Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Segundo a Lei Orgânica da Saúde e o Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), para ser instituída uma Região de Saúde, as seguintes ações e serviços devem estar presentes:

I. atenção primária;
II. urgência e emergência;
III. vigilância em saúde;
IV. atenção psicossocial;
V. atenção ambulatorial especializada e hospitalar.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

Questão 2

Em relação à Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE) e suas complicações, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 3

Dadas as afirmativas quanto aos casos de pneumonia comunitária,

I. A sorologia e hemocultura devem ser solicitadas para confirmação diagnóstica.
II. A tomografia de tórax é necessária para certeza diagnóstica e início da terapia.
III. Podem ser causados por bactérias típicas como Haemophilus influenzae e Klebisiella pneumoniae.
IV. Podem ser causados por bactérias atípicas como Mycoplasma pneumoniae e Chlamydia pneumoniae.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 4

As complicações do diabetes são categorizadas como distúrbios microvasculares e macrovasculares, que resultam em retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica e outros agravos. Sobre essa temática, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 5

Paciente do sexo feminino, 9 anos. Mãe relata que a criança apresentou febre e calafrio nos últimos dias. Ao exame físico, paciente aparenta desnutrição moderada e ascite. Perguntada pelo médico sobre viagens recentes, a mãe relata ter voltado há cerca de 1 mês de viagem para local onde a criança nadou em rios. Qual o diagnóstico mais provável para este caso?

Questão 6

Sobre a H=hipertensão arterial, julgue as assertivas a seguir:

I. ECG, exame de urina, glicemia de jejum, hematócrito, potássio, creatinina, cálcio, colesterol total, colesterol HDL e triglicerídeos são exames complementares recomendados na avaliação inicial de paciente hipertenso.
II. Elevações isoladas da PA (sem a presença de sintomas, surgimento ou progressão de repercussão em órgão-alvo) representam a maioria dos atendimentos em emergência (“hipertensão não-controlada”) e requerem tratamento imediato. As opções terapêuticas são captopril 25 mg, via oral (VO), propranolol 40-80 mg (VO), entre outras.
III. Hemorragia intracraniana, sangramento pósoperatório, transplante renal e pré-eclâmpsia sao consideradas emergências hipertensivas.
IV. Em 2017 a American Heart Association (AHA) e o American College of Cardioloy (ACC) publicaram uma nova diretriz sobre o diagnóstico e tratamento da HAS. De acordo com as novas diretrizes, é considerado HAS estágio 1 a pressão arterial sistólica (PAS) ≥130 mmHg e/ou a diastólica (PAD) ≥ 80 mmHg.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 7

Gestantes devem ser submetidas a uma avaliação de risco para tromboembolismo venoso (TEV) no início da gravidez. Caso sejam classificadas como pacientes de alto risco para TEV devem receber aconselhamento pré-gestacional e um plano de conduta prospectivo para tromboprofilaxia durante a gestação. Das alternativas a seguir, qual deve ser considerada opção de escolha para a tromboprofilaxia durante a gravidez?

Questão 8

Um homem de 45 anos, cor negra, diabético tipo 2, tabagista, com fortes antecedentes familiares de hipertensão arterial sistêmica, esteve em consulta de rotina com um cardiologista. Sua pressão arterial era 120/80 mmHg, medida da forma correta. Assintomático, seu exame físico era normal. O médico solicitou exames rotineiros e 15 dias após o paciente retornou ao consultório. Achados dignos de nota apenas uma proteinúria (++/4+) ao exame de sedimento urinário, e critérios eletrocardiográficos claros de hipertrofia ventricular esquerda.
Considerando a história clínica e exames complementares, qual a hipótese diagnóstica mais provável?

Questão 9

O Processo de implantação do SUS tem sido orientado por instrumentos chamados Normas Operacionais, instituídas por meio de portarias ministeriais. Sobre essa temática, julgue as assertivas a seguir:

I. Desde o início do processo de implantação do SUS, foram publicadas três Normas Operacionais Básicas (NOB/SUS 01/91, NOB/SUS 01/93 e NOB/SUS 01/96).
II. A NOB/SUS 01/91 centralizou a gestão do SUS no nível federal (INAMPS) e estabeleceu o instrumento convenial como forma de transferência de recursos do INAMPS para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
III. A NOB/ SUS 01/93 formalizou os princípios aprovados na 9ª Conferência Nacional de Saúde (1992) e desencadeou um amplo processo de estatização da gestão com habilitação dos Estados como gestores.
IV. A NOB/SUS 01/96 promoveu um avanço no processo de descentralização, criando novas condições de gestão para os municípios e Estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e municípios.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 10

Paciente 23 anos, masculino, apresenta-se para consulta com forte dor em panturrilhas, que se iniciou 3 dias antes da consulta. Negou uso de medicações lícitas, drogas ilícitas, ser portador de doenças sistêmicas e traumas recentes. Ao exame físico, apresenta: regular estado geral, ictérico, eupneico, sem alterações abdominais e torácicas, pressão arterial de 121/78 mmHg. O médico solicitou exames bioquímicos no momento da consulta, que resultaram em: hemoglobina 12 mg/dL, plaquetas 250.000/mm3, lucócitos 10.500 células/mm3, ureia 80 mg/dL, creatinina 3,8 mg/dL, potássio 3,5 mEq/L.
Qual a hipótese diagnóstica para o caso?

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *