Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Educador Infantil – Questões Teóricas

Simulado Educador Infantil – Questões Teóricas

O Educador Infantil recepciona as crianças, administram os colaboradores da instituição de ensino e os recursos materiais e financeiros. Atribuições: Auxiliar na elaboração do planejamento pedagógico; Preparar o material didático, acompanhar o desenvolvimento das crianças e desenvolver atividades recreativas. Também cuida da alimentação e da higiene. Além disso, precisa estar sempre atento ao desenvolvimento dos alunos.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Diante disso, a professora Rosana busca criar um ambiente acolhedor e pacífico, desenvolvendo atividades calmas, eliminando os conflitos, divergências e disputas entre as crianças sem deixar que nenhuma fique sozinha em momento algum.
Sobre a ação da professora Rosana, é CORRETO afirmar que ela




Questão 2

No processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, a pessoa adulta tem importante papel mediador.
Assinale a alternativa que NÃO configura um exemplo de mediação adequada.




Questão 3

Todos os estados abaixo citados fazem parte da região Norte, Exceto:




Questão 4

Dentre os rios importantes que apresentamos abaixo, assinale o que irá abastecer a Hidrelétrica de Belo Monte.




Questão 5

Um motorista, rodando 4h por dia percorre em média 200 Km em 2 dias. Esse mesmo motorista, rodando 5 h por dia, durante 4 dias, irá percorrer:




Questão 6

Sobre os elementos que compõem o ar, considere os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Oxigênio: gás indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. Ele reage com certas substancias presentes no corpo dos seres vivos e produz água, energia e gás carbônico. A energia produzida nessa reação é responsável pela manutenção da vida de todo os seres;
II. Nitrogênio: é vital para as plantas, as mesmas absorvem o gás carbônico e eliminam oxigênio, tal processo é conhecido como fotossíntese;
III. Gases raros: não são aproveitados pelo nosso organismo, mas são utilizados em outras tarefas que são de grande proveito para o ser humano, por exemplo, o argônio – utilizado em lâmpadas incandescentes.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):




Questão 7

João comprou uma TV de 42 polegadas à vista e obteve um desconto de 12% sobre o preço marcado na etiqueta. Sabendo-se que ele pagou R$ 2.112,00, pode-se afirmar que o preço marcado na etiqueta do produto era de:




Questão 8

Com o intuito de trabalhar na perspectiva do letramento, Rosa desenvolveu a seguinte atividade com os seus alunos. Primeiro ela leu para eles três cartas que ela mesma escreveu e, enquanto lia, chamava a atenção das crianças para as características deste gênero textual. Depois Rosa solicitou que cada criança escrevesse uma carta para um colega da sala, combinando uma brincadeira para o recreio ou um passeio no fim de semana. Ao final as crianças poderiam ler suas cartas para a turma. De acordo com o intuito da professora e a atividade desenvolvida por ela, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Sabemos que as três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e pureza. A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo, Mulato e o Cafuzo. Conforme esta miscigenação, considere os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Caboclo, diz da raça mestiça entre branco e índio;
II. Mulato, corresponde ao mestiço de negro com branco;
III. Cafuzo, compreende a mestiçagem de índio com índio.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):




Questão 10

Uma aplicação financeira, com capitalização simples, feita durante 8 meses a uma taxa de 2,50% ao mês, rendeu R$ 720,00 de juros. Qual foi a quantia aplicada?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado