Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado concurso de Paripueira (AL) – Ensino Médio

Simulado concurso de Paripueira (AL) – Ensino Médio

A Prefeitura de Paripueira, Estado de Alagoas, está promovendo o Concurso Público Nº 01/2019, para o provimento de 155 vagas, em cargos de níveis médio/técnico e superior. As avaliações estão previstas para 16 de junho de 2019.

Para você se preparar para as provas objetivas, elaboramos esse simulado, com questões de provas para cargos de nível médio, aplicadas em concursos realizados anteriormente pela COPEVE /UFAL, atual organizadora do concurso público.

Questão 1PORTUGUÊS - Qual a alternativa que preenche corretamente as lacunas de: “____ primeiras horas da manhã, os ciganos chegavam. Deixavam ____ bagagens próximas ____ estrebarias e iam ____ casa grande da fazenda” (Rachel de Queiroz)?
Questão 2Lembrou-me vestir a farda de alferes. Vesti-a, assim me aprontei de todo; e, como estava defronte do espelho, levantei os olhos, e... não lhes digo nada; o vidro então reproduziu-me a figura integral; nenhuma linha de menos, nenhum contorno diverso.

ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. II.

Dos trechos destacados, em qual deles o pronome empregado viola as regras de colocação pronominal?
Questão 3Para ser franco, declaro que esses infelizes não me inspiram simpatia. Lastimo a situação em que se acham, reconheço ter contribuído para isso, mas não vou além.

RAMOS, Graciliano. São Bernardo. São Paulo: M. Fontes, 1970. p. 241.

Considerando aspectos sintáticos, a oração destacada no texto é
Questão 4
As funções da linguagem que podem ser depreendidas da publicidade apresentada na figura são:

I. referencial, uma vez que evidencia aos empresários as consequências de não se fazer propaganda;
II. conativa/apelativa, uma vez que busca influenciar os empresários a investirem em propagandas;
III. metalinguística, uma vez que usa o termo “propaganda” para falar de “propaganda”;
IV. fática, uma vez que a sua função é testar o suporte através do qual a mensagem é veiculada;
V. poética, uma vez que o autor, a fim de deixar o texto atraente ao interlocutor, recorre à linguagem verbal e não verbal.

Dos itens, verifica-se que estão corretos
Questão 5Sendo mortal e, por conseguinte, imperfeito, o homem sempre se verá como parte de uma realidade infinita que o circunda e sempre se achará em luta contra ela. Volta e meia se defrontará com a contradição constituída pelo fato de ser ele um ‘eu’ limitado e, ao mesmo tempo, fazer parte de um todo ilimitado.

FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar. p. 247.


Considerando o contexto do texto, assinale a alternativa correta.
Questão 6Ali, por entre as folhagens, existiam as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha ferida pela luz do sol.

ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo: Ateliê editorial, 1999. p. 71.


Assinale a alternativa em que a reescrita do texto destacado apresenta desvio à norma culta.
Questão 7Quanto à regência verbal, assinale a alternativa que está de acordo com a norma padrão.
Questão 8Na frase: “Os missionários jesuítas proclamaram com denodo a doutrina cristã na época do Brasil Colônia.”, o termo destacado equivale a
Questão 9Assinale a alternativa em que o pronome demonstrativo está empregado corretamente.
Questão 10A beleza é uma obsessão contemporânea. A física. Fala-se muito de interior, mas esta é rara, como sempre foi. Quem fala muito em beleza interior é porque é feio.

PONDÉ, L. F. A era do ressentimento. São Paulo: Leya, 2014, p. 69.


Em geral, a afirmação do filósofo Luiz Felipe Pondé define a seguinte tese:
Questão 11RACIOCÍNIO LÓGICO - Dadas as proposições,

I. Se Josélia é médica, então ela não estudou Filosofia.
II. Se Josélia nasceu em Pernambuco, então ela não é carioca.
III. Se Josélia é cantora, então ela toca violão.

verifica-se que é(são) verdadeira(s)
Questão 12Um agricultor resolveu plantar uma roça para consumo próprio fazendo 9 canteiros de 15 m cada e, ao longo de todos os canteiros, plantou milho a cada 50 cm. Nos canteiros, entre os pés de milho, plantou também feijão, mas alternando entre os tipos de feijão coruja e feijão bastião em canteiros diferentes. Iniciando com o canteiro de milho e feijão coruja, quantos “pés de milho”, “feijão coruja” e “feijão bastião” ele plantou, respectivamente?
Questão 13Miguel quer fazer uma viagem de ônibus de Pão de Açúcar a Maceió, mas terá que fazer uma parada em Arapiraca para trocar de transporte. Os ônibus A, B e C partem de Pão de Açúcar, a cada hora, na seguinte frequência: A – três vezes, B – quatro vezes e C – duas vezes. Já os ônibus D e E que fazem o trajeto Arapiraca-Maceió partem aleatoriamente. Contudo, sabe-se que, num dia, o ônibus E tem o triplo de partidas de D. Assim, chegando no ponto de ônibus em Pão de Açúcar num momento arbitrário, qual a probabilidade de se chegar a Maceió pegando o ônibus A ou o C, e o ônibus D?
Questão 14Um jogo consiste de duas urnas A e B, a primeira delas contendo 3 esferas numeradas de 2 a 4 e a segunda contendo 4 esferas numeradas de 1 a 4, e é disputado por dois jogadores através das seguintes ações/regras:

i) O primeiro jogador sorteia uma esfera da urna A.

ii) O segundo jogador sorteia, de uma só vez, uma quantidade
de esferas da urna B correspondente ao número da esfera sorteada em (i).

iii) Se a soma dos números das esferas sorteadas em (ii) for par, vence o primeiro jogador; caso contrário, ganha o segundo jogador.

Dadas as afirmativas a respeito desse jogo,
I. Se a esfera sorteada da urna A for 2, a probabilidade de vitória do primeiro jogador é menor que a do segundo.

II. Se a esfera sorteada da urna A for 3, as probabilidades de vitória dos dois jogadores são iguais.

III. Se a esfera sorteada da urna A for 4, a probabilidade de vitória do segundo jogador é zero.

verifica-se que está(ão) correta(s)
Questão 15A prefeitura de uma cidade comprou 300 computadores para distribuir igualmente em 6 escolas que deverão renovar seus laboratórios de informática. Sabendo do propósito da compra, o fabricante dos computadores programou aleatoriamente 3 desses computadores para que seus usuários pudessem ganhar viagens para conhecer pessoalmente a fábrica da marca. Sabendo que cada escola possui 2 laboratórios de informática, qual a probabilidade de 2 computadores programados para o prêmio estarem no mesmo laboratório X de uma escola Y qualquer da cidade?
Questão 16Considerando a sequência de pares (36,18), (93, 31) e (201,67), qual seria um possível próximo par?
Questão 17De quantas formas diferentes é possível rearranjar as letras da palavra “testamento” tendo a letra “o” fixada em último lugar?

Comentar Simulado