Simulado Terapeuta Ocupacional – Questões Teóricas

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos. Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Em relação ao tratamento da criança com Paralisia Braquial Obstétrica, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 2

As opções a seguir apresentam atos proibidos pelo Código de Ética e Deontologia do Terapeuta Ocupacional, à exceção de uma. Assinale-a.

Questão 3

A escala de Zarit Burden Interview avalia

Questão 4

Sobre os principais benefícios proporcionados pelo prática da atividade física/prática corporal na vida do idoso, assinale a alternativa incorreta:

Questão 5

As opções a seguir apresentam atividades ligadas à ocupação trabalho, à exceção de uma. Assinale-a

Questão 6

Sobre as diretrizes de instalação e funcionamento das brinquedotecas nas unidades de saúde que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação, assinale a afirmativa correta.

Questão 7

A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos (LEI Nº 10.216/200). Sobre os tipos de internação psiquiátrica, avalie as afirmações a seguir:

I - Internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário e a pedido de familiares.
II - Internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de familiares.
III - Internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

É correto o que se afirma em:

Questão 8

Sobre a Terapia Ocupacional Psicodinâmica é correto afirmar que este modelo de intervenção

Questão 9

Sobre o uso de recursos e estratégias de comunicação alternativa no ambiente hospitalar, assinale a afirmativa correta.

Questão 10

A neurose é inteiramente uma manobra encobridora. Por trás da doença, está a tentativa patológica e ambiciosa de o paciente ver a si mesmo como algo extraordinário. Os sintomas são um monte de lixo no qual o paciente se esconde. A superioridade fictícia do paciente, data da época em que ele foi mimado. Enquanto vemos claramente o que ele faz, ele, sem perceber, está ocupado em erigir seus obstáculos, como um criminoso empedernido, ele está tentando assegurar um álibi... Sempre termina em 'o que eu não teria realizado se não tivesse sido impedido pelos sintomas'. A nossa tarefa é tornar conceitual o que nele estava não-conceitualizado.
(Ansbacher e Ansbacher, 1964, p.198-199) - (In. Teorias da Personalidade. Cap.4. p.125/136.)
Analise: "Essa necessidade caracteriza-se por um desejo indiscriminado de agradar os outros e cumprir suas expectativas. O mais importante para a pessoa é que os outros tenham opinião a seu respeito, e ela é extremamente sensível a qualquer sinal de rejeição ou frieza".
De acordo com a classificação feita por Horney (1942) sobre "As necessidades neuróticas", os elementos textuais caracterizam a "Necessidade Neurótica de________________".

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *