Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O Sistema Único de Saúde (SUS), maior sistema público de saúde do mundo, atende mais de 190 milhões de pessoas todos os anos, sempre de forma integral e gratuita. Para funcionar bem, um sistema dessa complexidade precisa ser organizado em diferentes níveis de atenção e assistência à saúde.

(Fonte: https://aps.saude.gov.br)

Sobre os níveis de assistência do SUS, assinale a alternativa correta:

Questão 2

A equipe da atenção básica do Riacho Doce, constituída pelo médico, enfermeira, Técnica de enfermagem e 01 Agente Comunitário de Saúde (ACS) realizou visita domiciliar a uma idosa, residente na área adstrita da UBS, 88 anos, acamada, diabética e hipertensa. A equipe avaliou a idosa e identificou a necessidade de cuidados imediatos de enfermagem e médicos e, portanto contaria com a ajuda da técnica de enfermagem para solucioná-los. A enfermeira da equipe esclareceu que o ACS, em sua área de abrangência, poderia também auxiliá-los realizando algumas atividades, haja vista à excepcionalidade do caso e por ter o mesmo concluído treinamento específico e está de posse dos equipamentos adequados para tal finalidade. Nesse contexto e com base na portaria nº Portaria Nº 2.436, de 21 de Setembro de 2017/Ministério da Saúde, o ACS poderá realizar

Questão 3

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?

Questão 4

A Norma Regulamentadora (NR) nº 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistê ncia à saúde em geral. Em relação aos riscos biológicos, a NR-32 orienta:

Questão 5

O processo de planejamento do SUS é de responsabilidade de cada ente federado, contudo, deve ser desenvolvido de forma contínua, articulada, ascendente, integrada e solidária, entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a fim de gerar complementaridade e funcionalidade nas três esferas de governo. Cabe a cada gestor, em seu âmbito de atuação, a elaboração dos instrumentos de planejamento estabelecidos pela legislação vigente, levando em consideração o diagnóstico situacional e as prioridades de saúde da população.

Acerca do processo de Planejamento do SUS é correto afirmar que

Questão 6

Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.
II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.
III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.
IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.
V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.

Questão 7

Quanto aos riscos de infecção por vírus das hepatites B e C após exposição ocupacional a material biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O vírus da hepatite B tem um período de incubação que varia de 30 a 180 dias.
II. A incidência média de soroconversão, após exposição percutânea com sangue sabidamente infectado pelo vírus da hepatite B, é de 0,5% – 1,8%.
III. O profissional da saúde deve estar com esquema de imunização contra hepatite C em dia.
IV. A infecção ocupacional pelo vírus da hepatite B pode ser evitada quando as medidas de prevenção são adotadas adequadamente pelos profissionais de saúde.

Questão 8

A infecção do trato urinário (ITU) é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres, sendo mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra. Com base nas orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2017), considere as afirmativas seguintes sobre as estratégias para prevenção de infecção do trato urinário associada a um cateter vesical (ITU-AC).

I- Manter sempre a bolsa coletora abaixo do nível da bexiga.
II- Implantar visita a cada três dias com médico e enfermeiro revisando a necessidade da manutenção do cateter.
III- Realizar irrigação do cateter com antimicrobianos ou com antissépticos tópicos no cateter, uretra ou meato uretral.
IV- Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.

Estão corretas as afirmativas

Questão 9

A temperatura corporal é regulada por um mecanismo no hipotálamo que é semelhante a um termostato. Quando ocorrem mudanças na temperatura, os receptores transmitem informações para o termostato, que aumenta ou diminui a produção de calor para manter a temperatura constante do ponto de ajuste ((HOCKENBERRY; WILSON,2014). Em relação ao controle de temperaturas elevadas em pediatria, analise as afirmativas abaixo.

I- A intervenção mais eficiente para tratar a febre é o uso de medidas tradicionais para esfriamento do corpo, como expor a pele ao ar e usar o mínimo de roupas, que são ações eficazes se empregadas, aproximadamente, 20 minutos depois da administração do antipirético.
II- As medidas ambientais para reduzir a febre podem ser usadas se toleradas pela criança e se não induzirem o calafrio.
III- No caso da elevação da temperatura ocasionada por insolação, os antipiréticos, como o paracetamol, a aspirina e os agentes anti-inflamatórios não esteroides, não têm valor porque o ponto de ajuste já está normal.
IV- Em casos de temperatura muito elevada, recomenda-se o uso de água ligeiramente fria, misturada com álcool isopropílico, deixando a criança permanecer na banheira por até 20 minutos.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 10

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade. Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.
II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.
III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.
IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.

Tempo de simulado: