>

Simulado Enfermeiro – Questões Objetivas

O enfermeiro atua em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde. Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho planejar, coordenar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas administrativas, assistenciais e também gerenciais. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

As bases jurídicas do SUS são constituídas pela Constituição Federal de 1988 (seção Saúde), pela Lei Federal N° 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), que regulamenta o SUS, e pela Lei Federal N° 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade (Conselhos de Saúde) na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros a área da saúde. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS devem ser desenvolvidos de acordo com os princípios e diretrizes estabelecidos nas normas legais deste Sistema.

De acordo com o Artigo 7° da Lei N° 8.080/1990, assinale a alternativa correta que indica o princípio do SUS que trata da regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde no território brasileiro.

Questão 2

Em um paciente de 58 anos com diabetes mellitus tipo 2 e doença vascular periférica, uma enfermeira está avaliando uma úlcera no pé que apresenta exsudato moderado, tecido necrótico e sinais de infecção.

Considerando as diretrizes atuais para o manejo de feridas complexas, o protocolo inicial mais apropriado para o tratamento dessa ferida inclui:

Questão 3

Uma mulher é admitida na unidade obstétrica com 30 semanas de gestação, com início repentino de sangramento vaginal de cor vermelha brilhante. Seu útero está macio e numa escala de dor de 0 a 10, relata 0. O batimento cardíaco fetal é de 140 batimentos/minuto. O(A) enfermeiro(a) identifica corretamente que esses achados de avaliação estão relacionados à/ao:

Questão 4

Os limites de delimitação do período da adolescência são extremamente variáveis. O limite inicial coincide com o começo da puberdade, mas o término é difícil de ser determinado. Do ponto de vista biológico, as principais transformações se referem à maturação sexual e ao chamado “estirão” do crescimento na adolescência. Em relação à semiologia da adolescência, analise as afirmativas abaixo.

I- O estirão do crescimento começa mais cedo nos meninos e ocorre em todos os segmentos do esqueleto ao mesmo tempo, na sequência proximal-distal.
II- A ovulação e os períodos menstruais regulares geralmente ocorrem de 6 a 8 meses depois da pubarca.
III- A maturação sexual se inicia, na maioria das meninas, com o aparecimento do broto mamário, evento conhecido como telarca.
IV- O aumento temporário e a sensibilidade das mamas, a ginecomastia, são comuns durante a puberdade intermediária, ocorrendo em até um terço dos meninos.

Em relação à maturação sexual e ao crescimento físico na adolescência estão corretas as afirmativas

Questão 5

A Resolução COFEN n. 543/2017 atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem. Considerando essa resolução, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O(A) Enfermeiro(a) Responsável Técnico (RT) deve dispor de, no mínimo, 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem da instituição para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e à participação em programas de educação permanente.
II. Cabe ao(à) enfermeiro(a) o registro diário da classificação dos pacientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades de internação.
III. Para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada Unidade de Internação (UI), considera-se 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo, e 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.
IV. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem para cuidado intensivo deve observar o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) e a proporção mínima de 52% de enfermeiros e demais técnicos de enfermagem.
V. Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o Índice de Segurança Técnica (IST) de, no mínimo, 21% do total, dos quais 11% são referentes a férias e 10%, a ausências não previstas.

Questão 6

No contexto de um surto de infecção multirresistente em uma unidade de terapia intensiva (UTI), uma equipe de enfermagem está revisando as práticas de controle de infecções e biossegurança. Sobre os cuidados de enfermagem, controle de infecção hospitalar e normas de biossegurança, analise as afirmações a seguir.

Marque V, para verdadeiro, e F, para falso:

( ) A higienização das mãos, usando água e sabão ou solução à base de álcool, é eficaz na prevenção da transmissão de microrganismos multirresistentes.

( ) Os equipamentos de proteção individual (EPIs) devem ser removidos antes de sair do quarto de um paciente em precauções de contato, mas não é necessário higienizar as mãos após a remoção se elas não tocaram diretamente o paciente ou superfícies contaminadas.

( ) A limpeza ambiental diária e a desinfecção de superfícies de alto toque com produtos aprovados são práticas padrão para reduzir a contaminação ambiental em unidades de saúde.

( ) A esterilização de instrumentos reutilizáveis é opcional se eles forem usados no mesmo paciente em procedimentos consecutivos dentro de um período de 24 horas.

( ) A vacinação dos profissionais de saúde é uma estratégia importante de biossegurança para prevenir a transmissão de doenças infecciosas dentro de ambientes de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Questão 7

O gestor da Unidade Básica de Saúde de São José, no sentido de identificar precocemente e tratar os casos de diabetes mellitus (DM), promoveu uma ação em saúde na própria unidade, envolvendo os usuários adultos que aguardavam consulta médica na sala de espera. O objetivo da ação seria rastrear os adultos assintomáticos com alto risco para desenvolver a doença. O Ministério da Saúde considera como critérios para o rastreamento do DM em adultos assintomáticos:

Questão 8

Um indivíduo idoso chegou ao ambulatório de um hospital geral para a consulta de enfermagem. Ao exame físico, o(a) enfermeiro(a) evidenciou uma lesão por pressão estágio 3 na região do calcâneo direito. Dirigiu-se, junto com o paciente, à sala na qual preparou o material e realizou o curativo. Com base nessa situação e considerando a teoria marxista do Processo de Trabalho em Enfermagem, é correto afirmar que:

Questão 9

O Sistema Único de Saúde (SUS), maior sistema público de saúde do mundo, atende mais de 190 milhões de pessoas todos os anos, sempre de forma integral e gratuita. Para funcionar bem, um sistema dessa complexidade precisa ser organizado em diferentes níveis de atenção e assistência à saúde.

(Fonte: https://aps.saude.gov.br)

Sobre os níveis de assistência do SUS, assinale a alternativa correta:

Questão 10

O processo de planejamento do SUS é de responsabilidade de cada ente federado, contudo, deve ser desenvolvido de forma contínua, articulada, ascendente, integrada e solidária, entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a fim de gerar complementaridade e funcionalidade nas três esferas de governo. Cabe a cada gestor, em seu âmbito de atuação, a elaboração dos instrumentos de planejamento estabelecidos pela legislação vigente, levando em consideração o diagnóstico situacional e as prioridades de saúde da população.

Acerca do processo de Planejamento do SUS é correto afirmar que

Tempo de simulado: