Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi aprovada a partir da edição da Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, com revisão das diretrizes para sua organização no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta Portaria define, dentre outros aspectos, as atribuições dos profissionais que atuam na Atenção Básica.

Considerando a PNAB, assinale a alternativa correta referente à atribuição específica do Enfermeiro como membro da equipe de Atenção Básica.

Questão 2

D. Josefa, 42 anos, foi encaminhada por um médico dermatologista de uma clínica popular à Unidade Básica de Saúde de Santa Luzia com o diagnóstico de hanseníase para tratamento. O enfermeiro do programa, durante a avaliação dermatoneurológica, detectou que a usuária apresentava duas lesões em placa, uma na face e outra no braço E, com limites bem definidos e pouco elevados e com ausência de sensibilidade. No trajeto do nervo radial do braço E havia perda total de sensibilidade térmica, tátil e dolorosa e ausência de sudorese. Considerando-se que as manifestações clínicas da doença estão diretamente relacionadas ao tipo de resposta ao bacilo M. leprae, pode-se afirmar que neste caso trata-se da forma de hanseníase

Questão 3

Mulher, 24 anos, queixando-se de náuseas, vômitos, atividade sexual ativa e suspeitando de gravidez, procurou o setor de pré-natal da unidade básica de saúde do seu bairro e durante a consulta de acolhimento pelo profissional de saúde informou que fazia uso irregular de contraceptivo oral e que apresentava atraso menstrual, com data da última menstruação maior do que 12 semanas. Neste caso, seguindo-se o fluxograma de pré-natal de baixo risco do Ministério da Saúde, a conduta adequada do profissional de saúde seria

Questão 4

De acordo com o Calendário de Vacinação 2017, a idade máxima da primeira e da segunda doses, respectivamente, da vacina rotavírus humano deverá ser administrada rigorosamente nos limites de qual faixa etária?

Questão 5

Quanto aos riscos de infecção por vírus das hepatites B e C após exposição ocupacional a material biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O vírus da hepatite B tem um período de incubação que varia de 30 a 180 dias.
II. A incidência média de soroconversão, após exposição percutânea com sangue sabidamente infectado pelo vírus da hepatite B, é de 0,5% – 1,8%.
III. O profissional da saúde deve estar com esquema de imunização contra hepatite C em dia.
IV. A infecção ocupacional pelo vírus da hepatite B pode ser evitada quando as medidas de prevenção são adotadas adequadamente pelos profissionais de saúde.

Questão 6

Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.
II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.
III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.
IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.
V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.

Questão 7

Um homem de 27 anos de idade foi admitido em hospital para tratamento clínico. No exame físico desse paciente, a enfermeira visualizou duas lesões de pele: uma sólida, circunscrita, palpável, menor que 1 centímetro, e a outra de solução de continuidade, caracterizada por uma “rachadura”, linear e estreita. Essas lesões são, respectivamente,

Questão 8

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é qualquer lesão decorrente de um trauma físico externo que atinge a região cefálica, e tem como consequências alterações anatômicas do crânio e/ou comprometimento funcional das membranas do cérebro, do encéfalo ou seus vasos, resultando em alterações cerebrais, momentâneas ou permanentes, de natureza cognitiva ou funcional, como por exemplo, alterações no nível de consciência. Para definição do estado neurológico em um indivíduo com TCE é realizada uma avaliação neurológica baseada em quatro critérios: Abertura ocular, Resposta verbal, Melhor resposta motora e Reatividade pupilar.
De acordo com o enunciado, assinale a alternativa que apresenta a escala correta a ser utilizada pelo Enfermeiro para avaliação destes critérios no atendimento à uma vítima de TCE.

Questão 9

As bases jurídicas do SUS são constituídas pela Constituição Federal de 1988 (seção Saúde), pela Lei Federal N° 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), que regulamenta o SUS, e pela Lei Federal N° 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade (Conselhos de Saúde) na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros a área da saúde. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS devem ser desenvolvidos de acordo com os princípios e diretrizes estabelecidos nas normas legais deste Sistema.

De acordo com o Artigo 7° da Lei N° 8.080/1990, assinale a alternativa correta que indica o princípio do SUS que trata da regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde no território brasileiro.

Questão 10

Criança de 9 anos comparece à Unidade Básica de Saúde com sua genitora, apresentando icterícia, inapetência e história de febre baixa há 7 dias. A criança informa que outras colegas de sua escola também apresentam os mesmos sintomas, tendo sido diagnosticadas com hepatite A. Diante do quadro clínico e dos aspectos epidemiológicos a enfermeira realiza a notificação do caso suspeito no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Com base nesse caso clínico e considerando o que estabelece a portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, a hepatite A deve ser notificada

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *