Simulado Tesoureiro – Conhecimentos Específicas

Está sob sua responsabilidade atuar com rotinas administrativas e financeiras de tesouraria, emitir notas fiscais, lançamentos contábeis e conciliações bancárias, conferir e lançar boletos relativos a compras, despesas realizadas e demais tributos, e fechar o caixa entre outras atribuições.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

A empresa Sucesso S/A recebeu, em espécie, o pagamento de uma duplicata no valor de $1.000, com 10% de juros pelo atraso. Na contabilização desse fato contábil hipotético, a conta

Questão 2

A Lei no 10.520/02, que instituiu, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, entre outras providências, menciona, no artigo 4°, que a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará, entre várias regras, o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, que não será inferior a

Questão 3

Um ente público aplicou R$ 15 000,00 em um título de renda fixa que rende juros simples. Após 10 meses, foi feito o resgate de R$ 16 500,00.
Qual é a taxa de juros simples dessa aplicação financeira?

Questão 4

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Rendimentos de aplicações financeiras são registrados como parte do lucro operacional.
( ) Receitas com venda de ativos do imobilizado de empresa comercial compõem o resultado não operacional.
( ) Deságio na venda de ações são contabilizadas como lucro operacional.
( ) Juros ativos são receitas financeiras que afetam o lucro.

A sequência está correta em

Questão 5

Sobre as peças que compõem o orçamento público, assinale a alternativa incorreta.

Questão 6

Mesmo estando em desuso, o cheque ainda é um instrumento utilizado no mercado e na Administração Pública para pagamentos diversos. Sobre o cheque, assinale a afirmativa correta.

Questão 7

A conduta de um servidor municipal, em especial aquele investido em cargo da área contábil e financeira, deve ser pautada em princípios éticos e morais, de forma a garantir o bom funcionamento das instituições e o bom uso dos bens e recursos públicos. Considerando esta premissa, é conduta vedada a um servidor público:

Questão 8

Uma empresa comercial com capital social de $ 50.000,00 precisa restituir a um sócio que está deixando o negócio, o valor em espécie correspondente a 45% das cotas da entidade. O registro contábil dessa operação representa:

Questão 9

A Administração Pública Municipal é composta pelo Executivo e Legislativo, poderes da Administração Direta, e as entidades da Administração Indireta como autarquias e fundações. São exemplos de serviços que podem ser realizados por entidades da Administração Indireta, EXCETO:

Questão 10

Com relação ao Código Tributário do Município de Barão de Cocais, considere as seguintes afirmativas.

I. A fiscalização dos tributos do município de Barão de Cocais compete à Secretaria da Fazenda e será exercida por seus agentes.
II. A obrigação acessória surge com a ocorrência do fato gerador, tendo por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.
III. O Cadastro de Contribuintes do município de Barão de Cocais compreende o Cadastro Imobiliário e o Cadastro Mobiliário.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *