Segundo o documento da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino de História - Para se pensar o Ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário, instrumentos de trabalho, música, etc.).
A partir dessa indicação da BNCC para o Ensino de História, assinale a alternativa correta:
A) As fontes no tratamento da pesquisas e ensino em História são dissociadas dos narradores e dos sujeitos históricos, o que torna o trabalho e a ação docente atos de
neutralidade frente as fontes e a narrativa;
B) As fontes possuem uma narrativa própria e automática, sendo o Ensino de História derivado de ações acidentais e autoexplicativas, independente dos sentidos e
significados que os(as) professores(as) de História desejem processar;
C) A pesquisa e especialmente o Ensino de História devem ter como objeto os documentos tidos como confiáveis, portadores de sentido prévio ao trabalho docente.
Essa condição indica que o trabalho de professores(as)
de história deve se pautar de forma exclusiva em documentos tidos oficiais ? cartoriais, fotografias, etc. -
escritos;
D) O tratamento das fontes em sua diversidade possibilita
a compreensão de distintos significados para as coisas
no mundo, estimulando assim a produção do conhecimento histórico no ambiente escolar;
E) Nas ações voltadas para o Ensino de História, os professores e as professoras devem abordar a diversidade
e fontes desde um procedimento exclusivo e único, independentemente do tipo, origem e forma da fonte a
ser considerada. Essa condição visará a garantia do
conhecimento verdadeiro em história, organizado com
base na narrativa mais importante e estabelecida pelos
saberes acadêmicos.