Simulado Vestibular UFT

Preparamos esse simulado com questões de provas aplicadas anteriormente em vestibulares da UFT – Universidade Federal do Tocantins.

Questão 1

Com o objetivo de conhecer a distância entre dois pontos no mapa, considere a representação cartográfica da cidade de Palmas na escala 1:250.000 (cm). A distância entre o Palácio Araguaia (Ponto A) e o aeroporto da capital (Ponto B) em linha reta é de 5 cm.
É CORRETO afirmar que a distância entre os Pontos A e B é de:




Questão 2

Analise as afirmativas a seguir em relação à cinética química:

I. o aumento da concentração dos reagentes diminui a velocidade da reação.
II. quanto maior a área de contato entre as fases dos reagentes, maior será a velocidade da reação.
III. quanto maior a energia de ativação, mais lenta será a reação.
IV. o aumento da temperatura do sistema diminui a velocidade da reação.
V. o uso de catalisador diminui a energia de ativação e, portanto, aumenta a velocidade de uma reação.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Três espécies de parasitas apresentam os seguintes comportamentos típicos durante seus ciclos de vida no hospedeiro humano:

1. instala-se no músculo cardíaco, prejudicando o funcionamento do coração.
2. atravessa a parede intestinal do hospedeiro e entra na corrente sanguínea.
3. penetra as células hepáticas e as hemácias do hospedeiro.

Assinale a alternativa CORRETA que indica os nomes dos parasitas, respectivamente, de acordo com os três comportamentos enumerados:




Questão 4

Considere os excertos abaixo:

“Desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento.”

(Samba-enredo, Mangueira, 2019).

“Eram três caravelas
Que chegaram d´além mar
E a terra chamou-se América
Por ventura? Por azar?
Não sabia o que fazia, não.
D. Cristóvão, capitão.
Trazia, em vão, Cristo no nome,
E, em nome dele, o canhão.
(...)
Quinhentos anos de quê?

(Belchior, Quinhentos anos de quê?, 1993).

“A história é sempre escrita pelos vencedores. Imaginem como seria a história da América escrita pelos indígenas (...) Como seria?.”

(José Saramago, 2007).

Esses excertos problematizam o modo como a história oficial conceitualiza a colonização da América




Questão 5

O diodo é um dispositivo do circuito que permite a passagem da corrente em apenas um sentido. Atualmente, os diodos emissores de luz, também conhecidos pela sigla LED (Light Emitting Diode), estão em destaque por serem uma importante alternativa para a iluminação pública e residencial. Isso ocorre devido seu baixo consumo de energia elétrica, vida útil mais longa e alto rendimento. Com relação ao LED é CORRETO afirmar que:




Questão 6

Considere as afirmativas a seguir sobre a Coréia do Sul.

I. Considerada o motor do crescimento econômico mundial, uma das características mais marcantes do desenvolvimento econômico sul coreano é sua localização geográfica.
II. Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coréia do Sul a partir da década de 1970, cerca de 82% da população nacional passou a residir em áreas urbanas e o país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis.
III. O desenvolvimento da educação na Coréia do Sul foi um dos principais elementos para o rápido crescimento econômico do país. O sistema educacional priorizou a educação primária e quando esta se tornou universal, o governo passou a destinar recursos para as demais etapas e níveis de ensino.
IV. Sobre a produção agrícola, o relevo e as condições climáticas sempre foram adversários da agricultura sul coreana. O país tem 70% do território formado por montanhas, e apesar das inúmeras tentativas de produzir arroz, o país ainda não conseguiu garantir o abastecimento interno.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:




Questão 7

Analise as afirmativas a seguir em relação aos tipos de RNAs e suas funções.

I. O mRNA contém a sequência codificante da proteína e os elementos de reconhecimento para a iniciação e a terminação da tradução.
II. Os nucleotídeos do RNA mensageiro podem ser de quatro tipos quanto às bases nitrogenadas que são A, G, C e T.
III. Os RNAs transportadores são responsáveis pelo transporte dos nucleotídeos até seus respectivos códons no RNA ribossômico.
IV. Os ribossomos são estruturas constituídas por RNA, conhecidos como RNAs ribossômicos, e por várias proteínas ribossômicas.
V. Os tRNAs, cada qual unido ao seu respectivo aminoácido, unem-se à subunidade maior do ribossomo em locais específicos.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Ao longo dos séculos, na progressiva complexidade de relações medievais, surgiram relações de dependência entre senhores feudais.
É CORRETO afirmar que a relação entre suseranos e vassalos ocorria quando:




Questão 9

Sobre as moléculas de SF6, NH3, CHCl3 e BeCl2, assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 10

Analise as seguintes afirmativas sobre células do sistema imunitário.

I. Macrófagos são células fagocitárias que se movimentam entre os tecidos.
II. Monócitos são células originadas da maturação de macrófagos.
III. Linfócitos B produzem anticorpos, proteínas do grupo das imunoglobulinas.
IV. Linfócitos T citotóxicos reconhecem e matam células corporais alteradas.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 11

asas
A figura acima mostra a distribuição da frequência observada de sucessos de acasalamento (linha contínua) de machos jovens de uma espécie de pássaro na qual a plumagem varia quanto ao padrão de coloração (mais ou menos brilhante). A linha tracejada representa os valores esperados para uma distribuição de frequência normal. Nessa espécie, fêmeas apresentam, em geral, plumagem menos colorida e menos brilhante, cabendo a elas a escolha do parceiro sexual.
Assim, analise as seguintes afirmativas.

I. O padrão observado de distribuição de frequências de acasalamento indica que está ocorrendo seleção estabilizadora.
II. Em longo prazo, a seleção exemplificada poderá levar à formação de novas espécies.
III. Machos com plumagem de brilho intermediário deverão deixar maior número de descendentes do que machos mais brilhantes.
IV. O exemplo é um tipo especial de seleção que atua em relação ao sexo e à reprodução.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 12

O ácido úsnico (do inglês ‘usnic acid’) é um composto abundante em várias espécies de líquens que foi isolado inicialmente pelo cientista alemão Knop em 1844. Nas últimas décadas, vários usos para o ácido úsnico foram descobertos desde a atividade antifúngica até a habilidade deste composto em aumentar o metabolismo de gordura. A estrutura do ácido úsnico é fornecida abaixo:
afaffff
Sobre o ácido úsnico é INCORRETO afirmar que:




Questão 13

Os artrópodes eliminam as excretas nitrogenadas por diferentes sistemas. Aracnídeos, insetos, crustáceos e diplópodes apresentam o sistema excretor formado, respectivamente, por:




Questão 14

Em tempos onde cientistas e empresas estão preocupados em desenvolver dispositivos cada vez mais eficientes, que consomem menos dos nossos recursos naturais, surgem protótipos que prometem alta eficiência energética. Com este intuito, um pesquisador afirma ter construído um motor a combustão que funciona de acordo com o ciclo de Carnot, cuja eficiência térmica é de 52% e opera entre as temperaturas de 7°C e 127°C. Com relação aos conceitos de máquinas térmicas é CORRETO afirmar que:




Questão 15

No livro XI das Confissões há uma célebre investigação sobre a natureza do tempo. Aquilo sobre o que paira a discussão é a pergunta de um contestador: o que estava fazendo Deus antes do princípio do mundo? Agostinho brinca, mas rejeita a resposta ‘Preparando o inferno para pessoas que examinam com demasiada curiosidade assuntos profundos’ (Conf. XI. 12. 14).

Fonte: KENNY, Anthony. Filosofia Medieval. São Paulo: Loyola, 2008.

Analise as afirmativas a seguir relacionadas à questão do tempo na obra Confissões de Santo Agostinho.

I. Para Agostinho, antes do céu e da Terra serem criados não havia o tempo, e sem o tempo não pode haver nenhuma mudança.
II. Ao tratar o tempo como uma criatura, Agostinho trata-o como uma entidade sólida comparável aos itens que compõem o Universo.
III. A solução de Agostinho para as dificuldades por ele levantadas é declarar que o tempo está realmente só na mente.
IV. Segundo Agostinho, em Deus o hoje não substitui o ontem, nem cede ao amanhã; há somente um único presente eterno.
V. Para Agostinho o tempo não é nada mais do que a sucessão de passado, presente e futuro.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 16

Quando as colônias europeias da Costa do Ouro e do Sudão Francês, após as independências, escolheram os nomes de República de Gana e de República do Mali, respectivamente, procuravam




Questão 17

A quantização da energia do elétron por Bohr e a introdução da função de onda do elétron (a função ‘’) pelo físico Erwin Schrödinger no modelo atômico de Bohr permitiram a descrição da estrutura eletrônica do átomo em termos de números quânticos. Analise as afirmativas a seguir em relação aos números quânticos:

I. o número quântico principal corresponde aos níveis de energia do elétron e também é chamado por uma letra de acordo com o nível (K, L, M...).
II. os elementos representativos na tabela periódica possuem sua distribuição eletrônica terminando nos subníveis s e p, enquanto os elementos de transição interna terminam sua distribuição eletrônica no subnível d e os elementos de transição completam sua distribuição eletrônica no subnível f .
III. o número quântico de spin descreve o momento magnético do elétron.
IV. o número quântico magnético descreve o orbital e é a causa do ferromagnetismo das substâncias.
V. os quatro números quânticos somente assumem valores inteiros.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 18

Rousseau, na obra Do contrato social, afirma: “Proponho-me a investigar se pode haver na ordem civil uma regra de administração legítima e confiável que tome os homens tais como são e as leis tais como podem ser. Tentarei sempre conciliar nesta pesquisa o que é permitido pelo direito com o que é prescrito pelo interesse, a fim de que a justiça e a utilidade não fiquem em desarmonia”.

Fonte: ROUSSEAU, J-J. Do contrato social, apud. RAWLS, J. Conferencias
sobre a história da filosofia política. São Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 233

Desta forma, o autor estabelece desde o início alguns termos essenciais do seu pensamento político. No que concerne às bases das instituições políticas e sociais e à concretização dos princípios do direito político e da justiça em Rousseau, é CORRETO afirmar que a noção de “contrato social” se orienta fundamentalmente:




Questão 19

A estação de rádio da Universidade Federal do Tocantins (UFT FM) situada em Palmas, opera na frequência de 96,9 𝑀𝐻𝑧, com intensidade das ondas eletromagnéticas da ordem de 3 x 10–8 𝑊/𝑚2 e potência de 10 𝑘𝑊. A seguir estão listadas as distâncias, em linha reta, de algumas cidades do estado do Tocantins com relação a Palmas:

I. Miracema – 75 km.
II. Cristalândia – 105 km.
III. Lagoa da Confusão – 155 km.
IV. Figueirópolis – 220 km.
V. Araguaína – 340 km.

Dado: 𝜋 = 3

Suponha o ar homogêneo e as frentes das ondas eletromagnéticas esféricas com centro na origem da transmissão.

A afirmativa CORRETA que traz as cidades que, teoricamente, serão alcançadas pelas ondas de rádio da UFT FM é:




Questão 20

Segundo o Art. 5º da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. E, ainda, no parágrafo III: “ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. (Constituição da República Federativa do Brasil).

Esse trecho da Constituição garante o direito à dignidade humana a todos os indivíduos, inclusive os que cometem atos de transgressão da Lei.

De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado