Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc. Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Na abordagem dos traumas abdominais, é fundamental conhecer a anatomia externa e interna do abdome.

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

Questão 2

A dermatite atópica é uma doença inflamatória e pruriginosa. Sobre essa patologia, considere as seguintes afirmativas:

1. Existe correlação de dermatite atípica mais grave com mutações no gene da filagrina, sendo que essas mutações também podem estar associadas à asma, independentemente da presença de dermatite atópica associada.
2. Na forma infantil (3 meses a 2 anos), apresenta-se como lesões vesicossecretantes, crostosas, presentes em região malar, áreas extensoras e região das fraldas.
3. Em relação à terapêutica farmacológica, as opções são corticoterapia e inibidores de calcineurina tópicos e nos casos refratários podem ser usados metotrexate, micofenolato de mofetila, azatioprinae e alguns imunobiológicos.
4. Na forma pré-puberal (2 a 12 anos), a doença acomete mais flexuras e regiões periorificiais na face, as lesões têm aspecto mais liquenificado, escarificado e menos secretivo, sendo que a doença se manifesta em períodos de surto/acalmia.

Assinale a alternativa correta.

Questão 3

Em relação à Síndrome Coronariana Aguda (SCA), é INCORRETO afirmar que

Questão 4

A Constituição Federal de 1988 constitui-se marco histórico da proteção constitucional à saúde. Antes de sua promulgação, os serviços e ações de saúde eram destinados apenas a determinados grupos que possuíam condições financeiras para custear seu tratamento e aos que contribuíam para a Previdência Social. Qual marco constitucional definiu o acesso universal e igualitário à saúde?

Questão 5

Com relação aos aspectos gerais da asma brônquica, assinale a alternativa correta:

Questão 6

Paciente homem, 68 anos chega à urgência com um quadro de uma pneumonia comunitária com indicação de internamento em enfermaria.
Todas as alternativas abaixo podem ser utilizadas como tratamento nesse caso, EXCETO

Questão 7

Sobre as cefaleias, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 8

Paciente 12 anos, feminina, residente e domiciliada no interior, apresenta-se para consulta, acompanhada de sua mãe, com queixa de astenia e anorexia com duração de 4 meses. A mãe nega passado de cirurgias, doenças sistêmicas, transfusões sanguíneas e uso de medicações domiciliares. Ao exame físico se apresenta com: palidez cutânea e mucosa, icterícia em escleras conjuntival e bulbar, sopro cardíaco em foco mitral, abdome escavado e baço palpável 5 cm abaixo do rebordo costal sem outras alterações físicas e neurológicas. O hemograma executado no momento da consulta demonstrou diminuição de células vermelhas sem alteração da quantidade de leucócitos e das plaquetas. O exame de HbSag e anti-HbSag foram negativos.
Qual das alternativas apresenta um diagnóstico provável para o caso?

Questão 9

O Processo de implantação do SUS tem sido orientado por instrumentos chamados Normas Operacionais, instituídas por meio de portarias ministeriais. Sobre essa temática, julgue as assertivas a seguir:

I. Desde o início do processo de implantação do SUS, foram publicadas três Normas Operacionais Básicas (NOB/SUS 01/91, NOB/SUS 01/93 e NOB/SUS 01/96).
II. A NOB/SUS 01/91 centralizou a gestão do SUS no nível federal (INAMPS) e estabeleceu o instrumento convenial como forma de transferência de recursos do INAMPS para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
III. A NOB/ SUS 01/93 formalizou os princípios aprovados na 9ª Conferência Nacional de Saúde (1992) e desencadeou um amplo processo de estatização da gestão com habilitação dos Estados como gestores.
IV. A NOB/SUS 01/96 promoveu um avanço no processo de descentralização, criando novas condições de gestão para os municípios e Estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e municípios.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 10

Qual dos anticorpos abaixo apresenta alta especificidade no diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico?

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *