Simulado Tesoureiro – Conhecimentos Específicas

Está sob sua responsabilidade atuar com rotinas administrativas e financeiras de tesouraria, emitir notas fiscais, lançamentos contábeis e conciliações bancárias, conferir e lançar boletos relativos a compras, despesas realizadas e demais tributos, e fechar o caixa entre outras atribuições.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

“Dentre os instrumentos de planejamento da Administração Pública, há um instrumento, o mais relevante, que serve de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.” Este instrumento denomina-se:




Questão 2

Os são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento, e que se classificam em: I – suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II – especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III – extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.




Questão 3

Risco é conceituado como a possibilidade de prejuízo financeiro. Quanto ao retorno, é medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo. Diante dessa afirmação, para reduzir o risco total de uma carteira que tenha uma correlação negativa, o investidor deverá




Questão 4

A conduta de um servidor municipal, em especial aquele investido em cargo da área contábil e financeira, deve ser pautada em princípios éticos e morais, de forma a garantir o bom funcionamento das instituições e o bom uso dos bens e recursos públicos. Considerando esta premissa, é conduta vedada a um servidor público:




Questão 5

A Câmara Municipal deve receber do Executivo o projeto de lei orçamentária, em geral, até 90 dias antes do fim do exercício financeiro, para que a matéria possa tramitar e ser aprovada para entrar em vigor no exercício seguinte.
Caso chegue ao fim o exercício e o executivo não envie o projeto de lei, deverá a Câmara:




Questão 6

A Administração Pública Municipal é composta pelo Executivo e Legislativo, poderes da Administração Direta, e as entidades da Administração Indireta como autarquias e fundações. São exemplos de serviços que podem ser realizados por entidades da Administração Indireta, EXCETO:




Questão 7

Uma empresa apresenta em seu balanço os seguintes saldos:

Ativo circulante Patrimônio líquido
Ativo realizável a longo prazo $ 19.000,00.
Imobilizado $ 11.000,00.
Passivo circulante $ 16.500,00.
Passivo exigível a longo prazo $ 14.000,00.
Patrimônio líquido $ 24.500,00.

De acordo com estes dados, é correto afirmar que o capital de giro da empresa totaliza




Questão 8

Por ocasião da elaboração da proposta orçamentária, de que trata a Lei no 4.320/64, as receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo, um




Questão 9

A empresa Sucesso S/A recebeu, em espécie, o pagamento de uma duplicata no valor de $1.000, com 10% de juros pelo atraso. Na contabilização desse fato contábil hipotético, a conta




Questão 10

Trata-se da taxa de juros que iguala, numa única data, os fluxos de entrada e saída de caixa produzidos por uma operação financeira (aplicação ou captação). É a taxa de juros que, se utilizada para descontar um fluxo de caixa, produz um resultado nulo.
O conceito está representado pela formula:

FV = PF x (1 + i)n

O texto trata




Tempo de simulado:

Comentar Simulado