Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Uma mulher é admitida na unidade obstétrica com 30 semanas de gestação, com início repentino de sangramento vaginal de cor vermelha brilhante. Seu útero está macio e numa escala de dor de 0 a 10, relata 0. O batimento cardíaco fetal é de 140 batimentos/minuto. O(A) enfermeiro(a) identifica corretamente que esses achados de avaliação estão relacionados à/ao:

Questão 2

A temperatura corporal é regulada por um mecanismo no hipotálamo que é semelhante a um termostato. Quando ocorrem mudanças na temperatura, os receptores transmitem informações para o termostato, que aumenta ou diminui a produção de calor para manter a temperatura constante do ponto de ajuste ((HOCKENBERRY; WILSON,2014). Em relação ao controle de temperaturas elevadas em pediatria, analise as afirmativas abaixo.

I- A intervenção mais eficiente para tratar a febre é o uso de medidas tradicionais para esfriamento do corpo, como expor a pele ao ar e usar o mínimo de roupas, que são ações eficazes se empregadas, aproximadamente, 20 minutos depois da administração do antipirético.
II- As medidas ambientais para reduzir a febre podem ser usadas se toleradas pela criança e se não induzirem o calafrio.
III- No caso da elevação da temperatura ocasionada por insolação, os antipiréticos, como o paracetamol, a aspirina e os agentes anti-inflamatórios não esteroides, não têm valor porque o ponto de ajuste já está normal.
IV- Em casos de temperatura muito elevada, recomenda-se o uso de água ligeiramente fria, misturada com álcool isopropílico, deixando a criança permanecer na banheira por até 20 minutos.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 3

O processo de planejamento do SUS é de responsabilidade de cada ente federado, contudo, deve ser desenvolvido de forma contínua, articulada, ascendente, integrada e solidária, entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a fim de gerar complementaridade e funcionalidade nas três esferas de governo. Cabe a cada gestor, em seu âmbito de atuação, a elaboração dos instrumentos de planejamento estabelecidos pela legislação vigente, levando em consideração o diagnóstico situacional e as prioridades de saúde da população.

Acerca do processo de Planejamento do SUS é correto afirmar que

Questão 4

Homem de 23 anos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob ventilação mecânica em pressão controlada e em uso de Fentanil e Midazolan, em infusão contínua, a 5 ml/h. Diante do caso, quais são as escalas mais apropriadas para monitorar o nível de sedação?

Questão 5

Cidadã, 54 anos, mãe de sete filhos, diabética, edema de face, com dificuldade de respirar e falar e queixando-se de dores fortes no tórax posterior, procurou o Hospital da rede pública de Saúde do Rio de Janeiro sendo logo acomodada em uma cadeira de rodas. O filho da paciente aguarda desesperadamente o atendimento à sua genitora, que não acontece e, logo questiona aos funcionários e a uma médica que se encontrava sentada em uma sala do hospital, concentrada no celular, pela demora no atendimento, haja vista a gravidade do caso. A médica respondeu que estava aguardando pela ficha de atendimento da paciente e que lá somente eram atendidos os casos graves. Recomendaram que ele levasse sua mãe à unidade de pronto atendimento de outro hospital, mas o quadro da paciente evoluiu com desidratação, desorientação e parada cardiorrespiratória, indo a óbito, sem atendimento.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/01.

Neste caso, de acordo com a Lei 8.080/1990, não foi respeitado o princípio do SUS equivalente à (ao)

Questão 6

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?

Questão 7

A avaliação da função musculoesquelética é determinada pela amplitude do movimento articular, da força e do tônus muscular e das condições da articulação e da musculatura. No exame físico, o enfermeiro pede ao paciente para movimentar o antebraço direito com a superfície ventral virada para baixo. Essa amplitude de movimento se refere ao termo

Questão 8

O foco principal do cuidado intraoperatório é evitar lesões e complicações relacionadas à anestesia, cirurgia, posicionamento e uso de equipamentos. Os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos recebem algum tipo de anes tesia ou sedação. Na sedação consciente, o paciente

Questão 9

No contexto da assistência integral à saúde da mulher, o acompanhamento do pré-natal visa garantir o desenvolvimento da gestação e parto de um recém-nascido saudável, por meio de abordagens psicossociais e atividades educativas e preventivas e sem impacto para a saúde materna.

De acordo com o Caderno de Atenção Básica (CAB) Pré-Natal do Ministério da Saúde (2013), assinale a alternativa que descreve uma das atribuições de competência do Enfermeiro na assistência ao pré-natal de baixo risco na Atenção Básica.

Questão 10

Uma mulher de 26 anos de idade, grávida de 34 semanas foi admitida na sala de parto para submeter-se a uma cesárea. Na assistência imediata ao recém-nascido, o neonatologista avaliou que a criança necessitava de manobras de ressuscitação. Nesse caso, a enfermeira inicialmente poderá fornecer oxigênio para o neonato na taxa de

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *