Simulado Maqueiro – Questões Teóricas

Maqueiro atua no auxílio de transporte e remoção de pacientes nas dependências das unidades de saúde, em ambulâncias e/ou veículo público de transporte de paciente. Atribuições: Auxiliar na condução do paciente em macas e cadeiras de rodas para acesso a atendimentos nas Unidades de saúde, nas transferências entre as unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, unidades de prontos socorros e hospitais; Responsabilizar‐se pelo uso, manutenção higiene das macas e cadeiras de rodas sob sua guarda, executar outras tarefas inerentes a sua função. Responda esse simulado com questões especificas do cargo.

Questão 1

A higienização das mãos com sabão comum e álcool gel é igualmente eficaz e pode ser utilizada indistintamente. A exceção consiste em sujidades aparentes, pois requerem

Questão 2

Ergonomia "é o estudo da adaptação do trabalho ao homem", e inclui alguns princípios básicos que devem ser adotados pelo Maqueiro no processo de transporte de pacientes.
Esses princípios incluem

Questão 3

A coluna da esquerda apresenta precauções e a da direita discrimina os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados para utilização pelo Maqueiro. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Precaução de contato
2 - Precaução reversa ou de proteção
3 - Precaução por aerossóis
4 - Precaução por gotículas

( ) Uso de máscara N95
( ) Uso de avental e luvas de procedimento
( ) Não há necessidade de uso de EPI
( ) Uso de máscara cirúrgica

Marque a sequência correta.

Questão 4

Ao passar o paciente da cama hospitalar para a maca, o maqueiro observa que o medicamento instalado no paciente parou de gotejar e que há sangue no equipo, próximo à inserção do cateter intravenoso. Nesse caso, a conduta adequada que ele deve tomar é:

Questão 5

Na sala de espera da emergência, o Maqueiro de plantão encontra um senhor de aproximadamente 70 anos caído no chão e apresentando contrações musculares involuntárias e generalizadas - convulsão. É uma das condutas a ser tomada nessa situação:

Questão 6

Chega no Pronto Socorro um paciente com suspeita de trauma raquimedular, que precisa ser transportado da ambulância do SAMU até a sala vermelha do Hospital Regional. Sabe-se que erguer ou transportar vítimas de maneira incorreta, pode, em muitos casos, agravar possíveis lesões sofridas no trauma.
Desse modo, qual deve ser a conduta no transporte de pacientes com esse tipo de agravo?

Questão 7

Sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é correto afirmar que são

Questão 8

O paciente a ser transportado necessita de suporte ventilatório, pois está com as funções respiratórias comprometidas. Nesse caso, para transportá-lo, haverá necessidade que se tenha disponível um:

Questão 9

As medidas de proteção de quedas do paciente transportado incluem o uso de

Questão 10

O maqueiro tem acesso a informações básicas sobre o paciente que está sob seus cuidados, mas isso não significa que ele deva divulgar estas informações. Guardar consigo as informações sobre um paciente chama-se:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-4002 maqueiros não tem acesso a prontuários ou qualquer documentação dos pacientes, as pulseiras por estarem a vista de todos incluindo maqueiro, se pode orientar a troca de pulseira caso o setor nao seja de acordo com setor ao qual paciente será encaminhado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *