Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

O Processo de implantação do SUS tem sido orientado por instrumentos chamados Normas Operacionais, instituídas por meio de portarias ministeriais. Sobre essa temática, julgue as assertivas a seguir:

I. Desde o início do processo de implantação do SUS, foram publicadas três Normas Operacionais Básicas (NOB/SUS 01/91, NOB/SUS 01/93 e NOB/SUS 01/96).
II. A NOB/SUS 01/91 centralizou a gestão do SUS no nível federal (INAMPS) e estabeleceu o instrumento convenial como forma de transferência de recursos do INAMPS para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
III. A NOB/ SUS 01/93 formalizou os princípios aprovados na 9ª Conferência Nacional de Saúde (1992) e desencadeou um amplo processo de estatização da gestão com habilitação dos Estados como gestores.
IV. A NOB/SUS 01/96 promoveu um avanço no processo de descentralização, criando novas condições de gestão para os municípios e Estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e municípios.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 2

Uma mulher de 32 anos com sintomas respiratórios eventuais, diagnosticados como crises de asma, o tratamento medicamentoso inicial mais adequado é o seguinte




Questão 3

As complicações do diabetes são categorizadas como distúrbios microvasculares e macrovasculares, que resultam em retinopatia, nefropatia, neuropatia, doença coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica e outros agravos. Sobre essa temática, assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 4

Qual, dentre as patologias relacionadas, mais provavelmente pode produzir o chamado efeito dielétrico no eletrocardiograma de 12 derivações?




Questão 5

Uma medicação para o tratamento de diabetes tipo 2 em estudos recentes tem diminuído os internamentos hospitalares por insuficiência cardíaca assim como a mortalidade por todas as causas nos diabéticos.
Qual alternativa apresenta essa medicação?




Questão 6

Todas as doenças abaixo são de notificação compulsória, EXCETO




Questão 7

Homem diabético, 55 anos, com diagnóstico há 12 anos, vem na última consulta apresentando microalbuminúria.
Qual a classe de medicação hipotensora mais adequada para esse paciente?




Questão 8

Em relação à febre amarela, é INCORRETO afirmar que




Questão 9

A Constituição Federal de 1988 constitui-se marco histórico da proteção constitucional à saúde. Antes de sua promulgação, os serviços e ações de saúde eram destinados apenas a determinados grupos que possuíam condições financeiras para custear seu tratamento e aos que contribuíam para a Previdência Social. Qual marco constitucional definiu o acesso universal e igualitário à saúde?




Questão 10

Em relação à Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE) e suas complicações, assinale a alternativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado