Simulado Educador Infantil – Questões Teóricas

O Educador Infantil recepciona as crianças, administram os colaboradores da instituição de ensino e os recursos materiais e financeiros. Atribuições: Auxiliar na elaboração do planejamento pedagógico; Preparar o material didático, acompanhar o desenvolvimento das crianças e desenvolver atividades recreativas. Também cuida da alimentação e da higiene. Além disso, precisa estar sempre atento ao desenvolvimento dos alunos. Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Na avaliação mediadora, é necessário que o professor acompanhe seu aluno, indo além do sentido de estar e caminhar junto dele, mas de refletir com ele, para que seja possível a observação passo a passo de seus resultados individuais, realizando ações educativas que possibilitem novas descobertas, proporcionando vivências enriquecedoras e favorecedoras à ampliação do saber. E, para isso:

Questão 2

A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Diante disso, a professora Rosana busca criar um ambiente acolhedor e pacífico, desenvolvendo atividades calmas, eliminando os conflitos, divergências e disputas entre as crianças sem deixar que nenhuma fique sozinha em momento algum.
Sobre a ação da professora Rosana, é CORRETO afirmar que ela

Questão 3

Para a inclusão dos alunos surdos, nas escolas comuns, a educação bilíngue - Língua Portuguesa/LIBRAS, desenvolve:

( ) O ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais.

( ) O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos.

( ) Os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa.

( ) O ensino da Libras para os demais alunos da escola.

( ) O atendimento educacional especializado é ofertado, somente na modalidade oral.

Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, completando com V, as afirmações verdadeiras, e F, as falsas, a alternativa que completa corretamente é:

Questão 4

O objetivo fundamental da alfabetização e letramento numa perspectiva sociointeracionista é ajudar a preparar o aluno para administrar a informação e não simplesmente acumular dados e informações com a mediação pelo professor. Com relação às práticas pedagógicas nessa perspectiva, leia as afirmações abaixo:

I - Devem buscar o desenvolvimento integral dos alunos desenvolvendo suas potencialidades.

II - São lúdicas, com incentivo ao trabalho coletivo e à construção da autonomia.

III - Precisam considerar os conhecimentos e experiências prévias do aluno, para que, a partir deles, o educador possa promover a construção do conhecimento levando em conta sua bagagem cultural e social.

São corretas as afirmações contidas em:

Questão 5

Clara é professora de uma turma de educação infantil e, na hora da brincadeira, ela gosta de brincar junto com seus alunos ensinando-lhes várias brincadeiras da sua própria infância e deixando que eles lhe ensinem outras.
Sobre a ação da professora Clara, é CORRETO afirmar que ela

Questão 6

É a Instituição que tem como foco auxiliar a diretoria escolar para que ela cumpra os objetivos e intenções do seu projeto político pedagógico e representar os interesses de pais e familiares em prol à Educação das crianças frente à comunidade escolar. Ela tem objetivos administrativos e pedagógicos, mas é mais conhecida pela atuação no âmbito financeiro da escola, uma vez que as unidades de ensino não têm autonomia para gerir de forma a direta as verbas recebidas. Na gestão democrática, é com ela que se decide como os recursos governamentais serão gastos, assim como são definidas as aplicações do dinheiro ganho com os eventos e festas, que devem ser registrados e divulgados para a comunidade escolar. Trata-se do(a):

Questão 7

É fundamental, na educação infantil, o desenvolvimento da capacidade de brincar das crianças, ação essa, rica em imaginação e percepção da realidade externa, que revela a capacidade das crianças em desenvolverem um modo de vida pessoal e construírem-se como humanos integrais. Sobre o brincar, leia as ideias abaixo:

1 - Amigos e inimigos são conquistados mais facilmente pelas crianças ao brincar, do que longe do contexto lúdico.

2 - O brincar, ao gerar o desenvolvimento dos contatos sociais, não auxilia na organização para a iniciação de relações emocionais.

3 - Ao brincar, a personalidade da criança tende a se integrar, pois serve de elo entre a realidade interna e externa.

4 - Pelo brincar, o desenvolvimento da fala pode ser potencializado através das interações sociais.

5 - O educador tem a possibilidade de conhecer melhor os saberes, os valores e os desejos dos educandos pelo brincar.

Dentre as ideias sobre brincar acima citadas, estão corretas:

Questão 8

As experiências que as crianças vivenciam, no decorrer dos anos, em todos os contextos, fazem com que elas interiorizem uma imagem e um conhecimento de si mesmas, desenvolvendo a sua autoestima.
Assinale a alternativa que NÃO representa uma ação que favoreça o desenvolvimento de uma alta autoestima nas crianças.

Questão 9

Sobre a organização do tempo e do espaço que são de fundamental importância na educação infantil, analise as seguintes afirmativas.

I. Trabalhar com as crianças em diferentes espaços possibilita o surgimento de novas formas de ação, de movimento e de experiências.
II. O uso de ambientes variados e a variação dentro de um mesmo ambiente geram insegurança e instabilidade nas crianças.
III. O tempo e o espaço podem ser analisados como fontes de poder social, denotando modos de pensar e de conceitualizar o mundo.

A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Questão 10

Todas as empresas citadas abaixo são privadas, EXCETO:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Obrigada... Muito útil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *