Simulado Médico Urologista – Conhecimentos Específicos

Urologista é o médico especialista na avaliação e tratamento do aparelho urinário, tanto masculino quanto feminino, e no aparelho genital (reprodutor) masculino. Os principais orgãos de atenção do urologista são: glândulas adrenais, rins, ureteres, bexiga, próstata, pênis, uretra e testículos. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Pacientes com insuficiência renal crônica e candidatos ao transplante renal deverão se submeter previamente à nefrectomia do(s) rim(ns) nativo(s), EXCETO em

Questão 2

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo o câncer de pele não melanoma. Seu diagnóstico tem mudado significativamente depois do amplo uso do antígeno específico da próstata (PSA) total com esse fim.
Em relação ao PSA total, relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1 Idade

1. De 70 a 79 anos
2. De 60 a 69 anos
3. De 50 a 59 anos
4. De 40 a 49 anos

Coluna 2 Valores

( ) Valores de 0,0 até 2,5 ng/ml.
( ) Valores de 0,0 até 3,5 ng/ml
( ) Valores de 0,0 até 4,5 ng/ml
( ) Valores de 0,0 até 6,5 ng/ml

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Questão 3

Com relação ao distúrbio miccional encontrado em pacientes com história pregressa de AVC isquêmico e hemiplegia esquerda, é CORRETO afirmar que esses pacientes geralmente evoluem com incontinência urinária

Questão 4

Com relação à Hipertensão Renovascular (HRV), é INCORRETO afirmar que

Questão 5

O câncer do testículo é uma das neoplasias sólidas com maior taxa de cura em urologia com o avanço no diagnóstico precoce e na terapia clínico-cirúrgica disponível.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de tumor e a forma anatomopatológica mais frequente, respectivamente, em nosso meio.

Questão 6

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a infecção de transmissão sexual (DST) mais frequente na população sexualmente ativa é a:

Questão 7

Em relação ao tratamento clínico da litíase urinária, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

O adenocarcinoma renal é uma lesão maligna que tem sua prevalência aumentada devido ao aumento da longevidade da população e da maior exposição a agentes carcinogenéticos. Ele representa aproximadamente 3% de todos os tumores malignos diagnosticados em homens. A respeito do adenocarcinoma renal, assinale a alternativa correta:

Questão 9

Além dos tumores do tecido adrenal cortical e medular, outras lesões também podem causar aumentos volumétricos da glândula adrenal, sendo necessário remoção cirúrgica. A respeito das doenças adrenais de tratamento cirúrgico, analise as proposições a seguir:

I. O processo de investigação do neuroblastoma deve ser iniciado com ressonância magnética, que faz o diagnóstico diferencial em relação ao tumor de Wilms.

II. A suspeita clínica de feocromocitoma deve ser confirmada pela dosagem urinária de catecolaminas elevadas, o que ocorre em 95% dos casos.

III. Os pseudocistos apresentam tamanhos variados e geralmente coexistem com carcinoma de córtex adrenal em sua parede.

É correto o que se afirma em:

Questão 10

No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por meio da Lei nº 9.263/96, que trata do planejamento familiar e estabelece como condições obrigatórias para sua execução em homens ou mulheres

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *