Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

"Após ter criado belo o mal em vez de um bem levou-a lá onde eram outros Deuses e homens adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (...) Dela descende a geração das femininas mulheres. Dela é a funesta geração e grei das mulheres, grande pena que habita entre homens mortais, (...)"

(Teogonia, v. 585-592).

- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:

Questão 2

Marque a opção correta sobre a Primeira Guerra Mundial:

Questão 3

Sobretudo a partir da Idade Moderna, chegando à contemporaneidade, a história da Europa e da América é indissociável da história da África. Relativamente ao tema, assinale a alternativa correta.

Questão 4

"O caráter despótico da dominação era bastante claro nas seguintes palavras que o inca Atahualpa dirigiu ao conquistador Pizarro: ’No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade?".

Pomer, Leon. "Os Incas". In História da América Hispano-Indígena. São Paulo. Adaptado.

- Sobre os elementos da hierarquia social e política dos Incas, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 5

O Brasil ficou independente de Portugal em 1822, tornando‐se um Estado nacional monárquico, uma exceção nas Américas. O cenário apresentado pelo País, ao longo do século XIX, apresentava, em geral, o seguinte quadro:

Questão 6

Desde a redemocratização, iniciada em 1985, o Brasil vive uma experiência democrática que tem sobrevivido a muitas crises, tanto na economia quanto na política. Entre as situações políticas que poderiam ter resultado em graves crises nesse período, destaca‐se o(a)

Questão 7

São considerados processos que estão na base da crise do Segundo Império no Brasil e estímulos para a propagação dos ideais republicanos:

Questão 8

A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)

Questão 9

No Brasil, a República nasceu de um golpe de Estado, comandado pelo Exército, em 15 de novembro de 1889. Pode‐se afirmar que suas primeiras décadas (Primeira República ou “República Velha”, entre 1889 e 1930) corresponderam a uma realidade que, sob vários aspectos, negava a própria essência de um regime republicano (“coisa pública”). Foi característica marcante desse período o(a)

Questão 10

"O dinheiro é infecundo. Ora, a usura queria fazer com que ele frutificasse. [...] Tomás de Aquino afirma: a moeda [...] foi principalmente inventada para as trocas; assim, seu uso próprio e primeiro é o de ser consumido, gasto nas trocas. Por consequência, é injusto receber uma recompensa pelo uso do dinheiro emprestado. [...] O dinheiro em si e por si não frutifica, mas o fruto vem de outra parte"Le Goff, Jacques, A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 29 (Adaptado).
- Sobre a temática relativa ao dinheiro no período final da Idade Média, marque a opção correta:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. É isso memo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *