Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Em relação à Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE) e suas complicações, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 2

Em relação à doença inflamatória pélvica da mulher (DIP), dadas as afirmativas,

I. Apresenta baixa morbidade.
II. A infertilidade tubária é inferior a 5%.
III. Não há relação com prenhez ectópica.
IV. Embora a infecção seja geralmente polimicrobiana, os agentes mais comuns são a Neisseria gonorrhoeae e Clamydia trachomatis.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 3

Em relação às anemias, é INCORRETO afirmar que

Questão 4

Um homem de 45 anos, cor negra, diabético tipo 2, tabagista, com fortes antecedentes familiares de hipertensão arterial sistêmica, esteve em consulta de rotina com um cardiologista. Sua pressão arterial era 120/80 mmHg, medida da forma correta. Assintomático, seu exame físico era normal. O médico solicitou exames rotineiros e 15 dias após o paciente retornou ao consultório. Achados dignos de nota apenas uma proteinúria (++/4+) ao exame de sedimento urinário, e critérios eletrocardiográficos claros de hipertrofia ventricular esquerda.
Considerando a história clínica e exames complementares, qual a hipótese diagnóstica mais provável?

Questão 5

Em relação à Síndrome Coronariana Aguda (SCA), é INCORRETO afirmar que

Questão 6

Paciente masculino, 35 anos, 90 kg, sem história de doenças sistêmicas, apresenta-se ao centro cirúrgico para tratamento de hérnia inguinal. Ao entrar no local da cirurgia, informou ao anestesista que ingeriu 350 ml de leite de vaca e que o momento dessa ingestão foi imediatamente antes da sua entrada no centro cirúrgico.
Qual a conduta adequada para impedir a aspiração pulmonar de conteúdo gástrico?

Questão 7

O Processo de implantação do SUS tem sido orientado por instrumentos chamados Normas Operacionais, instituídas por meio de portarias ministeriais. Sobre essa temática, julgue as assertivas a seguir:

I. Desde o início do processo de implantação do SUS, foram publicadas três Normas Operacionais Básicas (NOB/SUS 01/91, NOB/SUS 01/93 e NOB/SUS 01/96).
II. A NOB/SUS 01/91 centralizou a gestão do SUS no nível federal (INAMPS) e estabeleceu o instrumento convenial como forma de transferência de recursos do INAMPS para os Estados, Distrito Federal e Municípios.
III. A NOB/ SUS 01/93 formalizou os princípios aprovados na 9ª Conferência Nacional de Saúde (1992) e desencadeou um amplo processo de estatização da gestão com habilitação dos Estados como gestores.
IV. A NOB/SUS 01/96 promoveu um avanço no processo de descentralização, criando novas condições de gestão para os municípios e Estados, caracterizando as responsabilidades sanitárias do município pela saúde de seus cidadãos e redefinindo competências de Estados e municípios.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 8

Sobre a H=hipertensão arterial, julgue as assertivas a seguir:

I. ECG, exame de urina, glicemia de jejum, hematócrito, potássio, creatinina, cálcio, colesterol total, colesterol HDL e triglicerídeos são exames complementares recomendados na avaliação inicial de paciente hipertenso.
II. Elevações isoladas da PA (sem a presença de sintomas, surgimento ou progressão de repercussão em órgão-alvo) representam a maioria dos atendimentos em emergência (“hipertensão não-controlada”) e requerem tratamento imediato. As opções terapêuticas são captopril 25 mg, via oral (VO), propranolol 40-80 mg (VO), entre outras.
III. Hemorragia intracraniana, sangramento pósoperatório, transplante renal e pré-eclâmpsia sao consideradas emergências hipertensivas.
IV. Em 2017 a American Heart Association (AHA) e o American College of Cardioloy (ACC) publicaram uma nova diretriz sobre o diagnóstico e tratamento da HAS. De acordo com as novas diretrizes, é considerado HAS estágio 1 a pressão arterial sistólica (PAS) ≥130 mmHg e/ou a diastólica (PAD) ≥ 80 mmHg.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 9

Dadas as afirmativas quanto à leucemia mielocítica aguda,

I. A morfologia da célula maligna varia em diferentes subgrupos.
II. A infecção viral é um fator predisponente.
III. A plaquetopenia é um achado comum no momento do diagnóstico.
IV. Achados cromossômicos não constituem fator prognóstico.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

Questão 10

Uma mulher de 32 anos com sintomas respiratórios eventuais, diagnosticados como crises de asma, o tratamento medicamentoso inicial mais adequado é o seguinte

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *