Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Analista de Administração – Conhecimentos Específicos

Simulado Analista de Administração – Conhecimentos Específicos

O Analista Administrativo é o profissional que organiza, planeja, assessora e controla as organizações e se relaciona com as áreas de Recursos humanos. Atribuições: Coordenar os trabalhos, realizar atividades na área administrativa, participar do planejamento da organização, analisar os sistemas de controles e métodos administrativos e controlar fluxos de trabalhos, tendo como objetivo racionalizar e aperfeiçoar as atividades funcionais.
Preparamos um simulado com questões específicas para o cargo, responda e confira sua nota.

Questão 1

A Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, instituído pelo Decreto nº 5.378/05. Entre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública, encontra-se a Gestão de Processos, considerada por muitos autores e profissionais um excelente instrumento de gestão. Em relação à abordagem por processos, está incorreto afirmar que:




Questão 2

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma entidade de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira. Entre suas finalidades, estabelecidas pelo seu estatuto, só não está correto afirmar que ela visa a:




Questão 3

No que se relaciona às estratégias de aquisição de recursos materiais e patrimoniais, a redução de custos, maior flexibilidade e eficiência, a incorporação de novas tecnologias e o foco no negócio principal da empresa são vantagens associadas à(ao):




Questão 4

Considere que uma empresa hipotética apresentou, em 31 de dezembro de 2016, as seguintes demonstrações financeiras:

Balanço Patrimonial

Ativo Circulante $ 420.000 Passivo Circulante $ 280.000
Ativo Não Circulante $ 580.000 Exigível a Longo Prazo $ 120.000
Patrimônio Líquido $ 600.000
Ativo Total $ 1.000.000 Passivo Total $ 1.000.000

Demonstração de Resultados

Vendas $ 1.200.000
(-) Custos e Despesas $ 1.110.000
Lucro Líquido $ 90.000

Com base nessas demonstrações, é correto afirmar que os índices de endividamento e de liquidez corrente foram, no período considerado, respectivamente, iguais a:




Questão 5

De conformidade com o Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Codemig, o julgamento das propostas será efetivado pelo emprego de parâmetros objetivos definidos no instrumento convocatório, de acordo com o critério adotado.
Nesse contexto, é correto afirmar que a o julgamento cabível nos casos de contratos que resultem receita para a Codemig, como alienações, locações, permissões ou concessões de direito de uso de bens, adotará o critério da(o):




Questão 6

O regime de adiantamento, suprimento de fundos, é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que pela excepcionalidade, a critério do Ordenador de Despesa e sob sua inteira responsabilidade, não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. A proposta de concessão de suprimento de fundos deverá conter alguns itens, entre os quais não se aplica apenas:




Questão 7

Segundo Gitman (2010), os efeitos das variações no nível dos ativos circulantes sobre o tradeoff risco-lucratividade das empresas podem ser ilustrados mediante o uso da relação ativos circulantes / ativos totais, que indica a porcentagem dos ativos totais constituída por ativos circulantes (capital de giro).
No contexto dos efeitos de variações dessa relação ou índice sobre o risco e a lucratividade, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

De conformidade com a Lei N° 6.404, de 15 de dezembro de 1976, a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados discriminará os seguintes componentes, EXCETO:




Questão 9

Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.

COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão

COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 10

Robert S. Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), sustentam a necessidade de se seguirem quatro passos para o uso do BSC, a longo prazo, num processo integrado de planejamento e orçamento operacional. São eles:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado