Simulado Administrador Escolar – Questões Teóricas

O administrador escolar é uma especialidade do pedagogo, que atua junto ao corpo docente e discente das instituições de ensino. Suas atribuições são de coordenar as práticas pedagógicas, acompanhar e analisar o desenvolvimento do currículo. É o responsável legal e administrativo do estabelecimento. Coordenar e articular a elaboração de dados da comunidade escolar como suporte necessário ao dinamismo Político Pedagógico e também o processo de elaboração, atualização do Regimento Escolar, juntamente com o diretor escolar. Realize o simulado e se prepare para Concursos.

Questão 1

Na Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991) há uma crítica à concepção da administração escolar na sua origem. Assim, assinale a alternativa correta.

Questão 2

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:

Questão 3

“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta.

l- Levantamento de dados ou preparo de relatórios.
ll- Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva.
lll- Leitura de textos diversos.
lV- Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos.

Questão 4

Vitor Paro, ao escrever sobre educação e democracia, diz que: “A importância de considerar a dimensão política da educação e as potencialidades de sua realização como prática democrática na escola está associada, assim, à própria importância da relação pedagógica na convivência social.”
Nesse sentido, analise as afirmações seguir e assinale a alternativa correta.

l- A promoção de processos eleitorais no ambiente escolar, por si só, garantem o essencial da democracia, ou seja, o exercício da aceitação mútua, presente na relação pedagógica.
ll- A colaboração entre grupos e pessoas é essencial à convivência pacífica e ao desenvolvimento histórico da sociedade. Não é a luta o modo fundamental de relação humana, mas a colaboração.
lll- Pela educação como prática democrática se constrói o político e se concorre para uma sociedade mais cooperativa, mais compartilhada e mais digna de ser compartilhada.

Questão 5

O Conselho Escolar somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que, exceto:

Questão 6

O documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - explicita que a Unesco instituiu a Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, que veio a produzir um relatório no qual a educação é concebida a partir de princípios que constituem os quatro pilares da educação. Considerando estes pilares e correto afirmar, exceto:

Questão 7

Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto:

Questão 8

O texto “Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública”, de Vitor Paro, diz que: “pode-se considerar a educação como intrinsecamente política numa dupla dimensão”.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l- É por meio da educação, entendida como atualização histórico-cultural, que o homem se constrói em sua historicidade, historicidade esta que traz inclusa a dimensão política.
ll- A escola, por ser o local em que se dá a transmissão de conhecimentos e da cultura em geral, atendendo à generalidade da população, é um campo neutro onde não devem entrar interesses políticos particulares.
lll- O saber escolar, por seu conteúdo universal, estaria a serviço de todos, não devendo submeter-se a interesses de grupos ou pessoas.
lV- A educação, fundada na aceitação do outro como legítimo sujeito, apresenta-se como a realização da convivência pacífica e cooperativa que nega a dominação e labora em favor da democracia.

Questão 9

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta.

l- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
ll- Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.
lll- Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desenvolvida na escola e que nem por isso é menos importante.
lV- Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras instituições quando se fizer necessário.
V- Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

Questão 10

“Conseguir que os usuários internos e externos da escola assumam responsavelmente as decisões implica criar condições para que o façam”. Quanto às situações limitantes apresentadas pelo autor para participação dos pais na escola é correto afirmar, exceto:

Tempo de simulado: