Simulado concurso de São Geraldo do Araguaia (PA) – Ensino Superior

A Prefeitura Municipal de São Geraldo do Araguaia, Estado do Pará, publicou o edital de realização de Concurso Público Nº 001/2020, destinado ao provimento de 969 vagas.

Para os candidatos de nível superior irem se preparando para as provas objetivas do concurso público, elaboramos esse simulado com questões de provas anteriores.

Analise os textos I e II para responder às questões 01 a 10.

Texto I

 

Texto II

O vício em smartphones prejudica profissionais e empresas

Nomofobia é a moléstia psíquica relacionada ao pavor de ser separado de seu smartphone

(...) Os smartphones surgiram no fim da década de 1990 e foram adotados em massa na década seguinte. De símbolo de status, transformaram-se rapidamente em bem de consumo obrigatório para todas as idades e estratos sociais.

Junto às fantasias prometidas pela tecnologia, vieram os efeitos colaterais. No fim de 2016, a American Academy of Pediatrics divulgou um estudo bem amplo sobre os efeitos das mídias digitais (frequentemente difundidas por meio de smartphones) sobre crianças e adolescentes.

Na longa lista de problemas, velhos conhecidos de pais e mães: efeitos negativos sobre o sono, a atenção e o aprendizado; relação preocupante com a obesidade e a depressão; exposição a conteúdos inadequados; e riscos relacionados à privacidade.

Em um ensaio de grande repercussão veiculado na revista The Atlantic em 2017, Jean M. Twenge, professora de psicologia na Universidade Estadual de San Diego, alertou sobre o risco de uma crise mental iminente afetando crianças e adolescentes. (...)

Para adultos no mundo do trabalho, os efeitos começam a ser estudados e analisados. A conectividade 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) já existia antes dos smartphones, porém foi intensificada com os novos aplicativos de troca de mensagens. A disponibilidade permanente gera ansiedade e estresse ou tecnoestresse, outra invenção da época. (...)

No trabalho, percebe-se facilmente o efeito negativo dos aparelhinhos sobre a produtividade. Faltava, entretanto, comprovação científica. O estudo, conduzido com 262 voluntários, comprova que há relação entre o vício em smartphone e a percepção de perda de produtividade.

Diversos outros estudos revelam que o uso dos smartphones rouba horas do dia de trabalho. Seus sinais visuais e sonoros constantes interrompem fluxos de raciocínio e prolongam desnecessariamente o tempo de realização de atividades.

O uso mal administrado de smartphones ajuda a criar um ambiente de emergência permanente, transforma problemas gerenciáveis em incêndios ameaçadores e faz com que todos se sintam como bombeiros sem equipamentos, frustrados e impotentes, diante de circunstâncias supostamente avassaladoras.

De forma geral, o entendimento científico sobre os efeitos colaterais dos smartphones ainda está engatinhando. Vários efeitos e fenômenos correlatos precisam ser estudados e compreendidos. (...)

Realizar mais estudos científicos é importante para contrapor à propaganda avassaladora dos fabricantes de smartphones, coligados e inocentes úteis da mídia. Não se trata de combater, tal qual luditas, a tecnologia. Os pequenos computadores pessoais constituem avanço importante. É preciso, entretanto, conhecer melhor seus efeitos colaterais e desenvolver antídotos.

Adaptado de: http://debatendo-a-educacao.blogspot.com/2017/12/.
Acesso em: 08 dez. 2019.

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA: Sobre os textos I e II, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 2O texto I compara, de modo figurado, o estado de reclusão – em que muitos usuários excessivos de celulares se encontram – com a condição de pessoas que vivem em ilhas. Tal recurso expressivo pode ser classificado como

Questão 3Considerando o seguinte excerto, extraído do texto II, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
“Nomofobia é a moléstia psíquica relacionada ao pavor de ser separado de seu smartphone”.

I. Os termos “psíquica” e “relacionada” caracterizam o nome “nomofobia”.
II. O substantivo “moléstia”, nesse contexto, poderia ser substituído por “mal”, “desconforto”, “inquietação”.
III. A locução “ser separado” apresenta um verbo na forma nominal do infinitivo e outro na forma nominal do particípio, respectivamente.
IV. O termo “seu”, pronome demonstrativo, faz referência a qualquer pessoa que viva situações de pânico ao não ter à mão um celular, smartphone ou afim, para se comunicar.

Questão 4“Na longa lista de problemas, velhos conhecidos de pais e mães: efeitos negativos sobre o sono, a atenção e o aprendizado; relação preocupante com a obesidade e a depressão; exposição a conteúdos inadequados; e riscos relacionados à privacidade.”. No excerto apresentado, o acento grave, indicativo de crase, foi empregado por qual razão?

Questão 5Assinale a alternativa que apresenta uma explicação INCORRETA quanto ao emprego da vírgula.

Questão 6Considere os seguintes excertos:
- “De símbolo de status, transformaramse rapidamente em bem de consumo obrigatório para todas as idades e estratos sociais”.
- “No fim de 2016, a American Academy of Pediatrics divulgou um estudo bem amplo sobre os efeitos das mídias digitais (...)”.
Sobre o uso do termo em destaque em ambos os excertos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O termo “bem” tem as mesmas funções – sintática e semântica – nos dois contextos em questão.
II. No primeiro caso, “bem” funciona como substantivo e, no segundo, como advérbio.
III. No primeiro caso, “bem” refere-se à designação para “aquilo que alguém possui” e, no segundo, intensifica o adjetivo “amplo”.
IV. No primeiro caso, “bem” tem sentido de algo que “causa alegria, sensação positiva” e, no segundo, indica uma circunstância de modo.

Questão 7Considerando as regras de acentuação da Língua Portuguesa, analise os excertos que seguem e assinale a alternativa que apresenta, em destaque, palavras acentuadas pela mesma razão.

Questão 8Na Língua Portuguesa, a palavra “SE” pode pertencer a várias categorias gramaticais. Tal termo pode, por exemplo, funcionar como partícula apassivadora (ou pronome apassivador) quando, ligado a um verbo transitivo direto, torna a oração passiva. Considerando as informações apresentadas e seu conhecimento sobre o assunto, assinale a alternativa em que “SE” está funcionando como partícula apassivadora.

Questão 9Referente aos processos de formação de palavras, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) No excerto “(...) exposição a conteúdos inadequados; (...)”, os termos destacados formaram-se a partir do mesmo processo, ou seja, derivação sufixal.
( ) Em “O estudo, conduzido com 262 voluntários, comprova que há relação entre o vício em smartphone e a percepção de perda de produtividade.”, os substantivos destacados formaram-se por derivação regressiva, isto é, subtração da desinência “r” – e consequente troca da vogal – dos verbos equivalentes no infinitivo (“estudar” e “perder”).
( ) No excerto “(...) prolongam desnecessariamente o tempo de realização de atividades.”, o termo em destaque formou-se pelo acréscimo do prefixo “des” e do sufixo “mente” à base “necessária” – um caso de derivação parassintética.
( ) Em “(...) como bombeiros sem equipamentos, frustrados e impotentes, (...)”, o termo destacado formou-se por derivação prefixal, uma vez que houve a anexação do prefixo de negação “im” à base “pontente”.

Questão 10Em “A conectividade 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) já existia antes dos smartphones, porém foi intensificada com os novos aplicativos de troca de mensagens.”; “Seus sinais visuais e sonoros constantes interrompem fluxos de raciocínio e prolongam desnecessariamente o tempo de realização de atividades.”, as conjunções em destaque indicam, respectivamente, ideias de

Questão 11NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Acerca dos softwares utilitários, os compactadores de arquivos são muito utilizados para que os arquivos compactados ocupem menos espaço em seu armazenamento. Assinale a alternativa que apresenta a extensão de um arquivo compactado.

Questão 12Considerando o Windows 10, versão em português, em sua instalação padrão, no Explorador de Arquivos, a antiga funcionalidade conhecida como “MEU COMPUTADOR” recebeu a nova nomenclatura de

Questão 13Considerando o Microsoft Word 2010, versão em português, assinale a alternativa correta.
(Obs.: para a resolução dessa questão, deve ser considerada a configuração padrão dos botões do mouse).

Questão 14Considerando o navegador Mozilla Firefox, versão 71 em português, é correto afirmar que a tecla de atalho CTRL + SHIFT + P
(Obs.: o caractere + foi utilizado apenas para interpretação).

Questão 15O programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird oferece, na Barra de Filtragem, diversas opções para filtrar as mensagens da Caixa de Entrada. Na configuração padrão do Thunderbird, três das opções presentes nessa Barra de Filtragem têm as denominações de

Questão 16A estrutura de diretórios em árvore é utilizada em diversos sistemas operacionais. Uma das características dessa estrutura é:

Questão 17Considere o seguinte cenário:
Um usuário de um computador com sistema operacional Windows 10 deseja fazer um backup de todos os arquivos de documentos pessoais, que totalizam cerca de 500 Mbytes, armazenados na pasta C:\Users\usuário\Documentos.

A forma mais adequada para realizar o backup é:

Questão 18No sistema operacional Windows, um usuário deseja mover o arquivo a.txt da pasta P1 para a pasta P2. Para tanto, ele selecionou a.txt, digitou Ctrl + Z, abriu a pasta P2 e digitou Ctrl + Y. É correto afirmar que, após essa ação,

Questão 19A criação de atalhos para unidades de armazenamento em um computador com o sistema operacional Windows pode ser feita para

Questão 20Os computadores pessoais, como os que utilizam o sistema operacional Windows, dispõem de uma região de memória para o armazenamento temporário de objetos copiados ou recortados, que ficam nesse local enquanto aguardam para serem colados. Essa área é denominada Área de

Comentar Simulado