Simulado Médico Urologista – Conhecimentos Específicos

Urologista é o médico especialista na avaliação e tratamento do aparelho urinário, tanto masculino quanto feminino, e no aparelho genital (reprodutor) masculino. Os principais orgãos de atenção do urologista são: glândulas adrenais, rins, ureteres, bexiga, próstata, pênis, uretra e testículos. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Pacientes adultos jovens que, em posição ortostática, o exame físico revela massa de veias dilatadas e tortuosas situadas posteriormente ao testículo e acima dele e que ainda a manobra de Valsalva pode aumentar o grau de dilatação, tem como diagnóstico inicial e confirmação diagnóstica sugerida com exame de imagem, respectivamente:

Questão 2

Em relação ao tratamento clínico da litíase urinária, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

A recomendação do Ministério da Saúde para o rastreamento do Câncer Prostático (CP), na população é que

Questão 4

Nas emergências urológicas na criança, o processo inflamatório agudo escrotal, conhecido como escroto agudo, é caracterizado por dor, calor e edema da bolsa escrotal.
Analise as afirmativas abaixo sobre essa doença:

1. Testículos retráteis ou criptorquídicos são mais sujeitos à torção do cordão espermático por deficiência na fixação do gubernaculum testis no escroto.
2. A torção do cordão espermático sobre seu próprio eixo apresenta dois picos de incidência, um no período neonatal na forma extravaginal, e outro intravaginal entre as idades de 12 a 18 anos.
3. A torção neonatal (pré-natal e até 30 dias de vida) pode se apresentar como quadro não agudo, secundário à torção intraútero, e detectado imediatamente após o parto, ou ainda como ausência de testículo palpado, caracterizando posteriormente o “vanishing testis”.
4. A torção de apêndices, os apêndices testiculares, hidátides de Morgagni (estruturas müllerianas) e o epididimário (estrutura wolfiana) usualmente têm um quadro clínico menos intenso que o da torção de cordão espermático, e ocorre mais frequentemente em meninos de 7 a 12 anos de idade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Questão 5

Hiperplasia prostática benigna (HPB) é condição clínica frequente a partir da sexta década de vida, sendo a neoplasia benigna mais comum no homem.

Manifestações clínicas por crescimento benigno da próstata provocam aparecimento de sintomas urinários que geram impacto negativo na qualidade de vida dessa população. A respeito das características gerais da HPB, assinale a opção correta:

Questão 6

Além dos tumores do tecido adrenal cortical e medular, outras lesões também podem causar aumentos volumétricos da glândula adrenal, sendo necessário remoção cirúrgica. A respeito das doenças adrenais de tratamento cirúrgico, analise as proposições a seguir:

I. O processo de investigação do neuroblastoma deve ser iniciado com ressonância magnética, que faz o diagnóstico diferencial em relação ao tumor de Wilms.

II. A suspeita clínica de feocromocitoma deve ser confirmada pela dosagem urinária de catecolaminas elevadas, o que ocorre em 95% dos casos.

III. Os pseudocistos apresentam tamanhos variados e geralmente coexistem com carcinoma de córtex adrenal em sua parede.

É correto o que se afirma em:

Questão 7

A respeito da laparoscopia nas doenças urológicas, analise as proposições a seguir:

I. São indicações de nefrectomia laparoscópica: rim funcionalmente excluso associado à dor, infecção, hematúria ou hipertensão; rim multicístico displásico; e angiomiolipomas.

II. A laparoscopia não é indicada na criptorquidia, pois não oferece avaliação diagnóstica, sendo insuficiente para avaliar testículos impalpáveis.

III. Lesões vasculares são as principais complicações da laparoscopia no câncer de testículo.

É correto o que se afirma em:

Questão 8

Em relação às DSTs, a Sífilis, além das manifestações urológicas, pode apresentar manifestações sistêmicas na sua evolução. Nessa evolução anatomopatológica, quando 6 a 8 semanas após a lesão genital cancro duro surgem lesões cutâneomucosas eritematosas em forma de roséolas, formando um eritema morbiliforme, a Sífilis evoluiu para:

Questão 9

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Paciente de 24 anos, com aumento de volume testicular direito, indolor, há 5 meses. Exame ultrassonográfico revelou massa testicular heterogênea. Marcadores séricos evidenciaram beta-HCG de 7000 ng/ml, alfa-fetoproteína de 2800 ng/ml. Dehidrogenase láctica elevada. Estudo tomográfico contrastado do abdome revelou linfonodos retroperitoneais de até 4 cm de diâmetro. Orquiectomia inguinal revelou neoplasia testicular mista com 40% de carcinoma embrionário, 45% de seminoma e 15% de tumor do saco vitelínico.
O tratamento mais APROPRIADO para o caso é

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *