Simulado Instrumentador Cirúrgico – Conhecimentos Específicos

O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável no ato operatório e para que o mesmo transcorra com segurança e qualidade. Sua principal atribuição é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, podendo até realizar funções básicas de segundo auxiliar quando o primeira estiver ocupado.
Veja e responda as questões específicas do cargo que caíram em provas de Concursos.

Questão 1

A classificação das cirurgias segundo o potencial de risco para infecção é importante para determinar as medidas a serem tomadas antes, durante e após o ato cirúrgico. Segundo a Portaria n. 2616/1998, do Ministério da Saúde, as cirurgias realizadas em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa ou de difícil descontaminação, com falhas técnicas discretas no transoperatório, com penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário, são:




Questão 2

A distribuição dos instrumentais na mesa cirúrgica para melhor acompanhamento dos tempos cirúrgicos e facilitar a instrumentação é aquela em que:




Questão 3

Acidentes com material biológico e/ou perfurocortante apresentam elevada incidência entre os profissionais da equipe cirúrgica. Equivale a uma medida preventiva da possibilidade de contaminação por esses acidentes:




Questão 4

Na raquianestesia, o anestésico é depositado no espaço subaracnóideo da região lombar e, na anestesia geral balanceada, por via inalatória e endovenosa profunda. Quais materiais devem estar na sala na iminência de ser administrada uma anestesia geral?




Questão 5

Como deve ser o preparo dos instrumentais para a esterilização?




Questão 6

As infecções de sítio cirúrgico são classificadas segundo o plano anatômico acometido. A aquisição de uma conjuntivite após uma cirurgia oftalmológica é classificada como infecção




Questão 7

O instrumentador cirúrgico, durante o trabalho cotidiano, se depara com diferentes e numerosos tipos de instrumentos. Quais instrumentos e produtos fazem parte dessa rotina?




Questão 8

A limpeza é uma etapa essencial para o processamento dos produtos para a saúde. Constitui recomendação para a manutenção da qualidade do instrumental cirúrgico:




Questão 9

A drenagem cirúrgica é a técnica para remover coleções líquidas ou gasosas de uma cavidade serosa, ou abscesso por meio de abertura ou pela colocação de dreno ou sonda para assegurar a saída dos fluidos, pela pele ou pelas mucosas. Os tipos de drenos e sondas utilizados para drenagem de vias biliares, lavagem esofágica e para controle da hemorragia causada por varizes esofágicas são, respectivamente:




Questão 10

O Centro Cirúrgico é uma unidade produtora de resíduos de riscos potenciais aos trabalhadores e ao ambiente. Esses resíduos são classificados em grupos, segundo a RDC 306/2004, da ANVISA. Os resíduos químicos acondicionados em bombonas pertencem ao:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado