Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Leia atentamente o fragmento abaixo:

"A ordem do tempo foi posta em questão, tanto no Oriente quanto no Ocidente. Como mistos de arcaísmo e de modernidade, os fenômenos fundamentalistas são influenciados, em parte, por uma crise do futuro, enquanto as tradições, às quais se voltam para responder às infelicidades do presente, são, na impossibilidade de traçarem uma perspectiva do porvir, amplamente 'inventadas'".

(Fonte: HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. ed. 1ª. São Paulo: Autêntica, 2013, p. 20)

O fragmento acima foi extraído do texto "Ordens do tempo, regimes de historicidade" de François Hartog. Considerando o fragmento e os regimes de temporalidade dominantes nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa que indica corretamente a razão para a "crise do futuro" no século XX:

Questão 2

Leia atentamente o fragmento abaixo:

"Depois da encarniçada luta da Guerra dos Sete Anos, Frederico viveu sob um duplo temor: em primeiro lugar, o temor de uma revanche por parte da Áustria. Para reduzir essa possibilidade futura, fez uma aliança com a Rússia. Com isso, no entanto, associou-se a uma força cuja pressão crescente [...] pressentiu antecipadamente como sendo o maior dos perigos. Ambas as predições [...] confluíram assim na ação política, pois foram capazes de modificar os próprios pressupostos do prognóstico, alterando a situação." .

(Fonte: KOSELLECK, Reinhardt. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006. p. 33)

A partir do fragmento acima, é correto afirmar que:

Questão 3

Marque a opção correta sobre a Primeira Guerra Mundial:

Questão 4

O neoliberalismo é uma ideologia econômica e política que surgiu no século XX, ganhando destaque a partir da década de 1970. Sobre as concepções ideológicas do neoliberalismo, analise os itens abaixo:

I. O neoliberalismo defende a redução do tamanho do Estado e a intervenção do Estado na economia e na sociedade, mas isso não inclui a privatização de empresas estatais.

II. O neoliberalismo enfatiza a importância do mercado livre como mecanismo eficiente para a alocação de recursos.

III. Os neoliberais são geralmente defensores do livre comércio internacional, mas são contra barreiras comerciais.

IV. O neoliberalismo enfatiza que as pessoas devem ser responsáveis pelo seu próprio bem-estar econômico e que os benefícios sociais devem ser ilimitados.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):

Questão 5

Sobre as principais características da Assembleia Constituinte de 1823 o início do I Império, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 6

O neocolonialismo se refere a uma forma de dominação, influência ou controle exercida por nações industrializadas e poderosas sobre regiões ou nações menos controladas após o período de descolonização que ocorreu no século XX. Sobre o neocolonialismo, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 7

Considere o trecho abaixo, retirado de um artigo escrito pela autora Luciana Maria de Aragão Ballestrini:

"No Brasil, país fundamental para entender essa transformação ideológica agressiva e materializada no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e no feminicídio político da vereadora Marielle Franco, o índice de violência contra as mulheres aumentou de uma forma geral. Eleitas por partidos políticos de esquerda, a violência política de gênero sofrida por essas duas mulheres é muito representativa do afastamento e da morte da própria democracia brasileira. Não por acaso, a questão de gênero está no epicentro da crise contemporânea das democracias liberais, sendo a expressão 'ideologia de gênero' utilizada por setores neoconservadores em uma espécie de ofensiva global e atualizada da 'caça às bruxas'".

(Flávia BIROLI, 2018; Silvia FEDERICI, 2017).

(Fonte: BALLESTRIN, Luciana. 2020. Feminismo De(s)colonial como Feminismo Subalterno Latino-Americano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis , v. 28, n. 3, 2020)

(Com base no texto, é correto afirmar que:

Questão 8

"Nzinga Mbandi Ngola, rainha de Matamba e Angola nos séculos XVI-XVII (1587-1663), foi uma das mulheres e heroínas africanas cuja memória mais tem desafiado o processo diluidor da amnésia, dando origem a um imaginário cultural na diáspora tal como no folclore brasileiro com o nome de Ginga; [...] é cultuada como a heroína angolana das primeiras resistências pelos modernos movimentos nacionalistas de Angola; e tem despertado um crescente interesse dos historiadores e antropólogos para a compreensão daquele momento histórico que caracterizou a destreza política e de armas desta rainha africana na resistência à ocupação dos portugueses do território angolano e consequente tráfico de escravos."

Serrano, Carlos M. H. Ginga, a rainha quilombola da Matamba e Angola. Revista USP- São Paulo, 28, 136 - 141, dezembro/fevereiro, 95 - 96 (Adaptado).

Sobre os reinos africanos nos séculos XVI e XVII é correto afirmar:

Questão 9

"Em 1701, a Coroa determinou um afastamento para o criatório de, no mínimo, dez léguas a partir da área de plantio da cana"

Simonsen. Roberto C. História econômica do Brasil: 1500/1820. 10. ed. São Paulo:
Nacional, 1978 (Brasiliana, 5). (Adaptado).

- Essa determinação realizada desde a Carta Régia de 1701 teve como objetivo:

Questão 10

São considerados processos que estão na base da crise do Segundo Império no Brasil e estímulos para a propagação dos ideais republicanos:

Tempo de simulado: