Simulado Maqueiro – Questões Teóricas

Maqueiro atua no auxílio de transporte e remoção de pacientes nas dependências das unidades de saúde, em ambulâncias e/ou veículo público de transporte de paciente. Atribuições: Auxiliar na condução do paciente em macas e cadeiras de rodas para acesso a atendimentos nas Unidades de saúde, nas transferências entre as unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, unidades de prontos socorros e hospitais; Responsabilizar‐se pelo uso, manutenção higiene das macas e cadeiras de rodas sob sua guarda, executar outras tarefas inerentes a sua função. Responda esse simulado com questões especificas do cargo.

Questão 1

Ao identificar cadeiras de rodas ou macas com difícil movimentação, ausência de travas e/ou apoio para os pés, ausência de acessórios para transporte de oxigênio ou infusões, dentre outros, o Maqueiro deve tomar providências. Analise as providências a seguir:

I - Formalizar denúncia no setor de ouvidoria do hospital.
II - Comunicar seu superior hierárquico acerca das irregularidades identificadas.
III - Encaminhar, mediante protocolo, os equipamentos danificados para desfazimento.
IV - Informar na passagem de plantão sobre a situação e providências tomadas.

Estão corretas as ações




Questão 2

Sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é correto afirmar que são




Questão 3

A Norma Regulamentadora nº 17 instituída por meio da Portaria nº 3.715, de 23 de novembro de 1990, do então denominado Ministério do Trabalho e Previdência Social, conhecida por NR 17, estabelece "parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente".
De acordo com a NR 17:




Questão 4

No transporte por maca de um paciente que tem problemas respiratórios, a posição indicada é a de:




Questão 5

Durante o transporte, o paciente comunica ao maqueiro que está com náusea, salivando e que vai vomitar. O cuidado que deve ser feito é:




Questão 6

A enfermeira Ana Maria, da Clínica Médica do Hospital e Pronto Socorro São Pedro, solicita o Maqueiro para transporte de paciente para exame de Ressonância Magnética - o Sr. João da Silva. Cerca de quinze minutos após deixar o paciente no setor de imagens, o Maqueiro foi chamado ao local e ouviu do técnico em radiologia que "o paciente que tem exame agendado é João da Silva Santos, e por pouco não foi administrado o contraste no paciente errado".
Analisando a situação descrita, pode-se afirmar que a segurança no transporte do paciente NÃO está relacionada




Questão 7

Um paciente com dor precordial passou pelo Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), e o Maqueiro foi solicitado a levá-lo ao setor de observação. O transporte desse paciente deve ser feito




Questão 8

A higienização das mãos com sabão comum e álcool gel é igualmente eficaz e pode ser utilizada indistintamente. A exceção consiste em sujidades aparentes, pois requerem




Questão 9

Chega no Pronto Socorro um paciente com suspeita de trauma raquimedular, que precisa ser transportado da ambulância do SAMU até a sala vermelha do Hospital Regional. Sabe-se que erguer ou transportar vítimas de maneira incorreta, pode, em muitos casos, agravar possíveis lesões sofridas no trauma.
Desse modo, qual deve ser a conduta no transporte de pacientes com esse tipo de agravo?




Questão 10

As medidas de proteção de quedas do paciente transportado incluem o uso de




Tempo de simulado:

Comentar Simulado