Simulado Médico Neurologista – Conhecimentos Específicos

Neurologia é a especialidade médica que trata do sistema nervoso, incluindo o cérebro, cerebelo, medula espinhal, os nervos e as junções neuromusculares: onde nervos e músculos se encontram para executar os comandos cerebrais. Seu objeto de estudo são os aspectos físicos e químicos do sistema nervoso, e os desequilíbrios que ocorrem nestes mecanismos fisiológicos. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Quanto ao estudo das doenças que comprometem a mielina do sistema nervoso central, sobre Neuromielite Óptica, analise as afirmativas abaixo:

1. A Neuromielite Óptica é uma doença autoimune, que afeta, principalmente, os nervos ópticos e a medula, podendo ocorrer lesões em outras regiões, notadamente no tronco encefálico.
2. A Síndrome da Área Postrema é uma condição esperada na Neuromielite Óptica devido ao acometimento do tronco encefálico.
3. Se há suspeita clínica de Neuromielite Óptica, por exemplo, mielite com lesões, afetando espaço maior que 3 corpos vertebrais, deve-se solicitar a dosagem de Anticorpo Anti-Aquaporina 4.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

“Se a febre é tanta que o pescoço se inverte, o paciente não pode deglutir e se não há nenhum tumor associado, geralmente é letal” Hipócrates de Cós (460-377 a.C.).
A meningite bacteriana passou de enfermidade letal para doença tratável. Diante de um paciente masculino de 41 anos, previamente hígido, sem comorbidades, sem relato de alcoolismo crônico e com história de 24 horas de febre, cefaleia, rigidez nucal e rebaixamento do nível de consciência, foi iniciado Ceftriaxona em dose adequada para sistema nervoso central. Havia história de sinusite não tratada em torno de duas semanas atrás. Não havia exames de imagem disponíveis ou coleta de LCR no momento do diagnóstico.
Em relação à condução do caso, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

Os distúrbios do movimento agrupam enfermidades de grande interesse na Neurologia. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

Sobre o diagnóstico diferencial das síndromes parkinsonianas, é CORRETO afirmar que

Questão 5

Em relação ao estudo das cefaleias, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

Durante consulta neurológica, foi atendido adolescente de 15 anos, do sexo masculino, em uso de subdose de Carbamazepina, cujos registros médicos apontavam 4 episódios convulsivos nos últimos 3 meses. Ao exame de inspeção, o paciente apresentava angioma cutâneo facial (nevus ou mancha vinho do porto) desde a fronte até a maxila. Imediatamente, o neurologista realizou fundoscopia e identificou ipsilateralmente ao angioma cutâneo, uma proliferação de vasos na papila que não detectou no olho contralateral. O exame neurológico de longas vias estava preservado.
Com esse relato, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Sobre a paralisia completa do nervo oculomotor, é CORRETO afirmar que

Questão 8

Quanto às cefaleias secundárias, assinale a alternativa CORRETA

Questão 9

Paciente do sexo feminino, 54 anos, etilista crônica importante e hepatopata, chega à emergência, trazida por familiares, apresentando severo distúrbio de marcha e confusão mental. Ao exame, apresenta paralisia do olhar para todas as direções, nistagmo e ataxia de marcha importante.
Sobre a provável etiologia, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

A doença de Fabry, apesar de ser enfermidade rara, pode evoluir com consequências desastrosas para os indivíduos afetados, como falência renal, neuropatias extremamente dolorosas e acidentes vasculares isquêmicos em jovens. Atualmente, o tratamento pode incluir reposição enzimática, e o neurologista deve ficar atento a esse diagnóstico.
Nessa temática, analise as afirmativas abaixo:

I. Alteração ocular tipo córnea verticilata não é considerado achado patognomônico, mas é importante para suspeição clínica da doença em pacientes jovens com acidente vascular isquêmico aparentemente criptogênicos.
II. A doença de Fabry é causada pela deficiência de alfa galactosidade A e causa acúmulo lisossomal de globotriaosilceramida. Apenas os homens são acometidos, não havendo quadro clínico em mulheres, que são portadoras do gene.
III. Devido à inativação aleatória do cromossomo X, o diagnóstico nas mulheres requer o estudo genético (genotipagem), pois os níveis enzimáticos podem estar normais, e os sintomas serem mais brandos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado: