Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc. Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Qual das alternativas abaixo contém, apenas, medicações que diminuem mortalidade no tratamento da insuficiência cardíaca sistólica?

Questão 2

As vasculites são um conjunto de doenças que em última instância provocam inflamação e necrose da parede de vasos. Como manifestação clínica, podem ocorrer lesões vasculares com sangramentos, bem como comprometimento do lúmen vascular com isquemia tecidual no território vascularizado pelo vaso acometido. Sobre vasculites, é correto afirmar:

Questão 3

Qual, dentre as patologias relacionadas, mais provavelmente pode produzir o chamado efeito dielétrico no eletrocardiograma de 12 derivações?

Questão 4

Paciente vítima de colisão entre automóvel e motocicleta foi encontrado a 2 metros do acidente. No atendimento préhospitalar, foi realizada intubação orotraqueal por rebaixamento do nível de consciência. Na admissão hospitalar, encontra-se hipotenso (PA: 85/42 mmHg), com taquicardia (FC 120 bpm), com tempo de enchimento capilar alargado, bem acoplado na ventilação mecânica, com FR 20 PEEP 8 FiO2 de 50%, saturação de O2 96%. Sobre as condutas iniciais em relação à avaliação circulatória, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

Sobre a perfuração traumática do trato gastrointestinal em adultos, classifique V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) O trauma abdominal fechado está normalmente relacionado a uma colisão de veículo motorizado e é classificado de acordo com o mecanismo primário da lesão (força de compressão ou desaceleração); trauma abdominal penetrante geralmente está relacionado a facadas ou ferimentos por arma de fogo.

( ) A presença de ar dentro da cavidade peritoneal por si só é considerada diagnóstica de lesão intestinal.

( ) O reconhecimento precoce da perfuração gastrointestinal é fundamental devido ao risco significativo de morbidade (incluindo hemorragia e peritonite) e mortalidade.

( ) A localização do líquido intraabdominal pode dar uma indicação sobre o local da lesão, mas o achado mais sensível é um rastro de ferida que se estende até o intestino lesionado.

Questão 6

Em relação à febre amarela, é INCORRETO afirmar que

Questão 7

Dadas as afirmativas quanto à leucemia mielocítica aguda,

I. A morfologia da célula maligna varia em diferentes subgrupos.
II. A infecção viral é um fator predisponente.
III. A plaquetopenia é um achado comum no momento do diagnóstico.
IV. Achados cromossômicos não constituem fator prognóstico.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 8

Paciente do sexo feminino, 9 anos. Mãe relata que a criança apresentou febre e calafrio nos últimos dias. Ao exame físico, paciente aparenta desnutrição moderada e ascite. Perguntada pelo médico sobre viagens recentes, a mãe relata ter voltado há cerca de 1 mês de viagem para local onde a criança nadou em rios. Qual o diagnóstico mais provável para este caso?

Questão 9

Assinale a alternativa correta com relação às pneumonias adquiridas em hospital em adultos:

Questão 10

Com relação aos conceitos básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta:

Tempo de simulado: