Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Terapeuta Ocupacional – Questões Teóricas

Simulado Terapeuta Ocupacional – Questões Teóricas

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

O Parkinsonismo é uma doença crônica e progressiva do Sistema Nervoso Central SNC. Durante a progressão da patologia, podemos observar várias características, dentre elas:

1. Déficit da função cognitiva com perda de concentração, dificuldades no raciocínio lógico
2. Fadiga como sintoma mais incapacitante
3. Dor como consequência da alteração postural e redução da mobilidade
4. Dificuldade de deglutição em consequência da postura de flexão e a dificuldade de movimentos coordenados

Estão CORRETAS




Questão 2

Em relação ao tratamento da criança com Paralisia Braquial Obstétrica, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 3

A intervenção da Terapia Ocupacional com pessoas idosas, oferecida em instituições hospitalares, clínicas, consultórios, em domicílio ou na comunidade a que pertence, compreende as ações abaixo citadas, EXCETO:




Questão 4

A Terapia Ocupacional utiliza-se de algumas observações, análise e avaliações para intervir, identificar e eliminar fatores de riscos de acidentes ou incapacidades no cotidiano.
Sobre esse tipo de intervenção, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Orientação postural ao longo da jornada de trabalho no dia a dia, proporcionando a diminuição do nível de tensão para o desempenho das tarefas em diferentes etapas.
( ) Aplicação de tecnologia assistiva por meio de adaptações indicadas para facilitar função manual, preensão e ou manipulação de objetos.
( ) Alterações no ambiente, como instalação de rampas, remoção de batentes, colocação de barras de segurança, são algumas modificações, muitas vezes, necessárias.
( ) Nas atividades de vestuário, prescrição de materiais simples e criativos que auxiliam a independência, como tênis com velcron, argola para puxador de zíper e outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 5

De acordo com Marras (2000), a prevenção de acidentes no trabalho é um programa de longo prazo, cuja finalidade é conscientizar o trabalhador a proteger sua vida e a dos companheiros por meio de ações seguras e reflexão das condições de insegurança. Os resultados para se obter um bom ambiente de trabalho por meio da prevenção de acidentes de trabalho incluem algumas ações.
Sobre estas, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Mais produção por meio da estabilidade dos trabalhadores
( ) Mais equilíbrio e ânimo no grupo causado pela falta de mal-estar que os acidentes provocam
( ) Menor perda de tempo, de materiais e menos reparo em máquinas
( ) Melhor ambiente social na comunidade

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 6

A Terapia Ocupacional caracterizou-se como profissão de saúde com muitos caminhos e construções históricas. Sobre esse processo, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Um dos pontos relacionados ao movimento denominado Reabilitação surgiu com a preocupação da prevenção de ocorrências e recorrências de doenças e do número de pessoas incapacitadas pela pós-guerra.
( ) Durante as décadas de 40 e 60, a Terapia Ocupacional foi fortemente influenciada pelo Movimento Internacional de Reabilitação, nascida de uma necessidade, entre muitas, de atendimento à população, em especial na área da disfunção física.
( ) No Brasil, na década de 40, os órgãos responsáveis pela implantação dos serviços de Reabilitação eram entidades governamentais, como a ONU, a Organização Internacional do trabalho–OIT e a Unesco, para deficientes mentais e físicos com a implantação de programas especiais.
( ) A partir da década de 80, a prática de Terapia Ocupacional se constitui vinculada ao uso de atividades, sejam elas de autocuidado, de lazer ou produtiva.

Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA.




Questão 7

A seleção de Instrumentos de Avaliação do Desempenho das Atividades da Vida Diária AVD e Atividades Instrumentais é baseada em critérios.
Sobre estes, analise os itens abaixo:

1. Perfil da clientela
2. Informações já disponíveis, como testes e entrevistas realizadas por outros profissionais
3. Modelo de assistência

Está(ão) CORRETO(S)




Questão 8

A atividade do brincar nos atendimentos das crianças com disfunções físicas e a forma como Terapeutas Ocupacionais abordam significam observar alguns critérios para iniciação de um projeto terapêutico como

1. Observação de suas habilidades funcionais, motoras, verbais e de comunicação, além da decodificação da linguagem verbal.
2. Verificação do nível de complexidade nas suas relações com os objetos e as habilidades na resolução de problemas envolvendo brinquedos e objetos.
3. Avaliação da capacidade simbólica na situação do brincar.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 9

A Terapia Ocupacional possui uma ampla variação de formas de intervenção no trabalho com crianças que apresentam TEA.
Sobre isso, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Frente à seletividade alimentar, estímulo para aceitação de diferentes consistências.
( ) Quanto às dificuldades sensoriais, uso de brinquedos diversificados em tamanho, cor, peso, de diferentes texturas na tentativa de estímulo e um brincar interativo.
( ) Em relação aos movimentos repetitivos, ocorre redirecionamento da ação da criança para outra atividade prazerosa.
( ) Para melhor evolução da linguagem articulada, estimular a criança para pedir o que deseja, aumentando o vocabulário e contribuindo para um brincar compartilhado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 10

A Saúde Mental (SM) infanto-juvenil considera muitos aspectos. Sobre eles, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A criança e adolescente são reconhecidos como sujeitos e responsáveis por sua demanda e seu sintoma com direito ao atendimento eventual ou não.
( ) Acolhimento universal em saúde ou SM em que os serviços devem estar de portas abertas, garantindo que a demanda seja recebida, ouvida e respondida.
( ) O encaminhamento deverá ser implicado e corresponsável no caso de haver outro serviço que melhor se ajuste às necessidades da criança – adolescente.
( ) A avaliação da demanda e a construção das necessidades de SM devem ser discutidas e elaboradas em conjunto com as equipes, familiares e o usuário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado