Simulado Educador Infantil – Questões Teóricas

O Educador Infantil recepciona as crianças, administram os colaboradores da instituição de ensino e os recursos materiais e financeiros. Atribuições: Auxiliar na elaboração do planejamento pedagógico; Preparar o material didático, acompanhar o desenvolvimento das crianças e desenvolver atividades recreativas. Também cuida da alimentação e da higiene. Além disso, precisa estar sempre atento ao desenvolvimento dos alunos.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

No processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, a pessoa adulta tem importante papel mediador.
Assinale a alternativa que NÃO configura um exemplo de mediação adequada.




Questão 2

O sucessor do antecessor do sucessor de 37 equivale a:




Questão 3

Analise as afirmativas:

I. Para a escrita ocorrer na educação infantil é evidentemente necessário que se respeite o amadurecimento físico da criança.
II. A forma de como se dá a alfabetização não importa quando se quer mudar a idade da alfabetização.
III. Trabalhar com projetos de ensino facilita uma melhor absorção dos conteúdos quando se está na Educação Infantil, pois a integração das disciplinas fica mais fácil.
IV. Para se alfabetizar com letramento será necessário organizar turmas mais homogêneas.
V. A alfabetização atual, moderna, resulta de um processo espontâneo da interação das crianças com as ferramentas de leitura e escrita.

Estão corretas apenas as afirmativas:




Questão 4

Sobre os elementos que compõem o ar, considere os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Oxigênio: gás indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. Ele reage com certas substancias presentes no corpo dos seres vivos e produz água, energia e gás carbônico. A energia produzida nessa reação é responsável pela manutenção da vida de todo os seres;
II. Nitrogênio: é vital para as plantas, as mesmas absorvem o gás carbônico e eliminam oxigênio, tal processo é conhecido como fotossíntese;
III. Gases raros: não são aproveitados pelo nosso organismo, mas são utilizados em outras tarefas que são de grande proveito para o ser humano, por exemplo, o argônio – utilizado em lâmpadas incandescentes.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):




Questão 5

Com o intuito de trabalhar na perspectiva do letramento, Rosa desenvolveu a seguinte atividade com os seus alunos. Primeiro ela leu para eles três cartas que ela mesma escreveu e, enquanto lia, chamava a atenção das crianças para as características deste gênero textual. Depois Rosa solicitou que cada criança escrevesse uma carta para um colega da sala, combinando uma brincadeira para o recreio ou um passeio no fim de semana. Ao final as crianças poderiam ler suas cartas para a turma. De acordo com o intuito da professora e a atividade desenvolvida por ela, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

As experiências que as crianças vivenciam, no decorrer dos anos, em todos os contextos, fazem com que elas interiorizem uma imagem e um conhecimento de si mesmas, desenvolvendo a sua autoestima.
Assinale a alternativa que NÃO representa uma ação que favoreça o desenvolvimento de uma alta autoestima nas crianças.




Questão 7

A operação 999999 x 999999 tem-se como resultado:




Questão 8

As instituições de educação infantil devem desenvolver de maneira integrada as funções de cuidar e educar.
Analise as afirmativas sobre essas funções assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os procedimentos de cuidado precisam seguir os princípios de promoção à saúde.
( ) A educação pode auxiliar a criança a desenvolver capacidades de apropriação e conhecimento de suas potencialidades.
( ) Para cuidar de uma criança, é necessário não estabelecer vínculos para não gerar dependências.
( ) Dentro da escola, a educação deve ser única e formal, sem considerar os contextos sociais e culturais em que as crianças estão inseridas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 9

Todos os estados abaixo citados fazem parte da região Norte, Exceto:




Questão 10

Certa avaliação escolar apresentou questões de Português e Matemática. As questões de cunho Matemático tinham pontuação 50% superior às questões de Português que valiam 1 ponto cada. Um aluno que acertasse 100% da prova atingiria 44 pontos. Se cada questão valesse um ponto, o aluno teria obtido 36 pontos. Quantos pontos atingiria se as questões de Matemática e Português valessem, respectivamente, 2 e 3 pontos?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado