Simulado Médico Otorrinolaringologista – Questões Teóricas

É uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço. Veja e responda essas questões desse simulado.

Questão 1

Uma mulher de 52 anos, tabagista de 50 cigarros por dia há 25 anos, foi encaminhada para o otorrinolaringologista com queixas de rouquidão, disfagia, otalgia. Ao exame físico, foi evidenciada a presença de uma massa cervical.

O médico refere que a paciente deve ser encaminhada ao serviço oncológico em decorrência de um câncer de laringe.

Assinale a alternativa que apresenta os exames essenciais para diagnóstico:

Questão 2

A presença de alterações teciduais inflamatórias irreversíveis na fenda auditiva, associadas a uma membrana timpânica íntegra, que podem acometer de maneira focal ou generalizada a orelha média com graus de atividade e agressividade variáveis sugere

Questão 3

A pandemia de COVID-19 colocou em evidência a deficiência olfativa, sintoma amplamente relatado pelos pacientes infectados. Acerca das células formadoras do epitélio olfatório, aquelas responsáveis pela sua renovação ou reparação são as

Questão 4

Leia o caso a seguir.

As anomalias membranosas de orelha interna têm diagnóstico em nível microscópico, sendo feito post-mortem por histologia. Considere uma paciente com perda auditiva neurossensorial profunda bilateral, em exame de histopatologia observa-se cápsula óssea bem formada, órgão de Corti pouco desenvolvido, alterações na estria vascular e membrana de Reissner, mácula do sáculo e utrículo pouco desenvolvidos.

Tais características descrevem a Malformação de

Questão 5

Leia o caso a seguir.

Paciente do sexo feminino, professora, apresentando disfonia com voz soprosa que piora no fim do dia. Realizou exame de videolaringoestroboscopia com espessamento entre terço anterior e médio bilateral, simétrico, sem comprometimento de onda mucosa, e com fenda triangular médio-posterior.

A provável etiologia e tratamento para esse caso são, respectivamente:

Questão 6

Sobre as infecções profundas do pescoço, analise as afirmativas a seguir:

I. O tecido areolar frouxo encontrado no espaço pré-vertebral favorece a rápida expansão dos processos infecciosos aí instalados.
II. A infeção do espaço visceral anterior é usualmente decorrente dos processos infecciosos da glândula tireoide.
III. Os abscessos retrofaríngeos são mais frequentemente causados por processos supurativos da região da boca.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Em um ambiente de trabalho diversificado, um grupo de colegas está enfrentando dificuldades nas relações interpessoais. O time é formado por pessoas de diferentes idades, culturas e origens, o que tem gerado conflitos e mal-entendidos. Como líder de equipe, você é responsável por promover um ambiente saudável e produtivo. Diante dessa situação, assinale a alternativa que apresenta uma abordagem eficaz para resolver os problemas nas relações humanas no trabalho:

Questão 8

Em relação às bases conceituais da epidemiologia, analise as afirmações a seguir:

I- A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, e seus determinantes se distribuem ao acaso entre as pessoas.

II- Em epidemiologia, o risco pode ser definido como "o grau de probabilidade da ocorrência de um determinado evento".

III- O processo saúde-doença constitui-se das etapas pelas quais passa o indivíduo, ou a população, durante o processo de adoecimento, levando-se em consideração todas as variáveis que influenciam a saúde e as doenças, bem como seus desfechos: a cura ou a morte.

É correto o que se afirma em:

Questão 9

Assinale a alternativa que indica o exame por imagem de maior precocidade (sensibilidade) no diagnóstico da otite externa necrotizante (ou maligna).

Questão 10

A otite externa necrotizante é uma doença da orelha externa, que ocorre principalmente em pacientes diabéticos e idosos. O agente etiológico que mais comumente causa a otite externa necrotizante é o

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *