Simulado Maqueiro – Questões Teóricas

Maqueiro atua no auxílio de transporte e remoção de pacientes nas dependências das unidades de saúde, em ambulâncias e/ou veículo público de transporte de paciente. Atribuições: Auxiliar na condução do paciente em macas e cadeiras de rodas para acesso a atendimentos nas Unidades de saúde, nas transferências entre as unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, unidades de prontos socorros e hospitais; Responsabilizar‐se pelo uso, manutenção higiene das macas e cadeiras de rodas sob sua guarda, executar outras tarefas inerentes a sua função. Responda esse simulado com questões especificas do cargo.

Questão 1

Ergonomia "é o estudo da adaptação do trabalho ao homem", e inclui alguns princípios básicos que devem ser adotados pelo Maqueiro no processo de transporte de pacientes.
Esses princípios incluem

Questão 2

Ao identificar cadeiras de rodas ou macas com difícil movimentação, ausência de travas e/ou apoio para os pés, ausência de acessórios para transporte de oxigênio ou infusões, dentre outros, o Maqueiro deve tomar providências. Analise as providências a seguir:

I - Formalizar denúncia no setor de ouvidoria do hospital.
II - Comunicar seu superior hierárquico acerca das irregularidades identificadas.
III - Encaminhar, mediante protocolo, os equipamentos danificados para desfazimento.
IV - Informar na passagem de plantão sobre a situação e providências tomadas.

Estão corretas as ações

Questão 3

Chega no Pronto Socorro um paciente com suspeita de trauma raquimedular, que precisa ser transportado da ambulância do SAMU até a sala vermelha do Hospital Regional. Sabe-se que erguer ou transportar vítimas de maneira incorreta, pode, em muitos casos, agravar possíveis lesões sofridas no trauma.
Desse modo, qual deve ser a conduta no transporte de pacientes com esse tipo de agravo?

Questão 4

No transporte dos pacientes o maqueiro entra em contato com o próprio paciente e com tudo o que o envolve, incluindo-se roupas, equipos de soro etc. Se o maqueiro não tomar as medidas de biossegurança adequadas, corre o risco de que ele possa contribuir para:

Questão 5

No atendimento do paciente em home care, ao fazer a transferência do paciente da cadeira de rodas para o leito, os conhecimentos de mecânica corporal que devem ser aplicados são, EXCETO:

Questão 6

O transporte de pacientes em estado crítico deve ser feito por equipe multiprofissional composta minimamente por

Questão 7

Ao passar o paciente da cama hospitalar para a maca, o maqueiro observa que o medicamento instalado no paciente parou de gotejar e que há sangue no equipo, próximo à inserção do cateter intravenoso. Nesse caso, a conduta adequada que ele deve tomar é:

Questão 8

No transporte de um homem de 60 anos,sua esposa falou com o maqueiro que estava muito preocupada que seu marido se contaminasse nos lençóis que cobrem o colchonete da maca, pois viu que antes dele outro paciente havia sido transportado. Nesse caso, esta senhora deve ser orientada de que:

Questão 9

São fatores de risco que devem ser avaliados antes do transporte de pacientes, dentre outros: nível de consciência e psicomotricidade, mobilidade na cama / cadeira de rodas, cateteres e equipamentos, e o ambiente do paciente. Quem deve fazer a avaliação dos fatores de risco relacionados ao transporte de pacientes?

Questão 10

O paciente a ser transportado necessita de suporte ventilatório, pois está com as funções respiratórias comprometidas. Nesse caso, para transportá-lo, haverá necessidade que se tenha disponível um:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *