Simulado Analista em Arquitetura – Questões Teóricas

O Analista em Arquitetura acompanha o desenvolvimento de projetos para identificar as necessidades dos clientes, levanta medidas, define materiais, elabora orçamentos e fiscaliza obras.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A escolha do componente e sua instalação devem permitir que sejam obedecidas as medidas de proteção para garantir segurança, as prescrições para garantir um funcionamento adequado ao uso da instalação e as prescrições apropriadas às condições de influências externas previsíveis (CREDER, 2007). Sobre as instalações elétricas, analise as afirmativas abaixo:

I. Atualmente, a utilização de cabos de fibra óptica na transmissão de dados em telecomunicações se destaca, por apresentar vantagens, como o baixo peso, as dimensões reduzidas, a elevada capacidade de transmissão de dados e a matéria-prima de fácil acesso, apesar da redução da velocidade de transmissão de informação digital, se comparada aos fios de cobre.
II. O interruptor three-way ou paralelo é usado em escadas ou dependências cujas luzes, pela extensão ou por comodidade, se deseja apagar ou acender de pontos diferentes.
III. O Dispositivo Diferencial Residual - DR é reconhecido como uma proteção adicional contrachoques elétricos. A utilização do DR é reconhecida como uma medida de proteção completa e dispensa o emprego de outras medidas de proteção, como o aterramento.
IV. Toda instalação deve ser dividida em vários circuitos, de modo a limitar as consequências de uma falta; facilitar as verificações, ensaios e manutenção; e evitar os perigos que possam resultar da falha de um único circuito.
V. Em circuito de duas fases e um neutro, oriundos de circuito trifásico, o neutro não deverá conter fusíveis, pois, no caso de queima, a tensão aplicada às lâmpadas seria dobrada.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 2

As vias expressas usualmente estão limitadas às grandes cidades. Essas vias foram concebidas na década de 60, notadamente nos Estados Unidos, para permitir os deslocamentos cotidianos da vida urbana onde os fluxos de tráfego são significativos, e as viagens envolvem grandes distâncias.
Sobre a hierarquização, dimensionamento e desenho de um sistema viário, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 3

O National BIM Standard (NBIMS, 2007) define o BIM como uma representação digital de características físicas e funcionais de um empreendimento. Sobre o BIM, analise as afirmativas abaixo:

I. O BIM pode proporcionar a quantificação automatizada do empreendimento, colaborando na redução significativa da variabilidade da estimativa de custo.
II. O BIM interfere diretamente no processo tradicional de projeto, em que o arquiteto é primeiramente o único responsável pela concepção do empreendimento, passando a responsabilidade das etapas subsequentes a outros projetistas.
III. São ferramentas BIM: ArchiCAD, Bentley Architecture, Revit Building, Vectorworks Architect, entre outros.
IV. Os softwares destinados à modelagem servem basicamente como ferramentas de visualização, pois não geram objetos paramétricos.
V. De um modo geral, os softwares de modelagem são capazes de gerar objetos editáveis que podem ser alterados automaticamente e dar o suporte à plataforma BIM.

Estão CORRETAS

Questão 4

Sobre as iniciativas acerca da Sustentabilidade Urbana, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

As áreas de vivência são parte do canteiro de obras e devem constar no projeto e implantação do canteiro de obras. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de vinte (vinte) trabalhadores ou fração.
II. O local destinado ao vaso sanitário, (gabinete sanitário) deve ter área mínima de 1,00 m2 e divisórias com altura mínima de 1,80 m, podendo o vaso sanitário ser do tipo bacia turca ou sifonado.
III. Os mictórios devem ser individual ou coletivo, tipo calha, ficar a uma altura máxima de 1,20 m. No mictório tipo calha, cada segmento de 0,60 m deve corresponder a um mictório tipo cuba.
IV. Sabendo que o alojamento é item obrigatório nos canteiros de obras, estes não podem estar situados em subsolos ou porões das edificações.
V. Os vestiários devem ter área de ventilação correspondente a 1/10 (um décimo) de área do piso e pé-direito mínimo de 2,50 m ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município da obra.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 6

Atualmente, encontram-se disponíveis diversos produtos de sensoriamento remoto orbital (imagens de satélite), permitindo seu uso e aplicação em diversas escalas de trabalho requeridas ao Planejamento Urbano e Regional. Inserido nesse contexto, assinale abaixo a afirmativa INCORRETA.

Questão 7

Considerando as exigências da Lei Federal nº 6766/1979 – Lei do Parcelamento do Solo Urbano, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 8

De acordo com o Decreto n.9.405, de 11 junho de 2018 e a Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Aglomerados Urbanos em Vancouver, em 1976, a de Istambul, em 1996, e a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2000, têm-se observado melhorias significativas na qualidade de vida de milhões de habitantes em áreas urbanas.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 10

Com base na NBR 13531 – Elaboração de projetos de edificações – Atividades técnicas e na NBR 13532 – Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura, sobre as etapas de elaboração de projetos de edificações, analise as afirmativas abaixo:

I. As etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são constituídas, exclusivamente, por estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico e projeto executivo.
II. As informações técnicas produzidas em qualquer uma das etapas de elaboração do projeto de arquitetura devem ser apresentadas mediante documentos técnicos, em conformidade com os padrões estabelecidos nas normas pertinentes.
III. O programa de necessidades é caracterizado como a etapa destinada à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho a serem satisfeitos pela edificação a ser concebida.
IV. A etapa do projeto de execução destina-se à concepção e à representação final das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias e suficientes para licitação e para execução dos serviços da obra.
V. O estudo de viabilidade refere-se à etapa de análise e avaliações pós-obra da edificação e de seus elementos, instalações e componentes.

Estão CORRETAS, apenas,

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *