Simulado Médico PSF – Questões Teóricas

Ele presta atendimento na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissional que compõe as equipes de Saúde da Família. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência e etc.
Preparamos este simulado com questões que caíram em provas para Concursos Públicos, responda

Questão 1

“É causada por fungos e possui uma tendência a cura central e progressão pelas bordas; as lesões tendem a confluir formando placas extensas. Geralmente há história clínica de ferimentos, cicatrizes superficiais e prurido (coceira) nas lesões. A sensibilidade está normal.” O texto traz a descrição da doença dermatológica denominada:

Questão 2

Os pacientes com asma persistente que estão bem controlados com o uso da medicação como corticoide inalatório possuem risco diminuído de exacerbações. Continuam vulneráveis a elas, por exemplo, diante de uma infecção respiratória. É importante lembrar que a grande maioria das exacerbações pode ser tratada na Unidade de Saúde. São considerados fatores de risco para exacerbações todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Questão 3

“Peça ao paciente que feche os olhos sem fazer força. Com a lanterna clínica, avalie se há fenda palpebral; se sim, medir com régua quantos milímetros é a abertura (fenda).” O texto traz a descrição da etapa da Anamnese dos olhos do paciente com Hanseníase visando a avaliação:

Questão 4

Se a nutriz for medicada com drogas do esquema terapêutico anti-esquistossomose, ela só deve amamentar a criança:

Questão 5

Todas as alternativas abaixo são sintomas de hipoglicemia leve, EXCETO:

Questão 6

A escolha do triptano e sua via de administração no tratamento da Migrânea sem aura deve levar em consideração peculiaridades da crise, tais como: total do tempo necessário para chegar ao auge da intensidade da dor e presença de náusea e/ou vômito. Exceto com o uso dos triptanos, o emprego de gastrocinéticos e:

Questão 7

Os estados infecciosos são as etiologias mais comuns relacionadas à cetoacidose e ao estado hiperglicêmico hiperosmolar, mas é necessário observar outros fatores importantes como todos citados abaixo, EXCETO:

Questão 8

Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre a Pielonefrite e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) É a infecção dos rins, que na maioria das vezes se deve à ascensão de germes do trato urinário inferior. Essa infecção é caracterizada clinicamente por dor na região dos flancos, com irradiação para o abdome, febre, náusea, vômito e sintomas urinários irritativos. No exame físico, o sinal mais característico é a presença do sinal de Giordano (punho percussão dolorosa em flancos). Prostração, taquicardia e hipotensão arterial podem estar presentes. Dependendo da apresentação clínica, seu manejo deve ser realizado em ambiente hospitalar.
(__) Diferentemente das infecções do trato urinário baixo, a pielonefrite exige investigação laboratorial e, por isso, é fundamental a coleta de urinálise e urocultura antes do início da antibioticoterapia.
(__) Quando a infecção ocorrer no sexo feminino, deve-se estar atento à necessidade de investigação de problemas estruturais no trato urinário com exames de imagem e, por isso, a referência a uma unidade de saúde especializada pode ser necessária. Nos casos leves (com pouco comprometimento do estado geral) e sem comorbidades, o tratamento poderá ser empírico oral: ciprofloxacino 500mg, VO, de 12h/12h, 10-14 dias. É fundamental a reavaliação do paciente após 48h de tratamento e orientação dos sinais de piora.

A sequência CORRETA corresponde a:

Questão 9

A presença dos sinais de alarme na dengue indica a possibilidade de gravidade do quadro clínico. De acordo com o Ministério da Saúde, são sinais de alarme na dengue todas as alternativas seguintes, EXCETO:

Questão 10

A manifestação cardíaca mais prevalente no Lúpus Eritematoso Sistêmico é o envolvimento valvar, embora a manifestação clínica mais frequente seja a:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *