Simulado Médico Neurologista – Conhecimentos Específicos

Neurologia é a especialidade médica que trata do sistema nervoso, incluindo o cérebro, cerebelo, medula espinhal, os nervos e as junções neuromusculares: onde nervos e músculos se encontram para executar os comandos cerebrais. Seu objeto de estudo são os aspectos físicos e químicos do sistema nervoso, e os desequilíbrios que ocorrem nestes mecanismos fisiológicos.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Quanto às cefaleias secundárias, assinale a alternativa CORRETA




Questão 2

Diante do surgimento de novas terapias para Esclerose Múltipla Remitente Recorrente, o neurologista precisa conhecer os mecanismos de ação das drogas e os seus potenciais efeitos colaterais.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

O neurologista é o especialista adequado no reconhecimento, estudo e diagnóstico ou suspeição da Síndrome de Guillain-Barré e suas formas variantes.
Sobre esse assunto, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.




Questão 4

Sobre Miastenia Gravis, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

Em relação ao estudo das cefaleias, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

A doença de Fabry, apesar de ser enfermidade rara, pode evoluir com consequências desastrosas para os indivíduos afetados, como falência renal, neuropatias extremamente dolorosas e acidentes vasculares isquêmicos em jovens. Atualmente, o tratamento pode incluir reposição enzimática, e o neurologista deve ficar atento a esse diagnóstico.
Nessa temática, analise as afirmativas abaixo:

I. Alteração ocular tipo córnea verticilata não é considerado achado patognomônico, mas é importante para suspeição clínica da doença em pacientes jovens com acidente vascular isquêmico aparentemente criptogênicos.
II. A doença de Fabry é causada pela deficiência de alfa galactosidade A e causa acúmulo lisossomal de globotriaosilceramida. Apenas os homens são acometidos, não havendo quadro clínico em mulheres, que são portadoras do gene.
III. Devido à inativação aleatória do cromossomo X, o diagnóstico nas mulheres requer o estudo genético (genotipagem), pois os níveis enzimáticos podem estar normais, e os sintomas serem mais brandos.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 7

Quanto ao estudo das doenças que comprometem a mielina do sistema nervoso central, sobre Neuromielite Óptica, analise as afirmativas abaixo:

1. A Neuromielite Óptica é uma doença autoimune, que afeta, principalmente, os nervos ópticos e a medula, podendo ocorrer lesões em outras regiões, notadamente no tronco encefálico.
2. A Síndrome da Área Postrema é uma condição esperada na Neuromielite Óptica devido ao acometimento do tronco encefálico.
3. Se há suspeita clínica de Neuromielite Óptica, por exemplo, mielite com lesões, afetando espaço maior que 3 corpos vertebrais, deve-se solicitar a dosagem de Anticorpo Anti-Aquaporina 4.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Sobre a neuropatia do nervo ulnar e sua anatomia, é CORRETO afirmar que




Questão 9

Durante consulta neurológica, foi atendido adolescente de 15 anos, do sexo masculino, em uso de subdose de Carbamazepina, cujos registros médicos apontavam 4 episódios convulsivos nos últimos 3 meses. Ao exame de inspeção, o paciente apresentava angioma cutâneo facial (nevus ou mancha vinho do porto) desde a fronte até a maxila. Imediatamente, o neurologista realizou fundoscopia e identificou ipsilateralmente ao angioma cutâneo, uma proliferação de vasos na papila que não detectou no olho contralateral. O exame neurológico de longas vias estava preservado.
Com esse relato, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

Sobre investigação e diagnóstico de Vertigem, é CORRETO afirmar que




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta