outras atribuições. Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Trata-se da taxa de juros que iguala, numa única data, os fluxos de entrada e saída de caixa produzidos por uma operação financeira (aplicação ou captação). É a taxa de juros que, se utilizada para descontar um fluxo de caixa, produz um resultado nulo.
O conceito está representado pela formula:

FV = PF x (1 + i)n

O texto trata

Questão 2

Um ente público aplicou R$ 15 000,00 em um título de renda fixa que rende juros simples. Após 10 meses, foi feito o resgate de R$ 16 500,00.
Qual é a taxa de juros simples dessa aplicação financeira?

Questão 3

Entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do Ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variá- veis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.
Nesse caso, conforme explicitado na Lei Complementar no 101/2000, a despesa total com pessoal em cada período de apuração e em cada Ente da Federação não poderá exceder os percentuais de (i) União – 50%, (ii) Estados – 60% e (iii) Municípios – 60%

Questão 4

Os são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento, e que se classificam em: I – suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II – especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III – extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

Questão 5

Assinale a afirmativa incorreta, com relação a restos a pagar, despesas de exercícios anteriores e suprimento de fundos.

Questão 6

Mesmo estando em desuso, o cheque ainda é um instrumento utilizado no mercado e na Administração Pública para pagamentos diversos. Sobre o cheque, assinale a afirmativa correta.

Questão 7

Uma empresa apresenta em seu balanço os seguintes saldos:

Ativo circulantePatrimônio líquido
Ativo realizável a longo prazo$ 19.000,00.
Imobilizado$ 11.000,00.
Passivo circulante$ 16.500,00.
Passivo exigível a longo prazo$ 14.000,00.
Patrimônio líquido$ 24.500,00.

De acordo com estes dados, é correto afirmar que o capital de giro da empresa totaliza

Questão 8

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Decreto n° 1.171/1994, assinale a alternativa correta.

Questão 9

Um município da federação recebeu, em dinheiro, uma caução referente à garantia de um contrato administrativo.
A respeito dessa garantia, é correto afirmar que se trata de:

Questão 10

“Um município celebra contrato com empresa privada para fornecimento de material escolar para a rede municipal. Ao receber na tesouraria o empenho e a liquidação da despesa para pagamento, o tesoureiro deverá observar se o contrato celebrado está devidamente registrado.” Isto porque todo contrato para execução de despesa deve estar registrado no sistema de:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *