Simulado Analista de Administração – Conhecimentos Específicos

O Analista Administrativo é o profissional que organiza, planeja, assessora e controla as organizações e se relaciona com as áreas de Recursos humanos. Atribuições: Coordenar os trabalhos, realizar atividades na área administrativa, participar do planejamento da organização, analisar os sistemas de controles e métodos administrativos e controlar fluxos de trabalhos, tendo como objetivo racionalizar e aperfeiçoar as atividades funcionais.
Preparamos um simulado com questões específicas para o cargo, responda e confira sua nota.

Questão 1

O regime de adiantamento, suprimento de fundos, é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que pela excepcionalidade, a critério do Ordenador de Despesa e sob sua inteira responsabilidade, não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. A proposta de concessão de suprimento de fundos deverá conter alguns itens, entre os quais não se aplica apenas:

Questão 2

Com base no Volume II: Programas e Ações por Setor de Governo, do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, do Governo Mineiro, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três Ações do Programa 013 – Fomento à Indústria de Alta Tecnologia, de responsabilidade da Codemig.

Questão 3

Robert S. Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), sustentam a necessidade de se seguirem quatro passos para o uso do BSC, a longo prazo, num processo integrado de planejamento e orçamento operacional. São eles:

Questão 4

Em relação ao Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR), está incorreto afirmar que:

Questão 5

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo adotada comumente como base para o planejamento estratégico de muitas Organizações. O termo SWOT é um acrônimo oriundo do idioma inglês, para se referir a:

Questão 6

Há concordância entre muitos autores e profissionais de que as principais atividades para fins de Capacitação de Pessoas, tradicionalmente e ainda hoje denominada por muitos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, podem ser subdividas em:

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir sobre controle da ação empresarial, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A homeostase é um dos conceitos da teoria do controle, significando a tendência que todos os organismos e organizações têm para se autorregular, isto é, para retornarem a um estado de equilíbrio estável toda vez que forem submetidos a alguma perturbação por força de algum estímulo externo.
( ) No nível operacional, é mais fácil notar como o processo de controle se aproxima do processo cibernético, no qual existe um sensor (coleta de dados sobre determinado desempenho), um discriminador (comparação de dados com algum padrão) e um tomador de decisão (que é a ação corretiva).
( ) São considerados controles estratégicos: o controle orçamentário, o orçamento-programa e a contabilidade de custos.
( ) Os tipos de controles táticos mais importantes são os relatórios contábeis, o controle de lucros e perdas e o controle da qualidade.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 8

Existem vários tipos de leis orçamentárias. A primeira delas é o Plano Plurianual (PPA), que faz um planejamento para o período de quatro anos. Com base no PPA aprovado, o governo federal envia anualmente ao Congresso o projeto de outra lei: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse projeto, que também precisa ser aprovado pelos parlamentares, define as prioridades que irão nortear a Lei Orçamentária da União (LOA). Entre as afirmativas a seguir, é incorreto afirmar que:

Questão 9

Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.

COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão

COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 10

As perspectivas habitualmente adotadas para o Balanced Scorecard (BSC) são:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *