Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A infecção do trato urinário (ITU) é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres, sendo mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra. Com base nas orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2017), considere as afirmativas seguintes sobre as estratégias para prevenção de infecção do trato urinário associada a um cateter vesical (ITU-AC).

I- Manter sempre a bolsa coletora abaixo do nível da bexiga.
II- Implantar visita a cada três dias com médico e enfermeiro revisando a necessidade da manutenção do cateter.
III- Realizar irrigação do cateter com antimicrobianos ou com antissépticos tópicos no cateter, uretra ou meato uretral.
IV- Manter o sistema de drenagem fechado e estéril.

Estão corretas as afirmativas




Questão 2

Lactente de 5 meses de idade é levado a Unidade Básica de Saúde por sua genitora para receber a vacina que estava aprazada na caderneta de saúde da criança. A enfermeira aplicou a vacina recomendada para o 5º mês de vida, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e orientou acerca dos possíveis eventos adversos da vacina. Além disso, ela agendou as vacinas subsequentes e a suplementação de vitamina A para a criança.

Considerando o caso exposto, a vacina administrada na criança foi a




Questão 3

A Norma Regulamentadora (NR) nº 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistê ncia à saúde em geral. Em relação aos riscos biológicos, a NR-32 orienta:




Questão 4

Sobre as situações de conflitos nas organizações, Ciampone e Kurcgant (2016, p. 52) ressaltam que, “dependendo do paradigma de base, isto é, dos sentimentos, valores, crenças, propósitos e mecanismos que são adotados para se olhar e apreender a realidade, é que serão decididas a direção para uma ou outra proposta de trabalho e a ação diante das situações de conflito”.
Nesse sentido, analise as correlações abaixo entre as teorias ou paradigmas e a visão sobre os conflitos e assinale a alternativa correta.

I. Teoria Clássica: parte do pressuposto de que o conflito pode ser suprimido.
II. Teoria Científica: parte da hipótese de que os conflitos surgem em função de características individuais.
III. Teoria das Relações Humanas: visualiza a organização de modo idealizado e planejado racionalmente.
IV. Enfoque Gerencial Contemporâneo: as organizações saudáveis são aquelas que explicitam e discutem os conflitos de modo transparente à medida que eles surgem, e não aquelas que não têm conflitos.




Questão 5

O processo de planejamento do SUS é de responsabilidade de cada ente federado, contudo, deve ser desenvolvido de forma contínua, articulada, ascendente, integrada e solidária, entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a fim de gerar complementaridade e funcionalidade nas três esferas de governo. Cabe a cada gestor, em seu âmbito de atuação, a elaboração dos instrumentos de planejamento estabelecidos pela legislação vigente, levando em consideração o diagnóstico situacional e as prioridades de saúde da população.

Acerca do processo de Planejamento do SUS é correto afirmar que




Questão 6

A infecção de sítio cirúrgico (ISC) ocupa a terceira posição entre as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e compreende entre 14 e 16% das infecções encontradas em pacientes hospitalizados, e poderiam ser evitadas em até 60% dos casos mediante a adoção de medidas de orientação e prevenção. A utilização do Protocolo para Cirurgia Segura (ANVISA, 2013) por meio da Lista de Verificação de Cirurgia Segura da OMS (2009), no centro cirúrgico é uma das medidas voltadas para a segurança do paciente e para prevenção da ocorrência de eventos adversos relacionados ao procedimento cirúrgico.

De acordo com a Lista de Verificação de Cirurgia Segura da OMS, assinale a alternativa que descreve corretamente uma atribuição da equipe de Enfermagem no período transoperatório, antes da incisão cirúrgica.




Questão 7

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade. Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.
II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.
III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.
IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.




Questão 8

Homem de 47 anos, hipertenso, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para retirada de pontos no membro superior esquerdo. Durante o procedimento, a enfermeira identifica que o paciente apresenta delirium tremens decorrente da abstinência alcoólica e põe em prática a abordagem da redução de danos para o cuidado desse usuário. Sobre a abordagem da redução de danos destinada a usuários de álcool e outras drogas, considere as afirmativas abaixo.

I- Fundamenta-se na valorização do desejo e das possibilidades dos sujeitos, não sendo exigência a abstinência das drogas.
II- Norteia-se pelo cuidado segundo o modelo biomédico, tendo como objetivo principal a abstinência plena das drogas.
III- Caracteriza-se como uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva.
IV- Sugere-se aos usuários de álcool evitar beber de barriga cheia e optar por bebidas destiladas às fermentadas.

Sobre a abordagem de redução de danos, estão corretas as afirmativas




Questão 9

Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi aprovada a partir da edição da Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, com revisão das diretrizes para sua organização no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta Portaria define, dentre outros aspectos, as atribuições dos profissionais que atuam na Atenção Básica.

Considerando a PNAB, assinale a alternativa correta referente à atribuição específica do Enfermeiro como membro da equipe de Atenção Básica.




Questão 10

A avaliação da função musculoesquelética é determinada pela amplitude do movimento articular, da força e do tônus muscular e das condições da articulação e da musculatura. No exame físico, o enfermeiro pede ao paciente para movimentar o antebraço direito com a superfície ventral virada para baixo. Essa amplitude de movimento se refere ao termo




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta