Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado concurso de Maurilândia-GO

Simulado concurso de Maurilândia-GO

Em março do ano corrente, serão aplicadas as provas objetivas do concurso público da Prefeitura de Maurilândia, Estado de Goiás, destinado ao preenchimento de 121 vagas. Preparamos esse simulado para quem vai participar do concurso, com questões que caíram em provas anteriores do INSTITUTO CONSULPAM – Consultoria Público-Privada.

Leia o texto e responda às questões de 01 a 05.

As instituições sociedades se configuram em padrões econômicos, culturais e ético-políticos. Esses padrões são correlatos de uma ordem historicamente construída. A ordem social pode ser chamada de “autogerada” somente no sentido em que ela resulta da atividade dos seres humanos, que são seres sociais, não sendo, portanto, definida por um ser supremo fora de nosso mundo, nem muito menos resultante meramente de nossas tendências biológicas, tais como se verificaria numa colmeia ou num formigueiro. A ordem social é autogerada coletivamente a partir da produção e reprodução coletiva da existência humana. Essa empreita, transformando-se constantemente de acordo com as reconfigurações da correlação de forças econômicas e ético-políticas, possui uma dimensão histórica radical, pois tudo está em um processo, em um “devir” contínuo. A história não dá saltos, nada acontece sem ter sido preparado, sem que condições específicas não tivessem possibilitado o advento do novo. A ordem social é construída historicamente e só é criticamente compreensível segundo a configuração das forças sociais em dado momento, o que pode ser investigado a partir da pergunta sobre a quem ela serve. Essas forças expressam o entrelaçamento das relações de poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico. Devido ao caráter instável da configuração e constituição social, nenhuma ordem, padrão de reconhecimento entre as pessoas, em relação ao qual se estabelece o que cabe a cada uma fazer, ceder, oferecer e receber, deve ser entendida fora do processo contraditório de destruição e criação de padrões, da desordem que lhe é correlata, das ações que não se enquadram nos padrões de reconhecimento estabelecidos num determinado momento, mas que os tornam relativos.

O poder público tem-se definido como esquema de constrangimento, capacidade de definir prioridades para a coletividade, controle dos meios de produção e reprodução da existência social e dos meios de persuasão e de repressão. A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade. Assim, a desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais, do processo histórico segundo o qual uma sociedade se constitui. A ordem expressa nas leis constitucionais que modulam juridicamente uma sociedade reflete e justifica a configuração de forças históricas, que define como os frutos da cooperação social são diferentemente apropriados.

SILVA, S. R. Ética pública e formação humana. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 645-665, out. 2006. p. 648-649. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br (com adaptações).

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA - Conforme as ideias apresentadas no texto, é correto afirmar que as sociedades:

Questão 2Acerca dos propósitos, gerais ou específicos, é CORRETO afirmar que o texto:

Questão 3Conforme o texto, uma das propriedades que define o poder público é:

Questão 4Ainda segundo o texto, desigualdade social resulta:

Questão 5O sinal indicativo de crase está corretamente empregado em todas as suas ocorrências somente no item:

Questão 6CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E RACIOCÍNIO LÓGICO - Paulo trabalha como motorista e recebe de salário R$ 1 200,00. Na empresa onde ele trabalha todo mês é descontado do seu salário 8% da sua previdência mais 6% do vale transporte. O valor que Paulo recebe livre dos descontos é:

Questão 7Em uma festa cada convidado tomou exatamente 4 copos de refrigerantes de 250 ml cada, se nessa festa foram 40 convidados, logo, o número de refrigerantes de 2 litros consumidos nessa festa foi de:

Questão 8Um retângulo tem largura de 22 cm e seu comprimento é o triplo da medida de sua largura, logo a medida de seu perímetro é de:

Questão 9Uma turma com 11 pessoas tem a média de suas idades igual a 20 anos. Se retirarmos uma pessoa dessa mesma turma que tem 30 anos, a nova média dessa turma será de:

Questão 10Em uma turma com 20 alunos, 8 escrevem com as duas mãos direita e esquerda, 16 escrevem com a direita. A quantidade de alunos que escrevem apenas com a mão esquerda é de:

Questão 11NOÇÕES DE INFORMÁTICA - No Microsoft Office Excel, é CORRETO afirmar que:

Questão 12No _____________é possível automatizar tarefas que são utilizadas com frequência, agrupando uma série de comandos e instruções como se fosse um único comando, conhecido como Macro.

Questão 13Que item representa uma sintaxe correta para somar o intervalo de células de A1 até A10 no Excel?

Questão 14__________ é um pequeno programa que podemos criar dentro do Word, do Excel e do Access para automatizar tarefas, como formatar caracteres e transmitir dados pela Internet.

Questão 15Existem informações indispensáveis para o funcionamento do computador que devem permanecer armazenadas, mesmo quando ele é desligado. Essas informações básicas como data/hora não podem ser facilmente excluídas e são armazenadas em:

Questão 16NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO - Analise as assertivas:
I- Considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e Particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

II - As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado.

Questão 17Analise as assertivas:
I- As funções de confiança destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

II- É direito dos trabalhadores urbanos e rurais a jornada de oito horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.

Comentar Simulado