Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu uma experiência democrática, ainda que dentro de determinados limites e sujeita a diversas crises políticas. Entre as crises pelas quais passou o País nesse período, uma chama a atenção por seu desfecho dramático, que foi o(a)

Questão 2

São considerados processos que estão na base da crise do Segundo Império no Brasil e estímulos para a propagação dos ideais republicanos:

Questão 3

Com o fim do regime militar, em 1985, era instaurada a Nova República, assinalando o reencontro do País com a democracia, cujo marco jurídico‐político definidor foi o(a)

Questão 4

Tanto quanto a vida humana, a ciência histórica é dinâmica e se renova continuamente. Nessa perspectiva, diferentemente da antiga concepção segundo a qual a história tem no passado sua exclusiva razão de ser, hoje o modo mais adequado para defini‐la seria o(a)

Questão 5

"Afinal, atribuía-se aos engenhos astuciosos fabricados pelos homens - as máquinas com seus mecanismos irresistíveis e incansáveis - essa vitória na guerra com a rude natureza. [...] À máquina o século XIX conferiu todo o poder transformador e produtor da abundância. Também a ela foi conferido o poder transformador da estrutura social, o que colocava em algo exterior ao próprio homem a potência movimentadora do novo sistema social."

Bresciani, M. Stella Martins. Metrópoles: as faces do
monstro urbano (As cidades no século XIX). In: Revista Brasileira de História.
São Paulo: ANPHU/ Marco Zero, 1984/85. (Adaptado).

- Sobre a Revolução Industrial, marque a opção correta:

Questão 6

Sobre as principais características da Assembleia Constituinte de 1823 o início do I Império, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 7

O Brasil ficou independente de Portugal em 1822, tornando‐se um Estado nacional monárquico, uma exceção nas Américas. O cenário apresentado pelo País, ao longo do século XIX, apresentava, em geral, o seguinte quadro:

Questão 8

"O caráter despótico da dominação era bastante claro nas seguintes palavras que o inca Atahualpa dirigiu ao conquistador Pizarro: ’No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade?".

Pomer, Leon. "Os Incas". In História da América Hispano-Indígena. São Paulo. Adaptado.

- Sobre os elementos da hierarquia social e política dos Incas, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 9

"(...) Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra e vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas; Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação."

(Adaptado de: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação,1978, p. 55. Domínio Público).

Considerando as relações estabelecidas entre a sociedade e a cultura no Egito Antigo e o Rio Nilo, é correto afirmar:

Questão 10

A chegada dos europeus ao território que seria futuramente denominado de Brasil integra o processo de expansão comercial e marítima iniciado entre fins da Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XV e XVI). Em linhas gerais, a colonização do Brasil, conduzida por Portugal, assentou‐se sobre alguns fundamentos, entre os quais assinala‐se

Tempo de simulado:

11 comentários

  1. Rafael dos Santos Pereira
    Ótimo
  2. Eliel Cordeiro Peixoto
    #QT-5467 UM SIMULADO MUITO BOM, CONTINUE AJUDANDO AOS ALUNOS DE HISTORIA CRESCEREM.
  3. Walkiria Maria Vasconcelos
    Acertei 90%
  4. 60%, não ta ruim, mas tenho que melhorar, afinal, tenho que passar no concurso.
  5. Material muito bom.
  6. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou muito feliz com esse simulado
  7. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou maravilhada
  8. Itamaragiba Chaves Xavier
    Muito bom o simulado, pois tem conteúdo diversificado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *