Simulado Secretário Executivo – Questões Objetivas

Secretário Executivo, o profissional que atua como assessor imediato de executivos, auxiliando na execução das tarefas administrativas e em reuniões, coordenando e controlando equipes e atividades. Entre as atribuições da função estão: Executar trabalhos que envolvam a interpretação e aplicação das Leis e normas administrativas, redigir expedientes administrativos, proceder a aquisição, guarda e distribuição de material;Examinar e informar processos, redigir informações,redigir expedientes administrativos; organização de arquivos; e controle da agenda e dos compromissos do executivo. Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

É uma característica do modelo de liderança Caminho-Meta:




Questão 2

É característica da Administração por Objetivos:




Questão 3

A escola burocrática caracteriza-se pela




Questão 4

O controle é uma função administrativa que inclui, entre suas atividades, a definição de




Questão 5

As vias básicas de comunicação formal na organização determinam diferentes fluxos de mensagens, denominadas descendente, ascendente e lateral ou horizontal. É específico da comunicação descendente:




Questão 6

A teoria administrativa que estabelece “não haver solução universal única para problemas da administração” e se distingue por “apresentar uma metodologia de solução de problema que se inicia com uma análise situacional e termina com a criação, avaliação, e recomendação de uma solução potencial para resolver o problema gerencial”, denomina-se:




Questão 7

Considere a situação hipotética a seguir:
Um funcionário da UEPB, na condição de Secretário Executivo, é convocado a uma reunião com o Governador da Paraíba acerca de uma demanda sobre a instituição e, ao chegar ao seu gabinete, ocorreu o seguinte diálogo entre esse funcionário da UEPB e a secretária da autoridade competente:

(Funcionário) “Vossa Excelência, o Senhor Governador (nome da autoridade) se encontra? É que fui convocado a uma reunião com ele às 10h.”
(Secretária) “Sua Excelência não se encontra. Infelizmente teve um compromisso de última hora e solicitou a remarcação do encontro pra dia 15/10.”
(Funcionário) “Que pena! Bem que eu gostaria de falar com Vossa Excelência com certa urgência.”

Com base no emprego dos pronomes de tratamento, pode-se afirmar que:




Questão 8

Analise a situação hipotética II exposta abaixo com atenção para o comportamento profissional dos envolvidos.

Artêmis trabalha na PROFIN/UEPB, é extremamente competente, solidário com os colegas e de um carisma incomparável. É bastante amigo de Cícero, que é alcoólatra inveterado. Em uma segunda-feira, Cícero, acometido de uma grande ressaca e com bastante sono, envia errada e inadvertidamente um oficio para uma instituição, fato que gera bastante constrangimento e dissabor à PROFIN, uma vez que se tratava de questão delicada que envolvia sigilo. Artêmis descobre a falha imediatamente e resolve, em nome de sua grande amizade com o colega que estava em apuros, “abafar o caso,” embora desconsiderando os apelos de Cícero que desejava assumir o erro.

Sobre o comportamento de Artêmis, sua atitude se caracteriza




Questão 9

A Teoria dos Sistemas considera que




Questão 10

As teorias X e Y de McGregor voltam-se ao comportamento humano nas organizações. Na teoria Y, as pessoas são consideradas:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado