Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Cardiologista – Questões Teóricas

Simulado Médico Cardiologista – Questões Teóricas

O Cardiologista é o médico profissional responsável por se ocupar do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.
Um Cardiologista atua em consultórios e clínicas particulares ou públicas.
Preparamos este simulado com questões objetivas que caíram em Concursos.

Questão 1

Paciente admitido com quadro de rebaixamento súbito do nível de consciência, enquanto estava jantando com a família. Histórico de hipertensão arterial sistêmica, em uso de atenolol. Chega à emergência bradicárdico, com pressão arterial de 240 x 120mmHg, ausculta pulmonar normal. Após estabilização inicial clínica, é realizado eletrocardiograma mostrando bradicardia sinusal, ondas T invertidas com base larga e prolongamento do intervalo QT. Qual o próximo passo a seguir?




Questão 2

Em um paciente com fibrilação atrial, com necessidade de anticoagulação plena, em hemodiálise, teria como estratégia atual indicar




Questão 3

Qual a droga de escolha para um paciente em atendimento devido a um edema agudo de pulmão por disfunção ventricular esquerda provável, com pressão arterial de 70 x 40 mmHg e sinais de baixo débito cardíaco?




Questão 4

A utilização de escores de risco de sangramento, como o HAS-BLED ou CRUSADE, é importante para tomarmos medidas a fim de diminuir a incidência dessa importante complicação após uma angioplastia.
Assinale a alternativa que NÃO tem potencial para redução de sangramentos maiores.




Questão 5

Paciente submetido à troca valvar mitral por bioprótese há 2 anos chega com quadro clínico sugestivo de endocardite bacteriana, confirmado por ecocardiograma transtorácico.
Nesse caso, qual o principal agente etiológico esperado na hemocultura?




Questão 6

Qual dos seguintes medicamentos está relacionado com o aumento da recorrência de pericardite viral ou idiopática, se utilizado(a) no tratamento da fase aguda?




Questão 7

Qual a maior causa de terapia elétrica inapropriada, administrada pelo cardiodesfibrilador implantável?




Questão 8

Encefalopatia hipertensiva é um diagnóstico de exclusão, definida por sinais neurológicos habitualmente sem sinais localizatórios (adinamia, agitação psicomotora e confusão mental) em um paciente hipertenso e tendo como substrato




Questão 9

Um paciente com sinais e sintomas de insuficiência cardíaca, macroglossia, púrpura peri-orbitária e anasarca e eletrocardiograma, mostrando baixa voltagem em várias derivações tem como etiologia provável




Questão 10

Qual agente NÃO deve ser usado como primeira medicação no tratamento da dissecção de aorta, pois pode levar à taquicardia reflexa e aumentar exponencialmente a tensão sobre a parede da aorta?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado