Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Professor de História – Questões Objetivas

Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Tanto quanto a vida humana, a ciência histórica é dinâmica e se renova continuamente. Nessa perspectiva, diferentemente da antiga concepção segundo a qual a história tem no passado sua exclusiva razão de ser, hoje o modo mais adequado para defini‐la seria o(a)




Questão 2

Em 1776, as treze colônias inglesas da América do Norte proclamaram sua independência. Era a primeira vez na história que uma colônia conquistava sua emancipação, fato que muito repercutiu nas colônias espanholas e portuguesa da América. Como exemplo dessa influência, no Brasil, um movimento de independência foi tramado em Vila Rica e, descoberto em 1789, exemplarmente punido segundo a lógica metropolitana. Esse movimento, que teve um de seus integrantes condenados à forca, foi a




Questão 3

A história surgiu como ciência ao longo do século XIX. Contudo, foi no transcurso do século XX que ela se aprimorou e incorporou avanços teóricos e metodológicos. Um marco desse processo de transformação dos estudos históricos foi a criação, em 1929, de uma revista francesa cuja influência se estendeu nas décadas seguintes, atingindo várias partes do mundo. Nascia ali um movimento de renovação historiográfica conhecido como Escola




Questão 4

Ele viveu e testemunhou dois grandes conflitos na história grega antiga: as Guerras Médias e a Guerra do Peloponeso. Foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica em que os deuses não eram protagonistas. Por isso, Cícero o chamou de “Pai da História”. Trata‐se de




Questão 5

O trabalho com documentos históricos de variada natureza em sala de aula pode trazer resultados muito positivos para a formação do aluno, sobretudo porque esse tipo de atividade




Questão 6

Sobretudo a partir da Idade Moderna, chegando à contemporaneidade, a história da Europa e da América é indissociável da história da África. Relativamente ao tema, assinale a alternativa correta.




Questão 7

A chegada dos europeus ao território que seria futuramente denominado de Brasil integra o processo de expansão comercial e marítima iniciado entre fins da Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XV e XVI). Em linhas gerais, a colonização do Brasil, conduzida por Portugal, assentou‐se sobre alguns fundamentos, entre os quais assinala‐se




Questão 8

Desde a redemocratização, iniciada em 1985, o Brasil vive uma experiência democrática que tem sobrevivido a muitas crises, tanto na economia quanto na política. Entre as situações políticas que poderiam ter resultado em graves crises nesse período, destaca‐se o(a)




Questão 9

A denominada Nova história, particularmente desenvolvida a partir de meados do século XX, incorporou novos objetivos, novos problemas e novas perspectivas ao “ofício do historiador”, para usar a conhecida expressão de Marc Bloch. Entre os aspectos mais definidores dessa Nova história, está o permanente diálogo entre a história e as demais ciências sociais. Nesse sentido, é correto afirmar que ela estimula




Questão 10

A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)




Tempo de simulado:

Comentar Simulado