Simulado Médico Neurologista – Conhecimentos Específicos

Neurologia é a especialidade médica que trata do sistema nervoso, incluindo o cérebro, cerebelo, medula espinhal, os nervos e as junções neuromusculares: onde nervos e músculos se encontram para executar os comandos cerebrais. Seu objeto de estudo são os aspectos físicos e químicos do sistema nervoso, e os desequilíbrios que ocorrem nestes mecanismos fisiológicos. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Sobre a profilaxia da Migrânea episódica, avalie as afirmativas abaixo:

I. Sonolência, ganho ponderal, secura das mucosas, constipação intestinal e retenção urinária são efeitos colaterais relacionados aos antidepressivos tricíclicos, como Amitriptilina e Nortriptilina.
II. Parestesias em mãos e pés, redução do apetite, perda de peso e alteração de memória são efeitos colaterais do anticonvulsivante Topiramato.
III. O ácido Valproico é considerado seguro em gestantes, quando se realiza reposição concomitante de ácido fólico.

Assinale alternativa CORRETA.

Questão 2

Sobre o diagnóstico diferencial das síndromes parkinsonianas, é CORRETO afirmar que

Questão 3

Sobre a neuropatia do nervo ulnar e sua anatomia, é CORRETO afirmar que

Questão 4

Paciente do sexo feminino, 54 anos, etilista crônica importante e hepatopata, chega à emergência, trazida por familiares, apresentando severo distúrbio de marcha e confusão mental. Ao exame, apresenta paralisia do olhar para todas as direções, nistagmo e ataxia de marcha importante.
Sobre a provável etiologia, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

Sobre a paralisia completa do nervo oculomotor, é CORRETO afirmar que

Questão 6

“Se a febre é tanta que o pescoço se inverte, o paciente não pode deglutir e se não há nenhum tumor associado, geralmente é letal” Hipócrates de Cós (460-377 a.C.).
A meningite bacteriana passou de enfermidade letal para doença tratável. Diante de um paciente masculino de 41 anos, previamente hígido, sem comorbidades, sem relato de alcoolismo crônico e com história de 24 horas de febre, cefaleia, rigidez nucal e rebaixamento do nível de consciência, foi iniciado Ceftriaxona em dose adequada para sistema nervoso central. Havia história de sinusite não tratada em torno de duas semanas atrás. Não havia exames de imagem disponíveis ou coleta de LCR no momento do diagnóstico.
Em relação à condução do caso, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Sobre os transtornos da fala e da linguagem, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

Durante consulta neurológica, foi atendido adolescente de 15 anos, do sexo masculino, em uso de subdose de Carbamazepina, cujos registros médicos apontavam 4 episódios convulsivos nos últimos 3 meses. Ao exame de inspeção, o paciente apresentava angioma cutâneo facial (nevus ou mancha vinho do porto) desde a fronte até a maxila. Imediatamente, o neurologista realizou fundoscopia e identificou ipsilateralmente ao angioma cutâneo, uma proliferação de vasos na papila que não detectou no olho contralateral. O exame neurológico de longas vias estava preservado.
Com esse relato, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

Sobre Miastenia Gravis, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Diante do surgimento de novas terapias para Esclerose Múltipla Remitente Recorrente, o neurologista precisa conhecer os mecanismos de ação das drogas e os seus potenciais efeitos colaterais.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *