Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade. Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.
II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.
III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.
IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.

Questão 2

O diabetes mellitus (DM) é uma doença do sistema endocrinometabólico, caracterizada por hiperglicemia crônica devido defeitos da secreção ou da ação da insulina, que pode causar diversas complicações: agudas, crônicas, micro e macrovasculares, sendo, atualmente, o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2017). O controle da glicemia do paciente diabético é realizado por meios de testes e/ou exames que detectam a presença de glicose no organismo, e pode contribuir para a redução significativa das complicações desta patologia.

Em relação ao diabetes mellitus (DM), é correto afirmar que:

Questão 3

Cidadã, 54 anos, mãe de sete filhos, diabética, edema de face, com dificuldade de respirar e falar e queixando-se de dores fortes no tórax posterior, procurou o Hospital da rede pública de Saúde do Rio de Janeiro sendo logo acomodada em uma cadeira de rodas. O filho da paciente aguarda desesperadamente o atendimento à sua genitora, que não acontece e, logo questiona aos funcionários e a uma médica que se encontrava sentada em uma sala do hospital, concentrada no celular, pela demora no atendimento, haja vista a gravidade do caso. A médica respondeu que estava aguardando pela ficha de atendimento da paciente e que lá somente eram atendidos os casos graves. Recomendaram que ele levasse sua mãe à unidade de pronto atendimento de outro hospital, mas o quadro da paciente evoluiu com desidratação, desorientação e parada cardiorrespiratória, indo a óbito, sem atendimento.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/01.

Neste caso, de acordo com a Lei 8.080/1990, não foi respeitado o princípio do SUS equivalente à (ao)

Questão 4

Mulher com 22 anos de idade, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) acompanhada da genitora, com histórico de esquizofrenia paranoide. A mãe relata que a filha interrompeu o uso de clorpromazina, alegando que está engordando demais em decorrência do uso do remédio, e se recusa a retornar ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para continuidade do tratamento. Na ocasião, a enfermeira reforçou a importância da continuidade do tratamento e esclareceu mãe e filha acerca dos efeitos indesejados do uso de neurolépticos, entre os quais estão a

Questão 5

De acordo com a Resolução COFEN n. 311/2007, que trata do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise os itens abaixo a respeito das responsabilidades e dos deveres desses profissionais e assinale a alternativa correta.

I. Art. 11 – Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, à família e à coletividade, necessárias ao exercício profissional.
II. Art. 12 – Assegurar à pessoa, à família e à coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
III. Art. 20 – Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, da família e da coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca do estado de saúde do paciente e tratamento.
IV. Art. 30 – Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem se certificar da possibilidade de riscos.
V. Art. 41 – Prestar informações escritas e verbais, completas e fidedignas, necessárias para assegurar a continuidade da assistência.

Questão 6

A equipe da atenção básica do Riacho Doce, constituída pelo médico, enfermeira, Técnica de enfermagem e 01 Agente Comunitário de Saúde (ACS) realizou visita domiciliar a uma idosa, residente na área adstrita da UBS, 88 anos, acamada, diabética e hipertensa. A equipe avaliou a idosa e identificou a necessidade de cuidados imediatos de enfermagem e médicos e, portanto contaria com a ajuda da técnica de enfermagem para solucioná-los. A enfermeira da equipe esclareceu que o ACS, em sua área de abrangência, poderia também auxiliá-los realizando algumas atividades, haja vista à excepcionalidade do caso e por ter o mesmo concluído treinamento específico e está de posse dos equipamentos adequados para tal finalidade. Nesse contexto e com base na portaria nº Portaria Nº 2.436, de 21 de Setembro de 2017/Ministério da Saúde, o ACS poderá realizar

Questão 7

Mulher, 24 anos, queixando-se de náuseas, vômitos, atividade sexual ativa e suspeitando de gravidez, procurou o setor de pré-natal da unidade básica de saúde do seu bairro e durante a consulta de acolhimento pelo profissional de saúde informou que fazia uso irregular de contraceptivo oral e que apresentava atraso menstrual, com data da última menstruação maior do que 12 semanas. Neste caso, seguindo-se o fluxograma de pré-natal de baixo risco do Ministério da Saúde, a conduta adequada do profissional de saúde seria

Questão 8

Sobre a insuficiência renal crônica (IRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de filtração glomerular (TFG) reduzida estimula o eixo renina-angiotensina e provoca um aumento da secreção de aldosterona, elevando a pressão arterial.
II. As infecções urinárias de repetição e o uso de anti-inflamatórios não esteroidais são as duas causas mais frequentes de IRC.
III. Hipocalemia, acidose, hipermagnesemia e hipercalcemia são os distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos mais frequentes na IRC.
IV. Dentre os cuidados com um paciente que tem fístula arteriovenosa (FAV), destacam-se evitar garroteamento do membro e evitar punções no membro onde está a FAV.
V. Entre as atribuições do(a) enfermeiro(a) junto à pessoa com IRC em sessão de hemodiálise, destacam-se monitoração contínua, detecção de anormalidades e uma rápida e eficiente intervenção na ocorrência de complicações.

Questão 9

O foco principal do cuidado intraoperatório é evitar lesões e complicações relacionadas à anestesia, cirurgia, posicionamento e uso de equipamentos. Os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos recebem algum tipo de anes tesia ou sedação. Na sedação consciente, o paciente

Questão 10

Uma criança de 10 anos de idade, com diagnóstico de câncer, está internada na enfermaria pediátrica. A criança tem um cateter venoso central totalmente implantável para receber antibiótico devido a uma infecção. Para ter acesso ao cateter, que se encontra fechado no momento da admissão, a enfermeira deverá

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *