Simulado Maqueiro – Questões Teóricas

Maqueiro atua no auxílio de transporte e remoção de pacientes nas dependências das unidades de saúde, em ambulâncias e/ou veículo público de transporte de paciente. Atribuições: Auxiliar na condução do paciente em macas e cadeiras de rodas para acesso a atendimentos nas Unidades de saúde, nas transferências entre as unidades de saúde, unidades de pronto atendimento, unidades de prontos socorros e hospitais; Responsabilizar‐se pelo uso, manutenção higiene das macas e cadeiras de rodas sob sua guarda, executar outras tarefas inerentes a sua função. Responda esse simulado com questões especificas do cargo.

Questão 1

Ao passar o paciente da cama hospitalar para a maca, o maqueiro observa que o medicamento instalado no paciente parou de gotejar e que há sangue no equipo, próximo à inserção do cateter intravenoso. Nesse caso, a conduta adequada que ele deve tomar é:




Questão 2

Ergonomia "é o estudo da adaptação do trabalho ao homem", e inclui alguns princípios básicos que devem ser adotados pelo Maqueiro no processo de transporte de pacientes.
Esses princípios incluem




Questão 3

O plantão noturno do Réveillon foi extremamente tumultuado na emergência, devido a várias ocorrências típicas desse período do ano. O Maqueiro Manoel, que saía do plantão, estava com pressa, pois queria descansar um pouco antes do almoço em família. Pela primeira vez havia passado a entrada do ano no hospital.
Na saída encontra Adonias, que estava iniciando sua jornada, e deseja "Feliz Ano Novo e ótimo plantão". Ao pegar a maca para realizar o primeiro atendimento do dia, Adonias verifica que a mesma estava apresentando sujidades, inclusive havia sangue na parte lateral.
Sobre as atribuições do Maqueiro no cuidado com equipamentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Comunicar ao superior hierárquico falhas de colegas no cuidado com equipamentos.
( ) Passar álcool a 70% e trocar o lençol da maca após o transporte de cada paciente.
( ) Entregar equipamentos limpos e organizados, ou comunicar o colega caso não consiga.
( ) Passar o plantão dos equipamentos, para garantir continuidade do transporte seguro.

Assinale a sequência correta.




Questão 4

Sobre o planejamento do transporte de pacientes pelo Maqueiro, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 5

Um paciente com dor precordial passou pelo Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), e o Maqueiro foi solicitado a levá-lo ao setor de observação. O transporte desse paciente deve ser feito




Questão 6

A enfermeira Ana Maria, da Clínica Médica do Hospital e Pronto Socorro São Pedro, solicita o Maqueiro para transporte de paciente para exame de Ressonância Magnética - o Sr. João da Silva. Cerca de quinze minutos após deixar o paciente no setor de imagens, o Maqueiro foi chamado ao local e ouviu do técnico em radiologia que "o paciente que tem exame agendado é João da Silva Santos, e por pouco não foi administrado o contraste no paciente errado".
Analisando a situação descrita, pode-se afirmar que a segurança no transporte do paciente NÃO está relacionada




Questão 7

Sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é correto afirmar que são




Questão 8

O maqueiro tem acesso a informações básicas sobre o paciente que está sob seus cuidados, mas isso não significa que ele deva divulgar estas informações. Guardar consigo as informações sobre um paciente chama-se:




Questão 9

Na sala de espera da emergência, o Maqueiro de plantão encontra um senhor de aproximadamente 70 anos caído no chão e apresentando contrações musculares involuntárias e generalizadas - convulsão. É uma das condutas a ser tomada nessa situação:




Questão 10

O transporte de pacientes em estado crítico deve ser feito por equipe multiprofissional composta minimamente por




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta