Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Um cirrótico do sexo masculino 65 anos chega à UPA com ascite de longa data por cirrose. Há 5 dias vem apresentando alteração do nível de consciência, asterix e hálito hepático após aumento da dose do diurético de alça.
Qual a conduta mais adequada nesse caso clínico?




Questão 2

As complicações do diabetes são categorizadas como distúrbios microvasculares e macrovasculares, que resultam em retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica e outros agravos. Sobre essa temática, assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 3

Qual, dentre os exames complementares relacionados, deve ser solicitado, obrigatoriamente, na avaliação inicial de rotina de um paciente hipertenso assintomático e sem nenhuma evidência de lesão de órgão-alvo?




Questão 4

Paciente homem, 68 anos chega à urgência com um quadro de uma pneumonia comunitária com indicação de internamento em enfermaria.
Todas as alternativas abaixo podem ser utilizadas como tratamento nesse caso, EXCETO




Questão 5

Paciente do sexo feminino, 9 anos. Mãe relata que a criança apresentou febre e calafrio nos últimos dias. Ao exame físico, paciente aparenta desnutrição moderada e ascite. Perguntada pelo médico sobre viagens recentes, a mãe relata ter voltado há cerca de 1 mês de viagem para local onde a criança nadou em rios. Qual o diagnóstico mais provável para este caso?




Questão 6

Paciente 12 anos, feminina, residente e domiciliada no interior, apresenta-se para consulta, acompanhada de sua mãe, com queixa de astenia e anorexia com duração de 4 meses. A mãe nega passado de cirurgias, doenças sistêmicas, transfusões sanguíneas e uso de medicações domiciliares. Ao exame físico se apresenta com: palidez cutânea e mucosa, icterícia em escleras conjuntival e bulbar, sopro cardíaco em foco mitral, abdome escavado e baço palpável 5 cm abaixo do rebordo costal sem outras alterações físicas e neurológicas. O hemograma executado no momento da consulta demonstrou diminuição de células vermelhas sem alteração da quantidade de leucócitos e das plaquetas. O exame de HbSag e anti-HbSag foram negativos.
Qual das alternativas apresenta um diagnóstico provável para o caso?




Questão 7

Em relação à Influenza ou Síndrome Gripal (SG), é INCORRETO afirmar que




Questão 8

Em relação à leptospirose, é INCORRETO afirmar que




Questão 9

Mulher de 35 anos vem ao ambulatório com os seguintes sintomas: ganho de peso e se sente sempre com sono. Ela traz os seguintes exames: TSH – 2,4 mU/L, T4 livre – 1,0 ng/dl e anticorpo anti-TPO - negativo. Essa paciente traz um ultrassom de tiroide com um nódulo em lobo direito de 2 cm por 2,1 cm com a classificação de TIRADS 5.
Qual a melhor conduta clínica para essa paciente?




Questão 10

Sobre as hepatites virais, julgue as assertivas a seguir:

I. Os testes de função hepática, especialmente os níveis séricos da ALT/TGP e AST/ TGO, apesar de serem indicadores sensíveis da extensão do dano do parênquima hepático, não são específicos para as hepatites virais.
II. A principal via de contágio do vírus da hepatite A (HAV) é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados.
III. A infecção por HAV, tradicionalmente, é dividida em duas fases. A primeira consiste na fase não citopática, durante a qual a replicação viral ocorre exclusivamente no citoplasma do hepatócito. A segunda fase corresponde à citopática, apresentando infiltração portal e zonal, necrose e erosão da placa limitante.
IV. No curso da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV), o antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) é produzido em grandes quantidades e pode ser detectado no sangue da maioria dos indivíduos infectados cerca de 30 dias após a infecção.

Assinale a alternativa CORRETA:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado