Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Após revisar o histórico de medicamentos de um paciente de 67 anos, que apresenta hipertensão controlada e insuficiência renal crônica, uma enfermeira identifica que ele está atualmente tomando ramipril, metformina e digoxina. Dentre as opções a seguir, qual é a interação medicamentosa mais preocupante e que deve ser monitorada de perto pela equipe de saúde?

Questão 2

O diabetes mellitus (DM) é uma doença do sistema endocrinometabólico, caracterizada por hiperglicemia crônica devido defeitos da secreção ou da ação da insulina, que pode causar diversas complicações: agudas, crônicas, micro e macrovasculares, sendo, atualmente, o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2017). O controle da glicemia do paciente diabético é realizado por meios de testes e/ou exames que detectam a presença de glicose no organismo, e pode contribuir para a redução significativa das complicações desta patologia.

Em relação ao diabetes mellitus (DM), é correto afirmar que:

Questão 3

Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.
II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.
III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.
IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.
V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.

Questão 4

Há várias entidades que representam os profissionais de enfermagem na busca por excelência. Todas elas cumprem a missão de integrar a categoria e alcançar objetivos importantes, seja negociando com o empregador, seja com o poder público e com a sociedade. Em relação às entidades de classe na enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

I- A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) é o órgão responsável pela defesa dos direitos do trabalhador de enfermagem. Quando o profissional de enfermagem se sente coagido, alvo de assédio ou tem dúvidas quanto a seus direitos trabalhistas, deve procurar a ABEn em sua cidade ou região.
II- Os Conselhos de enfermagem são órgãos de direito público e sua missão é regular o exercício profissional. Os Conselhos atuam em três áreas disciplinares: a normativa, a corretiva e a fiscalizatória.
III- O Sindicato é pessoa jurídica de direito privado que atua para promover o desenvolvimento técnico científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem. É regido por estatuto nacional e estatutos estaduais.
IV- A sociedade de especialistas é de natureza jurídica de direito privado que visa o reconhecimento profissional e o aprimoramento do exercício da profissão, por meio da interação cientifica e política entre seus membros. Oferece assessoria jurídica, estudos, debates e seminários, além de benefícios, como convênios de serviços.

Em relação ao tema exposto, estão corretas as afirmativas

Questão 5

O controle direcionado da temperatura (CDT) é um dos principais cuidados a ser dispensado ao paciente internado em unidade de terapia intensiva (UTI), após sofrer parada cardiorrespiratória (Pós-PCR). Em adultos pós-PCR, comatosos, sem resposta sensata aos comandos verbais e com retorno da circulação espontânea (RCE), o alvo para manutenção da temperatura deve ser em torno de

Questão 6

De acordo com a Resolução COFEN n. 311/2007, que trata do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise os itens abaixo a respeito das responsabilidades e dos deveres desses profissionais e assinale a alternativa correta.

I. Art. 11 – Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias ao exercício profissional.
II. Art. 12 – Assegurar à pessoa, à família e à coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
III. Art. 20 – Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, da família e da coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca do estado de saúde do paciente e tratamento.
IV. Art. 30 – Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem se certificar da possibilidade de riscos.
V. Art. 41 – Prestar informações escritas e verbais, completas e fidedignas, necessárias para assegurar a continuidade da assistência.

Questão 7

Uma criança de 10 anos de idade, com diagnóstico de câncer, está internada na enfermaria pediátrica. A criança tem um cateter venoso central totalmente implantável para receber antibiótico devido a uma infecção. Para ter acesso ao cateter, que se encontra fechado no momento da admissão, a enfermeira deverá

Questão 8

Um homem de 27 anos de idade foi admitido em hospital para tratamento clínico. No exame físico desse paciente, a enfermeira visualizou duas lesões de pele: uma sólida, circunscrita, palpável, menor que 1 centímetro, e a outra de solução de continuidade, caracterizada por uma “rachadura”, linear e estreita. Essas lesões são, respectivamente,

Questão 9

O foco principal do cuidado intraoperatório é evitar lesões e complicações relacionadas à anestesia, cirurgia, posicionamento e uso de equipamentos. Os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos recebem algum tipo de anes tesia ou sedação. Na sedação consciente, o paciente

Questão 10

D. Josefa, 42 anos, foi encaminhada por um médico dermatologista de uma clínica popular à Unidade Básica de Saúde de Santa Luzia com o diagnóstico de hanseníase para tratamento. O enfermeiro do programa, durante a avaliação dermatoneurológica, detectou que a usuária apresentava duas lesões em placa, uma na face e outra no braço E, com limites bem definidos e pouco elevados e com ausência de sensibilidade. No trajeto do nervo radial do braço E havia perda total de sensibilidade térmica, tátil e dolorosa e ausência de sudorese. Considerando-se que as manifestações clínicas da doença estão diretamente relacionadas ao tipo de resposta ao bacilo M. leprae, pode-se afirmar que neste caso trata-se da forma de hanseníase

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *