>

Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Homem de 56 anos compareceu a UBS com queixa de úlcera persistente no prepúcio. A enfermeira avaliou que a úlcera envolvia a derme e epiderme, era superficial, friável e sensível à manipulação, apresentava exsudato em pouca quantidade (lesão úmida), com intenso processo inflamatório ao redor, dor e odor ocasionais. O usuário foi atendido pelo médico e referenciado ao serviço especializado para investigação diagnóstica de câncer de pênis.

Tendo como base esse caso clínico, e de acordo com o estadiamento das lesões oncológicas proposto por Haisfield-Wolfee Baxendale-Cox,5 em 1999, a ferida descrita encontra-se em

Questão 2

Um jovem de 27 anos foi admitido no centro cirúrgico para submeter-se a apendicectomia por método cirúrgico aberto. O ato cirúrgico em que ocorre a abertura do abdome, secção dos tecidos, permitindo o acesso ao apêndice é a

Questão 3

As enfermeiras das unidades básicas de saúde podem vivenciar situações de parto iminente, ou seja, aquelas situações em que não é mais possível transportar a parturiente para uma maternidade devido à iminência do nascimento do bebê. Nesse caso, a posição adequada para colocar a paciente com insuficiência cardíaca, que se encontra no período expulsivo ou segundo período do trabalho de parto é

Questão 4

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?

Questão 5

Após revisar o histórico de medicamentos de um paciente de 67 anos, que apresenta hipertensão controlada e insuficiência renal crônica, uma enfermeira identifica que ele está atualmente tomando ramipril, metformina e digoxina. Dentre as opções a seguir, qual é a interação medicamentosa mais preocupante e que deve ser monitorada de perto pela equipe de saúde?

Questão 6

D. Nazaré, estimulada pelas notícias veiculadas pela mídia sobre o aumento da prevalência de determinadas doenças no Brasil, resolveu levar sua filha Marcia, adolescente, 10 anos de idade, nascida em 10/01/2008, residente em Belém do Pará, em bom estado de saúde, para verificar sua situação vacinal, no mês de fevereiro/2018. Procurou a sala de vacinação de uma unidade municipal de saúde do seu bairro e o profissional de saúde, após analisar a carteira de vacinação, informou que a adolescente estava em dia com as vacinas, inclusive com o esquema vacinal da vacina de HPV, precisando receber apenas as doses das vacinas correspondentes a sua idade atual. Levando-se em consideração o calendário nacional de vacinação 2018, do Ministério da Saúde, a adolescente receberá as seguintes vacinas e doses:

Questão 7

Em relação às competências e atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta:

Questão 8

Homem de 65 anos, 75 kg, com diagnóstico médico de pneumonia, está recebendo Garamicina (Gentamicina) 2 g, de oito em oito horas, endovenoso. Quais dos exames laboratoriais abaixo devem ser monitorados pelo(a) enfermeiro(a)?

Questão 9

A temperatura corporal é regulada por um mecanismo no hipotálamo que é semelhante a um termostato. Quando ocorrem mudanças na temperatura, os receptores transmitem informações para o termostato, que aumenta ou diminui a produção de calor para manter a temperatura constante do ponto de ajuste ((HOCKENBERRY; WILSON,2014). Em relação ao controle de temperaturas elevadas em pediatria, analise as afirmativas abaixo.

I- A intervenção mais eficiente para tratar a febre é o uso de medidas tradicionais para esfriamento do corpo, como expor a pele ao ar e usar o mínimo de roupas, que são ações eficazes se empregadas, aproximadamente, 20 minutos depois da administração do antipirético.
II- As medidas ambientais para reduzir a febre podem ser usadas se toleradas pela criança e se não induzirem o calafrio.
III- No caso da elevação da temperatura ocasionada por insolação, os antipiréticos, como o paracetamol, a aspirina e os agentes anti-inflamatórios não esteroides, não têm valor porque o ponto de ajuste já está normal.
IV- Em casos de temperatura muito elevada, recomenda-se o uso de água ligeiramente fria, misturada com álcool isopropílico, deixando a criança permanecer na banheira por até 20 minutos.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 10

Cidadã, 54 anos, mãe de sete filhos, diabética, edema de face, com dificuldade de respirar e falar e queixando-se de dores fortes no tórax posterior, procurou o Hospital da rede pública de Saúde do Rio de Janeiro sendo logo acomodada em uma cadeira de rodas. O filho da paciente aguarda desesperadamente o atendimento à sua genitora, que não acontece e, logo questiona aos funcionários e a uma médica que se encontrava sentada em uma sala do hospital, concentrada no celular, pela demora no atendimento, haja vista a gravidade do caso. A médica respondeu que estava aguardando pela ficha de atendimento da paciente e que lá somente eram atendidos os casos graves. Recomendaram que ele levasse sua mãe à unidade de pronto atendimento de outro hospital, mas o quadro da paciente evoluiu com desidratação, desorientação e parada cardiorrespiratória, indo a óbito, sem atendimento.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/01.

Neste caso, de acordo com a Lei 8.080/1990, não foi respeitado o princípio do SUS equivalente à (ao)

Tempo de simulado: