Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Em relação às hepatites virais, é INCORRETO afirmar que

Questão 2

Qual, dentre os exames complementares relacionados, deve ser solicitado, obrigatoriamente, na avaliação inicial de rotina de um paciente hipertenso assintomático e sem nenhuma evidência de lesão de órgão-alvo?

Questão 3

A dor na cabeça é um sintoma de ocorrência comum no mundo moderno e geralmente não tem características que possam ser associadas a causas identificáveis. O caráter crônico e a característica de forte intensidade levam muitos pacientes a procurarem consultórios de neurologia para investigação de tumores cerebrais.
Qual o diagnóstico de um paciente que apresenta dor na cabeça de início noturno, unilateral, cuja epidemiologia mostra ter predominância no sexo masculino, que apresenta alívio da dor com a deambulação ou movimentação da cabeça, acompanhada de lacrimejamento e rinorreia ipsilateral e que se repete em um mesmo período do ano?

Questão 4

Em relação às anemias, é INCORRETO afirmar que

Questão 5

Gestantes devem ser submetidas a uma avaliação de risco para tromboembolismo venoso (TEV) no início da gravidez. Caso sejam classificadas como pacientes de alto risco para TEV devem receber aconselhamento pré-gestacional e um plano de conduta prospectivo para tromboprofilaxia durante a gestação. Das alternativas a seguir, qual deve ser considerada opção de escolha para a tromboprofilaxia durante a gravidez?

Questão 6

Uma mulher de 32 anos com sintomas respiratórios eventuais, diagnosticados como crises de asma, o tratamento medicamentoso inicial mais adequado é o seguinte

Questão 7

Uma medicação para o tratamento de diabetes tipo 2 em estudos recentes tem diminuído os internamentos hospitalares por insuficiência cardíaca assim como a mortalidade por todas as causas nos diabéticos.
Qual alternativa apresenta essa medicação?

Questão 8

Sobre as hepatites virais, julgue as assertivas a seguir:

I. Os testes de função hepática, especialmente os níveis séricos da ALT/TGP e AST/ TGO, apesar de serem indicadores sensíveis da extensão do dano do parênquima hepático, não são específicos para as hepatites virais.
II. A principal via de contágio do vírus da hepatite A (HAV) é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados.
III. A infecção por HAV, tradicionalmente, é dividida em duas fases. A primeira consiste na fase não citopática, durante a qual a replicação viral ocorre exclusivamente no citoplasma do hepatócito. A segunda fase corresponde à citopática, apresentando infiltração portal e zonal, necrose e erosão da placa limitante.
IV. No curso da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV), o antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) é produzido em grandes quantidades e pode ser detectado no sangue da maioria dos indivíduos infectados cerca de 30 dias após a infecção.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 9

Homem de 65 anos chegou hoje ao Hospital com história de ter apresentado oligúria e creatinina elevada há 2 dias, após o uso de medicação. Ele já fazia uso de captopril e fez uso por 16 dias de diclofenaco por uma dor lombar. O médico plantonista suspeita de uma necrose tubular aguda (NTA).
Qual das alternativas abaixo contém o achado laboratorial compatível com uma NTA?

Questão 10

Paciente de 55 anos chega à UPA com um derrame pleural à direita. O plantonista decide realizar o estudo do líquido pleural para diferenciar exsudato de transudato. Qual das alternativas abaixo contém todos os elementos que podem ajudar na diferenciação entre exsudato e transudato?

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *