Simulado Engenheiro Ambiental – Conhecimentos Específicos

A principal função de Engenheiro Ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente através do planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo. Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Um muro de arrimo é uma estrutura projetada para suportar e conter o solo em um talude ou encosta. Analise as afirmativas a seguir:

I - No projeto de um muro de arrimo, é necessário considerar fatores como o tipo de solo.

II - A drenagem é importante em um muro de arrimo para evitar a corrosão dos materiais.

III - Os contrafortes em um muro de arrimo têm a função de distribuir as cargas do solo para a fundação do muro e estabilizar a estrutura.

Marque a alternativa correta:

Questão 2

É possível realizar uma determinação da potencialidade da transmissão de doenças de veiculação hídrica, de forma indireta, por meio dos organismos indicadores de contaminação fecal, pertencentes principalmente ao grupo dos coliformes. Assinale a alternativa que se refere ao gênero de bactérias do grupo de coliformes que não se enquadra na declaração do texto abaixo:

“Podem ocorrer em águas com altos teores de matéria orgânica, de efluentes industriais, como também na decomposição da matéria vegetal no solo, ou seja, sem qualquer poluição evidente por material de origem fecal.”

Questão 3

Segundo o Art. 5º da Lei nº 9.985/2000 o Sistema Nacional de Unidade de Conservação - SNUC será regido por diretrizes que assegurem, EXCETO:

Questão 4

De acordo com R. Lamberts, L. Dutra e F. O. R.

Pereira no livro Eficiência Energética na Arquitetura, “carga térmica é a soma de calor sensível e do calor latente fornecido ou retirado do ar durante um processo” (p.357). Neste caso, os principais fatores a se considerar no levantamento da carga térmica são:

Questão 5

Sobre o relatório da Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, denominado Nosso Futuro Comum e publicado em 1987, considere os seguintes itens:

I. a humanidade é capaz de tornar o desenvolvimento sustentável, garantindo que ele atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem também as suas;
II. a Comissão concentrou sua atenção nas áreas de população, segurança alimentar, extinção de espécies e esgotamento de recursos genéticos, energia, indústria e assentamentos humanos, por entender que todas se interligam e não podem ser tratadas isoladamente;
III. a queima de combustíveis fósseis espalha na atmosfera dióxido de carbono, o que está provocando um gradual aquecimento do planeta.

Está correto o que se afirma em

Questão 6

De acordo com Art. 33. da Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, o poder público, sem prejuízo das obrigações dos proprietários e posseiros estabelecidas na legislação ambiental, estimulará, com incentivos econômicos, a proteção e o uso sustentável do Bioma Mata Atlântica. Segundo o § 1º, na regulamentação dos incentivos econômicos ambientais, serão observadas as seguintes características da área beneficiada, EXCETO:

Questão 7

A velocidade de produção de células e compostos pelos produtores primários é chamada de produtividade

Questão 8

Analise as características de uma determinada ferramenta de controle de obras:

I - Classifica os itens em três categorias distintas.

II - Auxilia na identificação de quais itens ou atividades merecem maior atenção.

III - Utilizada para direcionar os esforços e recursos da empresa de forma adequada.

As características acima definem a ferramenta denominada:

Questão 9

O intemperismo químico é caracterizado pela alteração química da rocha. Essa alteração é ocasionada pelo contato da rocha com diversas soluções aquosas. Assinale a alternativa que se refere ao processo de Queluviação:

Questão 10

Considerando as categorias de proteção integral das unidades de conservação da natureza, segundo a Lei nº 9.985/2000 do Sistema Nacional de Unidade de Conservação - SNUC, relacione as categorias: Parque Nacional, Monumento Natural, Estação Ecológica, Reserva Biológica e Refúgio da Vida Silvestre com o objetivo básico e uma característica.

I - _______ Preservação da natureza e realização de pesquisas científicas. Proibida a visitação pública.

II - _______ Preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites. Proibida a visitação pública.

III - _______ Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Permitida a visitação pública.

IV - _______ Preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Permitida a visitação pública.

V - _______ Proteção de ambientes naturais para assegurar condições de existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. Permitida a visitação pública.

Marque a alternativa que completa corretamente as categorias com o objetivo básico e uma característica.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *