Simulado Maqueiro – Questões Teóricas

Maqueiro atua no auxílio de transporte e remoção de pacientes nas dependências das unidades de saúde, em ambulâncias e/ou veículo público de transporte de paciente. Atribuições: Auxiliar na condução do paciente em macas e cadeiras de rodas para acesso a atendimentos nas Unidades de saúde, nas transferências entre as unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, unidades de prontos socorros e hospitais; Responsabilizar‐se pelo uso, manutenção higiene das macas e cadeiras de rodas sob sua guarda, executar outras tarefas inerentes a sua função. Responda esse simulado com questões especificas do cargo.

Questão 1

Sobre o planejamento do transporte de pacientes pelo Maqueiro, assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 2

No transporte de um homem de 60 anos,sua esposa falou com o maqueiro que estava muito preocupada que seu marido se contaminasse nos lençóis que cobrem o colchonete da maca, pois viu que antes dele outro paciente havia sido transportado. Nesse caso, esta senhora deve ser orientada de que:

Questão 3

As medidas de proteção de quedas do paciente transportado incluem o uso de

Questão 4

Um paciente com dor precordial passou pelo Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), e o Maqueiro foi solicitado a levá-lo ao setor de observação. O transporte desse paciente deve ser feito

Questão 5

A coluna da esquerda apresenta precauções e a da direita discrimina os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados para utilização pelo Maqueiro. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Precaução de contato
2 - Precaução reversa ou de proteção
3 - Precaução por aerossóis
4 - Precaução por gotículas

( ) Uso de máscara N95
( ) Uso de avental e luvas de procedimento
( ) Não há necessidade de uso de EPI
( ) Uso de máscara cirúrgica

Marque a sequência correta.

Questão 6

Chega no Pronto Socorro um paciente com suspeita de trauma raquimedular, que precisa ser transportado da ambulância do SAMU até a sala vermelha do Hospital Regional. Sabe-se que erguer ou transportar vítimas de maneira incorreta, pode, em muitos casos, agravar possíveis lesões sofridas no trauma.
Desse modo, qual deve ser a conduta no transporte de pacientes com esse tipo de agravo?

Questão 7

O paciente a ser transportado necessita de suporte ventilatório, pois está com as funções respiratórias comprometidas. Nesse caso, para transportá-lo, haverá necessidade que se tenha disponível um:

Questão 8

Quando o Maqueiro identifica problemas estruturais que oferecem risco ao transporte seguro de pacientes, a conduta esperada desse profissional é:

Questão 9

O plantão noturno do Réveillon foi extremamente tumultuado na emergência, devido a várias ocorrências típicas desse período do ano. O Maqueiro Manoel, que saía do plantão, estava com pressa, pois queria descansar um pouco antes do almoço em família. Pela primeira vez havia passado a entrada do ano no hospital.
Na saída encontra Adonias, que estava iniciando sua jornada, e deseja "Feliz Ano Novo e ótimo plantão". Ao pegar a maca para realizar o primeiro atendimento do dia, Adonias verifica que a mesma estava apresentando sujidades, inclusive havia sangue na parte lateral.
Sobre as atribuições do Maqueiro no cuidado com equipamentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Comunicar ao superior hierárquico falhas de colegas no cuidado com equipamentos.
( ) Passar álcool a 70% e trocar o lençol da maca após o transporte de cada paciente.
( ) Entregar equipamentos limpos e organizados, ou comunicar o colega caso não consiga.
( ) Passar o plantão dos equipamentos, para garantir continuidade do transporte seguro.

Assinale a sequência correta.

Questão 10

A Portaria MTE nº 485, de 11 de novembro de 2005, conhecida como NR 32, trata da Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. No item 32.2 Dos Riscos Biológicos, consta:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-4002 maqueiros não tem acesso a prontuários ou qualquer documentação dos pacientes, as pulseiras por estarem a vista de todos incluindo maqueiro, se pode orientar a troca de pulseira caso o setor nao seja de acordo com setor ao qual paciente será encaminhado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *