Simulado Médico PSF – Questões Teóricas

Ele presta atendimento na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissional que compõe as equipes de Saúde da Família. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência e etc.
Preparamos este simulado com questões que caíram em provas para Concursos Públicos, responda

Questão 1

Se a nutriz for medicada com drogas do esquema terapêutico anti-esquistossomose, ela só deve amamentar a criança:

Questão 2

Com relação às infecções do trato urinário (ITU) é INCORRETO o que se afirma em:

Questão 3

“A função respiratória se processa mediante três atividades distintas, mas coordenadas: a ________, através da qual o ar da atmosfera chega aos alvéolos; a ___________, processo pelo qual o sangue venoso procedente do coração chega aos capilares dos alvéolos, e a _________, processo em que o oxigênio do ar contido nos alvéolos passa para o sangue ao mesmo tempo em que o gás carbônico contido no sangue passa para os alvéolos.” Completa CORRETAMENTE as lacunas do texto a alternativa:

Questão 4

A manifestação cardíaca mais prevalente no Lúpus Eritematoso Sistêmico é o envolvimento valvar, embora a manifestação clínica mais frequente seja a:

Questão 5

“Nas queimaduras por ácido fluorídrico com repercussão sistêmica, institua a aplicação por via endovenosa lenta de soluções fisiológicas com mais 10ml de ___________ e acompanhe laboratorialmente a reposição do cálcio iônico.” Completa CORRETAMENTE a lacuna do texto a alternativa:

Questão 6

O diagnóstico de pacientes com crises epilépticas pode ser um grande desafio, mesmo para clínicos muito experientes. Algumas particularidades podem tornar o diagnóstico especialmente difícil. Com relação a essas particularidades é INCORRETO afirmar:

Questão 7

Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre a Pielonefrite e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) É a infecção dos rins, que na maioria das vezes se deve à ascensão de germes do trato urinário inferior. Essa infecção é caracterizada clinicamente por dor na região dos flancos, com irradiação para o abdome, febre, náusea, vômito e sintomas urinários irritativos. No exame físico, o sinal mais característico é a presença do sinal de Giordano (punho percussão dolorosa em flancos). Prostração, taquicardia e hipotensão arterial podem estar presentes. Dependendo da apresentação clínica, seu manejo deve ser realizado em ambiente hospitalar.
(__) Diferentemente das infecções do trato urinário baixo, a pielonefrite exige investigação laboratorial e, por isso, é fundamental a coleta de urinálise e urocultura antes do início da antibioticoterapia.
(__) Quando a infecção ocorrer no sexo feminino, deve-se estar atento à necessidade de investigação de problemas estruturais no trato urinário com exames de imagem e, por isso, a referência a uma unidade de saúde especializada pode ser necessária. Nos casos leves (com pouco comprometimento do estado geral) e sem comorbidades, o tratamento poderá ser empírico oral: ciprofloxacino 500mg, VO, de 12h/12h, 10-14 dias. É fundamental a reavaliação do paciente após 48h de tratamento e orientação dos sinais de piora.

A sequência CORRETA corresponde a:

Questão 8

Com relação ao tratamento tópico da Escabiose, indicado pelo Ministério da Saúde, é INCORRETO o que se afirma em:

Questão 9

O acometimento renal na Esquistossomose se manifesta em 10 a 15% dos doentes com a forma:

Questão 10

Segundo o Ministério da Saúde, todas as alternativas abaixo são causas comuns de crises epilépticas em adultos jovens (18-35 anos), EXCETO:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *