Simulado Instrumentador Cirúrgico – Conhecimentos Específicos

O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável no ato operatório e para que o mesmo transcorra com segurança e qualidade. Sua principal atribuição é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, podendo até realizar funções básicas de segundo auxiliar quando o primeira estiver ocupado.
Veja e responda as questões específicas do cargo que caíram em provas de Concursos.

Questão 1

Na raquianestesia, o anestésico é depositado no espaço subaracnóideo da região lombar e, na anestesia geral balanceada, por via inalatória e endovenosa profunda. Quais materiais devem estar na sala na iminência de ser administrada uma anestesia geral?

Questão 2

Acidentes com material biológico e/ou perfurocortante apresentam elevada incidência entre os profissionais da equipe cirúrgica. Equivale a uma medida preventiva da possibilidade de contaminação por esses acidentes:

Questão 3

Para uma assistência segura é necessário que os instrumentais cirúrgicos, assim como todos os produtos para a saúde, estejam processados adequadamente. Qual processo de esterilização constitui um método físico?

Questão 4

A limpeza é uma etapa essencial para o processamento dos produtos para a saúde. Constitui recomendação para a manutenção da qualidade do instrumental cirúrgico:

Questão 5

O instrumentador cirúrgico, durante o trabalho cotidiano, se depara com diferentes e numerosos tipos de instrumentos. Quais instrumentos e produtos fazem parte dessa rotina?

Questão 6

Ao instrumentador cirúrgico é essencial conhecer os instrumentais de acordo com sua utilização em cada tempo cirúrgico. Em qual tempo cirúrgico ocorre a separação dos planos anatômicos ou tecidos, por meio de instrumentos cortantes, como o bisturi e a tesoura?

Questão 7

A escolha do tipo de anestesia depende de fatores como o tipo e a duração da cirurgia, do posicionamento e do estado físico do paciente. Segundo a American Society of Anesthesiologists – ASA (1963), o paciente cirúrgico Classe 3 equivale ao:

Questão 8

Com relação à antissepsia pré-operatória da equipe cirúrgica, deve-se:

Questão 9

O procedimento cirúrgico ocorre por meio de quatro tempos: a diérese, a hemostasia, a exérese e a síntese. Nessa sequência, os instrumentos ou produtos utilizados, em cada tempo, são:

Questão 10

Para o bom andamento do procedimento cirúrgico o instrumentador, ao chegar ao centro cirúrgico, deve:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *