Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A Ditadura Militar no Brasil se refere a um período de regime autoritário que durou de 1964 a 1985. Durante esse período, o Brasil foi governado por uma série de presidentes militares que assumiram o poder após um golpe militar em 1964. Sobre esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) Artur da Costa e Silva (1967-1969): seu governo foi caracterizado pela radicalização do regime e pela promulgação do AI-5.

( ) Castelo Branco (1964-1967): seu governo foi marcado por medidas de censura à imprensa, suspensão de direitos políticos, intervenções em sindicatos e pela promulgação da Constituição de 1988.

( ) Emílio Garrastazu Médici (1969-1974): seu governo se destacou por um período de crescimento econômico, mas também pela repressão severa à oposição política.

( ) Ernesto Geisel (1974-1979): seu governo continuou com a abertura política, culminando na redemocratização do país em 1985 e na promulgação de uma nova Constituição em 1988.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Questão 2

Marque a opção correta sobre a Primeira Guerra Mundial:

Questão 3

A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)

Questão 4

"(...) Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra e vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas; Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação."

(Adaptado de: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação,1978, p. 55. Domínio Público).

Considerando as relações estabelecidas entre a sociedade e a cultura no Egito Antigo e o Rio Nilo, é correto afirmar:

Questão 5

Segundo o documento da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino de História - Para se pensar o Ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário, instrumentos de trabalho, música, etc.).
A partir dessa indicação da BNCC para o Ensino de História, assinale a alternativa correta:

Questão 6

"Nzinga Mbandi Ngola, rainha de Matamba e Angola nos séculos XVI-XVII (1587-1663), foi uma das mulheres e heroínas africanas cuja memória mais tem desafiado o processo diluidor da amnésia, dando origem a um imaginário cultural na diáspora tal como no folclore brasileiro com o nome de Ginga; [...] é cultuada como a heroína angolana das primeiras resistências pelos modernos movimentos nacionalistas de Angola; e tem despertado um crescente interesse dos historiadores e antropólogos para a compreensão daquele momento histórico que caracterizou a destreza política e de armas desta rainha africana na resistência à ocupação dos portugueses do território angolano e consequente tráfico de escravos."

Serrano, Carlos M. H. Ginga, a rainha quilombola da Matamba e Angola. Revista USP- São Paulo, 28, 136 - 141, dezembro/fevereiro, 95 - 96 (Adaptado).

Sobre os reinos africanos nos séculos XVI e XVII é correto afirmar:

Questão 7

Durante a Antiguidade Clássica, que engloba as civilizações da Grécia Antiga e da Roma Antiga, as relações de produção eram fundamentais para a organização da sociedade. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. A pecuária era a principal atividade econômica durante a Antiguidade Clássica, a terra era um recurso crucial e a propriedade da terra era geralmente equipada com mãos de uma elite proprietária.

II. Em Roma, a estratificação social incluía cidadãos, não cidadãos livres (como os peregrinos) e escravos.

III. Na Grécia, havia cidadãos (homens livres com direitos políticos), estrangeiros residentes que não tinham cidadania e escravos.

IV. Os escravos eram usados em larga escala para realizar o trabalho agrícola, bem como em diversas outras atividades, como a mineração, a construção e os serviços domésticos.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) proposição(ões):

Questão 8

Marque a opção correta sobre a sociedade escravista colonial na América Portuguesa:

Questão 9

O neocolonialismo se refere a uma forma de dominação, influência ou controle exercida por nações industrializadas e poderosas sobre regiões ou nações menos controladas após o período de descolonização que ocorreu no século XX. Sobre o neocolonialismo, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 10

Considere o texto abaixo:

No final do século XVIII e início do século XIX, o governo brasileiro, então parte do Império Português, incentivou a migração de colonos açorianos para uma região que mais tarde seria o que hoje é o estado de Santa Catarina. Os colonos açorianos vieram principalmente das ilhas dos Açores, em Portugal, e se estabeleceram na costa catarinense. Desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura e da pesca em Santa Catarina, trazendo habilidades e tradições agrícolas, bem como técnicas de pesca, que eram essenciais para a sobrevivência na região. Os colonos açorianos trouxeram tradições culturais distintas, incluindo música, dança, culinária e artesanato. Essas tradições ainda são vivas em Santa Catarina e desempenham um papel importante na identidade cultural do Estado.

Após análise, assinale a alternativa CORRETA:

Tempo de simulado: