Simulado concurso de Itapevi-SP (Ensino Médio)

Foi aberto um novo concurso público pela Prefeitura de Itapevi, em São Paulo, destinado ao provimento de 366 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Preparamos esse simulado para candidatos nível médio do concurso público, com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Noções de Informática, que caíram em provas anteriors da Fundação VUNESP, organizado do concurso Itapevi-SP 2018/2019.

Leia o texto, para responder às questões de números 01 a 03.

A nossa democracia é laica, mas nossas decisões políticas são tomadas sob a premissa de que Deus é – e sempre será – brasileiro. Queremos benefícios sem custos (e quem em sã consciência não quereria?).

Exigimos que seja assim. Os custos hão de ser empurrados para algum momento indeterminado do futuro e cair sobre as costas de alguma entidade benévola não especificada, sem machucar ninguém. Algum dia alguém dá algum jeito e fica tudo certo. Deus resolve.

A maioria dos brasileiros concorda com o controle de preço do diesel, e quer ainda o controle de preço da gasolina e do gás natural. Só não aceita ter que pagar a conta. A Petrobras que tenha um prejuízo. E quem vai cobri-lo? O Tesouro, essa entidade superior e fonte de riquezas.

Não é um caso isolado. Todos pedem por mais gasto para suas causas e setores de preferência, sem nunca especificar quem vai ficar com a conta; essa fica para uma figura oculta, alguém com um bolso vasto e generoso. Há quem diga, inclusive, que o aumento de gastos vai aumentar a arrecadação; multiplicação milagrosa dos pães.

Essa é a lógica que governa o Brasil desde 1500, consagrada na Constituição de 1988, tão pródiga em direitos para todo mundo. O direito é a manifestação do fiat* divino entre os homens: uma obrigação incondicional que a realidade – alguém – terá de dar algum jeito de cumprir.

O problema é que acabou o “milagre econômico” – um crescimento acelerado e sem causas conhecidas, que ocorre apesar de todas as deficiências e entraves, esses sim muito bem conhecidos. Deus parece ter conseguido o green card** e nos abandonou.

O que fazer? Uma alternativa é seguir confiando na intervenção divina até o fim, deixando o ajuste ao deus-dará. A corda estoura para o lado mais fraco, e voltamos ao caos primordial. A outra é ser impiedoso e olhar para a realidade com olhos de descrença.

Para que alguns continuem ganhando, pessoas de carne e osso terão que pagar. E aí sim poderemos responder à pergunta que o Brasil é mestre em evitar: quem?

O problema é que para as escamas caírem de nossos olhos também será necessário um milagre...

(Joel Pinheiro da Fonseca, Folha de S.Paulo, 12.06.2018. Adaptado)

*fiat: do latim, faça-se, haja; referência à frase bíblica: “faça-se a luz”. ** green card: cartão de residência permanente nos EUA.

1. LÍNGUA PORTUGUESA - Segundo o texto, a ideia contida na expressão “Deus resolve” corresponde à propensão dos brasileiros para
2. Assinale a alternativa redigida de acordo com a norma-padrão de concordância e de regência verbal.
3. Assinale a alternativa que apresenta o verbo conjugado no modo subjuntivo, dando sequência correta à frase – Talvez ...
4. Assinale a alternativa em que o acréscimo das vírgulas na frase está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
5. Assinale a alternativa em que em que a colocação do pronome destacado atende à norma-padrão da língua.
6. NOÇÕES DE INFORMÁTICA - Um usuário de um computador com Windows e o MS-Office deseja elaborar um relatório no MS-Word, utilizando informações extraídas de uma planilha elaborada no MS-Excel. Uma das maneiras de se realizar a transferência das informações para o MS-Word é selecionando as informações desejadas no MS-Excel e utilizando
7. No MS-Word 2016 (em português e em sua configuração padrão), as teclas de atalho possibilitam um acesso direto a determinadas ações no aplicativo. Em particular, as teclas de atalho Ctrl+S, quando pressionadas, realizam a ação de
8. Um usuário da Internet está preparando uma mensagem de e-mail para enviar uma imagem em formato JPEG que está armazenada em seu computador. Uma das formas de se preparar e enviar corretamente esse e-mail com a imagem é
9. Considere o seguinte URL utilizado na barra de endereços de um navegador de Internet típico:

http://www.policiacivil.sp.gov.br/portal

Com relação a esse URL, é correto afirmar que
10. A maioria dos mouses possui um botão no centro, ou roda central, que tem como uma de suas funções rolar um texto para baixo ou para cima. Uma das denominações desse botão é
11. MATEMÁTICA - Em junho deste ano, 1989 pessoas foram atendidas em certa secretaria municipal. Sabendo-se que, no referido mês, o número de atendimentos, nessa secretaria, foi 15% menor que o número de atendimentos realizados no mês imediatamente anterior, o número de pessoas atendidas nessa secretaria no mês de maio foi igual a
12. Em um concurso público para cargos com graus de escolaridade de ensino médio completo e de ensino superior completo, a razão entre o número de candidatos que se inscreveram com somente o ensino médio completo e o número de candidatos que se inscreveram com o ensino superior completo foi igual a 0,4.

No dia da prova, 7000 candidatos compareceram, sendo que foram constatadas as faltas de 8 candidatos com somente o ensino médio completo e de 20 candidatos com o ensino superior completo. Em se tratando dos candidatos inscritos, a diferença entre o número dos que tinham o ensino superior completo e o número dos que tinham somente o ensino médio completo é igual a
13. A média das idades de 24 pessoas é de 46 anos. Ao acrescentar a idade de Carlos, a média das idades das 25 pessoas passa a ser de 45 anos. Se a pessoa mais nova desse grupo tem 20 anos, a diferença entre a idade de Carlos e a idade da pessoa mais nova desse grupo é igual a
14. Considere o gráfico a seguir, que contém informações sobre a nacionalidade de um grupo de pessoas.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta uma informação correta.
15. Cinco máquinas iguais, trabalhando juntas e em período ininterrupto, produzem certa quantidade de uma peça em 8 horas. Ao completar um quarto da produção, interrompeu-se o trabalho e decidiu-se colocar mais uma máquina em funcionamento, idêntica às anteriores, de modo a diminuir o tempo necessário para a produção daquela quantidade de peças. Reiniciada a produção, as seis máquinas completaram o trabalho. Desprezando-se o tempo em que as máquinas ficaram paradas na interrupção do trabalho, o tempo total utilizado para a produção daquela quantidade de peças foi:

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