Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado concurso de Timbó-SC

Simulado concurso de Timbó-SC

Está em andamento novos concursos públicos da Prefeitura de Timbó, em Santa Catarina, para o provimento de 271 vagas, para a Fundação Municipal de Esportes, a Fundação Cultural, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto e o Poder Executivo. As provas objetivas estão previstas para 24 de fevereiro de 2019.

Preparamos esse simulado para candidatos do concurso público, com questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais, que caíram em provas anteriors da FURB – Universidade Regional de Blumenau, organizado dos concursos.

Texto para questões 1, 2 e 3 - Nobel de Medicina vai para descobertas sobre relógio biológico

Os vencedores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2017 são os americanos Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young, por suas descobertas sobre os mecanismos moleculares que controlam os chamados ritmos circadianos - uma espécie de relógio biológico interno que regula o metabolismo dos seres vivos. As descobertas feitas pelo trio explicam como as plantas, animais e humanos adaptam seus ritmos biológicos de maneira a
sincronizá-los com a rotação da Terra. [...]

Disponível em http://ciencia.estadao.com.br Acesso em 02/out/2017. [adaptado]

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA - Sobre o texto, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- As palavras “vencedores” e “descobertas” desempenham a função de núcleo do sujeito de suas respectivas orações.
II- A palavra relógio não está sendo usada no seu sentido denotativo.
III- A rotação da Terra à qual se refere o texto é o giro que o planeta realiza ao redor do seu próprio eixo.

Assinale a alternativa com as afirmativas corretas, segundo o texto acima:

Questão 2Assinale a alternativa correta quanto ao tempo e o modo verbal retirados do texto “Nobel de Medicina vai para
descobertas sobre relógio biológico”:

Questão 3Assinale a alternativa correta quanto à justificativa para a acentuação das palavras retiradas do texto “Nobel
de Medicina vai para descobertas sobre relógio biológico”:

Questão 4Esta e as questões 5, 6 se referem ao texto abaixo:


A interdição parcial da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna, no Sul do Estado, fez chegar a 46 o número de estabelecimentos penais catarinenses sob restrição judicial. Santa Catarina tem 49 unidades em operação. Assim como em Laguna, que agora está impedida de receber presos acima da capacidade máxima, a maioria das demais unidades interditadas também não pode _____________ o limite de presos ou receber detentos de outras cidades, por exemplo. __________ dois anos, o Estado tinha cerca de 35 unidades sob interdição. A administração do sistema prisional aponta que as interdições mais recentes ocorrem em reflexo às ações judiciais anteriores, principalmente nos estabelecimentos penais do litoral, onde é maior o déficit de vagas.

[...]Disponível em: http://dc.clicrbs.com.br/sc. Acesso em: 02/04/2018 [adaptado]


Assinale a alternativa correta quanto ao tempo e o modo verbal retirados do texto:

Questão 5Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:

Questão 6Analise as afirmativas sobre o texto e identifique a(s) correta(s):

I- Santa Catarina tem, no total, 81 unidades sob interdição.
II- A administração do sistema prisional aponta que as interdições só ocorrem nos estabelecimentos penais do litoral, onde é maior o déficit de vagas.
III- A Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna está impedida de receber presos acima da capacidade máxima.

Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:

Questão 7Analise o trecho:

"Pacientes que buscam práticas integrativas, que são aquelas que se valem de conhecimentos tradicionais para tratar ou prevenir problemas de saúde, terão acesso a 10 novos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). [...]"

Assinale a opção que indica correta e respectivamente a relação que a palavra destacada estabelece no texto: 

Questão 8Entre as alternativas abaixo, escolha o par de orações em que o verbo “ter” é impessoal e em que o verbo “ter” forma locução verbal com sentido de obrigatoriedade respectivamente:

Questão 9Leia este trecho de “A Guerra dos Maus e dos Bons”:

“Mas haverá sempre alguém, um núcleo que faz do mal o seu modo de vida. Talvez não somente porque tais pessoas sejam de natureza perversa, mas porque o mal produz resultados mais rápidos. Na corrida entre o bem e o mal, o bem é a tartaruga e o mal é Aquiles. Mas, quem sabe, haja alguma esperança, já que na Grécia um filósofo andou dizendo que Aquiles não alcançará jamais a tartaruga...”

A interpretação correta para o trecho acima é:

Questão 10CONHECIMENTOS GERAIS - Ecossistemas são todos os sistemas abertos nos quais estão envolvidos fatores físicos e biológicos de uma área determinada e que estão englobados seres vivos, os meios em que vivem e todas as interações entre ambos. Posto isso, assinale a alternativa que identifica o ecossistema brasileiro formado por plantas xerófilas, arbustos caducifólios e espinhosos. Essas plantas possuem uma adaptação para reduzir o processo de evapotranspiração, com armazenamento de água em seus troncos ou folhas, o que favorece sua sobrevivência nos períodos mais secos:

Questão 11Segundo dados do Ministério do Turismo, cerca de 17,7 milhões de viajantes motivados pela fé passaram por destinos com grandes atrações turísticas voltadas ao turismo religioso no Brasil. O evento religioso que recebeu o Título de Patrimônio Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) foi:

Questão 12Segundo a ONU, a taxa de feminicídio no Brasil é quinta maior do mundo. Sobre essa questão, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- A lei N.13.104, de 2015, inclui o feminicídio no rol dos crimes hediondos.
II- Todo o assassinato de uma mulher, independentemente das causas e das circunstâncias, é considerado feminicídio.
III- A impunidade e culpabilização da vítima de violência doméstica e familiar aparecem nas raízes de grandeparte dos casos em que as agressões se perpetuam até o desfecho extremo do assassinato.
IV- Boletins de ocorrência e medidas protetivas são instrumentos que garantem absoluta proteção à Mulher.

Assinale a alternativa correta:

Questão 13Observe o mapa de Santa Catarina, com sete grandes regiões:

imagem
Os municípios de Pinhalzinho, Leoberto Leal, Curitibanos, Nova Veneza e Rio Negrinho estão situados, respectivamente nas regiões:

Questão 14Um determinado período da história brasileira foi marcado quase exclusivamente pelo extrativismo mineral, realizado, além de outras, nas principais regiões auríferas de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. O extrativismo mineral no Brasil foi mais fortemente praticado em que período da vida brasileira?

Questão 15Em termos naturais, uma característica marcante do Brasil é a grande diversidade em termos de fauna e flora. A partir disso, assinale a alternativa correta:

Questão 16De acordo com o IBGE, Santa Catarina conta com 13 cidades com mais de 100 mil habitantes. Elas concentram, ao todo, 45,1% de toda a população catarinense. A esse respeito, assinale a alternativa que indica, na ordem, as três cidades catarinenses com maior número de habitantes:

Questão 17Considerando as características territoriais do Brasil, assinale a alternativa correta:

Questão 18Conforme dados do IBGE de 2016, a população do município de Timbó-SC é de cerca de:

Questão 19Sobre o município de Timbó-SC, marque a alternativa incorreta:

Comentar Simulado