Simulado Engenheiro Ambiental – Conhecimentos Específicos

A principal função de Engenheiro Ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente através do planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Sobre o relatório da Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, denominado Nosso Futuro Comum e publicado em 1987, considere os seguintes itens:

I. a humanidade é capaz de tornar o desenvolvimento sustentável, garantindo que ele atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem também as suas;
II. a Comissão concentrou sua atenção nas áreas de população, segurança alimentar, extinção de espécies e esgotamento de recursos genéticos, energia, indústria e assentamentos humanos, por entender que todas se interligam e não podem ser tratadas isoladamente;
III. a queima de combustíveis fósseis espalha na atmosfera dióxido de carbono, o que está provocando um gradual aquecimento do planeta.

Está correto o que se afirma em

Questão 2

São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, exceto:

Questão 3

No Word 2016, qual opção da guia Revisão é utilizada para adicionar uma anotação acerca de determinada parte do texto?

Questão 4

Analise os itens a seguir de acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei n° 9.433, de 08 de janeiro de 1997:

I. reunir, dar consistência e divulgar os dados e informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos no Brasil;
II. atualizar permanentemente as informações sobre disponibilidade e demanda de recursos hídricos em todo o território nacional;
III. fornecer subsídios para a elaboração dos Planos de Recursos Hídricos.

São objetivos do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos:

Questão 5

A velocidade de produção de células e compostos pelos produtores primários é chamada de produtividade

Questão 6

Com relação aos aspectos e impactos ambientais, é correto afirmar que:

Questão 7

A Resolução Conama nº 491/2018, dispõe sobre padrões de qualidade do ar, diante disso, analise as afirmativas abaixo:

I- Padrão de qualidade do ar é um dos instrumentos de gestão da qualidade do ar, determinado como valor de concentração de um poluente específico na atmosfera, associado a um intervalo de tempo de exposição, para que o meio ambiente e a saúde da população sejam preservados em relação aos riscos de danos causados pela poluição atmosférica.
II- Índice de Qualidade do Ar - IQAR: valor utilizado para fins de comunicação e informação à população, que relaciona as concentrações dos poluentes monitorados aos possíveis efeitos adversos à saúde.
III- Caberá ao órgão ambiental competente o estabelecimento de critérios aplicáveis ao licenciamento ambiental, observando o padrão de qualidade do ar adotado localmente.

Está(ão) correta(s):

Questão 8

Acerca do uso de correio eletrônico é correto afirmar:

Questão 9

Utilizando o Word 2016, é possível adicionar um índice listando as palavras-chaves e os números de páginas, onde as mesmas aparecem. Em qual guia pode ser localizado essa opção?

Questão 10

Analise os itens, no tocante à Política Nacional de Resíduos Sólidos e assinale a alternativa devida.

I- Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final, ambientalmente adequada dos rejeitos.
II- Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenham sido comprovadas suas viabilidades técnicas, ambientais e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos, aprovado pelo órgão ambiental.
III- Incumbe aos Estados controlar e fiscalizar as atividades dos geradores, sujeitas a licenciamento ambiental, pelo órgão estadual do Sisnama.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *