Simulado Analista de Administração – Conhecimentos Específicos

O Analista Administrativo é o profissional que organiza, planeja, assessora e controla as organizações e se relaciona com as áreas de Recursos humanos. Atribuições: Coordenar os trabalhos, realizar atividades na área administrativa, participar do planejamento da organização, analisar os sistemas de controles e métodos administrativos e controlar fluxos de trabalhos, tendo como objetivo racionalizar e aperfeiçoar as atividades funcionais.
Preparamos um simulado com questões específicas para o cargo, responda e confira sua nota.

Questão 1

Robert S. Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), sustentam a necessidade de se seguirem quatro passos para o uso do BSC, a longo prazo, num processo integrado de planejamento e orçamento operacional. São eles:

Questão 2

De acordo com o estabelecido pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará uma série de regras. Qual é a única regra incorreta, entre as listadas abaixo?

Questão 3

Assinale, entre as seguintes afirmativas que fazem referência a algumas das principais abordagens da Administração, a única que está incorreta.

Questão 4

Em relação ao Sistema de Gestão de Contratos (SICON), é incorreto afirmar que:

Questão 5

De conformidade com o Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Codemig, o julgamento das propostas será efetivado pelo emprego de parâmetros objetivos definidos no instrumento convocatório, de acordo com o critério adotado.
Nesse contexto, é correto afirmar que a o julgamento cabível nos casos de contratos que resultem receita para a Codemig, como alienações, locações, permissões ou concessões de direito de uso de bens, adotará o critério da(o):

Questão 6

Segundo Gitman (2010), os efeitos das variações no nível dos ativos circulantes sobre o tradeoff risco-lucratividade das empresas podem ser ilustrados mediante o uso da relação ativos circulantes / ativos totais, que indica a porcentagem dos ativos totais constituída por ativos circulantes (capital de giro).
No contexto dos efeitos de variações dessa relação ou índice sobre o risco e a lucratividade, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo adotada comumente como base para o planejamento estratégico de muitas Organizações. O termo SWOT é um acrônimo oriundo do idioma inglês, para se referir a:

Questão 8

No tocante ao Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (CADIN), assinale a única afirmativa correta.

Questão 9

Existem vários tipos de leis orçamentárias. A primeira delas é o Plano Plurianual (PPA), que faz um planejamento para o período de quatro anos. Com base no PPA aprovado, o governo federal envia anualmente ao Congresso o projeto de outra lei: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse projeto, que também precisa ser aprovado pelos parlamentares, define as prioridades que irão nortear a Lei Orçamentária da União (LOA). Entre as afirmativas a seguir, é incorreto afirmar que:

Questão 10

A Secretaria de Gestão (SEGES), do Ministério do Planejamento, tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, instituído pelo Decreto nº 5.378/05. Entre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública, encontra-se a Gestão de Processos, considerada por muitos autores e profissionais um excelente instrumento de gestão. Em relação à abordagem por processos, está incorreto afirmar que:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *