Simulado Médico Urologista – Conhecimentos Específicos

Urologista é o médico especialista na avaliação e tratamento do aparelho urinário, tanto masculino quanto feminino, e no aparelho genital (reprodutor) masculino. Os principais orgãos de atenção do urologista são: glândulas adrenais, rins, ureteres, bexiga, próstata, pênis, uretra e testículos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Em relação à função sexual masculina, a deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM), com produção de testosterona pelos testículos declinando progressivamente com o avanço da idade, está relacionada principalmente à(às):

Questão 2

O câncer do testículo é uma das neoplasias sólidas com maior taxa de cura em urologia com o avanço no diagnóstico precoce e na terapia clínico-cirúrgica disponível.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de tumor e a forma anatomopatológica mais frequente, respectivamente, em nosso meio.

Questão 3

Em função da pandemia pelo COVID-19, o uso de máscaras tornou-se algo evidente entre a população e os profissionais de saúde, sendo considerado componente essencial quando se fala em Biossegurança.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de máscaras e equipamentos de proteção respiratória.

Questão 4

Pacientes adultos jovens que, em posição ortostática, o exame físico revela massa de veias dilatadas e tortuosas situadas posteriormente ao testículo e acima dele e que ainda a manobra de Valsalva pode aumentar o grau de dilatação, tem como diagnóstico inicial e confirmação diagnóstica sugerida com exame de imagem, respectivamente:

Questão 5

Com relação ao papel do antígeno específico prostático (PSA) na detecção do Câncer Prostático (CP), é INCORRETO afirmar que

Questão 6

Na atenção primária à saúde (APS) a disúria, dor e dificuldade, e polaciúria são queixas mais frequentes em mulheres com vida sexual ativa.
Confirmada a leucocitúria e bacteriúria no exame parcial de urina, na maioria das vezes o agente etiológico envolvido é a(o):

Questão 7

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo o câncer de pele não melanoma. Seu diagnóstico tem mudado significativamente depois do amplo uso do antígeno específico da próstata (PSA) total com esse fim.
Em relação ao PSA total, relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1 Idade

1. De 70 a 79 anos
2. De 60 a 69 anos
3. De 50 a 59 anos
4. De 40 a 49 anos

Coluna 2 Valores

( ) Valores de 0,0 até 2,5 ng/ml.
( ) Valores de 0,0 até 3,5 ng/ml
( ) Valores de 0,0 até 4,5 ng/ml
( ) Valores de 0,0 até 6,5 ng/ml

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Questão 8

Sobre a fimose, todas as afirmativas abaixo são corretas, exceto:

Questão 9

No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por meio da Lei nº 9.263/96, que trata do planejamento familiar e estabelece como condições obrigatórias para sua execução em homens ou mulheres

Questão 10

Com relação à bexiga hiperativa (BHA), é CORRETO afirmar que

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *