Simulado Assistente Legislativo – Questões Objetivas

Suas atividades dependem da área em que for atuar, mas em geral consiste em receber e registrar toda documentação encaminhada à instituição. Auxiliar na organização das Sessões Solenes da Câmara Municipal; Digitar documentos, além de redigir despachos, memorandos, relatórios. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e nos expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Em relação aos atributos inerentes à redação oficial, assinale a alternativa que se refere àquele que diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação:

Questão 2

Em um arquivo privado de uma instituição, os documentos são arquivados por método de ordenação que tem por eixo um plano prévio de distribuição dos documentos em dez grandes classes, cada uma podendo ser subdividida em dez subclasses e assim por diante. Qual é o método utilizado por essa instituição?

Questão 3

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às características comuns a quase todas as modalidades de comunicação oficial:

Questão 4

Assinale a alternativa que apresenta as etapas do processamento técnico em um arquivo.

Questão 5

Um Estado X contratou uma empresa para os serviços de limpeza e manutenção predial do Centro Administrativo, onde está localizada a sede do Governo do Estado e suas Secretarias. A empresa em questão fornece diariamente toda a mão de obra para a limpeza, assim como o material necessário para a consecução dos serviços. Pode-se considerar, nesse caso, que a execução do serviço público é

Questão 6

No âmbito da arquivística, o procedimento de passagem dos documentos da fase corrente para a fase intermediária e o procedimento de passagem dos documentos da fase corrente ou da fase intermediária para a fase permanente são denominados, respectivamente:

Questão 7

Quais são as funções essenciais da administração?

Questão 8

No que diz respeito aos princípios da Administração Pública, assinale a alternativa correta:

Questão 9

O Arquivo Nacional, por exemplo, exerce a função de arquivo permanente dos órgãos do Poder Executivo Federal, ou seja, ele recebe documentos de diversos órgãos e deve respeitar esse princípio. Documentos pertencentes ao Ministério da Justiça e à Anatel, por exemplo, quando recebidos, devem ser guardados nos seus respectivos arquivos. Nessa situação, cada arquivo é denominado de Fundo. Ou seja, um fundo de arquivo é o conjunto de documentos de uma mesma entidade. No caso do Arquivo Nacional, podemos afirmar que existem diversos fundos (Fundo Ministério da Saúde, Fundo Ministério da Fazenda, Fundo Anvisa e outros).

O texto acima refere-se ao seguinte princípio arquivístico:

Questão 10

As mudanças organizacionais estruturais apontam para o desenho organizacional, cujo grande precursor foi Weber ao analisar as estruturas burocráticas em comparação às organizações tradicionais ou carismáticas, isto é, as pré-burocráticas. Uma estrutura pós-burocrática apresenta, entre outras, a seguinte característica:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *