Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

De acordo com o Calendário de Vacinação 2017, a idade máxima da primeira e da segunda doses, respectivamente, da vacina rotavírus humano deverá ser administrada rigorosamente nos limites de qual faixa etária?




Questão 2

Um homem de 27 anos de idade foi admitido em hospital para tratamento clínico. No exame físico desse paciente, a enfermeira visualizou duas lesões de pele: uma sólida, circunscrita, palpável, menor que 1 centímetro, e a outra de solução de continuidade, caracterizada por uma “rachadura”, linear e estreita. Essas lesões são, respectivamente,




Questão 3

Idoso, 66 anos, cursando com febre baixa, tosse seca, suores e falta de ar, procurou a urgência e emergência de um hospital particular e, após a realização de exames laboratoriais e avaliação médica, foi encaminhado para internação hospitalar. Entre outras medicações, o médico da clínica médica prescreveu a instalação de máscara de Venturi com fornecimento de FIO2 8 L/min: 35%-40%, por apresentar as seguintes vantagens:




Questão 4

Criança de 9 anos comparece à Unidade Básica de Saúde com sua genitora, apresentando icterícia, inapetência e história de febre baixa há 7 dias. A criança informa que outras colegas de sua escola também apresentam os mesmos sintomas, tendo sido diagnosticadas com hepatite A. Diante do quadro clínico e dos aspectos epidemiológicos a enfermeira realiza a notificação do caso suspeito no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Com base nesse caso clínico e considerando o que estabelece a portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, a hepatite A deve ser notificada




Questão 5

Uma criança de 10 anos de idade, com diagnóstico de câncer, está internada na enfermaria pediátrica. A criança tem um cateter venoso central totalmente implantável para receber antibiótico devido a uma infecção. Para ter acesso ao cateter, que se encontra fechado no momento da admissão, a enfermeira deverá




Questão 6

Considerando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O processo de enfermagem, de acordo com a Resolução COFEN n. 358/2009, é estruturado nas etapas de coleta de dados (histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, implantação e avaliação de enfermagem.
II. Nas teorias de enfermagem, que devem ser um referencial para a SAE, os conceitos de Enfermagem, Cuidado, Saúde e Ambiente compõem o metaparadigma da enfermagem e ilustram o público receptor dos cuidados de enfermagem e a finalidade da assistência de enfermagem.
III. A Resolução COFEN n. 358/2009 preconiza que o técnico e o auxiliar de enfermagem realizem todas as etapas do Processo de Enfermagem.
IV. A educação permanente dos profissionais de enfermagem é necessária a fim de que a SAE seja incorporada à prática.
V. A SAE favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade.




Questão 7

Em termos gerais, os indicadores em saúde são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. Sobre os indicadores em saúde no Brasil, é correto afirmar que:




Questão 8

Uma mulher de 26 anos de idade, grávida de 34 semanas foi admitida na sala de parto para submeter-se a uma cesárea. Na assistência imediata ao recém-nascido, o neonatologista avaliou que a criança necessitava de manobras de ressuscitação. Nesse caso, a enfermeira inicialmente poderá fornecer oxigênio para o neonato na taxa de




Questão 9

Há várias entidades que representam os profissionais de enfermagem na busca por excelência. Todas elas cumprem a missão de integrar a categoria e alcançar objetivos importantes, seja negociando com o empregador, seja com o poder público e com a sociedade. Em relação às entidades de classe na enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

I- A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) é o órgão responsável pela defesa dos direitos do trabalhador de enfermagem. Quando o profissional de enfermagem se sente coagido, alvo de assédio ou tem dúvidas quanto a seus direitos trabalhistas, deve procurar a ABEn em sua cidade ou região.
II- Os Conselhos de enfermagem são órgãos de direito público e sua missão é regular o exercício profissional. Os Conselhos atuam em três áreas disciplinares: a normativa, a corretiva e a fiscalizatória.
III- O Sindicato é pessoa jurídica de direito privado que atua para promover o desenvolvimento técnico científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem. É regido por estatuto nacional e estatutos estaduais.
IV- A sociedade de especialistas é de natureza jurídica de direito privado que visa o reconhecimento profissional e o aprimoramento do exercício da profissão, por meio da interação cientifica e política entre seus membros. Oferece assessoria jurídica, estudos, debates e seminários, além de benefícios, como convênios de serviços.

Em relação ao tema exposto, estão corretas as afirmativas




Questão 10

O diabetes mellitus (DM) é uma doença do sistema endocrinometabólico, caracterizada por hiperglicemia crônica devido defeitos da secreção ou da ação da insulina, que pode causar diversas complicações: agudas, crônicas, micro e macrovasculares, sendo, atualmente, o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2017). O controle da glicemia do paciente diabético é realizado por meios de testes e/ou exames que detectam a presença de glicose no organismo, e pode contribuir para a redução significativa das complicações desta patologia.

Em relação ao diabetes mellitus (DM), é correto afirmar que:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado