Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Qual das alternativas abaixo apresenta o exame padrão-ouro que deve ser solicitado em um paciente com uma alta suspeita clínica de Tromboembolismo Pulmonar (TEP) para confirmação diagnóstica?

Questão 2

Qual dos anticorpos abaixo apresenta alta especificidade no diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico?

Questão 3

Homem diabético, 55 anos, com diagnóstico há 12 anos, vem na última consulta apresentando microalbuminúria.
Qual a classe de medicação hipotensora mais adequada para esse paciente?

Questão 4

Qual, dentre os exames complementares relacionados, deve ser solicitado, obrigatoriamente, na avaliação inicial de rotina de um paciente hipertenso assintomático e sem nenhuma evidência de lesão de órgão-alvo?

Questão 5

Sobre a H=hipertensão arterial, julgue as assertivas a seguir:

I. ECG, exame de urina, glicemia de jejum, hematócrito, potássio, creatinina, cálcio, colesterol total, colesterol HDL e triglicerídeos são exames complementares recomendados na avaliação inicial de paciente hipertenso.
II. Elevações isoladas da PA (sem a presença de sintomas, surgimento ou progressão de repercussão em órgão-alvo) representam a maioria dos atendimentos em emergência (“hipertensão não-controlada”) e requerem tratamento imediato. As opções terapêuticas são captopril 25 mg, via oral (VO), propranolol 40-80 mg (VO), entre outras.
III. Hemorragia intracraniana, sangramento pósoperatório, transplante renal e pré-eclâmpsia sao consideradas emergências hipertensivas.
IV. Em 2017 a American Heart Association (AHA) e o American College of Cardioloy (ACC) publicaram uma nova diretriz sobre o diagnóstico e tratamento da HAS. De acordo com as novas diretrizes, é considerado HAS estágio 1 a pressão arterial sistólica (PAS) ≥130 mmHg e/ou a diastólica (PAD) ≥ 80 mmHg.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 6

Todas as doenças abaixo são de notificação compulsória, EXCETO

Questão 7

O Processo de implantação do SUS tem sido orientado por instrumentos chamados Normas Operacionais, instituídas por meio de portarias ministeriais. Sobre essa temática, julgue as assertivas a seguir:

I. Desde o início do processo de implantação do SUS, foram publicadas três Normas Operacionais Básicas (NOB/SUS 01/91, NOB/SUS 01/93 e NOB/SUS 01/96).
II. A NOB/SUS 01/91 centralizou a gestão do SUS no nível federal (INAMPS) e estabeleceu o instrumento convenial como forma de transferência de recursos do INAMPS para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
III. A NOB/ SUS 01/93 formalizou os princípios aprovados na 9ª Conferência Nacional de Saúde (1992) e desencadeou um amplo processo de estatização da gestão com habilitação dos Estados como gestores.
IV. A NOB/SUS 01/96 promoveu um avanço no processo de descentralização, criando novas condições de gestão para os municípios e Estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e municípios.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 8

Paciente do sexo feminino, 9 anos. Mãe relata que a criança apresentou febre e calafrio nos últimos dias. Ao exame físico, paciente aparenta desnutrição moderada e ascite. Perguntada pelo médico sobre viagens recentes, a mãe relata ter voltado há cerca de 1 mês de viagem para local onde a criança nadou em rios. Qual o diagnóstico mais provável para este caso?

Questão 9

Em relação à Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE) e suas complicações, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 10

Em relação à Síndrome Coronariana Aguda (SCA), é INCORRETO afirmar que

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *