Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Segundo o Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil, é doença de notificação compulsória imediata:




Questão 2

Em relação à leptospirose, é INCORRETO afirmar que




Questão 3

Paciente 12 anos, feminina, residente e domiciliada no interior, apresenta-se para consulta, acompanhada de sua mãe, com queixa de astenia e anorexia com duração de 4 meses. A mãe nega passado de cirurgias, doenças sistêmicas, transfusões sanguíneas e uso de medicações domiciliares. Ao exame físico se apresenta com: palidez cutânea e mucosa, icterícia em escleras conjuntival e bulbar, sopro cardíaco em foco mitral, abdome escavado e baço palpável 5 cm abaixo do rebordo costal sem outras alterações físicas e neurológicas. O hemograma executado no momento da consulta demonstrou diminuição de células vermelhas sem alteração da quantidade de leucócitos e das plaquetas. O exame de HbSag e anti-HbSag foram negativos.
Qual das alternativas apresenta um diagnóstico provável para o caso?




Questão 4

A Constituição Federal de 1988 constitui-se marco histórico da proteção constitucional à saúde. Antes de sua promulgação, os serviços e ações de saúde eram destinados apenas a determinados grupos que possuíam condições financeiras para custear seu tratamento e aos que contribuíam para a Previdência Social. Qual marco constitucional definiu o acesso universal e igualitário à saúde?




Questão 5

Em relação às hepatites virais, é INCORRETO afirmar que




Questão 6

Paciente 62 anos, masculino, 67 kg, recebendo medicação domiciliar para tratamento de hipertensão arterial sistêmica, apresentou hemiplegia em dimídio direito e afasia. Deu entrada em unidade de emergência 1 hora após início do quadro clínico. Fez tomografia computadorizada de crânio sem contraste 2 horas após início do quadro clínico que evidenciou lesão isquêmica cerebral.
Qual a conduta terapêutica para esse caso?




Questão 7

Qual das alternativas abaixo contém, apenas, medicações que diminuem mortalidade no tratamento da insuficiência cardíaca sistólica?




Questão 8

Um homem de 45 anos, cor negra, diabético tipo 2, tabagista, com fortes antecedentes familiares de hipertensão arterial sistêmica, esteve em consulta de rotina com um cardiologista. Sua pressão arterial era 120/80 mmHg, medida da forma correta. Assintomático, seu exame físico era normal. O médico solicitou exames rotineiros e 15 dias após o paciente retornou ao consultório. Achados dignos de nota apenas uma proteinúria (++/4+) ao exame de sedimento urinário, e critérios eletrocardiográficos claros de hipertrofia ventricular esquerda.
Considerando a história clínica e exames complementares, qual a hipótese diagnóstica mais provável?




Questão 9

Qual, dentre as patologias relacionadas, mais provavelmente pode produzir o chamado efeito dielétrico no eletrocardiograma de 12 derivações?




Questão 10

Qual das alternativas abaixo apresenta o exame padrão-ouro que deve ser solicitado em um paciente com uma alta suspeita clínica de Tromboembolismo Pulmonar (TEP) para confirmação diagnóstica?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado