Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Instrumentador Cirúrgico – Conhecimentos Específicos

Simulado Instrumentador Cirúrgico – Conhecimentos Específicos

O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável no ato operatório e para que o mesmo transcorra com segurança e qualidade. Sua principal atribuição é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, podendo até realizar funções básicas de segundo auxiliar quando o primeira estiver ocupado.
Veja e responda as questões específicas do cargo que caíram em provas de Concursos.

Questão 1

Para uma assistência segura é necessário que os instrumentais cirúrgicos, assim como todos os produtos para a saúde, estejam processados adequadamente. Qual processo de esterilização constitui um método físico?




Questão 2

É essencial que o instrumentador cirúrgico reconheça as terminologias cirúrgicas. A cirurgia realizada para suspensão e fixação do útero é denominada então de:




Questão 3

Constitui recomendação para o posicionamento no período intraoperatório essencial para a segurança do paciente:




Questão 4

A drenagem cirúrgica é a técnica para remover coleções líquidas ou gasosas de uma cavidade serosa, ou abscesso por meio de abertura ou pela colocação de dreno ou sonda para assegurar a saída dos fluidos, pela pele ou pelas mucosas. Os tipos de drenos e sondas utilizados para drenagem de vias biliares, lavagem esofágica e para controle da hemorragia causada por varizes esofágicas são, respectivamente:




Questão 5

A limpeza é uma etapa essencial para o processamento dos produtos para a saúde. Constitui recomendação para a manutenção da qualidade do instrumental cirúrgico:




Questão 6

Para o bom andamento do procedimento cirúrgico o instrumentador, ao chegar ao centro cirúrgico, deve:




Questão 7

A distribuição dos instrumentais na mesa cirúrgica para melhor acompanhamento dos tempos cirúrgicos e facilitar a instrumentação é aquela em que:




Questão 8

A classificação das cirurgias segundo o potencial de risco para infecção é importante para determinar as medidas a serem tomadas antes, durante e após o ato cirúrgico. Segundo a Portaria n. 2616/1998, do Ministério da Saúde, as cirurgias realizadas em tecidos colonizados por microbiota pouco numerosa ou de difícil descontaminação, com falhas técnicas discretas no transoperatório, com penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário, são:




Questão 9

Ao instrumentador cirúrgico é essencial conhecer os instrumentais de acordo com sua utilização em cada tempo cirúrgico. Em qual tempo cirúrgico ocorre a separação dos planos anatômicos ou tecidos, por meio de instrumentos cortantes, como o bisturi e a tesoura?




Questão 10

O instrumentador cirúrgico, durante o trabalho cotidiano, se depara com diferentes e numerosos tipos de instrumentos. Quais instrumentos e produtos fazem parte dessa rotina?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado