Simulado Maqueiro – Questões Teóricas

Maqueiro atua no auxílio de transporte e remoção de pacientes nas dependências das unidades de saúde, em ambulâncias e/ou veículo público de transporte de paciente. Atribuições: Auxiliar na condução do paciente em macas e cadeiras de rodas para acesso a atendimentos nas Unidades de saúde, nas transferências entre as unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, unidades de prontos socorros e hospitais; Responsabilizar‐se pelo uso, manutenção higiene das macas e cadeiras de rodas sob sua guarda, executar outras tarefas inerentes a sua função. Responda esse simulado com questões especificas do cargo.

Questão 1

No transporte por maca de um paciente que tem problemas respiratórios, a posição indicada é a de:

Questão 2

A Norma Regulamentadora nº 17 instituída por meio da Portaria nº 3.715, de 23 de novembro de 1990, do então denominado Ministério do Trabalho e Previdência Social, conhecida por NR 17, estabelece "parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente".
De acordo com a NR 17:

Questão 3

A enfermeira Ana Maria, da Clínica Médica do Hospital e Pronto Socorro São Pedro, solicita o Maqueiro para transporte de paciente para exame de Ressonância Magnética - o Sr. João da Silva. Cerca de quinze minutos após deixar o paciente no setor de imagens, o Maqueiro foi chamado ao local e ouviu do técnico em radiologia que "o paciente que tem exame agendado é João da Silva Santos, e por pouco não foi administrado o contraste no paciente errado".
Analisando a situação descrita, pode-se afirmar que a segurança no transporte do paciente NÃO está relacionada

Questão 4

No atendimento do paciente em home care, ao fazer a transferência do paciente da cadeira de rodas para o leito, os conhecimentos de mecânica corporal que devem ser aplicados são, EXCETO:

Questão 5

No transporte de um homem de 60 anos,sua esposa falou com o maqueiro que estava muito preocupada que seu marido se contaminasse nos lençóis que cobrem o colchonete da maca, pois viu que antes dele outro paciente havia sido transportado. Nesse caso, esta senhora deve ser orientada de que:

Questão 6

A Portaria MTE nº 485, de 11 de novembro de 2005, conhecida como NR 32, trata da Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. No item 32.2 Dos Riscos Biológicos, consta:

Questão 7

Ao passar o paciente da cama hospitalar para a maca, o maqueiro observa que o medicamento instalado no paciente parou de gotejar e que há sangue no equipo, próximo à inserção do cateter intravenoso. Nesse caso, a conduta adequada que ele deve tomar é:

Questão 8

São fatores de risco que devem ser avaliados antes do transporte de pacientes, dentre outros: nível de consciência e psicomotricidade, mobilidade na cama / cadeira de rodas, cateteres e equipamentos, e o ambiente do paciente. Quem deve fazer a avaliação dos fatores de risco relacionados ao transporte de pacientes?

Questão 9

A higienização das mãos com sabão comum e álcool gel é igualmente eficaz e pode ser utilizada indistintamente. A exceção consiste em sujidades aparentes, pois requerem

Questão 10

A coluna da esquerda apresenta precauções e a da direita discrimina os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados para utilização pelo Maqueiro. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Precaução de contato
2 - Precaução reversa ou de proteção
3 - Precaução por aerossóis
4 - Precaução por gotículas

( ) Uso de máscara N95
( ) Uso de avental e luvas de procedimento
( ) Não há necessidade de uso de EPI
( ) Uso de máscara cirúrgica

Marque a sequência correta.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *