Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado concurso de Andradas-MG

Simulado concurso de Andradas-MG

Está aberto um novo concurso público para o quadro de cargos da Prefeitura de Andradas, Estado de Minas Gerais, com oferta de 40 vagas, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Para os candidatos do concurso se preparem, elaboramos esse simulado.

As questões foram retiradas de provas anteriores de concursos realizados pela organizadora atual do Concurso Andradas 2019, o Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEFAE).

Texto para as questões de 1 a 4.

Ah… a praia!
Minha fascinação por ela é uma imensidão, é imensurável. E pensar que é formada na mais tranquila e paciente espera. Foram necessários milhões de anos para podermos desfrutar de algumas horas do dia; no meu caso, de um bom feriado. Largo meus afazeres e presto somente atenção nela. O vento que vem de lá traz-me uma felicidade que não encontro nesse lado de cá.

Mesmo que seja por pouco tempo, faço tudo para que esse tempo seja necessário, não para que desfrute de tudo que ela ofereça, e sim para que eu sempre sinta vontade de visitá-la. Sua voz é tão linda que tem concha que teima a imitá-la. Repare como ela é completa. Sinto o quente da areia, o frio da maré que chega. Oferece-me comida. Nunca me canso de falar dos ensinamentos da natureza. Tudo que vale a pena deve ser cultivado na medida certa do tempo. O perfeito é criado sem muita pressa, tornando-se duradouro. Que assim seja meu amor por ela. Quente quando está perto, frio quando a saudade aperta. Alimentado por tudo que está dentro dela. E que surja no tempo certo, para que
possamos desfrutar na medida certa por um tempo indefinido. Para que no final eu possa prestar somente atenção nela.

brunoalencarf
FONTE: https://cronicassimples.wordpress.com

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA - Em “Minha fascinação por ela é uma imensidão, é imensurável”, o que significa o termo em destaque?
Questão 2Na passagem “Largo meus afazeres e presto somente atenção nela”, o termo em destaque recupera:
Questão 3Considerando a passagem “O vento que vem de lá traz-me uma felicidade que não encontro nesse lado de cá”, se o termo em destaque fosse usado no plural, teríamos:
Questão 4Interpretada em seu contexto, a passagem “Sua voz é tão linda que tem concha que teima a imitá-la” significa que:
Questão 5CONHECIMENTO UNIVERSAL - "O olhar continua desconfiado. As vestimentas são as mesmas: botina, calça e camisa esgarçados, chapéu de abas largas. Em vez de agregado, ele agora é funcionário. Na choupana, ainda reinam o fogão, a lenha e o banquinho de três pés. Do lado de fora, uma antena parabólica denuncia a modernidade. Nos bolsos, nada de telefone celular. Aí seria demais. O caipira do século 21 permanece nas terras da Buquira, a fazenda do Vale do Paraíba que já foi do escritor Monteiro Lobato e lhe serviu de cenário para seu primeiro livro, Urupês, cujo conto inicial foi publicado nas páginas do Estado. No livro, aparecia pela primeira vez a figura do Jeca Tatu, descrito como uma espécie de 'piolho da terra'." (Fonte: Estado de S. Paulo)

Monteiro Lobato ficou marcado no imaginário brasileiro como autor de livros infantis. Assinale o título que não faz parte da obra do autor:
Questão 6"Numa inédita jogada de marketing Elon Musk enviou no dia 06/02/2018 um carro ao espaço. Para isso, ele criou a sua própria companhia espacial, a SpaceX, construiu seu próprio foguete (o Falcon Heavy, considerado o equipamento aeroespacial mais potente do mundo em atividade) e, como não poderia ser diferente, enviou para lá, um carro de sua badalada marca de automóveis elétricos, a Tesla. (...). Antes do Tesla, o único automóvel enviado ao espaço havia sido o "jipe" Lunar Roving Vehicle (LRV), usado por astronautas das missões Apollo 15, 16 e 17, entre 1971 e 1972. É, basicamente, um chassi com quatro rodas, motor elétrico e com capacidade para dois tripulantes - passados 46 anos de sua última missão, o LRV ainda está na Lua à espera de novos motoristas." (Fonte: O Globo)

Em 1969, a humanidade enviou o primeiro homem à Lua. O país responsável por essa façanha foi:
Questão 7"'Eu sou muito favorecido por Deus.' Assim se descreve no Instagram Terry Bryant, 47 anos, o homem detido por furtar o Oscar de Frances McDormand após a premiação em Los Angeles, no domingo [04/03/18]. Ele saiu após pagar a fiança de US$ 20 mil. Definindo-se como 'produtor, jornalista de entretenimento, apresentador, ator e embaixador da ONU', Bryant tem uma página recheada de fotos com famosos, entre eles Beyoncé e Paris Hilton. Ele aparece ainda em diversas premiações da indústria cultural americana. Porém, seu hobby parece ser mesmo postar fotos com os desejados troféus das premiações." (Fonte: O Globo)

O que significa a sigla ONU?
Questão 8O Oscar é considerado um dos prêmios de maior prestígio no cinema internacional. A obra agraciada com o Oscar de melhor filme de 2018 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi:
Questão 9MATEMÁTICA - Em uma estante há 72 livros, sendo metade de capa dura. Da outra metade, 05 são apenas para consulta, 18 são de circulação exclusiva dentro da biblioteca e o restante pode ser emprestado. Quantos livros da estante e que não são de capa dura podem ser emprestados?
Questão 10João fez uma viagem de carro a uma velocidade constante de 90km/h durante 3 horas e 20 minutos. Se a sua velocidade tivesse sido de 110km/h, o tempo de viagem diminuiria de um valor que é:
Questão 11Uma pessoa que trabalha 44 horas por semana, durante um ano todo deverá trabalhar, aproximadamente,
Questão 12Se hoje é terça-feira e ontem foi dia 27, que dia foi terça-feira retrasada?
Questão 13Um casal tem três filhos, dos quais dois são casados, e cada um destes filhos casados tem um casal de filhos. Ao todo, quantas pessoas compõem essa família?
Questão 14NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS - O texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e liberdades estabelecidos pela Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Como consequência direta dessa premissa, o segundo tópico do Artigo 2, censura:
Questão 15Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família, desde que:

Comentar Simulado