Simulado Vestibular UEG

Preparamos esse simulado com questões de provas aplicadas anteriormente em vestibulares da UEG - Universidade Estadual de Goiás.

Questão 1

afaz
O ser vivo apresentado como a moradia dos “smurfs” tem diferentes espécies. Popularmente, esta “casinha de cogumelo” pode se referir também às espécies conhecidas como “orelhas-de-pau”, que apresentam um corpo frutífero, e, às vezes, com a forma de chapéu, apresentando hifas, que são “mofos”. Esses seres vivos possuem sofisticado conjunto de enzimas, muitas vezes, de interesse da indústria de biorremediação de solos contaminados e no tratamento de efluentes.

Considerando-se a taxonomia desses seres vivos, verifica-se que eles são considerados:

Questão 2

Acerca de conceitos expressos em representações cartográficas, observa-se que

Questão 3

Leia o texto a seguir.

Multiculturalismo na América Latina

1 A relação entre educação e cultura(s) nos coloca diante das questões apresentadas hoje pelo
2 multiculturalismo no âmbito planetário e diante de cada uma das realidades nacionais e locais em que
3 vivemos.
4 Na América Latina e, particularmente, no Brasil, a questão multicultural apresenta uma
5 configuração própria. Nosso continente é um continente construído com uma base multicultural muito
6 forte, onde as relações interétnicas têm sido uma constante, uma história dolorosa e trágica
7 principalmente no que diz respeito aos grupos indígenas e afrodescendentes.
8 A nossa formação histórica está marcada pela eliminação física do “outro” ou por sua
9 escravização, que também é uma forma violenta de negação de sua alteridade. Os processos de negação
10 do “outro” também se dão no plano das representações e no imaginário social. Neste sentido, o debate
11 multicultural na América Latina nos coloca diante da nossa própria formação histórica, da pergunta sobre
12 como nos construímos socioculturalmente, o que negamos e silenciamos, o que afirmamos, valorizamos e
13 integramos na cultura hegemônica. A problemática multicultural nos mostra os sujeitos históricos que
14 foram massacrados, que souberam resistir e continuam hoje afirmando suas identidades e lutando por
15 seus direitos de cidadania plena na nossa sociedade, enfrentando relações de poder assimétricas, de
16 subordinação e exclusão.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica.
In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Org.).
Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 17. (Adaptado).

Defende-se no texto a seguinte tese:

Questão 4

O acetaminofeno, mais conhecido como paracetamol, é um analgésico antipirético que apresenta a fórmula estrutural a seguir.
ag
Na combustão completa de 750 mg de paracetamol, a massa de CO2 formada, em gramas, será de aproximadamente

Dado: MM(Paracetamol) = 151 g.mol-1
MM(CO2) = 44 g.mol-1

Questão 5

Leia o texto a seguir.

Valores anormais de um estado climático médio observado ao longo do tempo são comumente chamados de ‘eventos extremos’. Esses eventos ocorrem em escalas temporais que variam de horas, dias e até mesmo milênios [...]. Dependendo das vulnerabilidades existentes, esses eventos podem impactar seriamente os sistemas humanos atingidos, ocasionando um desastre natural. Dessa forma, a ocorrência de desastres suscitam e expõem a vulnerabilidade das populações, alterando o funcionamento das sociedades e o bem-estar social.

Extremos climáticos e desastres naturais. Osvaldo Luiz Leal de Moraes e José Antônio Marengo Orsini.
Revista Opiniões.
Disponível em: <https://florestal.revistaopinioes.com.br/revista/detalhes/9-extremos-climaticos-e-desastres-naturais/>. Acesso em: 14 mar. 2019.

Conforme o texto, há eventos extremos correlacionados com o tempo e com o clima. São exemplos de eventos extremos ligados ao tempo:

Questão 6

Observe a imagem a seguir.
saa
O famoso quadro A morte de Marat, de Jacques-Louis David, produzido no contexto da Revolução Francesa, é um documento da

Questão 7

John Locke afirmou que a mente é como uma folha em branco na qual a cultura escreve seu texto e Descartes demonstrava desconfiança em relação aos sentidos como fonte de conhecimento. A respeito desses dois filósofos, verifica-se o seguinte:

Questão 8

Leia o texto a seguir.

Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai aquela terra à raça perversa e submetei-a a vós mesmos. Essa terra em que, como diz a Escritura: “jorra leite e mel” foi dada por Deus aos filhos de Israel. Jerusalém é o umbigo do mundo, a terra mais que todas frutífera, como um novo paraíso dos deleites.

Papa Urbano II. In: HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. São Paulo: Zahar, 1979. p. 28.

O texto citado é um trecho do discurso do papa Urbano II no Concílio de Clemont, em 1095, no qual o pontífice defende a necessidade de os europeus partirem em uma Cruzada rumo ao oriente. Essa expedição militar ficou conhecida como

Questão 9

Pedro, ao se encontrar com João no elevador, inicia uma conversa, conforme a charge a seguir.
afsa
De acordo com as informações da charge, verifica-se que João

Questão 10

Quatro estudantes recém-aprovados no vestibular se mudam para um apartamento antigo, cuja tensão elétrica é de 110 V. Em sua primeira semana de aula resolvem fazer um lanche com os colegas e ligam ao mesmo tempo três aparelhos elétricos: uma torradeira de 770 W, uma cafeteira de 660 W e um forno elétrico de 1320 W. Porém, ao ligarem todos os aparelhos juntos, o fusível de proteção do apartamento queimou, pois eles não sabiam que a corrente elétrica máxima suportada pelo fusível era de 20 A. Qual é o percentual de corrente a mais que fez o fusível queimar?

Tempo de simulado: