Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Professor de História – Questões Objetivas

Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Sobretudo a partir da Idade Moderna, chegando à contemporaneidade, a história da Europa e da América é indissociável da história da África. Relativamente ao tema, assinale a alternativa correta.




Questão 2

Com o fim do regime militar, em 1985, era instaurada a Nova República, assinalando o reencontro do País com a democracia, cujo marco jurídico‐político definidor foi o(a)




Questão 3

Visigodos, ostrogodos, vândalos, saxões e tribos germânicas são alguns dos povos que, penetrando sobre os escombros do Império Romano, na Alta Idade Média, deram origem




Questão 4

A chegada dos europeus ao território que seria futuramente denominado de Brasil integra o processo de expansão comercial e marítima iniciado entre fins da Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XV e XVI). Em linhas gerais, a colonização do Brasil, conduzida por Portugal, assentou‐se sobre alguns fundamentos, entre os quais assinala‐se




Questão 5

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu uma experiência democrática, ainda que dentro de determinados limites e sujeita a diversas crises políticas. Entre as crises pelas quais passou o País nesse período, uma chama a atenção por seu desfecho dramático, que foi o(a)




Questão 6

Em 1776, as treze colônias inglesas da América do Norte proclamaram sua independência. Era a primeira vez na história que uma colônia conquistava sua emancipação, fato que muito repercutiu nas colônias espanholas e portuguesa da América. Como exemplo dessa influência, no Brasil, um movimento de independência foi tramado em Vila Rica e, descoberto em 1789, exemplarmente punido segundo a lógica metropolitana. Esse movimento, que teve um de seus integrantes condenados à forca, foi a




Questão 7

O Brasil ficou independente de Portugal em 1822, tornando‐se um Estado nacional monárquico, uma exceção nas Américas. O cenário apresentado pelo País, ao longo do século XIX, apresentava, em geral, o seguinte quadro:




Questão 8

A história surgiu como ciência ao longo do século XIX. Contudo, foi no transcurso do século XX que ela se aprimorou e incorporou avanços teóricos e metodológicos. Um marco desse processo de transformação dos estudos históricos foi a criação, em 1929, de uma revista francesa cuja influência se estendeu nas décadas seguintes, atingindo várias partes do mundo. Nascia ali um movimento de renovação historiográfica conhecido como Escola




Questão 9

A denominada Nova história, particularmente desenvolvida a partir de meados do século XX, incorporou novos objetivos, novos problemas e novas perspectivas ao “ofício do historiador”, para usar a conhecida expressão de Marc Bloch. Entre os aspectos mais definidores dessa Nova história, está o permanente diálogo entre a história e as demais ciências sociais. Nesse sentido, é correto afirmar que ela estimula




Questão 10

Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime de exceção, comandado por generais. Em dezembro de 1968, o regime militar tomou uma decisão que, no dizer de um historiador e jornalista, tornava a ditadura “escancarada”. Era o(a)




Tempo de simulado:

Comentar Simulado