Simulado Médico Urologista – Conhecimentos Específicos

Urologista é o médico especialista na avaliação e tratamento do aparelho urinário, tanto masculino quanto feminino, e no aparelho genital (reprodutor) masculino. Os principais orgãos de atenção do urologista são: glândulas adrenais, rins, ureteres, bexiga, próstata, pênis, uretra e testículos. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre os indicadores de saúde, assinale a alternativa correta:

Questão 2

São indicações absolutas para o tratamento cirúrgico da hiperplasia prostática benigna, EXCETO:

Questão 3

Com relação à Hipertensão Renovascular (HRV), é INCORRETO afirmar que

Questão 4

Em função da pandemia pelo COVID-19, o uso de máscaras tornou-se algo evidente entre a população e os profissionais de saúde, sendo considerado componente essencial quando se fala em Biossegurança.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de máscaras e equipamentos de proteção respiratória.

Questão 5

O conduto peritônio vaginal (CPV) é uma estrutura embrionária remanescente da fase externa do processo de descida testicular.
Quando ele não é fisiologicamente reabsorvido após o nascimento e permanece patente, caracteriza o substrato anatomopatológico para o aparecimento clínico da:

Questão 6

A litíase urinária é uma doença frequente, responsável, na maioria das vezes, pela cólica ureteral, com dor lombar de início abrupto, com irradiação para a região genital, de forte intensidade e acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese.
O exame de imagem considerado de maior sensibilidade e especificidade para este diagnóstico é a(o):

Questão 7

Com relação à imunoterapia com Bacilo de Calmette-Guerin (BCG) após a ressecção transuretral (RTU) do carcinoma urotelial de bexiga, é INCORRETO afirmar que

Questão 8

Pacientes com insuficiência renal crônica e candidatos ao transplante renal deverão se submeter previamente à nefrectomia do(s) rim(ns) nativo(s), EXCETO em

Questão 9

Didaticamente, fístulas urogenitais (FUGs) podem ser divididas em fístulas vesicovaginais (FVVs), fístulas ureterovaginais (FUVs), fístulas vesicuterinas (FVUs) e fístulas uretrovaginais (FURVs). Sobre o assunto, analise as proposições a seguir:

I. FVVs são as mais comuns dentre as FUGs. Em geral, surgem após histerectomia por causa de lesão vesical não reconhecida no momento da cirurgia.

II. A cistoscopia deve ser realizada em casos de pacientes com suspeitas de malignidade e pós-radioterapia, enquanto a cistografia deve ser realizada em todos os pacientes com suspeita de FUG.

III. Nas fístulas infectadas e após radioterapia, a abordagem precoce é indicada, pois se associa à melhor recuperação das pacientes, proporcionando melhor qualidade de vida.

É correto o que se afirma em:

Questão 10

Na propedêutica urológica com exames de imagem, o DTPA-99MTC (ácido dietileno triamino pentacético) é frequentemente utilizado como fármaco para diagnóstico.
Assinale a alternativa correta sobre este fármaco.

Tempo de simulado: