Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Todas as doenças abaixo são de notificação compulsória, EXCETO




Questão 2

Qual das alternativas abaixo contém, apenas, medicações que diminuem mortalidade no tratamento da insuficiência cardíaca sistólica?




Questão 3

Sobre o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, julgue as assertivas a seguir:

I. A causa mais frequente de hipotireoidismo em todo o mundo ainda é a carência crônica de iodo na dieta, que produz um aumento do tamanho da glândula, reduzindo o seu rendimento.
II. Na tiroidite de Hashimoto a glândula tireóide aumenta e o hipotireoidismo aparece anos mais tarde, devido à destruição gradual das zonas funcionais da glândula.
III. A doença de graves, uma doença autoimune caracterizada por anticorpos contra o receptor de TSH, é a causa mais comum do hipertireoidismo. As opções terapêuticas disponíveis para esta doença são as drogas antitireoidianas (DAT), cirurgia e o iodo radioativo.
IV. Pacientes com hipertireoidismo podem ter alteração na função cardíaca por ação direta do T3 ou por variações hemodinâmicas e vasculares.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 4

Em relação à Influenza ou Síndrome Gripal (SG), é INCORRETO afirmar que




Questão 5

Dadas as afirmativas quanto aos casos de pneumonia comunitária,

I. A sorologia e hemocultura devem ser solicitadas para confirmação diagnóstica.
II. A tomografia de tórax é necessária para certeza diagnóstica e início da terapia.
III. Podem ser causados por bactérias típicas como Haemophilus influenzae e Klebisiella pneumoniae.
IV. Podem ser causados por bactérias atípicas como Mycoplasma pneumoniae e Chlamydia pneumoniae.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 6

Paciente homem, 68 anos chega à urgência com um quadro de uma pneumonia comunitária com indicação de internamento em enfermaria.
Todas as alternativas abaixo podem ser utilizadas como tratamento nesse caso, EXCETO




Questão 7

Qual dos anticorpos abaixo apresenta alta especificidade no diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico?




Questão 8

Gestantes devem ser submetidas a uma avaliação de risco para tromboembolismo venoso (TEV) no início da gravidez. Caso sejam classificadas como pacientes de alto risco para TEV devem receber aconselhamento pré-gestacional e um plano de conduta prospectivo para tromboprofilaxia durante a gestação. Das alternativas a seguir, qual deve ser considerada opção de escolha para a tromboprofilaxia durante a gravidez?




Questão 9

Paciente 62 anos, masculino, 67 kg, recebendo medicação domiciliar para tratamento de hipertensão arterial sistêmica, apresentou hemiplegia em dimídio direito e afasia. Deu entrada em unidade de emergência 1 hora após início do quadro clínico. Fez tomografia computadorizada de crânio sem contraste 2 horas após início do quadro clínico que evidenciou lesão isquêmica cerebral.
Qual a conduta terapêutica para esse caso?




Questão 10

Qual, dentre as patologias relacionadas, mais provavelmente pode produzir o chamado efeito dielétrico no eletrocardiograma de 12 derivações?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado