Simulado Terapeuta Ocupacional – Questões Teóricas

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Julgue as informações seguintes com o código (C) certo ou (E) errado.

I. A demanda da Terapia Ocupacional (TO) na atuação da área ergonômica é justificada pela crescente consciência das relações entre os fatores ocupacionais e o adoecimento, sobretudo pelo advento dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), inicialmente denominados de lesões por esforços repetitivos (LER), além da necessidade de as empresas investirem em programas preventivos como forma de se precaverem de possíveis indenizações trabalhistas por parte dos lesionados.
II. A análise do ambiente de trabalho pelo terapeuta deve estar associada a uma participação da pessoa que irá exercer sua ocupação no ambiente de trabalho, podendo chamar de ergonomia participativa. Esta prática maximiza as chances de que as motivações, preferenciais e crenças do funcionário sejam consideradas e incorporadas a qualquer solução ergonômica.
III. Desconsiderar os elementos que justificam a ergonomia participativa pode acarretar em falta de cooperação e talvez em fracasso da intervenção ou adaptação.
IV. O processo de recuperação do paciente acometido por LER envolve aspectos tanto de ordem médica como de outros profissionais, embora a variedade do tratamento seja restrita e específica, depende do estágio em que se encontra a doença.

Após análise, marque a alternativa CORRETA.

Questão 2

Sobre mobilidade funcional, assinale a afirmativa correta.

Questão 3

Quanto ao Acidente Vascular Encefálico -AVE descrito como déficit neurológico, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

Raízes nervosas são os feixes de fibras nervosas emparelhados que se estendem a partir da medula espinhal por meio de aberturas no lado de cada vértebra. Os nervos que se estendem a partir de cada área da medula espinhal estão ligados a partes específicas do corpo. (http://www.cristianomenezes. com.br/2014/01/radiculopatia/)
Se uma lesão de raiz nervosa for suspeitada, o terapeuta tem que avaliar os aspectos clínicos importantes ao exame neurológico:

I.Disfunção sensitiva.
II.Disfunção motora.
III.Disfunção reflexa.
IV.Disfunção por superposição.

Estão CORRETAS:

Questão 5

Com relação aos contextos da prática da Terapia Ocupacional, analise as afirmativas a seguir.

I. O envolvimento da atividade terapêutica ocorre sob a influência de vários contextos.
II. Os contextos percebidos como fora do cliente são o espiritual, o físico, o social e o virtual.
III. Os estágios da vida, a hora do dia, o dia e o mês do ano são aspectos do contexto social.

Está correto o que se afirma em

Questão 6

Em relação aos Transtornos do desenvolvimento e identificação de características diagnósticas, coloque 1 para Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH e 2 para Transtorno do Espectro Autista TEA.

( ) Frequentemente, essas crianças têm dificuldades de manter atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
( ) Muitas crianças apresentam uma inflexibilidade com adesão exagerada a rotinas.
( ) Nesse caso a desatenção e a hiperatividade se combinam e se potencializam, comprometendo funções psicológicas e sociais do sujeito.
( ) Em muitos casos, ocorre uma reatividade aumentada ou diminuída a estímulos sensoriais ou interesses por aspectos sensoriais do ambiente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 7

Uma das atuações da Terapia Ocupacional em ambiente hospitalar é no contexto dos recém-nascidos pré-termo e seus familiares. Bebês pré-termos são aqueles nascidos até o último dia da

Questão 8

A Terapia Ocupacional possui uma ampla variação de formas de intervenção no trabalho com crianças que apresentam TEA.
Sobre isso, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Frente à seletividade alimentar, estímulo para aceitação de diferentes consistências.
( ) Quanto às dificuldades sensoriais, uso de brinquedos diversificados em tamanho, cor, peso, de diferentes texturas na tentativa de estímulo e um brincar interativo.
( ) Em relação aos movimentos repetitivos, ocorre redirecionamento da ação da criança para outra atividade prazerosa.
( ) Para melhor evolução da linguagem articulada, estimular a criança para pedir o que deseja, aumentando o vocabulário e contribuindo para um brincar compartilhado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 9

A Terapia Ocupacional utiliza-se de algumas observações, análise e avaliações para intervir, identificar e eliminar fatores de riscos de acidentes ou incapacidades no cotidiano.
Sobre esse tipo de intervenção, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Orientação postural ao longo da jornada de trabalho no dia a dia, proporcionando a diminuição do nível de tensão para o desempenho das tarefas em diferentes etapas.
( ) Aplicação de tecnologia assistiva por meio de adaptações indicadas para facilitar função manual, preensão e ou manipulação de objetos.
( ) Alterações no ambiente, como instalação de rampas, remoção de batentes, colocação de barras de segurança, são algumas modificações, muitas vezes, necessárias.
( ) Nas atividades de vestuário, prescrição de materiais simples e criativos que auxiliam a independência, como tênis com velcron, argola para puxador de zíper e outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 10

As opções a seguir demonstram indicadores comportamentais de estresse no recém-nascido relacionados ao sistema autônomo, à exceção de uma. Assinale-a.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *