Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Considerando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O processo de enfermagem, de acordo com a Resolução COFEN n. 358/2009, é estruturado nas etapas de coleta de dados (histórico de enfermagem), diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem, implantação e avaliação de enfermagem.
II. Nas teorias de enfermagem, que devem ser um referencial para a SAE, os conceitos de Enfermagem, Cuidado, Saúde e Ambiente compõem o metaparadigma da enfermagem e ilustram o público receptor dos cuidados de enfermagem e a finalidade da assistência de enfermagem.
III. A Resolução COFEN n. 358/2009 preconiza que o técnico e o auxiliar de enfermagem realizem todas as etapas do Processo de Enfermagem.
IV. A educação permanente dos profissionais de enfermagem é necessária a fim de que a SAE seja incorporada à prática.
V. A SAE favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade.

Questão 2

Um indivíduo idoso chegou ao ambulatório de um hospital geral para a consulta de enfermagem. Ao exame físico, o(a) enfermeiro(a) evidenciou uma lesão por pressão estágio 3 na região do calcâneo direito. Dirigiu-se, junto com o paciente, à sala na qual preparou o material e realizou o curativo. Com base nessa situação e considerando a teoria marxista do Processo de Trabalho em Enfermagem, é correto afirmar que:

Questão 3

De acordo com o Calendário de Vacinação 2017, a idade máxima da primeira e da segunda doses, respectivamente, da vacina rotavírus humano deverá ser administrada rigorosamente nos limites de qual faixa etária?

Questão 4

De acordo com a Resolução N° 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o Processo de Enfermagem (PE) envolve cinco etapas que devem ser registradas formalmente: a Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem), o Diagnóstico de Enfermagem, o Planejamento de Enfermagem, a Implementação e a Avaliação de Enfermagem. Na execução do PE, o Enfermeiro pode utilizar sistemas de classificações, como por exemplo, a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), um instrumento com sete eixos que reúne termos e conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de Enfermagem.

Em relação ao PE e a CIPE, é correto afirmar que:

Questão 5

Homem de 47 anos, hipertenso, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para retirada de pontos no membro superior esquerdo. Durante o procedimento, a enfermeira identifica que o paciente apresenta delirium tremens decorrente da abstinência alcoólica e põe em prática a abordagem da redução de danos para o cuidado desse usuário. Sobre a abordagem da redução de danos destinada a usuários de álcool e outras drogas, considere as afirmativas abaixo.

I- Fundamenta-se na valorização do desejo e das possibilidades dos sujeitos, não sendo exigência a abstinência das drogas.
II- Norteia-se pelo cuidado segundo o modelo biomédico, tendo como objetivo principal a abstinência plena das drogas.
III- Caracteriza-se como uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva.
IV- Sugere-se aos usuários de álcool evitar beber de barriga cheia e optar por bebidas destiladas às fermentadas.

Sobre a abordagem de redução de danos, estão corretas as afirmativas

Questão 6

Lactente de 5 meses de idade é levado a Unidade Básica de Saúde por sua genitora para receber a vacina que estava aprazada na caderneta de saúde da criança. A enfermeira aplicou a vacina recomendada para o 5º mês de vida, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e orientou acerca dos possíveis eventos adversos da vacina. Além disso, ela agendou as vacinas subsequentes e a suplementação de vitamina A para a criança.

Considerando o caso exposto, a vacina administrada na criança foi a

Questão 7

O diabetes mellitus (DM) é uma doença do sistema endocrinometabólico, caracterizada por hiperglicemia crônica devido defeitos da secreção ou da ação da insulina, que pode causar diversas complicações: agudas, crônicas, micro e macrovasculares, sendo, atualmente, o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2017). O controle da glicemia do paciente diabético é realizado por meios de testes e/ou exames que detectam a presença de glicose no organismo, e pode contribuir para a redução significativa das complicações desta patologia.

Em relação ao diabetes mellitus (DM), é correto afirmar que:

Questão 8

Compareceu à Unidade Básica de Saúde da Cidade de Capanema Sr. José, 32 anos, cursando com febre vespertina diária, emagrecimento, mal-estar geral e tosse seca há mais de 15 dias. Após exames de diagnóstico, foi constado caso novo de tuberculose pulmonar e iniciado o tratamento. O profissional de saúde do Programa de Tuberculose identificou 3 contatos que residiam com o Sr. José: Jeorgina - 16 anos, João – 18 anos e Marcelo – 22 anos. Em consulta na própria UBS, procedeu à realização da anamnese e exame físico e, por serem todos assintomáticos, foram submetidos à prova tuberculínica (PT) com os seguintes resultados: Georgina PT = 6mm, João PT = 4mm e Marcelo PT = 3mm. Diante dos resultados da PT e seguindo-se as recomendações do Ministério da Saúde para investigação de contatos de tuberculose, a conduta adequada seria

Questão 9

A equipe da atenção básica do Riacho Doce, constituída pelo médico, enfermeira, Técnica de enfermagem e 01 Agente Comunitário de Saúde (ACS) realizou visita domiciliar a uma idosa, residente na área adstrita da UBS, 88 anos, acamada, diabética e hipertensa. A equipe avaliou a idosa e identificou a necessidade de cuidados imediatos de enfermagem e médicos e, portanto contaria com a ajuda da técnica de enfermagem para solucioná-los. A enfermeira da equipe esclareceu que o ACS, em sua área de abrangência, poderia também auxiliá-los realizando algumas atividades, haja vista à excepcionalidade do caso e por ter o mesmo concluído treinamento específico e está de posse dos equipamentos adequados para tal finalidade. Nesse contexto e com base na portaria nº Portaria Nº 2.436, de 21 de Setembro de 2017/Ministério da Saúde, o ACS poderá realizar

Questão 10

A Resolução COFEN n. 543/2017 atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Considerando essa resolução, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O(A) Enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) deve dispor de, no mínimo, 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e à participação em programas de educação permanente.
II. Cabe ao(à) enfermeiro(a) o registro diário da classificação dos pacientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.
III. Para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada Unidade de Internação (UI), considera-se 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo, e 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.
IV. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para cuidado intensivo deve observar o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a proporção mínima de 52% de enfermeiros e demais técnicos de enfermagem.
V. Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o Índice de Segurança Técnica (IST) de, no mínimo, 21% do total, dos quais 11% são referentes a férias e 10%, a ausências não previstas.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *