Página Inicial » Simulado de Vestibular » Simulado Vestibular UFT

Simulado Vestibular UFT

Preparamos esse simulado com questões de provas aplicadas anteriormente em vestibulares da UFT – Universidade Federal do Tocantins.

Questão 1

O ácido úsnico (do inglês ‘usnic acid’) é um composto abundante em várias espécies de líquens que foi isolado inicialmente pelo cientista alemão Knop em 1844. Nas últimas décadas, vários usos para o ácido úsnico foram descobertos desde a atividade antifúngica até a habilidade deste composto em aumentar o metabolismo de gordura. A estrutura do ácido úsnico é fornecida abaixo:
afaffff
Sobre o ácido úsnico é INCORRETO afirmar que:




Questão 2

Segundo o Art. 5º da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. E, ainda, no parágrafo III: “ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. (Constituição da República Federativa do Brasil).

Esse trecho da Constituição garante o direito à dignidade humana a todos os indivíduos, inclusive os que cometem atos de transgressão da Lei.

De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 3

Em tempos onde cientistas e empresas estão preocupados em desenvolver dispositivos cada vez mais eficientes, que consomem menos dos nossos recursos naturais, surgem protótipos que prometem alta eficiência energética. Com este intuito, um pesquisador afirma ter construído um motor a combustão que funciona de acordo com o ciclo de Carnot, cuja eficiência térmica é de 52% e opera entre as temperaturas de 7°C e 127°C. Com relação aos conceitos de máquinas térmicas é CORRETO afirmar que:




Questão 4

Para Eleonora Menicucci, o feminicídio é “[...] um crime de ódio. O conceito surgiu na década de 1970 com o fim de reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres, que, em sua forma mais aguda, culmina na morte. Essa forma de assassinato não constitui um evento isolado e nem repentino ou inesperado; ao contrário, faz parte de um processo contínuo de violências, cujas raízes misóginas caracterizam o uso de violência extrema. Inclui uma vasta gama de abusos, desde verbais, físicos e sexuais, como o estupro, e diversas formas de mutilação e de barbárie”.

Fonte: https:\\dossies.agenciapatriciagalvao.org.br\feminicidio\capitulos\o-que-efeminicidio\

Em relação ao tema apresentado, assinale a alternativa CORRETA:




Questão 5

Considere as afirmativas a seguir sobre a Coréia do Sul.

I. Considerada o motor do crescimento econômico mundial, uma das características mais marcantes do desenvolvimento econômico sul coreano é sua localização geográfica.
II. Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coréia do Sul a partir da década de 1970, cerca de 82% da população nacional passou a residir em áreas urbanas e o país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis.
III. O desenvolvimento da educação na Coréia do Sul foi um dos principais elementos para o rápido crescimento econômico do país. O sistema educacional priorizou a educação primária e quando esta se tornou universal, o governo passou a destinar recursos para as demais etapas e níveis de ensino.
IV. Sobre a produção agrícola, o relevo e as condições climáticas sempre foram adversários da agricultura sul coreana. O país tem 70% do território formado por montanhas, e apesar das inúmeras tentativas de produzir arroz, o país ainda não conseguiu garantir o abastecimento interno.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:




Questão 6

Um mesmo pré-RNA mensageiro, dependendo do tipo de célula, pode sofrer vários processamentos, ou seja, nos diversos tipos de células de um determinado organismo pode haver diferentes tipos de segmentos (trechos do RNA) eliminados, o que pode permitir que o mesmo pré-RNA mensageiro origine RNAs mensageiros com informações genéticas diferentes. Pesquisadores acreditam que aproximadamente 95% dos genes humanos, formados por múltiplos éxons, passam por esse processamento.
Qual é o nome desse processamento?




Questão 7

Considere os excertos abaixo:

“Desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento.”

(Samba-enredo, Mangueira, 2019).

“Eram três caravelas
Que chegaram d´além mar
E a terra chamou-se América
Por ventura? Por azar?
Não sabia o que fazia, não.
D. Cristóvão, capitão.
Trazia, em vão, Cristo no nome,
E, em nome dele, o canhão.
(...)
Quinhentos anos de quê?

(Belchior, Quinhentos anos de quê?, 1993).

“A história é sempre escrita pelos vencedores. Imaginem como seria a história da América escrita pelos indígenas (...) Como seria?.”

(José Saramago, 2007).

Esses excertos problematizam o modo como a história oficial conceitualiza a colonização da América




Questão 8

Analise as afirmativas a seguir em relação aos tipos de RNAs e suas funções.

I. O mRNA contém a sequência codificante da proteína e os elementos de reconhecimento para a iniciação e a terminação da tradução.
II. Os nucleotídeos do RNA mensageiro podem ser de quatro tipos quanto às bases nitrogenadas que são A, G, C e T.
III. Os RNAs transportadores são responsáveis pelo transporte dos nucleotídeos até seus respectivos códons no RNA ribossômico.
IV. Os ribossomos são estruturas constituídas por RNA, conhecidos como RNAs ribossômicos, e por várias proteínas ribossômicas.
V. Os tRNAs, cada qual unido ao seu respectivo aminoácido, unem-se à subunidade maior do ribossomo em locais específicos.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Com relação à reprodução, o genitor ou genitores transmitem aos descendentes informações sobre as características da espécie. Assim, a transmissão das informações codificadas de geração para geração constitui a hereditariedade. Geralmente todas as informações para o funcionamento das células eucarióticas, bem como do organismo, estão inscritas nos cromossomos.

Quanto aos cromossomos, leia o texto a seguir: O número de cromossomos varia entre as espécies. Por exemplo, na espécie humana há _________ de cromossomos, sendo a maior parte denominada ________________. Nas células corporais, denominadas células somáticas, têm ___ cromossomos no núcleo; já o gameta, óvulo ou espermatozoide, possui ______________.

Assinale a alternativa CORRETA que completa o texto acima.




Questão 10

No livro XI das Confissões há uma célebre investigação sobre a natureza do tempo. Aquilo sobre o que paira a discussão é a pergunta de um contestador: o que estava fazendo Deus antes do princípio do mundo? Agostinho brinca, mas rejeita a resposta ‘Preparando o inferno para pessoas que examinam com demasiada curiosidade assuntos profundos’ (Conf. XI. 12. 14).

Fonte: KENNY, Anthony. Filosofia Medieval. São Paulo: Loyola, 2008.

Analise as afirmativas a seguir relacionadas à questão do tempo na obra Confissões de Santo Agostinho.

I. Para Agostinho, antes do céu e da Terra serem criados não havia o tempo, e sem o tempo não pode haver nenhuma mudança.
II. Ao tratar o tempo como uma criatura, Agostinho trata-o como uma entidade sólida comparável aos itens que compõem o Universo.
III. A solução de Agostinho para as dificuldades por ele levantadas é declarar que o tempo está realmente só na mente.
IV. Segundo Agostinho, em Deus o hoje não substitui o ontem, nem cede ao amanhã; há somente um único presente eterno.
V. Para Agostinho o tempo não é nada mais do que a sucessão de passado, presente e futuro.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 11

O relatório Perspectivas Agrícolas (2014–2023) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica que os países em desenvolvimento apresentarão um crescimento maior na produção agrícola entre (2014 e 2023), e ainda prevê que haverá um aumento nas trocas comerciais de produtos agrícolas entre países do Sul, a exemplo de Brasil e China. Desta forma entende-se que a inter-relação entre agricultura, indústria e comércio estarão cada vez mais intensas nas próximas décadas.

Fonte: OCDE-FAO - Perspectivas Agrícolas 2014-2023. (adaptado)
Disponível em: http://www.fao.org/3/a-i3818s.pdf

Considere as afirmativas a seguir sobre a inter-relação agricultura, indústria e comércio no Brasil.

I. No Brasil a agroindústria iniciou-se por volta de 1970 ao mesmo tempo em que a chamada Revolução Verde.
II. O desenvolvimento do comércio brasileiro pós revolução tecnológica da década de 1990 tornou-se independente da produção indústrial interna.
III. O agronegócio e a agroindústria são expressões que denotam forte relação da agricultura com o sistema financeiro.
IV. A inter-relação entre o campo e a cidade ganha mais importância no século. XXI, porque as atividades econômicas e sociais desses dois espaços são interdependentes e se influenciam mutuamente.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:




Questão 12

Na Assembleia Constituinte de 1823 um grande debate envolveu a questão sobre quem faria parte da comunidade nacional. A Constituição outorgada em 1824 estabeleceu que essa seria composta por cidadãos brasileiros, ficando excluídos da condição de eleitores e candidatos:Na Assembleia Constituinte de 1823 um grande debate envolveu a questão sobre quem faria parte da comunidade nacional. A Constituição outorgada em 1824 estabeleceu que essa seria composta por cidadãos brasileiros, ficando excluídos da condição de eleitores e candidatos:




Questão 13

O pensamento sociológico compreende que toda manifestação humana é eivada de uma concepção sobre o mundo, portanto se organiza em torno de ideologias. Karl Marx (1818-1883) é um dos pensadores responsáveis pelo nosso entendimento atual sobre o conceito de “ideologia”, pois ele estaria vinculado às estruturas de reprodução social, inclusive no âmbito das ideias.

Segundo Karl Marx, assinale a alternativa CORRETA:




Questão 14

Durante a Revolução Industrial, o cercamento dos campos comuns – processo conhecido como enclousers – aumentou a produtividade agrícola e




Questão 15

Nas camadas superiores das águas dos mares e lagos vive uma comunidade de seres flutuantes denominada plâncton. Analise as afirmativas a seguir quanto a essa comunidade planctônica:

I. fitoplâncton é constituído somente por algas diatomáceas e dinoflageladas.
II. zooplâncton é constituído unicamente por seres heterotróficos.
III. seres fotossintetizantes captam a luz solar e a transformam em energia química.
IV. foraminíferos, crustáceos e cnidários fazem parte do zooplâncton.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 16

Sobre a eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), é CORRETO afirmar que:




Questão 17

Analise as seguintes afirmativas sobre células do sistema imunitário.

I. Macrófagos são células fagocitárias que se movimentam entre os tecidos.
II. Monócitos são células originadas da maturação de macrófagos.
III. Linfócitos B produzem anticorpos, proteínas do grupo das imunoglobulinas.
IV. Linfócitos T citotóxicos reconhecem e matam células corporais alteradas.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 18

Olhe, p. ex., os jogos de tabuleiro com seus variegados parentescos. Passe agora para os jogos de cartas: aqui você encontra muitas correspondências com aquela primeira classe, mas muitos traços comuns desapareceram, outros se apresentam. Se passarmos agora para os jogos de bola, veremos que certas coisas comuns são mantidas, ao passo que muitas se perdem. – Prestam-se todos eles ao ‘entretenimento’? Compare o xadrez com o ludo. Ou há, por toda parte, ganhar e perder, ou uma concorrência dos jogadores? Pense nas paciências. Nos jogos de bola há de ganhar ou perder; mas, se uma criança atira a bola contra a parede e a agarra novamente, neste caso este traço desapareceu. Veja que papel desempenham habilidade e sorte. E quão diferente é habilidade no jogo de xadrez e habilidade no jogo de tênis. Pense agora nas brincadeiras de roda: aqui encontra o elemento do entretenimento, mas quantos outros traços característicos desaparecem!

Fonte: WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2005. §66

Na citação acima, dentro do contexto da explicação da noção de “jogos de linguagem”, Wittgenstein apresenta diversos exemplos de jogos para, a partir dos mesmos, extrair uma característica que é comum a todos eles.

Sobre o que caracteriza os jogos, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 19

asas
A figura acima mostra a distribuição da frequência observada de sucessos de acasalamento (linha contínua) de machos jovens de uma espécie de pássaro na qual a plumagem varia quanto ao padrão de coloração (mais ou menos brilhante). A linha tracejada representa os valores esperados para uma distribuição de frequência normal. Nessa espécie, fêmeas apresentam, em geral, plumagem menos colorida e menos brilhante, cabendo a elas a escolha do parceiro sexual.
Assim, analise as seguintes afirmativas.

I. O padrão observado de distribuição de frequências de acasalamento indica que está ocorrendo seleção estabilizadora.
II. Em longo prazo, a seleção exemplificada poderá levar à formação de novas espécies.
III. Machos com plumagem de brilho intermediário deverão deixar maior número de descendentes do que machos mais brilhantes.
IV. O exemplo é um tipo especial de seleção que atua em relação ao sexo e à reprodução.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 20

Ao longo dos séculos, na progressiva complexidade de relações medievais, surgiram relações de dependência entre senhores feudais.
É CORRETO afirmar que a relação entre suseranos e vassalos ocorria quando:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado