Simulado para concurso Cataguases (MG) – Ensino Superior

A Prefeitura de Cataguases, Minas Gerais, publicou o edital de abertura do concurso público em 2018, para o preenchimento de 47 vagas. Para você se preparar para as provas, preparamos esse simulado com base no conteúdo programático, para cargos de nível superior. A maioria dessas questões caíram em provas anteriores da banca EXCELÊNCIA SELEÇÕES & CONCURSOS PÚBLICOS LTDA -ME, organizadora do novo concurso de Cataguases.

1. LINGUA PORTUGUESA - Assinale a alternativa CORRETA quanto uso da crase:
2. A respeito da colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração, assinale a alternativa que apresenta uma ênclise :
3. Assinale a alternativa que apresenta um sentindo denotativo:
4. A respeito das figuras de linguagem, assinale a alternativa que apresenta um paradoxo:
5. Leia a frase abaixo e assinale a palavra que apresenta a função de agente da passiva: “A janela foi quebrada pelo Pedro, um menino irritante.”
6. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma antítese:
7. LEGISLAÇÃO (Lei Orgânica do Município) - A despesa com pessoal ativo e inativo do Município não poderá exceder:
8. O Chefe do Poder Executivo poderá realizar consultas populares para decidir sobre assuntos de interesse especifico do Município, de bairro ou de distrito, cujas medidas deverão ser tomadas diretamente pela Administração Municipal. O exercício direto do poder pelo povo, no Município, se dá na forma desta Lei Orgânica, mediante:

I - Plebiscito;

II - Referendo;

III -  Realizar, no máximo, 5 consultas populares por ano;

IV - Planejamento, Orçamento e ação fiscalizadora;

Estão CORRETAS :
9. LEGISLAÇÃO (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais) - A Lei Nº 52 regula as condições de provimento e vacância dos cargos públicos municipais, os direitos e vantagens, os deveres e responsabilidades dos funcionários públicos do Município. Em que ano foi sancionado a lei?
10. Conforme a Lei Orgânica Municipal, é permitido:
11. Compete ao chefe do Poder Executivo prover, por decreto, os cargos públicos municipais. Os cargos públicos são providos por:

I. Indicação
II. Promoção
III. Transferência
IV. Reintegração

Estão corretas:
12. É INCORRETO afirmar que será concedida gratificação ao funcionário:
13. LEGISLAÇÃO (Constituição Estadual -MG) - Ao dispor sobre a ordem social e, mais especificamente, sobre a educação, a Constituição do Estado estabelece uma série de princípios que devem fundamentar o ensino. Entre tais princípios, não se inclui a(o)
14. A Constituição de Minas Gerais prevê que, respeitado o conteúdo mínimo do Ensino Fundamental fixado pela União, o Estado deverá fixar conteúdo complementar. Essa ação do Estado tem especificamente o objetivo de:
15. Segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais Art. 195, assinale a alternativa CORRETA.
16. Faça uma analise da situação a seguir e responda.

O cidadão João de Oliveira é designado conselheiro do Conselho de Ética do Governo do Estado de Minas Gerais (Conset).

Considerada a hipótese, é incorreto afirmar:
17. LEGISLAÇÃO (Constituição Federal) - Considerando o capítulo da Constituição que trata da segurança pública, analise as afirmações a seguir.

I - A segurança pública, além de ser dever do Estado, é direito e responsabilidade de todos, sendo exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. 
II - As policias civis são dirigidas por delegados de polícia de carreira e atuam na apuração de infrações criminais, inclusive as que tenham repercussão interestadual ou internacional
III - A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades. 
IV - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. 
V - Compõe a estrutura de segurança pública do Estado a polícia federal, a polícia rodoviária federal, a polícia ferroviária federal, as polícias civis, as polícias militares, os institutos gerais de perícia e os corpos de bombeiros militares.

Todas as afirmações CORRETAS estão em:
18. De acordo com a Constituição Federal, marque V para verdadeiro e F para falso: “Art. 29-A O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5o do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior:”.

( ) 7% (sete por cento) para Municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes.
( ) 6% (seis por cento) para Municípios com população entre trezentos mil e um e quinhentos mil habitantes.
( ) 5% (cinco por cento) para Municípios com população acima de quinhentos mil habitantes.
( ) 4% (quatro por cento) para Municípios com população entre 3.000.001 (três milhões e um) e 8.000.000 (oito milhões) de habitantes.
( ) 8% (oito por cento) para Municípios com população de até cem mil habitantes.


Assinale a alternativa CORRETA
19. Segundo a Constituição Federal Art. 6º São direitos sociais, EXCETO:
20. Acerca da Constituição da República Federativa do Brasil: Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, em relação á proteção assinale a alternativa CORRETA:
Para resolver questões de Conhecimentos Específicos, confira aqui questões especificas por cargos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *