Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado concurso de Ananindeua-PA – Ensino Médio

Simulado concurso de Ananindeua-PA – Ensino Médio

A Prefeitura de Ananindeua, Pará, lançou recentemente o edital do Concurso Público N.º 001/2019, com aplicação da prova prevista para o dia 05 de maio de 2019. Preparamos esse simulado para quem vai participar do concurso, com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico e Informática, que caíram em provas anteriores da organizadora, o CETAP – Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda.

Leia o texto com atenção e responda as questões de 1 a 5.

A CRIAÇÃO DE ADULTOS INFANTIS
É um erro poupar os filhos da realidade crua do cotidiano

O destino da criança e do jovem é, inevitavelmente, crescer. Crescer significa superar a infância e a adolescência e, desse modo, atingir a maturidade. Temos, entretanto, com os estilos de vida adotados na atualidade e com alguns valores sociais fortes que seguimos, criado inúmeras dificuldades que vêm atrapalhando o desenvolvimento dos mais novos e, portanto, a entrada deles na vida adulta.

Isso gera consequências não apenas para eles próprios, como para toda a sociedade que passa assim, a ter uma legião de adultos na idade cronológica, mas que se comportam de modo infantil ou juvenil. Eles acreditam que têm liberdade, porque não percebem que ela não existe sem a autonomia possível de ser alcançada; permanecem na dependência, principalmente emocional, porque não entendem a interdependência nas relações pessoais, por olharem principalmente para si; não mostram resiliência, tampouco perseverança, quando elas se fazem necessárias ante as inúmeras e cotidianas vicissitudes da vida.

O fato de o mundo adulto ter adotado o estilo juvenil de viver colabora muito para que os mais novos evitem crescer. É que crescer dói, e, entre dor e conforto, muitos têm escolhido, mesmo sem perceber, o conforto de permanecer jovem em vez de encarar a vida adulta com todos os compromissos e responsabilidades que ela nos impõe. E as famílias? Têm sua parcela de responsabilidade nessa questão? Sem dúvida. Há, principalmente na classe média - mas não apenas nesse segmento da sociedade -, muitos comportamentos que os pais têm com os filhos que também desfavorecem o desenvolvimento deles.

O primeiro mau comportamento é o que chamamos de superproteção, que nada mais é do que proteger o que não precisa mais de proteção, poupar os filhos da realidade da vida que, mais cedo ou mais tarde, deverão enfrentar por conta própria. O problema é que, quanto mais tarde eles desenvolvem mecanismos pessoais para fazer frente às demandas da vida real, menos recursos eles têm disponíveis para viver. Por que organizamos a vida de nossos filhos quando eles já têm condições de fazer isso? Por que acordamos mais cedo para chamá-los se eles já podem fazer isso sem nossa ajuda? Por que realizamos tarefas domésticas que dizem respeito ao pequeno universo deles - arrumar a cama, organizar o banheiro após o banho ou deixar em ordem as roupas de que vão precisar, por exemplo -, se eles podem assumir essas responsabilidades? Por que interferimos tanto nos problemas que eles enfrentam na vida escolar?

Esses são alguns exemplos que fazem parte do nosso cotidiano e que nos levam a pensar que, ao executarmos tais tarefas, estamos sendo boas mães e bons pais. Mas é exatamente o oposto: somos melhores mães e pais quando colaboramos para que o destino deles se realize, ou seja, quando oferecemos condições para que cresçam. Achamos ter, como pais, algumas vantagens quando, mesmo involuntariamente, agimos para que eles permaneçam com a criança - que não são mais - dentro deles: estarão sempre por perto porque precisarão de nós. Mas não seria melhor ter os filhos adultos por perto por admiração e reconhecimento de nosso árduo trabalho para torná-los adultos?

(SAYAO, Rosely. Revista veja, 14 de NOVEMBRO. p. 93).

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA - Existem substantivos que fazem o feminino mediante o uso de desinências, outros, por heterônimos. Assinale a alternativa em que há a segunda forma:

Questão 2Que figura de linguagem o título do texto exemplifica?

Questão 3Os sinônimos de resiliência, autonomia, cotidiano são, respectivamente:

Questão 4Não é coerente afirmar sobre o texto:

Questão 5Assinale a alternativa que exemplifica uma antítese, emprego de palavras de sentido oposto:

Questão 6 MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO - Um Centro de Ensino averbou para o ano de 2019, R$ 400.000,00 para Bolsas de Estudos e Pesquisa, de modo que a razão entre os dois planos seja 2:3. Calcule o valor averbado para a Pesquisa.

Questão 7Pretende-se formar grupos de atendimento em um ambulatório onde trabalham 4 médicos e 6 enfermeiros. De quantos modos podemos formar equipes compostas por 1 médico e 3 enfermeiros?

Questão 8O preço de um imóvel sofreu duas valorizações seguidas: 10% no 10 ano e 20% no 20 ano. Calcule o percentual de valorização desse imóvel após os dois anos.

Questão 9Seis máquinas asfaltaram 720 metros de uma estrada em 18 dias de trabalho. Calcule em quantos dias 8 máquinas com a mesma capacidade de trabalho das primeiras, asfaltarão os 800 metros restantes da estrada.

Questão 10Em uma escola trabalham no expediente da manhã 120 professores, no expediente da tarde 58 e nos dois expedientes 36 professores. Quantos são os professores dessa escota?

Questão 11INFORMÁTICA - João está terminando seu trabalho escolar e encontrou bastante dificuldade na finalização do capítulo 4. Recorreu ao professor Jacob, que o ajudou colocando comentários em partes selecionadas com o objetivo de fazer o aluno melhorar o capítulo. Em que guia do MS Word 2010 o professor Jacob utilizou tal recurso:

Questão 12Uma das técnicas mais utilizadas por profissionais de informática é a realização de backups, que é definido pela ação de:

Questão 13Os browsers (navegadores) têm fundamental importância para a navegabilidade na internet (rede mundial de computadores), pois com esses softwares, o acesso fica bem facilitado. São exemplos de navegadores de internet:

Questão 14Suponha que você é funcionário de uma prefeitura e está usando um computador com sistema operacional Windows 7 conectado a uma rede local. Suponha também que você precisa compartilhar uma pasta do seu computador com usuários autenticados em outros computadores conectados na mesma rede e sem empecilhos de conectividade com seu computador (incluindo as configurações avançadas de compartilhamento). Considerando que o seu computador está com as "configurações avançadas de compartilhamento" adequadas, marque a alternativa que apresenta um método inválido para compartilhar a referida pasta na situação descrita.

Questão 15No Microsoft Excel, fórmulas são equações cálculos em valores contidos na sua planilha. Uma formula sempre começa com um sinal de:

Comentar Simulado