Simulado Terapeuta Ocupacional – Questões Teóricas

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Quanto a algumas formas do processo de planejamento do tratamento em Terapia Ocupacional, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 2

Em relação a novas formas do cuidar em Saúde Mental da Terapia Ocupacional, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 3

A Terapia Ocupacional caracterizou-se como profissão de saúde com muitos caminhos e construções históricas. Sobre esse processo, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Um dos pontos relacionados ao movimento denominado Reabilitação surgiu com a preocupação da prevenção de ocorrências e recorrências de doenças e do número de pessoas incapacitadas pela pós-guerra.
( ) Durante as décadas de 40 e 60, a Terapia Ocupacional foi fortemente influenciada pelo Movimento Internacional de Reabilitação, nascida de uma necessidade, entre muitas, de atendimento à população, em especial na área da disfunção física.
( ) No Brasil, na década de 40, os órgãos responsáveis pela implantação dos serviços de Reabilitação eram entidades governamentais, como a ONU, a Organização Internacional do trabalho–OIT e a Unesco, para deficientes mentais e físicos com a implantação de programas especiais.
( ) A partir da década de 80, a prática de Terapia Ocupacional se constitui vinculada ao uso de atividades, sejam elas de autocuidado, de lazer ou produtiva.

Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA.




Questão 4

A proposta de atuação da Terapia Ocupacional em um programa voltado para a comunidade compreende algumas ações.
Sobre estas, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Atuação planejada junto com as equipes de Saúde da Família acompanhando e atendendo os casos.
( ) Atenção especial no que diz respeito ao estudo do território e mapeamento da área abrangente das equipes de saúde da família.
( ) Busca ativa de grupos, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade física, emocional e social.
( ) Facilitação do acesso dos usuários sob sua responsabilidade às demais ações da UBS, colaborando na elaboração de projetos de intervenção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 5

Em relação ao tratamento da criança com Paralisia Braquial Obstétrica, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 6

A Saúde Mental (SM) infanto-juvenil considera muitos aspectos. Sobre eles, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A criança e adolescente são reconhecidos como sujeitos e responsáveis por sua demanda e seu sintoma com direito ao atendimento eventual ou não.
( ) Acolhimento universal em saúde ou SM em que os serviços devem estar de portas abertas, garantindo que a demanda seja recebida, ouvida e respondida.
( ) O encaminhamento deverá ser implicado e corresponsável no caso de haver outro serviço que melhor se ajuste às necessidades da criança – adolescente.
( ) A avaliação da demanda e a construção das necessidades de SM devem ser discutidas e elaboradas em conjunto com as equipes, familiares e o usuário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 7

A Terapia Ocupacional utiliza-se de algumas observações, análise e avaliações para intervir, identificar e eliminar fatores de riscos de acidentes ou incapacidades no cotidiano.
Sobre esse tipo de intervenção, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Orientação postural ao longo da jornada de trabalho no dia a dia, proporcionando a diminuição do nível de tensão para o desempenho das tarefas em diferentes etapas.
( ) Aplicação de tecnologia assistiva por meio de adaptações indicadas para facilitar função manual, preensão e ou manipulação de objetos.
( ) Alterações no ambiente, como instalação de rampas, remoção de batentes, colocação de barras de segurança, são algumas modificações, muitas vezes, necessárias.
( ) Nas atividades de vestuário, prescrição de materiais simples e criativos que auxiliam a independência, como tênis com velcron, argola para puxador de zíper e outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 8

O Parkinsonismo é uma doença crônica e progressiva do Sistema Nervoso Central SNC. Durante a progressão da patologia, podemos observar várias características, dentre elas:

1. Déficit da função cognitiva com perda de concentração, dificuldades no raciocínio lógico
2. Fadiga como sintoma mais incapacitante
3. Dor como consequência da alteração postural e redução da mobilidade
4. Dificuldade de deglutição em consequência da postura de flexão e a dificuldade de movimentos coordenados

Estão CORRETAS




Questão 9

No contexto do processo de Reabilitação, a Biomecânica é utilizada por meio da utilização de diferentes tipos de abordagens e técnicas. Sobre estas, analise as afirmativas abaixo:

1. A Biomecânica pode ser usada, utilizando-se de uma abordagem graduada, ou seja, tratamento graduado para promoção da força muscular, amplitude das articulações e a resistência com o uso de polias, molas, cabos, etc.
2. Com a abordagem compensatória, busca-se habilitar as pessoas a compensarem suas incapacidades residuais com o uso de órteses, prótese ou outras adaptações.
3. Na abordagem das Atividades da Vida diária – AVD, consideram-se os componentes da atividade funcional, aprimorando-se a capacidade individual na realização de atividades.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 10

Entre os instrumentos de avaliação, que documentam o Desempenho funcional de um indivíduo nas AVD, temos a Medida de Independência Funcional MIF.
Em relação a esse instrumento, assinale a alternativa que NÃO corresponde a critérios da sua aplicabilidade.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado