Simulado Médico Urologista – Conhecimentos Específicos

Urologista é o médico especialista na avaliação e tratamento do aparelho urinário, tanto masculino quanto feminino, e no aparelho genital (reprodutor) masculino. Os principais orgãos de atenção do urologista são: glândulas adrenais, rins, ureteres, bexiga, próstata, pênis, uretra e testículos. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A litíase urinária é uma doença frequente, responsável, na maioria das vezes, pela cólica ureteral, com dor lombar de início abrupto, com irradiação para a região genital, de forte intensidade e acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese.
O exame de imagem considerado de maior sensibilidade e especificidade para este diagnóstico é a(o):

Questão 2

Em relação ao tratamento clínico da litíase urinária, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

Em relação às bases conceituais da epidemiologia, analise as afirmações a seguir:

I- A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, e seus determinantes se distribuem ao acaso entre as pessoas.

II- Em epidemiologia, o risco pode ser definido como "o grau de probabilidade da ocorrência de um determinado evento".

III- O processo saúde-doença constitui-se das etapas pelas quais passa o indivíduo, ou a população, durante o processo de adoecimento, levando-se em consideração todas as variáveis que influenciam a saúde e as doenças, bem como seus desfechos: a cura ou a morte.

É correto o que se afirma em:

Questão 4

Com relação à imunoterapia com Bacilo de Calmette-Guerin (BCG) após a ressecção transuretral (RTU) do carcinoma urotelial de bexiga, é INCORRETO afirmar que

Questão 5

Hiperplasia prostática benigna (HPB) é condição clínica frequente a partir da sexta década de vida, sendo a neoplasia benigna mais comum no homem.

Manifestações clínicas por crescimento benigno da próstata provocam aparecimento de sintomas urinários que geram impacto negativo na qualidade de vida dessa população. A respeito das características gerais da HPB, assinale a opção correta:

Questão 6

Indicadores de Saúde são instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

Questão 7

Na infertilidade masculina, a propedêutica básica determina a necessidade de complementação da investigação com exames adicionais, com o objetivo de diagnosticar a etiologia do fator masculino. Segundo essa afirmação, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( ) A urina emitida pós-masturbação confirma a hipótese de ejaculação retrógrada, caso sejam achados espermatozoides.

( ) As dosagens de FSH, LH, testosterona e prolactina são necessárias nos casos com oligozoospermia grave ou azoospermia não obstrutiva para diagnóstico de hipogonadismo hipogonadotrófico, falência testicular e hiperprolactinemia.

( ) A cultura de sêmen pode ser solicitada nos casos em que houver aumento de leucócitos no ejaculado.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Questão 8

Em relação à função sexual masculina, a deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM), com produção de testosterona pelos testículos declinando progressivamente com o avanço da idade, está relacionada principalmente à(às):

Questão 9

A infertilidade masculina é constatada após um período de 12 meses de tentativa de concepção sem sucesso, em que o casal manteve relações sexuais sem a utilização de métodos contraceptivos.
Excluídas as causas orgânicas, o método terapêutico de escolha em casos graves, para a reprodução assistida, é a:

Questão 10

Em relação às DSTs, a Sífilis, além das manifestações urológicas, pode apresentar manifestações sistêmicas na sua evolução. Nessa evolução anatomopatológica, quando 6 a 8 semanas após a lesão genital cancro duro surgem lesões cutâneomucosas eritematosas em forma de roséolas, formando um eritema morbiliforme, a Sífilis evoluiu para:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *