Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Administrador Escolar – Questões Teóricas

Simulado Administrador Escolar – Questões Teóricas

O administrador escolar é uma especialidade do pedagogo, que atua junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino. Suas atribuições são de coordenar as práticas pedagógicas, acompanhar e analisar o desenvolvimento do currículo. É o responsável legal e administrativo do estabelecimento. Coordenar e articular a elaboração de dados da comunidade escolar como suporte necessário ao dinamismo Político Pedagógico e também o processo de elaboração, atualização do Regimento Escolar, juntamente com o diretor escolar.
Realize o simulado e se prepare para Concursos.

Questão 1

Vitor Paro, ao escrever sobre educação e democracia, diz que: “A importância de considerar a dimensão política da educação e as potencialidades de sua realização como prática democrática na escola está associada, assim, à própria importância da relação pedagógica na convivência social.”
Nesse sentido, analise as afirmações seguir e assinale a alternativa correta.

l- A promoção de processos eleitorais no ambiente escolar, por si só, garantem o essencial da democracia, ou seja, o exercício da aceitação mútua, presente na relação pedagógica.
ll- A colaboração entre grupos e pessoas é essencial à convivência pacífica e ao desenvolvimento histórico da sociedade. Não é a luta o modo fundamental de relação humana, mas a colaboração.
lll- Pela educação como prática democrática se constrói o político e se concorre para uma sociedade mais cooperativa, mais compartilhada e mais digna de ser compartilhada.




Questão 2

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta.

l- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
ll- Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.
lll- Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desenvolvida na escola e que nem por isso é menos importante.
lV- Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras instituições quando se fizer necessário.
V- Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.




Questão 3

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:




Questão 4

No procedimento de dicotomização entre pedagógico e administrativo costuma-se às vezes afirmar que o administrativo atrapalha a realização do pedagógico, numa clara confusão do administrativo com o burocrático, no sentido negativo do termo, ou seja, de práticas que se tornam fins em si mesmas, desarticuladas dos objetivos para os quais foram concebidas. (Cf. Sánchez Vázquez, 1977in Vitor Paro). Considerando a atuação político-pedagógica da gestão escolar todas as alternativas estão corretas, exceto a:




Questão 5

“Estudiosos da era da informação, como Manuel Castells, têm observado que a globalização marginaliza povos e países que têm sido excluídos das redes de informação”. Na perspectiva de uma escola democratizadora novas ações são exigidas. Dentre elas cita-se, exceto:




Questão 6

O texto “Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública”, de Vitor Paro, diz que: “pode-se considerar a educação como intrinsecamente política numa dupla dimensão”.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- É por meio da educação, entendida como atualização histórico-cultural, que o homem se constrói em sua historicidade, historicidade esta que traz inclusa a dimensão política.
ll- A escola, por ser o local em que se dá a transmissão de conhecimentos e da cultura em geral, atendendo à generalidade da população, é um campo neutro onde não devem entrar interesses políticos particulares.
lll- O saber escolar, por seu conteúdo universal, estaria a serviço de todos, não devendo submeter-se a interesses de grupos ou pessoas.
lV- A educação, fundada na aceitação do outro como legítimo sujeito, apresenta-se como a realização da convivência pacífica e cooperativa que nega a dominação e labora em favor da democracia.




Questão 7

Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto:




Questão 8

Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.
ll- Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.
lll- Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.
lV- Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.




Questão 9

“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:




Questão 10

Espera-se que o administrador escolar seja capaz de organizar dados que permitam de forma coletiva melhorar a gestão escolar. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- Reunir os professores, analisar os resultados dos alunos e, à luz da análise, tomar algumas medidas coletivas de redirecionamento do processo ensino aprendizagem.
ll- Afixar no pátio da escola as notas dos estudantes com baixo rendimento e organizar atividades de ensino que recuperem suas notas baixas.
lll- Fazer gráficos do rendimento dos alunos e expor na sala dos professores, nomeando os profissionais que ensinam mal.
lV- Incentivar os esforços dos professores, chamando os pais para dividir as preocupações e orientar a melhor forma para eles acompanharem as tarefas de casa de seus filhos.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado