Simulado Instrumentador Cirúrgico – Conhecimentos Específicos

O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável no ato operatório e para que o mesmo transcorra com segurança e qualidade. Sua principal atribuição é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, podendo até realizar funções básicas de segundo auxiliar quando o primeira estiver ocupado. Veja e responda as questões específicas do cargo que caíram em provas de Concursos.

Questão 1

O instrumentador cirúrgico, durante o trabalho cotidiano, se depara com diferentes e numerosos tipos de instrumentos. Quais instrumentos e produtos fazem parte dessa rotina?

Questão 2

Numa cirurgia de colecistectomia convencional, o cirurgião, ao final, solicitou ao instrumentador cirúrgico para realizar a sutura do abdome, pois tinha um compromisso particular e estava atrasado. O instrumentador cirúrgico assim o fez, realizou a sutura e o paciente foi encaminhado à unidade de recuperação. Considerando os aspectos éticos, o profissional

Questão 3

Os artigos utilizados nos estabelecimentos de saúde são classificados conforme risco potencial de transmissão de infecção que apresentam. Para Spaulding (1968), os artigos podem ser críticos, semicríticos e não críticos. São considerados materiais críticos aqueles que:

Questão 4

Com relação à antissepsia pré-operatória da equipe cirúrgica, deve-se:

Questão 5

Para o bom andamento do procedimento cirúrgico o instrumentador, ao chegar ao centro cirúrgico, deve:

Questão 6

A atuação no Centro Cirúrgico tem como característica o trabalho coletivo, realizado por vários profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos. Qual das atribuições a seguir é específica do instrumentador cirúrgico?

Questão 7

A classificação das cirurgias segundo o potencial de risco para infecção é importante para determinar as medidas a serem tomadas antes, durante e após o ato cirúrgico. Segundo a Portaria n. 2616/1998, do Ministério da Saúde, as cirurgias realizadas em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa ou de difícil descontaminação, com falhas técnicas discretas no transoperatório, com penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário, são:

Questão 8

Um instrumentador cirúrgico dispôs sobre a mesa operatória uma tesoura de Metzenbaum, pinça de Halsted, porta-agulhas de Gillies e um cabo de bisturi nº 4. Segundo o tempo cirúrgico, estes instrumentais são classificados, respectivamente, em:

Questão 9

Ao instrumentador cirúrgico é essencial conhecer os instrumentais de acordo com sua utilização em cada tempo cirúrgico. Em qual tempo cirúrgico ocorre a separação dos planos anatômicos ou tecidos, por meio de instrumentos cortantes, como o bisturi e a tesoura?

Questão 10

O Centro Cirúrgico é uma unidade produtora de resíduos de riscos potenciais aos trabalhadores e ao ambiente. Esses resíduos são classificados em grupos, segundo a RDC 306/2004, da ANVISA. Os resíduos químicos acondicionados em bombonas pertencem ao:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. MUITO BOM ESSES SIMULADOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *