Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Segundo a Lei Orgânica da Saúde e o Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), para ser instituída uma Região de Saúde, as seguintes ações e serviços devem estar presentes:

I. atenção primária;
II. urgência e emergência;
III. vigilância em saúde;
IV. atenção psicossocial;
V. atenção ambulatorial especializada e hospitalar.

Dos itens, verifica-se que estão corretos




Questão 2

Qual, dentre os exames complementares relacionados, deve ser solicitado, obrigatoriamente, na avaliação inicial de rotina de um paciente hipertenso assintomático e sem nenhuma evidência de lesão de órgão-alvo?




Questão 3

Paciente homem, 68 anos chega à urgência com um quadro de uma pneumonia comunitária com indicação de internamento em enfermaria.
Todas as alternativas abaixo podem ser utilizadas como tratamento nesse caso, EXCETO




Questão 4

Sobre as hepatites virais, julgue as assertivas a seguir:

I. Os testes de função hepática, especialmente os níveis séricos da ALT/TGP e AST/ TGO, apesar de serem indicadores sensíveis da extensão do dano do parênquima hepático, não são específicos para as hepatites virais.
II. A principal via de contágio do vírus da hepatite A (HAV) é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados.
III. A infecção por HAV, tradicionalmente, é dividida em duas fases. A primeira consiste na fase não citopática, durante a qual a replicação viral ocorre exclusivamente no citoplasma do hepatócito. A segunda fase corresponde à citopática, apresentando infiltração portal e zonal, necrose e erosão da placa limitante.
IV. No curso da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV), o antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) é produzido em grandes quantidades e pode ser detectado no sangue da maioria dos indivíduos infectados cerca de 30 dias após a infecção.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 5

Dadas as afirmativas quanto à leucemia mielocítica aguda,

I. A morfologia da célula maligna varia em diferentes subgrupos.
II. A infecção viral é um fator predisponente.
III. A plaquetopenia é um achado comum no momento do diagnóstico.
IV. Achados cromossômicos não constituem fator prognóstico.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 6

O Processo de implantação do SUS tem sido orientado por instrumentos chamados Normas Operacionais, instituídas por meio de portarias ministeriais. Sobre essa temática, julgue as assertivas a seguir:

I. Desde o início do processo de implantação do SUS, foram publicadas três Normas Operacionais Básicas (NOB/SUS 01/91, NOB/SUS 01/93 e NOB/SUS 01/96).
II. A NOB/SUS 01/91 centralizou a gestão do SUS no nível federal (INAMPS) e estabeleceu o instrumento convenial como forma de transferência de recursos do INAMPS para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
III. A NOB/ SUS 01/93 formalizou os princípios aprovados na 9ª Conferência Nacional de Saúde (1992) e desencadeou um amplo processo de estatização da gestão com habilitação dos Estados como gestores.
IV. A NOB/SUS 01/96 promoveu um avanço no processo de descentralização, criando novas condições de gestão para os municípios e Estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e municípios.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 7

Dadas as afirmativas quanto à cetacidose diabética (CAD) e estado hiperosmolar hiperglicêmico (EHH),

I. A CAD ocorre com níveis glicêmicos acima de 250 mg/dL.
II. O EHH é mais frequente em pacientes idosos e portadores de diabetes tipo 2.
III. A CAD pode evoluir com leucocitose em virtude do estresse físico, do cortisol e das catecolaminas.
IV. O tratamento inclui insulinoterapia venosa, correção da desidratação e dos distúrbios hidroeletrolíticos.

Verifica-se que está(ão) correta(s)




Questão 8

Em relação à Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE) e suas complicações, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 9

Segundo o Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil, é doença de notificação compulsória imediata:




Questão 10

Todas as doenças abaixo são de notificação compulsória, EXCETO




Tempo de simulado:

Comentar Simulado