Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Médico Cardiologista – Questões Teóricas

Simulado Médico Cardiologista – Questões Teóricas

O Cardiologista é o médico profissional responsável por se ocupar do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.
Um Cardiologista atua em consultórios e clínicas particulares ou públicas.
Preparamos este simulado com questões objetivas que caíram em Concursos.

Questão 1

Em um paciente com fibrilação atrial, com necessidade de anticoagulação plena, em hemodiálise, teria como estratégia atual indicar




Questão 2

Um paciente com sinais e sintomas de insuficiência cardíaca, macroglossia, púrpura peri-orbitária e anasarca e eletrocardiograma, mostrando baixa voltagem em várias derivações tem como etiologia provável




Questão 3

Paciente submetido à troca valvar mitral por bioprótese há 2 anos chega com quadro clínico sugestivo de endocardite bacteriana, confirmado por ecocardiograma transtorácico.
Nesse caso, qual o principal agente etiológico esperado na hemocultura?




Questão 4

Paciente admitido com quadro de rebaixamento súbito do nível de consciência, enquanto estava jantando com a família. Histórico de hipertensão arterial sistêmica, em uso de atenolol. Chega à emergência bradicárdico, com pressão arterial de 240 x 120mmHg, ausculta pulmonar normal. Após estabilização inicial clínica, é realizado eletrocardiograma mostrando bradicardia sinusal, ondas T invertidas com base larga e prolongamento do intervalo QT. Qual o próximo passo a seguir?




Questão 5

A utilização de escores de risco de sangramento, como o HAS-BLED ou CRUSADE, é importante para tomarmos medidas a fim de diminuir a incidência dessa importante complicação após uma angioplastia.
Assinale a alternativa que NÃO tem potencial para redução de sangramentos maiores.




Questão 6

Qual a droga de escolha para um paciente em atendimento devido a um edema agudo de pulmão por disfunção ventricular esquerda provável, com pressão arterial de 70 x 40 mmHg e sinais de baixo débito cardíaco?




Questão 7

Paciente de 49 anos, com diagnóstico de acidente vascular isquêmico criptogênico, sendo o primeiro episódio com ecocardiograma mostrando foramen oval patente associado a aneurisma de septo interatrial, deve ser tratado com




Questão 8

Paciente chagásico, de 40 anos, é admitido na emergência com quadro de sonolência, oligúria, extremidades frias, pulsos finos e pressão arterial de 70 x 40 mmHg, com frequência cardíaca de 68 bpm. À ausculta pulmonar, não apresenta estertores ou outro ruído adventício. Faz uso de digoxina, carvedilol, captopril, aldactone e lasix, com boa adesão ao tratamento. Traz ecocardiogrma com fração de ejeção de 20% e hipocinesia difusa.
A conduta CORRETA será a de iniciar




Questão 9

Como é dado o diagnóstico de recorrência de febre reumática em pacientes com doença reumática estabelecida?




Questão 10

Qual agente NÃO deve ser usado como primeira medicação no tratamento da dissecção de aorta, pois pode levar à taquicardia reflexa e aumentar exponencialmente a tensão sobre a parede da aorta?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado