Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Instrumentador Cirúrgico – Conhecimentos Específicos

Simulado Instrumentador Cirúrgico – Conhecimentos Específicos

O instrumentador cirúrgico é um profissional indispensável no ato operatório e para que o mesmo transcorra com segurança e qualidade. Sua principal atribuição é fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião e ao auxiliar, podendo até realizar funções básicas de segundo auxiliar quando o primeira estiver ocupado.
Veja e responda as questões específicas do cargo que caíram em provas de Concursos.

Questão 1

Como deve ser o preparo dos instrumentais para a esterilização?




Questão 2

Ao instrumentador cirúrgico é essencial conhecer os instrumentais de acordo com sua utilização em cada tempo cirúrgico. Em qual tempo cirúrgico ocorre a separação dos planos anatômicos ou tecidos, por meio de instrumentos cortantes, como o bisturi e a tesoura?




Questão 3

Os artigos utilizados nos estabelecimentos de saúde são classificados conforme risco potencial de transmissão de infecção que apresentam. Para Spaulding (1968), os artigos podem ser críticos, semicríticos e não críticos. São considerados materiais críticos aqueles que:




Questão 4

O instrumentador cirúrgico, durante o trabalho cotidiano, se depara com diferentes e numerosos tipos de instrumentos. Quais instrumentos e produtos fazem parte dessa rotina?




Questão 5

A hemostasia tem por objetivo impedir a hemorragia durante o ato operatório. Evita a perda excessiva de sangue, propicia uma cirurgia limpa com melhores condições técnicas, aumenta o rendimento do trabalho e repercute na duração do ato operatório e na evolução/recuperação pós-operatória, evitando formação de hematomas, infecção e deiscência e, consequentemente, reoperações. A hemostasia pode ser realizada por:




Questão 6

Os equipamentos de proteção coletiva visam à proteção de acidentes com pacientes, funcionários e visitantes das instituições de saúde, que são responsáveis por fornecer e capacitar seus empregados a usá-los. São equipamentos de proteção coletiva:




Questão 7

As técnicas de higienização das mãos são fundamentais para prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência em saúde. Assim,




Questão 8

Acidentes com material biológico e/ou perfurocortante apresentam elevada incidência entre os profissionais da equipe cirúrgica. Equivale a uma medida preventiva da possibilidade de contaminação por esses acidentes:




Questão 9

A atuação no Centro Cirúrgico tem como característica o trabalho coletivo, realizado por vários profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos. Qual das atribuições a seguir é específica do instrumentador cirúrgico?




Questão 10

A distribuição dos instrumentais na mesa cirúrgica para melhor acompanhamento dos tempos cirúrgicos e facilitar a instrumentação é aquela em que:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado