Simulado concurso de São Geraldo do Araguaia (PA) – Ensino Médio

A Prefeitura Municipal de São Geraldo do Araguaia, Estado do Pará, publicou o edital de realização de Concurso Público Nº 001/2020, destinado ao provimento de 969 vagas.

Para os candidatos de nível médio irem se preparando para as provas objetivas do concurso público, elaboramos esse simulado com questões de provas anteriores.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 8.

Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar O direito humano à alimentação adequada está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e sua definição foi ampliada em outros dispositivos do Direito Internacional, como o artigo 11 do Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 12 da ONU. No Brasil, resultante de amplo processo de mobilização social, em 2010 foi aprovada a Emenda Constitucional nº 64, que inclui a alimentação no artigo 6º da Constituição Federal. No entanto, isso não necessariamente significa a garantia da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.

O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada, entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.

Para garantir a realização do direito humano à alimentação adequada, o Estado brasileiro tem as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população. Por sua vez, a população tem o direito de exigir que eles sejam cumpridos, por meio de mecanismos de exigibilidade. Exigibilidade é o empoderamento dos titulares de direitos para exigir o cumprimento dos preceitos consagrados nas leis internacionais e nacionais referentes ao direito humano à alimentação adequada no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais. Esses meios de exigibilidade podem ser administrativos, políticos, quase judiciais e judiciais.

Durante várias décadas, por influência dos países centrais, o Brasil e outros países em desenvolvimento procuraram responder ao problema da fome com a introdução da chamada revolução verde, que foi uma espécie de campanha de modernização da agricultura mediante a introdução de um pacote tecnológico baseado no uso intensivo de máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção e, consequentemente, a humanidade acabaria com a fome. Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar.

Muitos países, regiões e municípios, também dentro do Estado brasileiro, vivem sem soberania alimentar e outros tantos vivem com sua soberania alimentar ameaçada pelos fatores supramencionados. Nesse contexto, a soberania alimentar significa o direito dos países definirem suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam a alimentação para a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos em suas regiões.

Entre os desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional no Semiárido, encontram-se: a necessidade de respeitar a diversidade cultural e as formas de organização e produção, de modo que as comunidades tenham sua autonomia para produzir e consumir seus alimentos; e a importância de avançar na realização da reforma agrária, na regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios para que os povos tenham maior autonomia para produzir seus alimentos.

Irio Luiz Conti
(integra o Consea Nacional e é membro da Fian Internacional.)
(Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/
artigos/2014/direito-humano-a-alimentacao-adequada-e
soberania-alimentar)

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA: A temática central discutida no texto pode ser resumida nos seguintes termos:

Questão 2No primeiro parágrafo, a primeira frase estabelece com a segunda uma relação caraterizada pelo seguinte par de palavras:

Questão 3No segundo parágrafo, a discussão sugere incluir o seguinte aspecto:

Questão 4De acordo com o texto, a soberania alimentar pressupõe o seguinte elemento:

Questão 5Na frase “de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar” (4º parágrafo), a expressão “de modo que” possui valor de:

Questão 6Em “controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo”, a expressão destacada está corretamente substituída por um pronome oblíquo em:

Questão 7. No último parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de:

Questão 8Em “Muitos países, regiões e municípios, também dentro do Estado brasileiro, vivem sem soberania alimentar e outros tantos vivem com sua soberania alimentar ameaçada pelos fatores supramencionados” (5º parágrafo), o termo “sem soberania alimentar” exerce a função de:

Questão 9Assinale a alternativa em que NÃO há erro de acentuação nas palavras em destaque:

Questão 10Considerando a ortografia, especificamente o uso (presença ou ausência) de hífen, a alternativa correta é:

Questão 11NOÇÕES DE INFORMÁTICA: No que diz respeito ao hardware dos computadores atuais, uma impressora multifuncional 3 em 1 integra funções específicas que facilitam as atividades de rotina no ambiente de informática. Além da impressão propriamente dita, as duas outras funções são:

Questão 12Em um microcomputador Intel, com sistema operacional Windows 10 BR, um guarda civil municipal dispõe, no Google Chrome, de dois atalhos de teclado que correspondem ao acionamento do X no canto superior da janela, para fechar o aplicativo o browser. Esses atalhos de teclado são, respectivamente:

Questão 13As figuras a seguir relacionadas às redes cabeadas padrão Fast Ethernet categoria 5 e 6, ilustram em (a) o conector empregado na implementação física e em (b) a topologia utilizada, na qual o concentrador representa um hub ou um switch.

A sigla usada para esse conector e o nome por meio dos quais é conhecida essa topologia são, respectivamente:

Questão 14No contexto da segurança, existem diversas formas de classificar o ativo da informação, devendo estar centrada nos aspectos da confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade. Quanto à confidencialidade, uma organização é enquadrada em um determinado nível quando a situação possui as características listadas a seguir.
I. Os ativos de acesso restrito dentro da organização estão protegidos do acesso externo.
II. Aintegridade é vital.
III. O acesso não autorizado dessas informações pode comprometer as operações da organização e causar prejuízos financeiros.
IV. São exemplos dessas informações os dados de clientes, senhas de acesso, dados sobre vulnerabilidades da organização.

A situação descrita acima enquadra a organização no seguinte nível:

Questão 15Um método de criptografia possui as características listadas a seguir.

É similar ao processo de assinatura digital, existindo uma função matemática que criptografa a mensagem.As chaves usadas para c riptografar e decriptografar são diferentes.
A mensagem é criptografada com a chave pública do destinatário, para que qualquer entidade possa lhe enviar mensagens criptografadas.
A mensagem cifrada é decriptografada com a chave privada do destinatário, para que apenas ele possa abrir a mensagem.
A relação matemática entre as chaves precisa ser bem definida para que se possa criptografar a mensagem sem o conhecimento da chave que irá decriptografá-la.

Esse método é denominado criptografia de chave:

Questão 16No que diz respeito às ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo, de imagens e figuras para trabalhar na catalogação de arquivos, é preciso conhecer os padrões de formatos. Neste sentido, um deles possui as características listadas a seguir.
É usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional.
Criado pela Adobe, é atualmente um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO).
Os arquivos neste formato podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios, além de poderem ser assinados eletronicamente, exibidos e lidos por meio do software Acrobat Reader DC.

Esse formato é conhecido pela sigla:

Questão 17Com relação às ameaças virtuais que podemos encontrar na Internet, analise os itens a seguir:
I. Worms são ameaças que possuem a característica de se auto-replicarem, o que permite que infectem uma grande quantidade de dispositivos em curto tempo através de uma rede de computadores.
II. Um cavalo de Tróia é um tipo de ameaça que tem por característica se manter escondido, em geral para realizar espionagem de dados. Esse tipo de ameaça se oculta em aplicativos que parecem ser inofensivos justamente para enganar o usuário do computador que será infectado.
III. Os ransomwares são softwares mal-intencionados que, ao infectarem um dispositivo, são capazes de criptografar os dados do usuário, impedindo o seu acesso. Em seguida as vítimas são orientadas sobre o que devem fazer para que consigam “resgatar” seus dados que foram “sequestrados”.

Analisados os itens, pode-se afirmar corretamente que:

Questão 18Com relação às operações de backup que devem ser realizadas em ambientes informatizados, assinale a alternativa incorreta:

Questão 19Os sistemas operacionais Linux e Windows são alguns dos mais utilizados pelo mercado. Com relação a estes dois importantes sistemas operacionais, assinale a alternativa correta:

Questão 20Os programas de navegação na Internet são softwares largamente utilizados na atualidade. Com relação às características técnicas e outras informações destes importantes programas, analise os itens a seguir:
I. Javascript é uma importante linguagem de programação interpretada que deve ser suportada pelos aplicativos de navegação para evitar que fiquem incompatíveis com grande parte do conteúdo disponível na Internet.
II. Os programas de navegação em geral são capazes de se comunicar com certificados digitais para garantir a segurança ao acessar determinados conteúdos da Internet. Com relação à configuração, no caso específico dos certificados A1 e A3, temos que o primeiro requer a instalação de driver específico de hardware para que o certificado físico possa ser acessado. Já no caso do segundo, a simples instalação do arquivo que representa o próprio certificado digital é suficiente para que seja acessado pelo programa de navegação.
III. A partir do Windows 10 a Microsoft passou a considerar o Edge o programa de navegação padrão do seu sistema operacional, não sendo mais possível a instalação do Microsoft Explorer, por questões de conflito entre os aplicativos.

Analisados os itens, pode-se afirmar corretamente que:

Comentar Simulado