Simulado Analista em Arquitetura – Questões Teóricas

O Analista em Arquitetura acompanha o desenvolvimento de projetos para identificar as necessidades dos clientes, levanta medidas, define materiais, elabora orçamentos e fiscaliza obras.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre instalações prediais, analise as afirmativas abaixo:

I. O projeto de esgotamento de águas pluviais em edifícios deve fixar, desde a tomada das águas, normalmente através dos ralos na cobertura e nas áreas, a passagem da tubulação em todos os pavimentos, a ligação das colunas de águas pluviais às caixas de areia no térreo, além da ligação do ramal predial à rede pública de águas pluviais.
II. A fim de evitar empoçamento, as coberturas horizontais de laje devem ter uma declividade mínima de 5%, para garantir o escoamento até os pontos de drenagem previstos.
III. O ralo plano deve ser usado onde o ralo hemisférico possa causar obstrução.
IV. A ligação entre os condutores verticais e horizontais será sempre feita por curva de raio longo, com inspeção, ou caixa de areia, conforme o tubo esteja aparente ou enterrado.
V. As águas pluviais devem ser lançadas em redes de esgoto usadas, apenas, para águas residuárias.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 2

As vias expressas usualmente estão limitadas às grandes cidades. Essas vias foram concebidas na década de 60, notadamente nos Estados Unidos, para permitir os deslocamentos cotidianos da vida urbana onde os fluxos de tráfego são significativos, e as viagens envolvem grandes distâncias.
Sobre a hierarquização, dimensionamento e desenho de um sistema viário, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 3

O Estatuto da Cidade, Lei Nº 10.257, de 10 de julho de 2001 tem por objetivo estabelecer normas de ordem pública e também de interesse social, a fim de regular o uso da propriedade urbana, visando ao bem coletivo, à segurança e ao bem-estar da população, assim como o equilíbrio ambiental. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

I. As áreas urbanas com mais de 250 m², sendo utilizadas por população de baixa renda, por 5 anos ininterruptos e sem oposição, podem ser usucapidas coletivamente, se não for possível a identificação dos terrenos ocupados.
II. O direito de preempção pode ser exercido, sempre que o Poder Público necessitar de áreas para implementar programas e projetos habitacionais de interesse social, ordenamento e direcionamento da expansão urbana, implantação de equipamentos urbanos e comunitários, criação de espaços públicos de lazer e áreas verdes, criação de unidades de conservação ou proteção de outras áreas de interesses ambiental, histórico, cultural ou paisagístico, entre outros.
III. Áreas vazias ou subutilizadas, situadas em áreas dotadas de infraestrutura, ficam isentas (são sujeitas) ao pagamento de IPTU progressivo no tempo e à edificação e parcelamento compulsórios.
IV. O plano diretor poderá fixar áreas onde o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.
V. O plano diretor é definido como instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo obrigatório em municípios com mais de vinte mil habitantes e que sejam integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, dentre outros requisitos.

Estão CORRETAS

Questão 4

Com base na NBR 13531 – Elaboração de projetos de edificações – Atividades técnicas e na NBR 13532 – Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura, sobre as etapas de elaboração de projetos de edificações, analise as afirmativas abaixo:

I. As etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são constituídas, exclusivamente, por estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico e projeto executivo.
II. As informações técnicas produzidas em qualquer uma das etapas de elaboração do projeto de arquitetura devem ser apresentadas mediante documentos técnicos, em conformidade com os padrões estabelecidos nas normas pertinentes.
III. O programa de necessidades é caracterizado como a etapa destinada à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho a serem satisfeitos pela edificação a ser concebida.
IV. A etapa do projeto de execução destina-se à concepção e à representação final das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias e suficientes para licitação e para execução dos serviços da obra.
V. O estudo de viabilidade refere-se à etapa de análise e avaliações pós-obra da edificação e de seus elementos, instalações e componentes.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 5

As áreas de vivência são parte do canteiro de obras e devem constar no projeto e implantação do canteiro de obras. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de vinte (vinte) trabalhadores ou fração.
II. O local destinado ao vaso sanitário, (gabinete sanitário) deve ter área mínima de 1,00 m2 e divisórias com altura mínima de 1,80 m, podendo o vaso sanitário ser do tipo bacia turca ou sifonado.
III. Os mictórios devem ser individual ou coletivo, tipo calha, ficar a uma altura máxima de 1,20 m. No mictório tipo calha, cada segmento de 0,60 m deve corresponder a um mictório tipo cuba.
IV. Sabendo que o alojamento é item obrigatório nos canteiros de obras, estes não podem estar situados em subsolos ou porões das edificações.
V. Os vestiários devem ter área de ventilação correspondente a 1/10 (um décimo) de área do piso e pé-direito mínimo de 2,50 m ou respeitando-se o que determina o Código de Obras do Município da obra.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 6

Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Aglomerados Urbanos em Vancouver, em 1976, a de Istambul, em 1996, e a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2000, têm-se observado melhorias significativas na qualidade de vida de milhões de habitantes em áreas urbanas.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

Considerando as exigências da Lei Federal nº 6766/1979 – Lei do Parcelamento do Solo Urbano, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 8

No que diz respeito ao planejamento e gestão de obras, analise as afirmativas abaixo:

I. Depois de definido o tipo de produto a ser realizado e sua finalidade, serão pesquisadas e analisadas as condições determinantes, como necessidades, objetivos e meios financeiros dos usuários/compradores.
II. Durante o planejamento de obra e, principalmente, na elaboração do cronograma, é necessário trabalhar com um grande volume de dados, que precisam ser preparados e avaliados, até que possam ser utilizados.
III. Com o auxílio de softwares, como o Project ou o Navisworks, é possível planejar o desenvolvimento da obra e os recursos de forma racional e eficaz, com informações tridimensionais parametrizadas.
IV. As exigências com relação às instalações do canteiro são preponderantemente decorrentes de imposições legais. O dimensionamento, o tipo e a organização dos elementos de um canteiro de obras devem atender aos requisitos da Norma Regulamentadora n.18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.
V. Os custos de serviços terceirizados surgem quando serviços são executados por empresas subcontratadas ou pela mão de obra terceirizada contratada pela empresa encarregada da execução da obra.

Estão CORRETAS

Questão 9

De acordo com os dados do último censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), 23,9% da população brasileira possuía, pelo menos, algum tipo de deficiência. Considerando o disposto na NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, analise as afirmativas abaixo:

I. Considera-se o módulo de referência a projeção de 0,90 x 1,20 metro no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizadas ou não.
II. Quando da impossibilidade de um mobiliário ser instalado fora da rota acessível, ele deve ser projetado com diferença mínima em valor de relexão da luz (LRV) de 30 pontos, em relação ao plano de fundo, e ser detectável com bengala longa ou atender aos requisitos de sinalização tátil e visual de alerta, previstos na norma.
III. As informações em Braile dispensam a sinalização visual tátil.
IV. Nas áreas de resgate, deve ser previsto no mínimo um M.R. a cada 500 pessoas de lotação, por pavimento, sendo no mínimo, um por pavimento e um para cada escada e elevador de emergência.
V. Recomenda-se prever uma área de descanso, fora da faixa de circulação, a cada 100 m, para piso com até 3% de inclinação, ou a cada 50m, para piso de 3% a 5% de inclinação.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 10

De acordo com a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 – Estatuto das Cidades, sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), analise as afirmativas abaixo:

I. A elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) pode substituir o licenciamento ambiental requerido nos termos da legislação ambiental.
II. O Poder Executivo, baseado no Estudo de Impacto de Vizinhança, poderá condicionar a aprovação do empreendimento à execução de medidas, às expensas do município, para eliminar ou minimizar impactos negativos a serem gerados pelo empreendimento.
III. Os empreendimentos e atividades, privados ou públicos, situados em área urbana, que dependem de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal, devem ser definidos por lei municipal.
IV. O EIV deve ser executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise de questões como o adensamento populacional e a geração de tráfego e demanda por transporte público.
V. A elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) pode substituir o Certificado de Aprovação de Instalações - CAI após a realização de inspeção prévia da obra.

Estão CORRETAS, apenas

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *