Simulado Médico Intervencionista SAMU – Questões Teóricas

O médico intervencionista é a autoridade sanitária do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que decide todas as condutas de atendimento: Deve exercer a regulação médica pré-hospitalar e inter hospitalar, conhecer a rede de serviços da região, manter uma visão global e permanentemente atualizada dos meios disponíveis para o atendimento pré-hospitalar e das portas de urgência, checando periodicamente sua capacidade operacional. Além da recepção dos chamados de auxílio, análise da demanda, classificação em prioridades de atendimento, seleção de meios para atendimento (melhor resposta), acompanhamento do atendimento local, determinação do local de destino do paciente, orientação telefônica. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Menor 4 anos deu entrada no pronto-socorro com quadro de tosse seca, taquidispneia e chiado há 48 horas, com piora há 6 horas. Genitora negava febre. Relatava episódios semelhantes prévios. Na admissão, apresentava-se normoativo e alerta, retração de fúrcula, sibilos e estertores expiratórios difusos à ausculta, FR 42irpm, FC 112bpm.
As etapas de tratamento mais indicadas para o caso são:

Questão 2

Recém-nascido (RN), com 40 semanas de idade gestacional e peso de 3.500 g está ictérico até a zona IV de Krammer, nas primeiras 24 horas de vida. A conduta inicial mais adequada é

Questão 3

Sobre a assistência à vítima de Parada Cardiorrespiratória (PCR), assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

Paciente 40 anos, grande etilista deu entrada na emergência com história vômitos e de crise convulsiva há 2 horas, resolvida. Apresenta-se agitado, desorientado, confuso, com tremores intensos de extremidades. Relata última ingestão alcoólica há 3 dias.
Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

Paciente 16 anos de idade, ao retirar uma pipa presa em um poste, recebeu choque de alta voltagem e sofreu queda de aproximadamente 5 metros de altura. Foi levado pela família diretamente ao pronto-socorro. Na admissão, apresentava-se agitado, confuso e com os seguintes dados vitais: FC: 120 bpm, FR: 24 rpm, PA: 90/60 mmHg, saturação de 89%. O paciente referia dor abdominal difusa e, no exame físico, observava-se equimose em transição toracoabdominal direita, rotação lateral externa com deformidade da coxa direita, queimadura em palma da mão esquerda, onde houve entrada do choque elétrico e lesão ulcerada do pé esquerdo, provável saída do choque elétrico.

O paciente evoluiu 10 horas após a admissão na UTI, com piora da dor abdominal, sudorese, instabilidade hemodinâmica, sem boa resposta à expansão volêmica, com necessidade de início de vasopressores. Levado ao centro cirúrgico, apresentava extenso hemoperitônio, com sangramento hepático pulsátil. Paciente cursou no transoperatório com parada cardíaca, sem reestabelecimento da hemodinâmica, mesmo após 40 minutos de reanimação, sendo atestado o óbito.
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE quem deve assinar a Declaração de Óbito e a forma de preenchimento da causa do óbito.

Questão 6

Um homem adulto de 60 kg, vítima de queimaduras apresenta 50% de superfície corporal queimada (SCQ). De acordo com a fórmula de Parkland, quantos litros de solução de Ringer com Lactato devem ser administrados a esse paciente nas primeiras 24 horas pós-queimaduras?

Questão 7

No atendimento de um paciente politraumatizado, vítima de atropelamento, verifica-se, na avaliação inicial, dispneia, hipotensão, PA 70x40mmHg, turgência jugular, bulhas cardíacas abafadas, murmúrios vesiculares presentes bilateralmente à ausculta pulmonar. Qual o tratamento imediato a ser instituído?

Questão 8

Feminina, 45 anos dá entrada no pronto-socorro por ingesta de soda cáustica, há cerca de 30 minutos, apresenta-se com queixa de dor em cavidade oral e subesternal, sialorreia e odinofagia.
Assinale a alternativa que corresponde à conduta inicial mais indicada para essa paciente.

Questão 9

Homem de 25 anos de idade, vítima de acidente com colisão de carro, no qual era passageiro, e o motorista faleceu na cena. O paciente é transportado à emergência, imobilizado em prancha rígida, em uso de colar cervical semirrígido. O oxigênio está sendo administrado sob cateter 6L/min, e solução de cristaloides em dois acessos periféricos de grosso calibre está sendo infundida. Sua PA na entrada da emergência é de 75/40mmHg (após administração de 4000mL de solução cristaloide), sua frequência cardíaca é de 65bpm, e a frequência respiratória é de 32irpm, respirando superficialmente, com SpO2 de 97%. Encontra-se de olhos abertos, consciente, com resposta verbal adequada. Ele é capaz de elevar os ombros quando solicitado, mas é incapaz de elevar os cotovelos ao nível dos ombros ou mover ambas as pernas.

Diante do mecanismo de trauma e do exame físico do paciente ao ser admitido na emergência, assinale a alternativa que indica o nível da lesão medular sofrida.

Questão 10

Sobre o Trauma Crânio Encefálico (TCE) grave, assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado: