Simulado Vestibular UFT

Preparamos esse simulado com questões de provas aplicadas anteriormente em vestibulares da UFT - Universidade Federal do Tocantins.

Questão 1

Um mesmo pré-RNA mensageiro, dependendo do tipo de célula, pode sofrer vários processamentos, ou seja, nos diversos tipos de células de um determinado organismo pode haver diferentes tipos de segmentos (trechos do RNA) eliminados, o que pode permitir que o mesmo pré-RNA mensageiro origine RNAs mensageiros com informações genéticas diferentes. Pesquisadores acreditam que aproximadamente 95% dos genes humanos, formados por múltiplos éxons, passam por esse processamento.
Qual é o nome desse processamento?

Questão 2

Segundo o Art. 5º da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. E, ainda, no parágrafo III: “ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. (Constituição da República Federativa do Brasil).

Esse trecho da Constituição garante o direito à dignidade humana a todos os indivíduos, inclusive os que cometem atos de transgressão da Lei.

De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 3

Analise as afirmativas a seguir em relação à cinética química:

I. o aumento da concentração dos reagentes diminui a velocidade da reação.
II. quanto maior a área de contato entre as fases dos reagentes, maior será a velocidade da reação.
III. quanto maior a energia de ativação, mais lenta será a reação.
IV. o aumento da temperatura do sistema diminui a velocidade da reação.
V. o uso de catalisador diminui a energia de ativação e, portanto, aumenta a velocidade de uma reação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

Em 1967, a escolha da região localizada entre os estados do Pará, Maranhão e Goiás para instalar a Guerrilha do Araguaia, foi decorrente de vários motivos, entre os quais:

Questão 5

No livro XI das Confissões há uma célebre investigação sobre a natureza do tempo. Aquilo sobre o que paira a discussão é a pergunta de um contestador: o que estava fazendo Deus antes do princípio do mundo? Agostinho brinca, mas rejeita a resposta ‘Preparando o inferno para pessoas que examinam com demasiada curiosidade assuntos profundos’ (Conf. XI. 12. 14).

Fonte: KENNY, Anthony. Filosofia Medieval. São Paulo: Loyola, 2008.

Analise as afirmativas a seguir relacionadas à questão do tempo na obra Confissões de Santo Agostinho.

I. Para Agostinho, antes do céu e da Terra serem criados não havia o tempo, e sem o tempo não pode haver nenhuma mudança.
II. Ao tratar o tempo como uma criatura, Agostinho trata-o como uma entidade sólida comparável aos itens que compõem o Universo.
III. A solução de Agostinho para as dificuldades por ele levantadas é declarar que o tempo está realmente só na mente.
IV. Segundo Agostinho, em Deus o hoje não substitui o ontem, nem cede ao amanhã; há somente um único presente eterno.
V. Para Agostinho o tempo não é nada mais do que a sucessão de passado, presente e futuro.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

Rousseau, na obra Do contrato social, afirma: “Proponho-me a investigar se pode haver na ordem civil uma regra de administração legítima e confiável que tome os homens tais como são e as leis tais como podem ser. Tentarei sempre conciliar nesta pesquisa o que é permitido pelo direito com o que é prescrito pelo interesse, a fim de que a justiça e a utilidade não fiquem em desarmonia”.

Fonte: ROUSSEAU, J-J. Do contrato social, apud. RAWLS, J. Conferencias
sobre a história da filosofia política. São Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 233

Desta forma, o autor estabelece desde o início alguns termos essenciais do seu pensamento político. No que concerne às bases das instituições políticas e sociais e à concretização dos princípios do direito político e da justiça em Rousseau, é CORRETO afirmar que a noção de “contrato social” se orienta fundamentalmente:

Questão 7

Considere os excertos abaixo:

“Desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento.”

(Samba-enredo, Mangueira, 2019).

“Eram três caravelas
Que chegaram d´além mar
E a terra chamou-se América
Por ventura? Por azar?
Não sabia o que fazia, não.
D. Cristóvão, capitão.
Trazia, em vão, Cristo no nome,
E, em nome dele, o canhão.
(...)
Quinhentos anos de quê?

(Belchior, Quinhentos anos de quê?, 1993).

“A história é sempre escrita pelos vencedores. Imaginem como seria a história da América escrita pelos indígenas (...) Como seria?.”

(José Saramago, 2007).

Esses excertos problematizam o modo como a história oficial conceitualiza a colonização da América

Questão 8

Analise as afirmativas a seguir em relação aos tipos de RNAs e suas funções.

I. O mRNA contém a sequência codificante da proteína e os elementos de reconhecimento para a iniciação e a terminação da tradução.
II. Os nucleotídeos do RNA mensageiro podem ser de quatro tipos quanto às bases nitrogenadas que são A, G, C e T.
III. Os RNAs transportadores são responsáveis pelo transporte dos nucleotídeos até seus respectivos códons no RNA ribossômico.
IV. Os ribossomos são estruturas constituídas por RNA, conhecidos como RNAs ribossômicos, e por várias proteínas ribossômicas.
V. Os tRNAs, cada qual unido ao seu respectivo aminoácido, unem-se à subunidade maior do ribossomo em locais específicos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

Os artrópodes eliminam as excretas nitrogenadas por diferentes sistemas. Aracnídeos, insetos, crustáceos e diplópodes apresentam o sistema excretor formado, respectivamente, por:

Questão 10

Na Assembleia Constituinte de 1823 um grande debate envolveu a questão sobre quem faria parte da comunidade nacional. A Constituição outorgada em 1824 estabeleceu que essa seria composta por cidadãos brasileiros, ficando excluídos da condição de eleitores e candidatos:Na Assembleia Constituinte de 1823 um grande debate envolveu a questão sobre quem faria parte da comunidade nacional. A Constituição outorgada em 1824 estabeleceu que essa seria composta por cidadãos brasileiros, ficando excluídos da condição de eleitores e candidatos:

Tempo de simulado:

2 comentários

  1. #QT-7309 não seriam 23?, os cromossomos h. são 46, mas ao se dividirem ficam 23, não 24
  2. #QT-7309 Tentando entender porque também é 24 cromossomos, sendo que temos 46 cromossomos, 44 cromossomos autossômicos e 02 sexuais, 22 pares somaticos e 01 par sexual, 23 maternos e 23 paternos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *