Simulado Maqueiro – Questões Teóricas

Maqueiro atua no auxílio de transporte e remoção de pacientes nas dependências das unidades de saúde, em ambulâncias e/ou veículo público de transporte de paciente. Atribuições: Auxiliar na condução do paciente em macas e cadeiras de rodas para acesso a atendimentos nas Unidades de saúde, nas transferências entre as unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, unidades de prontos socorros e hospitais; Responsabilizar‐se pelo uso, manutenção higiene das macas e cadeiras de rodas sob sua guarda, executar outras tarefas inerentes a sua função. Responda esse simulado com questões especificas do cargo.

Questão 1

O paciente a ser transportado necessita de suporte ventilatório, pois está com as funções respiratórias comprometidas. Nesse caso, para transportá-lo, haverá necessidade que se tenha disponível um:

Questão 2

Em função das atividades do Maqueiro, os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites, lombalgias e mialgias. Para evitá-los, considere as ações a seguir:

I - Trabalhar em duplas de modo a evitar esforço repetitivo isolado.
II - Observar as técnicas corretas de execução de movimentos e tarefas.
III - Trabalhar com tecnologias e mobiliários adequados aos tipos de pacientes.
IV - Adotar jornadas de trabalho condizentes com a lei trabalhista.

São ações pertinentes:

Questão 3

No transporte de um homem de 60 anos,sua esposa falou com o maqueiro que estava muito preocupada que seu marido se contaminasse nos lençóis que cobrem o colchonete da maca, pois viu que antes dele outro paciente havia sido transportado. Nesse caso, esta senhora deve ser orientada de que:

Questão 4

Quando o Maqueiro identifica problemas estruturais que oferecem risco ao transporte seguro de pacientes, a conduta esperada desse profissional é:

Questão 5

O plantão noturno do Réveillon foi extremamente tumultuado na emergência, devido a várias ocorrências típicas desse período do ano. O Maqueiro Manoel, que saía do plantão, estava com pressa, pois queria descansar um pouco antes do almoço em família. Pela primeira vez havia passado a entrada do ano no hospital.
Na saída encontra Adonias, que estava iniciando sua jornada, e deseja "Feliz Ano Novo e ótimo plantão". Ao pegar a maca para realizar o primeiro atendimento do dia, Adonias verifica que a mesma estava apresentando sujidades, inclusive havia sangue na parte lateral.
Sobre as atribuições do Maqueiro no cuidado com equipamentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Comunicar ao superior hierárquico falhas de colegas no cuidado com equipamentos.
( ) Passar álcool a 70% e trocar o lençol da maca após o transporte de cada paciente.
( ) Entregar equipamentos limpos e organizados, ou comunicar o colega caso não consiga.
( ) Passar o plantão dos equipamentos, para garantir continuidade do transporte seguro.

Assinale a sequência correta.

Questão 6

A enfermeira Ana Maria, da Clínica Médica do Hospital e Pronto Socorro São Pedro, solicita o Maqueiro para transporte de paciente para exame de Ressonância Magnética - o Sr. João da Silva. Cerca de quinze minutos após deixar o paciente no setor de imagens, o Maqueiro foi chamado ao local e ouviu do técnico em radiologia que "o paciente que tem exame agendado é João da Silva Santos, e por pouco não foi administrado o contraste no paciente errado".
Analisando a situação descrita, pode-se afirmar que a segurança no transporte do paciente NÃO está relacionada

Questão 7

A coluna da esquerda apresenta precauções e a da direita discrimina os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados para utilização pelo Maqueiro. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Precaução de contato
2 - Precaução reversa ou de proteção
3 - Precaução por aerossóis
4 - Precaução por gotículas

( ) Uso de máscara N95
( ) Uso de avental e luvas de procedimento
( ) Não há necessidade de uso de EPI
( ) Uso de máscara cirúrgica

Marque a sequência correta.

Questão 8

Ao identificar cadeiras de rodas ou macas com difícil movimentação, ausência de travas e/ou apoio para os pés, ausência de acessórios para transporte de oxigênio ou infusões, dentre outros, o Maqueiro deve tomar providências. Analise as providências a seguir:

I - Formalizar denúncia no setor de ouvidoria do hospital.
II - Comunicar seu superior hierárquico acerca das irregularidades identificadas.
III - Encaminhar, mediante protocolo, os equipamentos danificados para desfazimento.
IV - Informar na passagem de plantão sobre a situação e providências tomadas.

Estão corretas as ações

Questão 9

O maqueiro tem acesso a informações básicas sobre o paciente que está sob seus cuidados, mas isso não significa que ele deva divulgar estas informações. Guardar consigo as informações sobre um paciente chama-se:

Questão 10

Na sala de espera da emergência, o Maqueiro de plantão encontra um senhor de aproximadamente 70 anos caído no chão e apresentando contrações musculares involuntárias e generalizadas - convulsão. É uma das condutas a ser tomada nessa situação:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *