Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado concurso Ananindeua (PA) – Ensino Superior

Simulado concurso Ananindeua (PA) – Ensino Superior

A Prefeitura Municipal de Ananindeua, Pará, lançou recentemente o edital de abertura do Concurso Público N.º 001/2019, com aplicação da prova objetiva prevista para o dia 05 de maio de 2019. Preparamos esse simulado para candidatos de nível superior do concurso, com questões de Língua Portuguesa, Legislação e Informática, que caíram em provas anteriores da organizadora, o CETAP – Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda.

Leia o texto com atenção e responda as questões de 01 a 08

A MÁGICA DA EDUCAÇÃO
Educar-se é a precondição para que o trabalho seja uma escola

Quase todos entendem: Os mais educados ganham mais. Por que será? O que a escola terá enfiado na cabeça do aluno, mudando sua forma de trabalhar - ou de se comportar como cidadão? Os números mostram claramente: quanto mais anos de escolaridade, maior o nível de renda. Que outras dúvidas haveria para demonstrar o poder da educação?

Isso é fácil de entender, pois aprendem-se na escola coisas que podemos usar no primeiro dia de trabalho. De fato, aprendem-se habilidades que o mercado valoriza e pelas quais está disposto a pagar, como ler, escrever, receber instruções por escrito e muito mais. A escolaridade permite decifrar um orçamento e entender um manual de instruções. Quem sabe fazer essas coisas ganha mais, pois é mais produtivo para a empresa. E, como os economistas demonstram de forma persuasiva, se alguém recebe salários maiores é porque produz mais. Mas os números contêm uma charada. Com o passar do tempo, vamos esquecendo o que aprendemos na escola. Alguns conhecimentos mal duram até o dia da prova.

Ao começarmos a trabalhar, usamos o que nos ensinou a escota. No ano seguinte, já teremos esquecido muito do que nos foi ensinado. Sendo assim, diria a lógica, se ganhamos pelo que aprendemos na escola, ao irmos esquecendo, nosso salário deveria diminuir. Mas é exatamente o oposto. Os analfabetos se aposentam praticamente com o mesmo salário inicial. Para quem estudou, em vez de caírem, os salários sobem ao longo da vida profissional. E não é só isso: sobem mais quanto mais escolaridade se consegue acumular. Mas não voltamos à escola, não nos ensinaram nada de novo que pudesse ser remunerado. Ainda assim, sobem os salários.

Por que será? Diante de uma situação de trabalho, o analfabeto não consegue encontrar uma maneira melhor de lidar com ela. Portanto, continua fazendo sempre o mesmo. Já quem passou pela escola adquiriu formas de pensar e agir que permitem decifrar as situações de trabalho e lidar criativamente com os desafios que aparecem. Amadurece seu julgamento, toma melhores decisões e aprende formas mais eficazes de trabalhar. Além disso, alcança uma compreensão mais ampla do mundo. Enfim, adquire um equipamento intelectual que lhe permite transformar a experiência de trabalho em produtividade. Usando uma expressão comum aprender a aprender.

Portanto, quanto mais aprendemos na escola, mais somos capazes dessa conversão de experiência em aprendizado. O equipamento para lidar criativamente e aprender com o mundo do trabalho torna-se mais poderoso. Com um diploma superior, ao chegar à maturidade, um individuo ganha três vezes seu salário inicial. Os números são claros: a capacidade de aprender a aprender dos mais escolarizados vale mais que os conhecimentos úteis que possuíam no primeiro dia de trabalho. A educação consiste em equipar as pessoas para aprender a fazer coisas que não foram ensinadas na escola. O trabalho é uma grande escola, mas somente para quem estudou. No fundo, os conhecimentos incluídos nos currículos valem menos por sua utilidade intrínseca e mais pela oportunidade de exercitar nosso raciocínio, ao lidarmos com eles.

(CASTRO, Cláudio de Moura. Revista veja, 6 de AGOSTO, 2018. p. 73)

Questão 1 LÍNGUA PORTUGUESA - Segundo o texto, "A mágica da educação" estaria

Questão 2Em: "Os números mostram claramente: quanto mais anos de escolaridade, maior o nível de renda", o fragmento denota:

Questão 3Sobre o excerto "Mas os números contêm uma charada", correto afirmar:

Questão 4O verbo passar, presente em: “Já quem passou pela escola (. ..)” é polissêmico. Identifique a alternativa em que o sentido do verbo é similar ao do exemplo:

Questão 5No parágrafo 2, "pois aprendem-se na escola coisas (...)" não se pode afirmar sobre o fragmento.

Questão 6O sinônimo adequado para o objeto direto da frase: números contêm uma charada." é:

Questão 7Marque a alternativa que identifica o antecedente do pronome relativo que, em: "(...) não nos ensinaram nada de novo que pudesse ser remunerado." :

Questão 8Ao analisar a oração, "(...) ao chegar à maturidade (...)", inadequado afirmar:

Questão 9LEGISLAÇÃO (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ananindeua) - Analise as afirmações seguintes sobre o abono familiar previsto no art. 91 , incisos e parágrafos, e marque a alternativa correta.

I - Será concedido o abono familiar ao servidor, ativo ou inativo, independentemente do valor da remuneração, desde que sejam atendidas algumas condições;

II - O benefício previsto neste artigo 91 será concedido mediante a apresentação de certidão expedida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social ou outro que vier substituí-lo, atestando que o beneficiário não recebe nenhuma remuneração;

III - O abono familiar será concedido ao servidor, respeitadas as exigências previstas no caput do art. 91, por cônjuge, quando inválido ou mentalmente incapaz e que não tenha renda própria;

IV- A invalidez, para efeito deste artigo, corresponde à incapacidade total e permanente para o trabalho, comprovada mediante inspeção médica oficial.

Questão 10A licença por acidente disciplinada pelos artigos 140 e 141 confere as seguintes orientações, exceto:

I - O servidor que decorrente de acidente de trabalho necessite de tratamento especializado poderá ser tratado em instituição privada, podendo, a critério da administração, ser os custos assumidos pelo Município;

II - O tratamento de que trata especializado em instituição privada deverá ser recomendado por junta médica oficial e somente será permitido se existirem meios e recursos adequados em instituição pública;

III - A prova do acidente será feita no prazo de 10 (dez) dias, prorrogáveis por igual período quando as circunstâncias o exigirem.

Estão corretas apenas as orientações:

Questão 11LEGISLAÇÃO (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Prefeitura Municipal de Ananindeua) - O art. 24 determina que o quadro de pessoal da administração direta da Prefeitura Municipal de Ananindeua compreende cargos de provimento efetivo, cargos de provimento em comissão, funções de confiança e funções gratificadas, que devem ser geridos, considerando-se os seguintes princípios, pressupostos e diretrizes. Marque a única alternativa que não define esses princípios, pressupostos elou diretrizes corretamente:

Questão 12Com base nas orientações legais dos artigos 53, 54, 56 e seus parágrafos sobre as funções de confiança e as funções gratificadas, analise as afirmações a seguir e marque a única alternativa correta.

I- O servidor investido em função de confiança ou função gratificada poderá optar por receber a complementação da remuneração da função, em relação ao valor de seu cargo efetivo ou poderá receber o acréscimo de quarenta por cento de seu nível de vencimento pelo exercício de função de confiança ou gratificada;

II- As Funções Gratificadas destinam-se ao atendimento dos encargos de direção, coordenação e supervisão de atividades;

III - As funções de confiança são correlatos aos cargos comissionados. As funções de confiança são de provimento exclusivo por servidores efetivos do quadro de pessoal da Prefeitura de Ananindeua.

Questão 13INFORMÁTICA - Alguns dos aplicativos que compõem o pacote MS Office 2010 são:

I - Exce/2010.
II - PowerPoint2010.
III - Word2010.

O vírus de computador é um programa malicioso que se instala no seu computador por diversas formas. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática. Sobre os aplicativos listados do pacote Office 2010. Indique em qual deles existe a possibilidade de serem infectados por vírus de macro?

Questão 14Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum), onde sua função é:

Questão 15O Sistema Operacional Windows 8 é muito utilizado, no mundo, devido a sua facilidade de utilização. Os usuários mais avançados do sistema operacional, costumam utilizar teclas de atalho para economizar tempo no passo a passo de uma operação. Sobre teclas de atalho analise os itens a seguir e marque a alternativa correta.

I - A tecla Windows + R irá abrir a janela Executar, onde ao se digitar o comando cmd e teclar ENTER, irá abrir o prompt de comando do Windows;

II - A tecla Windows + T irá bloqueara área de trabalho;

III - A tecla Windows + E irá criar pastas e arquivos;

IV - A tecla Windows + D irá exibir e ocultara área de trabalho.

Comentar Simulado