Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Paciente 62 anos, masculino, 67 kg, recebendo medicação domiciliar para tratamento de hipertensão arterial sistêmica, apresentou hemiplegia em dimídio direito e afasia. Deu entrada em unidade de emergência 1 hora após início do quadro clínico. Fez tomografia computadorizada de crânio sem contraste 2 horas após início do quadro clínico que evidenciou lesão isquêmica cerebral.
Qual a conduta terapêutica para esse caso?




Questão 2

Qual, dentre os exames complementares relacionados, deve ser solicitado, obrigatoriamente, na avaliação inicial de rotina de um paciente hipertenso assintomático e sem nenhuma evidência de lesão de órgão-alvo?




Questão 3

Gestantes devem ser submetidas a uma avaliação de risco para tromboembolismo venoso (TEV) no início da gravidez. Caso sejam classificadas como pacientes de alto risco para TEV devem receber aconselhamento pré-gestacional e um plano de conduta prospectivo para tromboprofilaxia durante a gestação. Das alternativas a seguir, qual deve ser considerada opção de escolha para a tromboprofilaxia durante a gravidez?




Questão 4

Dadas as afirmativas quanto à cetacidose diabética (CAD) e estado hiperosmolar hiperglicêmico (EHH),

I. A CAD ocorre com níveis glicêmicos acima de 250 mg/dL.
II. O EHH é mais frequente em pacientes idosos e portadores de diabetes tipo 2.
III. A CAD pode evoluir com leucocitose em virtude do estresse físico, do cortisol e das catecolaminas.
IV. O tratamento inclui insulinoterapia venosa, correção da desidratação e dos distúrbios hidroeletrolíticos.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 5

A dor na cabeça é um sintoma de ocorrência comum no mundo moderno e geralmente não tem características que possam ser associadas a causas identificáveis. O caráter crônico e a característica de forte intensidade levam muitos pacientes a procurarem consultórios de neurologia para investigação de tumores cerebrais.
Qual o diagnóstico de um paciente que apresenta dor na cabeça de início noturno, unilateral, cuja epidemiologia mostra ter predominância no sexo masculino, que apresenta alívio da dor com a deambulação ou movimentação da cabeça, acompanhada de lacrimejamento e rinorreia ipsilateral e que se repete em um mesmo período do ano?




Questão 6

Paciente de 42 anos, assintomático, vai ao médico para realização de exames de rotina e relata que sua esposa possui tuberculose pulmonar. Médico solicita realização de alguns exames laboratoriais, ente eles o teste intradérmico PPD (purified protein derivative), que obteve o resultado de 11mm. Qual a melhor conduta clínica frente a este resultado?




Questão 7

Paciente 12 anos, feminina, residente e domiciliada no interior, apresenta-se para consulta, acompanhada de sua mãe, com queixa de astenia e anorexia com duração de 4 meses. A mãe nega passado de cirurgias, doenças sistêmicas, transfusões sanguíneas e uso de medicações domiciliares. Ao exame físico se apresenta com: palidez cutânea e mucosa, icterícia em escleras conjuntival e bulbar, sopro cardíaco em foco mitral, abdome escavado e baço palpável 5 cm abaixo do rebordo costal sem outras alterações físicas e neurológicas. O hemograma executado no momento da consulta demonstrou diminuição de células vermelhas sem alteração da quantidade de leucócitos e das plaquetas. O exame de HbSag e anti-HbSag foram negativos.
Qual das alternativas apresenta um diagnóstico provável para o caso?




Questão 8

Uma mulher de 32 anos com sintomas respiratórios eventuais, diagnosticados como crises de asma, o tratamento medicamentoso inicial mais adequado é o seguinte




Questão 9

Em relação à Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE) e suas complicações, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 10

As complicações do diabetes são categorizadas como distúrbios microvasculares e macrovasculares, que resultam em retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica e outros agravos. Sobre essa temática, assinale a alternativa INCORRETA:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta