A) Treinamento e capacitação do pessoal envolvido na gestão do megaevento, desde gerente até voluntários. Transferência de conhecimento adquirido na gestão do evento (antes, durante e após) para futuros eventos similares. Desenvolvimento de estratégias para a contextualização do megaevento. Referencial longitudinal para planejamento, execução e avaliação de intervenções, visando o desenvolvimento de legados e o estabelecimento de suas diretrizes.
B) Aprendizado do processo de candidatura como, projetos, o processo em si e a organização prévia do evento. Planejamento urbanístico da cidade-candidata que poderá ser utilizado pelo Poder Público, independente da realização do evento. Geração de informações e conhecimentos das instituições organizadoras do evento como, banco de dados, relatórios e outros, que poderão dar origem à produção de pesquisas científicas.
C) Projeção da imagem do país. Projeção da imagem da cidade-sede dentro e fora do país, considerada como cultura urbana. Projeção de oportunidades econômicas e de serviços que o país poderá oferecer. Nacionalismo e confiança cívica, bem como o orgulho regional e nacional. Construção de estruturas adequadas, visando o aproveitamento futuro pela população.
D) Planejamento participativo. Cooperação de diferentes órgãos administrativos. Parceria público- privada. Liderança do poder público local. Ecos do voluntariado que sugere a transmissão dos conhecimentos adquiridos por eles para sua comunidade, podendo se estender até a família e comunidade.
E) Construções esportivas: estádios, arenas e outros equipamentos. Construções de infra- -estrutura da cidade, como obras de transporte (metrô e etc.), alojamento de atletas. Compras de equipamentos esportivos, de segurança, telecomunicações, informática, etc. Ocupações de empregos temporários e/ou permanentes. Abertura de novas possibilidades e oportunidades de trabalho especializado. Promoção e realização de outros eventos. Aumento da procura de práticas de atividades físicas por parte de população.