Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Quanto aos riscos de infecção por vírus das hepatites B e C após exposição ocupacional a material biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O vírus da hepatite B tem um período de incubação que varia de 30 a 180 dias.
II. A incidência média de soroconversão, após exposição percutânea com sangue sabidamente infectado pelo vírus da hepatite B, é de 0,5% – 1,8%.
III. O profissional da saúde deve estar com esquema de imunização contra hepatite C em dia.
IV. A infecção ocupacional pelo vírus da hepatite B pode ser evitada quando as medidas de prevenção são adotadas adequadamente pelos profissionais de saúde.




Questão 2

A nova campanha de amamentação do Ministério da Saúde, lançada no mês de julho de 2018 reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento saudável das crianças até dois anos de idade pois ainda reduz em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Segundo OMS e UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

(http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43891-ministerio-da-saude-lanca-nova-campanha-deamamentacao).

Sobre o aleitamento materno é correto afirmar que




Questão 3

Mulher com 22 anos de idade, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) acompanhada da genitora, com histórico de esquizofrenia paranoide. A mãe relata que a filha interrompeu o uso de clorpromazina, alegando que está engordando demais em decorrência do uso do remédio, e se recusa a retornar ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para continuidade do tratamento. Na ocasião, a enfermeira reforçou a importância da continuidade do tratamento e esclareceu mãe e filha acerca dos efeitos indesejados do uso de neurolépticos, entre os quais estão a




Questão 4

Uma lactente com seis meses de idade, foi admitida na enfermaria de um hospital pediátrico com hipótese diagnóstica de maus-tratos devido a fratura óssea em braço esquerdo, hematomas e cicatrizes pelo corpo. Os pais são usuários de drogas, desempregados e a mãe manifestou desejo de entregar a criança para adoção. Na avaliação dos profissionais que acompanham o episódio, o pai é o principal suspeito pelos maus-tratos contra a criança. Considerando esse caso e o quê prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmativas abaixo.

I- Ao suspeitar ou confirmar a violência contra criança ou adolescente, o hospital deverá conferir máxima prioridade no atendimento, formulando projeto terapêutico singular que inclua intervenção em rede e, se necessário, acompanhamento domiciliar da família.
II- Nos casos em que os pais da criança internada expressem a vontade de entregar a criança para adoção, a instituição deverá providenciar condições para que eles elaborem uma procuração abrindo mão do poder familiar e colocando a criança sob a responsabilidade da instituição até a entrega da criança aos pais adotivos.
III- O médico ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde que deixar de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, estará cometendo uma infração administrativa e poderá sofrer pena de multa de três a vinte salários de referência.
IV- Verificada a hipótese de maus-tratos em crianças hospitalizadas, o diretor da unidade hospitalar poderá determinar, como medida cautelar, que o suposto agressor não poderá acompanhar a criança durante o período de internamento hospitalar.

Estão corretas as afirmativas




Questão 5

Os profissionais de saúde (PS) e os estudantes da área de saúde estão sujeitos a maior risco de infecção e adoecimento por tuberculose (TB). Dentre os profissionais de saúde, mais vulneráveis ao risco de infecção tuberculosa destacam-se os enfermeiros, que apresentam de três a 20 vezes mais chances de contaminação quando comparados à população geral (BRASIL, 2011). Sobre a Prevenção da tuberculose em profissionais de saúde, considere as afirmativas abaixo.

I- A prevenção primária consiste na adesão aos procedimentos de controle de infecção em unidades de saúde, como por exemplo o uso de máscara N95 durante o contato com portadores de TB.
II- A prevenção secundária ou o tratamento da infeção latente está indicada para PS com suspeita de TB, mas que ainda aguardam diagnóstico comprobatório.
III- O PS com sinais ou sintomas compatíveis com TB deve procurar auxílio médico e ser submetido aos exames laboratoriais e à radiografia de tórax.
IV- No caso de suspeita de TB miliar, o profissional de saúde deve permanecer afastado de suas atividades até que o diagnóstico de TB seja excluído ou até que seja considerado não infectante.

Estão corretas as afirmativas




Questão 6

A avaliação da função musculoesquelética é determinada pela amplitude do movimento articular, da força e do tônus muscular e das condições da articulação e da musculatura. No exame físico, o enfermeiro pede ao paciente para movimentar o antebraço direito com a superfície ventral virada para baixo. Essa amplitude de movimento se refere ao termo




Questão 7

Cidadã, 54 anos, mãe de sete filhos, diabética, edema de face, com dificuldade de respirar e falar e queixando-se de dores fortes no tórax posterior, procurou o Hospital da rede pública de Saúde do Rio de Janeiro sendo logo acomodada em uma cadeira de rodas. O filho da paciente aguarda desesperadamente o atendimento à sua genitora, que não acontece e, logo questiona aos funcionários e a uma médica que se encontrava sentada em uma sala do hospital, concentrada no celular, pela demora no atendimento, haja vista a gravidade do caso. A médica respondeu que estava aguardando pela ficha de atendimento da paciente e que lá somente eram atendidos os casos graves. Recomendaram que ele levasse sua mãe à unidade de pronto atendimento de outro hospital, mas o quadro da paciente evoluiu com desidratação, desorientação e parada cardiorrespiratória, indo a óbito, sem atendimento.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/01.

Neste caso, de acordo com a Lei 8.080/1990, não foi respeitado o princípio do SUS equivalente à (ao)




Questão 8

Criança de 9 anos comparece à Unidade Básica de Saúde com sua genitora, apresentando icterícia, inapetência e história de febre baixa há 7 dias. A criança informa que outras colegas de sua escola também apresentam os mesmos sintomas, tendo sido diagnosticadas com hepatite A. Diante do quadro clínico e dos aspectos epidemiológicos a enfermeira realiza a notificação do caso suspeito no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Com base nesse caso clínico e considerando o que estabelece a portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, a hepatite A deve ser notificada




Questão 9

Redes de Atenção à Saúde (RAS) são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente que permitem ofertar uma atenção contínua e integral, de forma humanizada e com equidade. Sobre as RAS, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro elemento das RAS, e sua razão de ser, é uma população colocada sob sua responsabilidade sanitária e econômica. É isso que marca a atenção à saúde baseada na população, uma característica essencial das RAS.
II. Nas RAS, preconiza-se uma forma de atuação proativa e contínua, baseada em plano de cuidados, realizada conjuntamente pelos profissionais e pela pessoa usuária e com busca ativa.
III. A característica essencial do modelo de atenção à saúde na perspectiva das RAS é a fragmentação por ponto de atenção à saúde, sem estratificação de riscos e voltada para as condições de saúde estabelecidas.
IV. As RAS, como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, são coordenadas pela atenção hospitalar. Assim, os hospitais devem cumprir, principalmente, a função de responder às condições agudas ou aos momentos de agudização das condições crônicas, conforme estabelecido em diretrizes clínicas baseadas em evidências.
V. Nas RAS, o cuidado está relacionado com a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias, com ênfase no autocuidado apoiado.




Questão 10

De acordo com o Calendário de Vacinação 2017, a idade máxima da primeira e da segunda doses, respectivamente, da vacina rotavírus humano deverá ser administrada rigorosamente nos limites de qual faixa etária?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado